O cambio gol CL e GL não tem 5 marchas, mas sim o "4+E"

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

O cambio gol CL e GL não tem 5 marchas, mas sim o "4+E"

Mensagem por Rodox »

A grande maioria dos Gols 1.8AP ou 1.6 (AP ou CHT) tem o famoso câmbio "4+E", são 4 marchas e mais uma de economia (overdrive)... ocorre que o carro em 5ª não anda mesmo, pois ela é só para economia... o carro só chega a velocidade máxima na 4ª marcha, se você quiser correr mesmo vai ter que esticar a 4ª até o máximo e não tirar dela, pois se você engatar a 5ª o motor vai relaxar e perder velocidade... uns 5 km/h a menos.

A única exceção disso é o câmbio do GTS e do GTI que são 5 marchas pra correr... mas o câmbio deles é casado o comando bravo, que faz ir a 180 km/h com GTS e uns 190 km/h com o GTI, contra 170 km/h do Gol 1.8 GL

Como eu tenho um gol 1.8 GL, nas subidas fortes eu tiro da 5ª eu engato a 4ª, senão o carro perde o embalo fácil. Pra você ter noção a 5ª do GTS é 0,80, sendo que do 1.8 GL é 0,68.

A nossa 5ª de 0,68 deveria ser a relação da 4ª marcha (0,83)... e as 2ª a 4ª marchas deveriam ser escalonadas pra desempenho igual como acontece com câmbio do GTS, mas nele é escalonado para o comando bravo 49G.

Eu sou uma pessoa que gosta de desempenho e não me importo com barulho do motor devido ao aumento de rpm em 5a. marcha com relação 0,83 ou com consumo de combustível devido a mesma, mas existem pessoas que gostam de carro econômico e silencioso com o cambio 4+E.

É uma pena que a indústria automotiva da época não deva a opção de escolha entre 5 marchas ou 4+E, pois assim iria agradar a todos.
Editado pela última vez por Rodox em 26 Fev 2015, 14:36, em um total de 3 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Marcelo 91CHT
Membro
Membro
Mensagens: 251
Registrado em: 03 Mai 2013, 17:49
Carro: 1.6 CHT 91 GASOLINA

Re: O cambio gol CL e GL não tem 5 marchas, mas sim o "4+E"

Mensagem por Marcelo 91CHT »

Eu dependendo da subida também já mando a 4° antes pra não tenta subir em 5° e perde o embalo...kkkk
Porém achei que isso se devia ao fato do meu motor ser o CHT e ter uma pequena diferença de potência pro AP...
Muito interessante isso que você postou!
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: O cambio gol CL e GL não tem 5 marchas, mas sim o "4+E"

Mensagem por DanielGT »

mas o foco é diferente. o CL e Gl são carros para o dia a dia e para estradas. Já peguei estrada com um GTi 90 e é bem chato. por mais que ande muito, ele é barulhento porque a 130 140kmh ele está acima de 3mil RPM já o GL está lá pros 2mil de quinta a 130kmh. o GTi bebe muito em estrada. e dentro da cidade tb. nunca dirigi um gts, mas por ser o mesmo cambio chuto que seja a mesma coisa. EU prefiro o cambio PV (GTI e GTS) porque raramente ando em estrada. e gosto de dar umas puxadas. Mas futuramente quando colocar o AP 2.0 no meu carro pretendo usar o cambio PV e colocar a quinta do PX (AP 1.6 e CHT 1.6) essa quinta é mais longa que a do PV e mais curta que a do PS (GL 1.8). 5ª PV --> 0.80:1 5ª PX --> 0.76:1 5ª PS --> 0.68:1 acho que ficaria legal.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: O cambio gol CL e GL não tem 5 marchas, mas sim o "4+E"

Mensagem por Rodox »

Marcelo,

Obrigado!
Editado pela última vez por Rodox em 26 Fev 2015, 14:15, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: O cambio gol CL e GL não tem 5 marchas, mas sim o "4+E"

Mensagem por Rodox »

Fala Daniel, como vai?

Eu sou uma pessoa que gosto de desempenho e não me importo com barulho do motor ou com consumo de combustível, mas existem pessoas que gostam de carro econômico e silencioso.

É uma pena que a indústria automotiva da época não deva a opção de escolha entre 5 marchas ou 4+E, pois assim iria agradar a todos.

Já acrescentei no texto inicial esta observação... obrigado por lembrar deste aspecto.

Saudações,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: O cambio gol CL e GL não tem 5 marchas, mas sim o "4+E"

Mensagem por DanielGT »

Verdade Rodox, concordo com vc. A única opção era a escolha entre o GL completo e o GTS. mas se o comprador tivesse interesse em um GTS de cambio longo? ou o cara queria um GL de cambio curto? não se pensava nisso. mas se fomos comparar com a industrial atual ainda era bem melhor. o mesmo carro (gol G1 quadrado) tinha várias opções: CL 1000, 1.6 CHT ou AP(Ap como opção a partir de 93) e 1.8 (a partir de 91) completo ou não, GL 1.6 (90 pra trás) e 1.8 completo ou não, e os GTS e GTI. vc tinha opções de 1.0 1.6 1.8 e 2.0 carburado injetado e com dois tipos de interiores!!! isso não existe hj! Me diga um carro zero km que tenha um leque de opções grande assim! o mesmo vale pro escort que tinha 1.0 1.6 1.8 e 2.0. Queria que hj fosse assim :\
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: O cambio gol CL e GL não tem 5 marchas, mas sim o "4+E"

Mensagem por Rodox »

Daniel,

Se a gente for parar pra pensar nas opções das indústria automotiva atual a gente conclui que:
"Eu era feliz, mas não sabia!" :choro:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”