[DÚVIDAS] Bateria+alternador+ bobina do gol MI

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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

bilulpg escreveu:Então galera, como já tinha comentado, vou alcolizar meu carro..rs..e precisava saber qual o modelo de vela de grau 7 que compro para meu ap 1.6, lembrando que já coloquei bobina mi, estou em duvida entre as velas green de grau 6 da NGK (n lembro agora o código), e entre as velas de grau 7 devido a bobina do MI e a baixa taxa de compressão, qual vcs recomendam? Qual vai ficar melhor a queima do combustível juntamente com a taxa baixa de compressão e a bobina mais forte que a original no caso a MI....quem souber por favor dá um toque?...grato....
Rapaz se como vc esta falando que o seu carro esta destaxado, talvez seria melhor continuar usando velas de grau 5 (gasolina taxa de 8,5:1) se o seu carro estive com taxa original de álcool 12,3:1 iria de vela grau 6, um amigo meu vez o motor dele a pouco tempo, um AP 1.6 álcool com comando 049G e taxa de 13,8:1 e ta usando a de grau 6, no caso dele, já falei com ele para quando for comprar novas velas usar as de grau 7, devido a taxa que ele esta usando. Pq quando o dia esta quente e se ele dar uma pisada mais forte no acelerador o carro bate pino.

O meu como esta com a taxa original do álcool 12,3:1 vou usando a de grau 6.

Se seu carro fosse turbo taria certo vc usar velas mais frias devido a taxa dinâmica do turbo que passa de 8,5:1 podendo chegar a 22 ou 23:1 ai é vela de grau 8 ou 9 pra cima.

As Green Plug são muito boas...
Os códigos delas abaixo

BPR5EY 0,8mm (gasolina) VW para motor AP gol, voyage, parati

BPR6EY 0,8mm (álcool) VW para motor AP gol, voyage, parati

BPR7E 0,8mm (álcool) FIAT para motor FIASA uno, elba, fiorino (Esta não tem o "Y" no final do código mas é green plug tb)

Na linha vw não tem vela de grau 7 para os AP's carburados, só nos injetados mas as caracteristicas das velas são bem diferentes. Esta do uno é exatamente igual só muda que é mais fria.

Este modelo da FIAT é bom pq já testei ela em outro motor álcool taxado e ficou 100% só tome cuidado pq tem velas BPR7ES ou BPR7E com o espaçamento do eletrodo de 0,7mm normalmente usadas nos alfa romeo antigos.

Se comprar peça pela BPR7E pra uno álcool (1.3 / 1.5 carburado 1985 a 1991) com 0,8mm de espaçamento do eletrodo

Vlw
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Mensagem por Felipe Voya »

Franklin escreveu:Existe alguma diferença entre a bobina BOSCH de final 104 em relação a de final 105?
A 104 é de 3 pinos e a 105 é de 2 pinos.

Pode usar a 104 tb é só comprar um conector de 3 pinos e usar os pinos das pontas. O pino do meio vc isola, pq ele seria usado se o seu carro fosse injetado.

Este pino do meio manda sinal para o modulo da injeção, que faz com que ela fique corrigindo o tempo todo o ponto de ignição do carro deixando sempre ajustado.
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Mensagem por bilulpg »

Felipe Voya escreveu:
bilulpg escreveu:Então galera, como já tinha comentado, vou alcolizar meu carro..rs..e precisava saber qual o modelo de vela de grau 7 que compro para meu ap 1.6, lembrando que já coloquei bobina mi, estou em duvida entre as velas green de grau 6 da NGK (n lembro agora o código), e entre as velas de grau 7 devido a bobina do MI e a baixa taxa de compressão, qual vcs recomendam? Qual vai ficar melhor a queima do combustível juntamente com a taxa baixa de compressão e a bobina mais forte que a original no caso a MI....quem souber por favor dá um toque?...grato....
Rapaz se como vc esta falando que o seu carro esta destaxado, talvez seria melhor continuar usando velas de grau 5 (gasolina taxa de 8,5:1) se o seu carro estive com taxa original de álcool 12,3:1 iria de vela grau 6, um amigo meu vez o motor dele a pouco tempo, um AP 1.6 álcool com comando 049G e taxa de 13,8:1 e ta usando a de grau 6, no caso dele, já falei com ele para quando for comprar novas velas usar as de grau 7, devido a taxa que ele esta usando. Pq quando o dia esta quente e se ele dar uma pisada mais forte no acelerador o carro bate pino.

O meu como esta com a taxa original do álcool 12,3:1 vou usando a de grau 6.

Se seu carro fosse turbo taria certo vc usar velas mais frias devido a taxa dinâmica do turbo que passa de 8,5:1 podendo chegar a 22 ou 23:1 ai é vela de grau 8 ou 9 pra cima.

As Green Plug são muito boas...
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Na linha vw não tem vela de grau 7 para os AP's carburados, só nos injetados mas as caracteristicas das velas são bem diferentes. Esta do uno é exatamente igual só muda que é mais fria.

Este modelo da FIAT é bom pq já testei ela em outro motor álcool taxado e ficou 100% só tome cuidado pq tem velas BPR7ES ou BPR7E com o espaçamento do eletrodo de 0,7mm normalmente usadas nos alfa romeo antigos.

Se comprar peça pela BPR7E pra uno álcool (1.3 / 1.5 carburado 1985 a 1991) com 0,8mm de espaçamento do eletrodo

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Pois é felipe, ainda estou usando as de grau5 mesmo, pois agora to rodando com um 2E no alcool destaxado, por enquanto não vou trocar os pistões do meu carro, mas estou acompanhando um tópico na área de preparação de motores = custo / benefício de preparações aspiradas, se vc quiser acompanhar e postar lá tb, vai dar uma ajuda legal para a galera e para o renato que tem respondido a dúvidas de mta gente lá, e pelo que vejo, vc tb tem bastante conhecimento na parte elétrica que é de suma importância nas preparações aspiradas, elá eu estou postando e o renato me sugeriu que eu somente rebaixasse o meu cabeçote em 0,8mm pois ainda estou rodando destaxado e é p melhorar um pouco a queima do alcool, mas dai só vai melhorar mesmo qdo eu trocar os pistões, mas meu próximo passo é trocar o volante do motor por um mais aliviado e uma polía de aluminio para que eu ganhe rendimento em torque, e a bobina mi que instalei está ajudando bem nessa perda de torque em rodar destaxado no alcool, então esses vão ser os meus próximos passos ai sim pelo fato de dar uma taxadinha no cabeçote o motor vai precisar de velas mais frias ai sim vou ter q partir p uma de grau 6 ou grau 7, bom é isso ai, posta ai e entra lá tb p dar dicas para a galera....

Abraço e obrigado...
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Mensagem por Felipe Voya »

bilulpg escreveu:
Pois é felipe, ainda estou usando as de grau5 mesmo, pois agora to rodando com um 2E no alcool destaxado, por enquanto não vou trocar os pistões do meu carro, mas estou acompanhando um tópico na área de preparação de motores = custo / benefício de preparações aspiradas, se vc quiser acompanhar e postar lá tb, vai dar uma ajuda legal para a galera e para o renato que tem respondido a dúvidas de mta gente lá, e pelo que vejo, vc tb tem bastante conhecimento na parte elétrica que é de suma importância nas preparações aspiradas, elá eu estou postando e o renato me sugeriu que eu somente rebaixasse o meu cabeçote em 0,8mm pois ainda estou rodando destaxado e é p melhorar um pouco a queima do alcool, mas dai só vai melhorar mesmo qdo eu trocar os pistões, mas meu próximo passo é trocar o volante do motor por um mais aliviado e uma polía de aluminio para que eu ganhe rendimento em torque, e a bobina mi que instalei está ajudando bem nessa perda de torque em rodar destaxado no alcool, então esses vão ser os meus próximos passos ai sim pelo fato de dar uma taxadinha no cabeçote o motor vai precisar de velas mais frias ai sim vou ter q partir p uma de grau 6 ou grau 7, bom é isso ai, posta ai e entra lá tb p dar dicas para a galera....

Abraço e obrigado...
É como vc ainda ta com o carro destaxado vai de grau 5 mesmo, depois quando vc mudar pistões e dependendo da taxa que ficar tu ve se vai usar 6 ou 7.

Eu já tinha olhado antes, e foi bom vc ter lembrado mesmo deste tópico do Renato, estou querendo bater um papo com ele tb, ele saca pacas de preparação e pelo que vi ele tem experiência a bastante tempo.

Tenho um rascunho de um projetinho para o meu, vou ver se consigo mostrar pra ele pra ver o que ele acha e ir lapidando aos poucos para quando a grana aparecer poder colocar em prática.

Vlw abraços
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Mensagem por bilulpg »

Felipe Voya escreveu:
bilulpg escreveu:
Pois é felipe, ainda estou usando as de grau5 mesmo, pois agora to rodando com um 2E no alcool destaxado, por enquanto não vou trocar os pistões do meu carro, mas estou acompanhando um tópico na área de preparação de motores = custo / benefício de preparações aspiradas, se vc quiser acompanhar e postar lá tb, vai dar uma ajuda legal para a galera e para o renato que tem respondido a dúvidas de mta gente lá, e pelo que vejo, vc tb tem bastante conhecimento na parte elétrica que é de suma importância nas preparações aspiradas, elá eu estou postando e o renato me sugeriu que eu somente rebaixasse o meu cabeçote em 0,8mm pois ainda estou rodando destaxado e é p melhorar um pouco a queima do alcool, mas dai só vai melhorar mesmo qdo eu trocar os pistões, mas meu próximo passo é trocar o volante do motor por um mais aliviado e uma polía de aluminio para que eu ganhe rendimento em torque, e a bobina mi que instalei está ajudando bem nessa perda de torque em rodar destaxado no alcool, então esses vão ser os meus próximos passos ai sim pelo fato de dar uma taxadinha no cabeçote o motor vai precisar de velas mais frias ai sim vou ter q partir p uma de grau 6 ou grau 7, bom é isso ai, posta ai e entra lá tb p dar dicas para a galera....

Abraço e obrigado...
É como vc ainda ta com o carro destaxado vai de grau 5 mesmo, depois quando vc mudar pistões e dependendo da taxa que ficar tu ve se vai usar 6 ou 7.

Eu já tinha olhado antes, e foi bom vc ter lembrado mesmo deste tópico do Renato, estou querendo bater um papo com ele tb, ele saca pacas de preparação e pelo que vi ele tem experiência a bastante tempo.

Tenho um rascunho de um projetinho para o meu, vou ver se consigo mostrar pra ele pra ver o que ele acha e ir lapidando aos poucos para quando a grana aparecer poder colocar em prática.

Vlw abraços
É isso ai mesmo Felipe, o cara manja mesmo, ele está me dando altas dicas e a sequência que devo seguir a risca de preparação para meu carro, e tenho certeza que ele vai te ajudar bastante, acho q ele tb é do Rio ai, e fica mais fácil para vcs se encontrarem e trocarem ideias, ele vai te ajudar bastante, mas tb aproveite e lê esse tópico que eu te falei por completo, as vezes lá tem alguma preparação parecida que vc tenha em mente de fazer no teu voyage.

É isso ai, boa sorte e abraços...
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Junior Prette
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Mensagem por Junior Prette »

Meu carro bate válvulas mas não é toda hora. Era a gasolina mas mandei fazer o motor e troquei os pistões para alcool, não sei em qual taxa está, mas já deve ter baixado só de fazer a retífica, será que é o ponto? Não sei a numeração das velas, são NGK de 3 "pontas".
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ska1972
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Mensagem por ska1972 »

Junior Prette escreveu:Meu carro bate válvulas mas não é toda hora. Era a gasolina mas mandei fazer o motor e troquei os pistões para alcool, não sei em qual taxa está, mas já deve ter baixado só de fazer a retífica, será que é o ponto? Não sei a numeração das velas, são NGK de 3 "pontas".
Junior, que motor tem teu carro ?
Se o teu cabeçote for com tucho hidráulico, ele bate um pouco as válvulas logo que liga até que encham os tuchos, principalmente o 2.0, e é absolutamente normal.
Baixado a taxa com retífica ? não entendi.
Se vc colocou pistão de álcool aumentou a taxa e não baixou.
Ponto não deve ser, porque ponto não faz bater válvulas, o que faz bater válvulas é regulagem em tucho mecânico ou falta de lubrificação em caso de tucho hidráulico.
Se vc estiver se referindo a pré-ignição, que se chama de "batida de pino", pode ser vela quente, nº 5 ou menos no caso da NGK.
Como você disse que o problema acontece às vezes, também não é falta de sincronia do comando de válvulas.
Pode ser até falta de combustível, tem que ver bem o que está acontecendo.

Att.

Samuka
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Mensagem por Junior Prette »

Amigo, me expressei mal, a taxa aumentou, pois o cabeçote naturalmente foi rebaixado quando se fez a retífica, não sei se meu carro é tucho mecanico ou hidraulico, quando ligo o carro ele faz o barulho e depois para, mas tem vez que to andando e ouço, mas de repente para.

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Mensagem por Felipe Voya »

Junior Prette escreveu:Amigo, me expressei mal, a taxa aumentou, pois o cabeçote naturalmente foi rebaixado quando se fez a retífica, não sei se meu carro é tucho mecanico ou hidraulico, quando ligo o carro ele faz o barulho e depois para, mas tem vez que to andando e ouço, mas de repente para.

Motor 1.6
Como o ska1972 falou, esta me parecendo que o deva ser tucho hidraulico no seu carro o cabeçote, um método fácil de vc ver isto é olhando o comando de válvulas e vendo a numeração dele. Se não conseguir ver da uma girada no motor pra ver, deixa a 4 marcha engatada e empurra o carro pra frente ou para tras, claro que isto tudo tu tem que tirar a tampa dos tuchos pra ver.

Se realmente for hidraulico e esta acontecendo isto, pode ser que a sua bomba de óleo já esteja ruim, não conseguindo manter a pressão na linha de óleo, e quando vc acelera mais um pouco os tuchos esvaziam e fazem barulho, e quando vc diminui a rotação do motor eles voltam a encher e para o barulho. E quando liga o carro depois de um longo periodo parado eles normalmente ficam vazios, mas coisa de 1 a 2 minutos eles enchem denovo.

Pode ser simplesmente falta de óleo, pouco óleo no cárter, da uma conferida na vareta pra ver.

Eu não me lembro bem, mas meu mecânico me falou pra vc saber se o seu cabeçote foi rebaixado, é vc medindo o cabeçote da face inferior dele até a face superior. No desenho abaixo mostra o valor mínimo que o cabeçote deve ter, pelo que eu entendi deste manual de retifica que se ele tiver com valor menor que este o cabeçote deve ser descartado. Lembrando que o esquema abaixo é do cabeçote do 2.0 de um motor a gasolina, acho que deva ser diferente para o 1.6 e 1.8

Imagem

Me lembro vagamente de meu mecanico falar que o valor original de fábrica ser 133mm. Como na foto abaixo.

Imagem

No desenho ele falar que o valor deve ser no mínimo de 132,6mm pq o motor em questão é um 2.0 gasolina, como a cilindrada é maior (que 1.6 e 1.8 ) valores menores de passe no cabeçote já aumenta significativamente mais a taxa do motor e motores a gasolina não podem ser taxados, pelo fato de ocorrer mais facilmente pré-ignição (batida de pino) talvez seja por isso que ele estipule este valor mínimo.

Do amigo meu ele taxou o cabeçote dele e tá com o valor de 132,2mm (tirou 0,8mm no passe de retifica) Fiz os cálculos com os pistões novos que ele ta usando de 81,50mm (álcool 1.6) e a taxa do motor dele passou da original de 12,3:1 para 13,8:1 de taxa uma boa taxa pra álcool e falei pra ele usar velas de grau 7 devido a taxa.

E lembrando que vc tirar 0.8mm não quer dizer que o seu cabeçote vai ter 13,8:1 de taxa. Só se for 1.6, pistões de álcool de 81,50mm, se for 1.6 com pistão de álcool mesmo, mas com diametro diferente, a taxa já vai ser diferente tb. E que vale que vai ser diferente pra 1.8 e 2.0, cilindradas diferentes. E não precisa nem falar que na gasolina vai ser mais diferente ainda.

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Mensagem por r8drigo »

Opa e ae Felipe Voya Blz, cara, queria saber se vc poderia me tirar algumas dúvidas, mandei fazer meu ap 1.6 alcool inteiro, agora ele tá zerado com pistões de 1.8, comando e vira originais. Ele já rodou 3 mil km, e tenho bateria de 60 amp nova, bobina original (latinha) nova, cabo de velas resistivas NGK, e velas novas bosh (só me lembro que o final da numeração eram 7 (todas)).
Então gostaria de saber se instalando o Bobina MI não vou precisar trocar mais nada né? pelo que li nesse tópico parece que não me falta nada.
E tbm não sei qual é a potencia do meu alternador, qdo comprei o carro ele estava com uma bateria de 45 amp, troquei pela de 60amp mas fico na duvida se ele carrega toda a bateria.
Tenho um som pionner que tem leitura de amperagem de bateria no visor, com o carro frio bato a chave e a amperagem marca 11.2, qdo tô andando ele marca 13.6, 13.9,e qdo desligo o carro volta pros 12, 11.2, será que a leitura procede?
Ah, mais uma coisa, meu bura é original TLDZ, depois da retifica ele não aguentava muito pois a cilindrada aumentou um pouco e ele tava dando falta. meu mecanico disse que depois que criasse um pouco de carvão na cabeça do pistão e mistura melhorava, depois de andar quase 3 mil km, consegui acertar ele. Vc a cha que no caso de eu instalar a bobina MI vou ter problemas de acertos no bura?

Desculpa ai tantas pergunta.... se puder opinar fico grato..
Abçs
Rodrigo
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Mensagem por longuete »

Fala aê Felipe Voya coterrâneo!

Escuta só: onde tá vendendo essa bobina da Bosch com preço legal aqui em São Gonça?

Encontrei por Cr$ 127,00 aqui perto de casa (Bao Vista). Achei muito caro! Será que no Coelho o preço tá bom?
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Mensagem por bilulpg »

Felipe Voya escreveu:
Junior Prette escreveu:Amigo, me expressei mal, a taxa aumentou, pois o cabeçote naturalmente foi rebaixado quando se fez a retífica, não sei se meu carro é tucho mecanico ou hidraulico, quando ligo o carro ele faz o barulho e depois para, mas tem vez que to andando e ouço, mas de repente para.

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Como o ska1972 falou, esta me parecendo que o deva ser tucho hidraulico no seu carro o cabeçote, um método fácil de vc ver isto é olhando o comando de válvulas e vendo a numeração dele. Se não conseguir ver da uma girada no motor pra ver, deixa a 4 marcha engatada e empurra o carro pra frente ou para tras, claro que isto tudo tu tem que tirar a tampa dos tuchos pra ver.

Se realmente for hidraulico e esta acontecendo isto, pode ser que a sua bomba de óleo já esteja ruim, não conseguindo manter a pressão na linha de óleo, e quando vc acelera mais um pouco os tuchos esvaziam e fazem barulho, e quando vc diminui a rotação do motor eles voltam a encher e para o barulho. E quando liga o carro depois de um longo periodo parado eles normalmente ficam vazios, mas coisa de 1 a 2 minutos eles enchem denovo.

Pode ser simplesmente falta de óleo, pouco óleo no cárter, da uma conferida na vareta pra ver.

Eu não me lembro bem, mas meu mecânico me falou pra vc saber se o seu cabeçote foi rebaixado, é vc medindo o cabeçote da face inferior dele até a face superior. No desenho abaixo mostra o valor mínimo que o cabeçote deve ter, pelo que eu entendi deste manual de retifica que se ele tiver com valor menor que este o cabeçote deve ser descartado. Lembrando que o esquema abaixo é do cabeçote do 2.0 de um motor a gasolina, acho que deva ser diferente para o 1.6 e 1.8

Imagem

Me lembro vagamente de meu mecanico falar que o valor original de fábrica ser 133mm. Como na foto abaixo.

Imagem

No desenho ele falar que o valor deve ser no mínimo de 132,6mm pq o motor em questão é um 2.0 gasolina, como a cilindrada é maior (que 1.6 e 1.8 ) valores menores de passe no cabeçote já aumenta significativamente mais a taxa do motor e motores a gasolina não podem ser taxados, pelo fato de ocorrer mais facilmente pré-ignição (batida de pino) talvez seja por isso que ele estipule este valor mínimo.

Do amigo meu ele taxou o cabeçote dele e tá com o valor de 132,2mm (tirou 0,8mm no passe de retifica) Fiz os cálculos com os pistões novos que ele ta usando de 81,50mm (álcool 1.6) e a taxa do motor dele passou da original de 12,3:1 para 13,8:1 de taxa uma boa taxa pra álcool e falei pra ele usar velas de grau 7 devido a taxa.

E lembrando que vc tirar 0.8mm não quer dizer que o seu cabeçote vai ter 13,8:1 de taxa. Só se for 1.6, pistões de álcool de 81,50mm, se for 1.6 com pistão de álcool mesmo, mas com diametro diferente, a taxa já vai ser diferente tb. E que vale que vai ser diferente pra 1.8 e 2.0, cilindradas diferentes. E não precisa nem falar que na gasolina vai ser mais diferente ainda.

Falow
Nossa é isso mesmo q quero fazer no meu aP 1.6.

Felipe seguinte, não sei se vc vai me responder, mas é exatamente isso que quero fazer no meu AP, atualmente estou usando os pistões de gasolina e pretendo tirar 0,8mm do meu cabeçote, mas surgiu uma oportunidade essa semana para mim, um amigo meu tem um cabeçote do motor 1.8 alcool e saiu da retifica essa semana, ele tinha mandado somente dar um trato e aplainar, não tirou altura nenhuma, agora ficou uma dúvida, qual é a diferença do cabeçote do 1.8 a alcool para o cabeçote do 1.6 a gasolina? O cara disse que pega meu cabeçote e eu voltaria uns troco para ele? O q vc me diz?......Compensa ou não compensa? Lembrando que pretendo futuramente substituir os meus pistões de gasolina para alcool para que eu chegue na taxa de 13,8:1 e usar velar de grau 7.

Abraços...
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Mensagem por ska1972 »

bilulpg escreveu: Nossa é isso mesmo q quero fazer no meu aP 1.6.

Felipe seguinte, não sei se vc vai me responder, mas é exatamente isso que quero fazer no meu AP, atualmente estou usando os pistões de gasolina e pretendo tirar 0,8mm do meu cabeçote, mas surgiu uma oportunidade essa semana para mim, um amigo meu tem um cabeçote do motor 1.8 alcool e saiu da retifica essa semana, ele tinha mandado somente dar um trato e aplainar, não tirou altura nenhuma, agora ficou uma dúvida, qual é a diferença do cabeçote do 1.8 a alcool para o cabeçote do 1.6 a gasolina? O cara disse que pega meu cabeçote e eu voltaria uns troco para ele? O q vc me diz?......Compensa ou não compensa? Lembrando que pretendo futuramente substituir os meus pistões de gasolina para alcool para que eu chegue na taxa de 13,8:1 e usar velar de grau 7.

Abraços...
Bilulpg, é o seguinte:
Se o cabeçote foi aplainado, quer dizer que foi retirado material, portanto, teve um rebaixamento sim, mesmo que mínimo.
Nos motores AP 1.6 e 1.8, o Cabeçote é igual, não tem diferença se é 1.6 ou 1.8 nem se é álcool ou gasolina. O que determina a taxa de compressão é o pistão, que nos dois casos tem 81mm.
O que eu não sei precisar é se o comando de válvulas do 1.6 e 1.8 normal é o mesmo, mas acredito que sim(ZBA). Só tenho certeza que muda o comando no 1.8S que é o 49G. Tudo isso falando dos carburados.
Nos Injetados os comandos e cabeçotes são outros, mas é um cabeçote pro 1.6 e 1.8 do mesmo jeito.
Cabeçote diferente só do 2.0, que tem válvulas maiores(certeza) e provavelmente tamanho maior da câmara de combustão.

Abraço

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Mensagem por bilulpg »

ska1972 escreveu:
bilulpg escreveu: Nossa é isso mesmo q quero fazer no meu aP 1.6.

Felipe seguinte, não sei se vc vai me responder, mas é exatamente isso que quero fazer no meu AP, atualmente estou usando os pistões de gasolina e pretendo tirar 0,8mm do meu cabeçote, mas surgiu uma oportunidade essa semana para mim, um amigo meu tem um cabeçote do motor 1.8 alcool e saiu da retifica essa semana, ele tinha mandado somente dar um trato e aplainar, não tirou altura nenhuma, agora ficou uma dúvida, qual é a diferença do cabeçote do 1.8 a alcool para o cabeçote do 1.6 a gasolina? O cara disse que pega meu cabeçote e eu voltaria uns troco para ele? O q vc me diz?......Compensa ou não compensa? Lembrando que pretendo futuramente substituir os meus pistões de gasolina para alcool para que eu chegue na taxa de 13,8:1 e usar velar de grau 7.

Abraços...
Bilulpg, é o seguinte:
Se o cabeçote foi aplainado, quer dizer que foi retirado material, portanto, teve um rebaixamento sim, mesmo que mínimo.
Nos motores AP 1.6 e 1.8, o Cabeçote é igual, não tem diferença se é 1.6 ou 1.8 nem se é álcool ou gasolina. O que determina a taxa de compressão é o pistão, que nos dois casos tem 81mm.
O que eu não sei precisar é se o comando de válvulas do 1.6 e 1.8 normal é o mesmo, mas acredito que sim(ZBA). Só tenho certeza que muda o comando no 1.8S que é o 49G. Tudo isso falando dos carburados.
Nos Injetados os comandos e cabeçotes são outros, mas é um cabeçote pro 1.6 e 1.8 do mesmo jeito.
Cabeçote diferente só do 2.0, que tem válvulas maiores(certeza) e provavelmente tamanho maior da câmara de combustão.

Abraço

Samuka
Blza Samuka, acho q n vou mexer no rolo mesmo, pois quero que chegue a uma taxa de 13,8:1, fui na retifica e o mesmo me orçaram em 50 reais para tirar os 0,8mm do meu cabeçote, mas não verifiquei M.O para desmontar e montar meu cabeçote....Qto será q é o preço médio que o pessoal cobra somente para verificar isso ai na região de vcs?.....grato.
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ska1972
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Mensagem por ska1972 »

bilulpg escreveu:
Blza Samuka, acho q n vou mexer no rolo mesmo, pois quero que chegue a uma taxa de 13,8:1, fui na retifica e o mesmo me orçaram em 50 reais para tirar os 0,8mm do meu cabeçote, mas não verifiquei M.O para desmontar e montar meu cabeçote....Qto será q é o preço médio que o pessoal cobra somente para verificar isso ai na região de vcs?.....grato.
Cara, pior que não tenho noção de quanto cobram por aqui. A mão de obra em oficina tá em torno de 25 a 30 reais a hora. Esses 50,00 só pra aplainar não é caro. Eu acredito que vá umas 3 horas pra colocar e tirar um cabeçote. Vou ver a tarde e te aviso.

Samuka
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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

r8drigo escreveu:Opa e ae Felipe Voya Blz, cara, queria saber se vc poderia me tirar algumas dúvidas, mandei fazer meu ap 1.6 alcool inteiro, agora ele tá zerado com pistões de 1.8, comando e vira originais. Ele já rodou 3 mil km, e tenho bateria de 60 amp nova, bobina original (latinha) nova, cabo de velas resistivas NGK, e velas novas bosh (só me lembro que o final da numeração eram 7 (todas)).
Então gostaria de saber se instalando o Bobina MI não vou precisar trocar mais nada né? pelo que li nesse tópico parece que não me falta nada.
E tbm não sei qual é a potencia do meu alternador, qdo comprei o carro ele estava com uma bateria de 45 amp, troquei pela de 60amp mas fico na duvida se ele carrega toda a bateria.
Tenho um som pionner que tem leitura de amperagem de bateria no visor, com o carro frio bato a chave e a amperagem marca 11.2, qdo tô andando ele marca 13.6, 13.9,e qdo desligo o carro volta pros 12, 11.2, será que a leitura procede?
Ah, mais uma coisa, meu bura é original TLDZ, depois da retifica ele não aguentava muito pois a cilindrada aumentou um pouco e ele tava dando falta. meu mecanico disse que depois que criasse um pouco de carvão na cabeça do pistão e mistura melhorava, depois de andar quase 3 mil km, consegui acertar ele. Vc a cha que no caso de eu instalar a bobina MI vou ter problemas de acertos no bura?

Desculpa ai tantas pergunta.... se puder opinar fico grato..
Abçs
Rodrigo
Blz, se o seu carro era 1.6 para vc transformar ele para 1.8 vc tem que trocar o virabrequim de 1.6 pelo virabrequim do 1.8 . E trocar tb os pistões do 1.6 pelos pistões do 1.8 . Os pistões de 1.6 e 1.8 tem o mesmo diametro, mas alturas diferentes...
Se vc usar pistões de 1.8 no virabrequim do 1.6, os pistões vão ficar abaixo da face do bloco, destaxando o motor o que não é bom.

Tem que ser sempre: vira 1.6 com pistões 1.6 e vira 1.8 com pistões 1.8
As bielas são iguais até para o 2.0

A numeração das velas bosch é diferente da NGK

NGK : quanto MAIOR o numero mais fria é a vela
BOSCH: quanto MENOR o numero mais fria é a vela

NGK BOSCH

BPR5EY WR8D+ gasolina
BPR6EY WR7D+ álcool
BPR7E WR5D+ álcool

A codificação da BOSCH é confusa para velas... Por exemplo: Tem gol AP álcool com WR5D+ e outro com WR7D+ não segue uma padronização como a NGK e eu particularmente prefiro as velas NGK duram mais tempo.

Colocar a bobina MI não precisa de mais nada, (precisa comprar o conector de bico injetor para ligar ela nos cabos da antiga bobina) fora isto mais nada.

Em relação ao alternador normalmente vem original BOSCH ou WAPSA (uma M....) de 35A ou de 45A. Da uma olhada nele que ta escrito na plaqueta dele.

Normalmente os BOSCH de 35A dão conta de manter carregada uma bateria 60A. Claro que isto o alternador funcionando direito e a bateria estando boa. Se o seu não estiver bom leve num eletricista pra dar uma reformada nele. Peça pra ver se os rolamentos estão bons, senão troque, e veja o regulador de tensão e veja se também não estão gastos as escovas de grafite, senão troque tb. Se ele tiver em ordem mantem a bateria de 60A carregada na boa. Se a bateria tiver ruim troque.

Se vc tiver um som com módulos no carro e subwofer e modulo, vai precisar de um alternador maior, o ideal é de 65A para cima.
Se seu som for só o aparelho CD/MP3 e os auto-falantes segura direitinho o alternador original.

Bateria boa tem TENSÃO de 12V a 12,5V varia nesta faixa. Abaixo disto ou é a bateria que esta ruim ou ela esta descarregada no momento.

Se vc tiver por ai andando de dia com o carro que não use faróis, rodando mais de uma hora, pare e veja a tensão se tiver abaixo de 12V é porque tem algo ruim.

E como vc falou que quando o carro ligado a tensão ta em torno 13,6V a 13,9V esta me parecendo que o seu alternador esta meio baleado já, carregando pouco a bateria. Leva num eletricista e da uma revisada nele.

A tensão nominal quando o alternador esta bom é entre 14V a 14,5V que consegue carregar bem a bateria.

Em relação ao seu TLDZ se vc passou o motor de 1.6 para 1.8 ele vai ficar dando falta pq a giglagem dele ta configurada para 1.6 e a gasolina senão me engano que era o seu carro antes. Agora ele ta 1.8 e álcool, a giglagem é completamente diferente. Vc vai ter problemas de acertos com o carro. O carro vai ficar sempre fraco, por causa de mistura pobre.

Me passa o ano do seu carro que te passo a giglagem do tldz álcool pra vc. Mas já se prepare pra gastar uns 120 a 150 reais... Com a giglagem completa.

Faz assim, instala a bobina primeiro e depois acerta bura, problemas concerteza vc não vai ter, claro se o seu bura estiver bom, é só regular e rodar por ai.

Vlw
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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

longuete escreveu:Fala aê Felipe Voya coterrâneo!

Escuta só: onde tá vendendo essa bobina da Bosch com preço legal aqui em São Gonça?

Encontrei por Cr$ 127,00 aqui perto de casa (Bao Vista). Achei muito caro! Será que no Coelho o preço tá bom?
Cara dá uma olhada na Roncocar ali no Vila Lage quando comprei a minha lá foi 80 reais (isto ano passado)

No Coelho talvez tu ache mais barato mesmo, so pesquisando pra ver.

Abraços
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Mensagem por Junior Prette »

Bom, o moderador que me desculpe estar mudando um pouco o rumo do tópico, qualquer coisa é só dar um toque.

Eu uso velas NGK BUR7ETB-10, o 7 é o grau, é um grau muito alto? ( falei certo? ).


Sobre os tuchos serem hidráulicos ou mecânicos já disse que não sei responder isso, mas tenho umas fotos que tirei já faz tempo.


Imagem Imagem




Não sei se ajudam a saber sobre isso.


Então, a bomba de óleo do carro foi trocada assim que fiz a retífica, ela tem agora um ano e meio, algumas vezes ( agora faz tempo que não acontece ) eu ligava o carro e a luz do óleo ficava piscando depois de alguns segundos parava. Eu sempre troco o óleo na quilometragem certa, troco sempre o filtro de óleo também, eu colocava apenas 3 litros, agora to colocando 3,5 que é o certo quando se troca o filtro segundo li no manual.

Não é toda hora que faz o barulho de tec tec tec como também já tenho dito; um mecânico aqui me disse que são as válvulas e que eu posso deixar assim que tá normal. Sei lá isso está me encucando.


Outro assunto que é relativo ao tópico, depois que coloquei a bobina do Gol MI percebi que o carro sai tranquilo mesmo frio, será que com outras bobinas não é assim? Nem me lembro de como era com a bobina antiga.

Outra coisa, o cheiro de álcool desaparece.
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Mensagem por longuete »

Junior Prette escreveu:Sobre os tuchos serem hidráulicos ou mecânicos já disse que não sei responder isso, mas tenho umas fotos que tirei já faz tempo.
Tucho hidráulico!
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Mensagem por longuete »

Felipe Voya escreveu:Cara dá uma olhada na Roncocar ali no Vila Lage quando comprei a minha lá foi 80 reais (isto ano passado)

No Coelho talvez tu ache mais barato mesmo, so pesquisando pra ver.
Abraços
Valeu Felipe. Na Roncocar tava Cr$ 147 :bleh:
Na Motorauto Cr$ 92.
Mas como eu tava no Centro do Rio, dei um pulo na Escobar (São Cristóvão) e comprei por Cr$ 82 (Bosch) e mais Cr$ 7 do conector.
Aquele conector que vc utilizou com 3 parafusos, para aqueles que se interessarem em adquirir, chama-se régua sindal, modelo 100/103 (foi R$ 5,50). Amanhã postarei o resultado.
Agora o que me intrigou foi o fato de a Rococar cobrar aquele valor exorbitante e o atendente mencionar que era de 1ª linha. Será que essas mais baratas são de 2ª linha? Vou ligar pra Bosch amanhã, pois essas baratas podem ser até lotes falsificados.
Alías, fica um aviso pra galera aqui do fórum: auto peças costumam vender lotes de peças muitas vezes rejeitadas pelas montadoras por não passarem no teste de qualidade destas. Por isso às vezes encontramos preços absurdamente mais baratos que nas autorizadas e até mesmo entre as próprias auto-peças. São declarações de um vendedor de auto-peças feitas a mim alguns anos atrás.
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