Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
msayago
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 20 Fev 2018, 22:24
Carro: Gol CHT

Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por msayago »

Boa noite pessoal, a algum tempo estou com um problema. Quando o carro está aquecendo por exemplo a lenta não segura. Retirei a mangueira ligada a valvula do canister e o carro ficou com a lenta muito boa e bem estável, só que quando o carro aquece ele fica acelerado.

Na estrada também, por exemplo se correr bastante, diminuir e pisar na embreagem para passar em uma lombada o carro morre, desce dos xxxxrpm para 0 instantaneamente e morre, parece que há algum corte, já testei o interruptor de marcha lenta e está OK, porém ele ligado ou desligado parece não fazer diferença, as vezes vou umas pedalada antes para evitar que ele morra. A boia já tentei com 8mm mas deu falta e com 6mm como recomendado pelo tonella e foi o melhor ponto que consegui.

Será que é problema de carburador mesmo ? Ou algo eletrico ?

Obs.: cabos de vela, vela, distribuidor, rotor pouco mais de um ano de uso e testei eles a alguns meses. Bobina nova. Tudo Bosch. Voltagem ok.
Obs.: boca do coletor foi limpa, junta nova. Base do carburador também.
Obs.: encomendei uma nova válvula, estou esperando chegar.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por Rodox »

Olá,

1. Quando o motor está frio você não usa o afogador para manhter o motor funcionando?

2. Seu carro é a gasolina?

3. Você está usando bobina MI?

Suspeito que isso possa ser combustível batizado. Combustível batizado já me deu vários pipinos.

Não creio que seu problema seja elétrico, pois você trocou tudo da ignição, então ou é o carburador ou é o combustível de má qualidade... mude para um posto melhor.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
msayago
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 20 Fev 2018, 22:24
Carro: Gol CHT

Re: Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por msayago »

1. Antigamente não precisava usar. Dou algumas aceleradas e ele mantém bem.

2. Sim gasolina

3. Usando a bobina original cilíndrica Bosch para o gol 1000. Bobina tem alguns meses, não esquenta. KW12V Bosch 9 220 081 097. Regulador de voltagem com menos de 1 ano também.

3. Gasolina abastecia em 2x postos sempre. Aditivada. Atualmente estou abastecendo Shell V Power. Aonde um amigo que tem um Galaxy 83 abastece. Sujeira não é. Uso desborbulhador novo.

Tô achando que seja algum embuchamento do carburador.
msayago
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 20 Fev 2018, 22:24
Carro: Gol CHT

Re: Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por msayago »

É alguma espécie de falta. Se acelero bastante de lado morre. Algumas vezes vai direto pra 0rpm. Outras vai caindo a 500rpm e consegue recuperar. Giglagem original (menos da alta que está 52 ao invés de 50, por Eu não encontrar em minha região) e a bengalinha está 45 ao invés de 35 que eu achei que dava uma certa falta.

Vou testar a bengalinha original 35. Mas o estranho é parecer que falta algo. Usar uma maior tem que ser melhor. Por isso a bengalinha maior e por causa do alcool na gasolina que na época original era outra.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por Rodox »

Eu sempre uso o afogador, pois com ele o motor esquenta mais rápido e quanto menos tempo o motor ficar trabalhando na fase fria menor será o desgaste do motor.

Dar falta pode ser o que eu disse... gasolina de má qualidade com muito etanol ou com muito solvente. Eu procuro não mexer nas regulagem do carburador... deixo isso pra especialista em carburação. Eu moro em São Paulo/SP e a um ano levei no Giba Carburadores que fica mais perto de casa.

O carro ficou muito bom até eu abastecer com gasolina batizada no posto que eu abastecia a 6 anos (Shell)... o carrro dava falta nas retomadas de lombada que eu passava em 2a marcha a 20 km/h. Então eu mudei de posto e o carro voltou a funcionar normalmente. Veja essa história no vídeo abaixo:

Nem em posto de combustível de "confiança" se pode confiar mais

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=EQHTvq2xhOY[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
msayago
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 20 Fev 2018, 22:24
Carro: Gol CHT

Re: Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por msayago »

Recebi a válvula do canister e realmente a minha está com defeito. Final de semana irei trocá-la e refarei os testes. E em seguida postarei os resultados aqui.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por Rodox »

É o cânister (coleta vapor de combustível do tanque) ou o respiro do motor que fica na tampa de comando de válvulas (que coleta os gases do cárter)?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
msayago
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 20 Fev 2018, 22:24
Carro: Gol CHT

Re: Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por msayago »

No caso é o que coleta o vapor de combustível do tanque. Não estava fechando completamente e com isso puxava o vapor do canister, além disso o vapor do canister não era interrompido também quando fazia o vácuo que deixava passar direto para tampa do carburador. O vácuo deveria trancar a passagem do vapor do canister no caso.

Por isso quando tirava a mangueira do canister funcionava melhor, lá estava entrando ar que não deveria entrar quando ocorre o vácuo.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por Rodox »

Maravilha! Fico aguardando os resultados.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
msayago
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 20 Fev 2018, 22:24
Carro: Gol CHT

Re: Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por msayago »

Infelizmente não resolveu meu problema, quanto o vácuo ele é puxado do lado do 2 estágio.

Vi que começou a gotejar no 1 estágio somente, troquei agulha e bóia, ajustei algumas vezes e não solucionou, fiz uma limpeza com descarbonizante e todos orifícios, testando assoprando, pois poderia ser entupimento no sistema de progressao, mas não solucionou.

Conclusão acho que a carcaça que fissurou.

Hoje troquei o carburador por um novo Mecar, estão falando bem dos novos modelos, só foi colocar e a lenta perfeita 950rpm como diz o manual. Não precisou nem de ajuste de ar. Não falhou, o carro está bem silencioso e rápido. A tarde irei fazer um percurso maior para testar mais.

Obrigado pela atenção.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por Rodox »

Disponha!

Que bom que deu tudo certo! Mas não jogue fora o seu carburador velho.

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por João Victor AP »

msayago escreveu:Boa noite pessoal, a algum tempo estou com um problema. Quando o carro está aquecendo por exemplo a lenta não segura. Retirei a mangueira ligada a valvula do canister e o carro ficou com a lenta muito boa e bem estável, só que quando o carro aquece ele fica acelerado.

Na estrada também, por exemplo se correr bastante, diminuir e pisar na embreagem para passar em uma lombada o carro morre, desce dos xxxxrpm para 0 instantaneamente e morre, parece que há algum corte, já testei o interruptor de marcha lenta e está OK, porém ele ligado ou desligado parece não fazer diferença, as vezes vou umas pedalada antes para evitar que ele morra. A boia já tentei com 8mm mas deu falta e com 6mm como recomendado pelo tonella e foi o melhor ponto que consegui.

Será que é problema de carburador mesmo ? Ou algo eletrico ?

Obs.: cabos de vela, vela, distribuidor, rotor pouco mais de um ano de uso e testei eles a alguns meses. Bobina nova. Tudo Bosch. Voltagem ok.
Obs.: boca do coletor foi limpa, junta nova. Base do carburador também.
Obs.: encomendei uma nova válvula, estou esperando chegar.
Eu aposto na carburação !
Tente levar para alguém que ENTENDA !
Pra regular, eu deixo o motor esquentar, deixo ele bem acelerado (papo de 2.500Rpm), e deixo ele com a mistura bem rica (abrir o parafuso da mistura).
Assim eu vou fechando o parafuso da mistura, bem devagar, dou 1/2 volta e espero, mais 1/2 volta e espero. Quando o motor mudar o funcionamento (dar aquela levantada na rotação e logo ficar irregular), eu abro 1/4 á 1/2 volta.
Então começo a abaixar a marcha-lenta, quando ele começar a afogar (querer pagar, e se não acelerar ele apaga) por conta de muito combustível, eu volto lá no parafuso da mistura e faço aquele mesmo esquema.

Vou compartilhar um caso, que aconteceu ontem comigo.
Ontem eu fui ajudar um rapaz que tem um Gol CHT 1.6. Ele foi lá na oficina pedir ajuda.
Chegando lá abri o carburador, mandei um Car 80 em todas canetas e passagens, regulei a mistura do carburador e marcha-lenta mas ao andar e pisar na embreagem o motor apagava. O carburador estava beeeeeeem ruim, cheio de gambiarras.
Decidi fazer o seguinte, deixar com a mistura bem pobre, levar uma chave de fenda e ira andando no carro. Parávamos no Pare, o carro apagava, eu ia no parafuso da mistura, e girava 1/2 volta, dava partida, regulava a rotação da marcha-lenta, e fomos fazendo isso até ele estabilizar e parar de morrer.
Mesmo assim não ficou com funcionamento 100%. Ele ficou meio acelerado, e do nada ele abaixa a rotação e fica bom, do nada ele começa a falhar e volta a ficar liso, então pensei que estava com excesso, mas se fechar qualquer tantinho no parafuso da mistura ele já fica todo irregular. Falta de limpeza não é, a duas semanas atrás le disse que levou em outra oficina, e foi dado uma geral no carburador, e quando eu abri ele no início antes de andar no carro realmente ele estava limpo. Mas o carburador tem muita folga, cheio de parafusos soberbos, gambiarras, parafusos travados, etc. No caso dele é bom um carburador Weber novo (novo assim... em bom estado), ou um Mecar, mas não tem a mesma qualidade de um Weber.
msayago
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 20 Fev 2018, 22:24
Carro: Gol CHT

Re: Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por msayago »

É exatamente o que eu faço, inclusive faço o ajuste fino com ele andando e para e ajusta, até para saber se há alguma falta ou excesso, comprei até uma chave pequena especialmente para tarefa. Na época que troquei por esse carburador levei a uma mecânica, foi ajustado muito bem, só que durou alguns meses e o problema apareceu, retornava, eu ajustava ficava bom durante algumas semanas, comprei reparos novos, limpei toda base do carburador (coletor). Ficou bom naquele período e depois voltou o tal problema, mas resumindo eu andava sempre com a lenta um pouco acelerada para não ter o problema. Para mim o carburador já veio com DEFEITO. Antes o original que foi descartado (aprendi a lição), estava todo enferrujado por fora, aspecto feio, mas nunca me deu dor de cabeça.

Vi que os orifícios de vácuo dentro do 1 e 2 estágio estão com rachaduras em sua volta, a tampa em péssimo estado batida, fora uma série de coisas muito mal feitas, muitas folgas, só tinha aparência de novo, de bonito, mas não prestou ! e eles colocam um abrilhantador que cobre os defeitos da carcaça, mas não tinha experiência na época e a mecânica que levei para dar uma geral no carro que prepara carros de corrida não me alertaram. No fim tive que usar metade do carburador antigo no tal recondicionado. Gicles furados com furadeiras entre outros absurdos.

Troquei porque sentia um pouco ele desregulado, a primeira e segunda marcha não andavam nada e o desempenho era para ser melhor. Agora com o novo o carro está voando e silencioso, acredito que vou economizar bastante combustível e em breve ele se pagará. Por isso se for comprar recondicionado só com muitas referências, pessoal do Youtube recomendo e não qualquer um do Mercado Livre.

Montei um site inclusive: http://golcht.com.br lá tu você verá algumas histórias e dicas que a falta de mão de obra especializada aonde moro me levou a aprender.

Aqui mostro sobre o Mecar 460 - http://golcht.com.br/mecar-460-novo/ - Gostei bastante dele e me parece bem feito. Comentam bastante sobre essa nova linha 2017-2018... que eles melhoraram vários problemas. Espero que dure.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por João Victor AP »

msayago escreveu:É exatamente o que eu faço, inclusive faço o ajuste fino com ele andando e para e ajusta, até para saber se há alguma falta ou excesso, comprei até uma chave pequena especialmente para tarefa. Na época que troquei por esse carburador levei a uma mecânica, foi ajustado muito bem, só que durou alguns meses e o problema apareceu, retornava, eu ajustava ficava bom durante algumas semanas, comprei reparos novos, limpei toda base do carburador (coletor). Ficou bom naquele período e depois voltou o tal problema, mas resumindo eu andava sempre com a lenta um pouco acelerada para não ter o problema. Para mim o carburador já veio com DEFEITO. Antes o original que foi descartado (aprendi a lição), estava todo enferrujado por fora, aspecto feio, mas nunca me deu dor de cabeça.

Vi que os orifícios de vácuo dentro do 1 e 2 estágio estão com rachaduras em sua volta, a tampa em péssimo estado batida, fora uma série de coisas muito mal feitas, muitas folgas, só tinha aparência de novo, de bonito, mas não prestou ! e eles colocam um abrilhantador que cobre os defeitos da carcaça, mas não tinha experiência na época e a mecânica que levei para dar uma geral no carro que prepara carros de corrida não me alertaram. No fim tive que usar metade do carburador antigo no tal recondicionado. Gicles furados com furadeiras entre outros absurdos.

Troquei porque sentia um pouco ele desregulado, a primeira e segunda marcha não andavam nada e o desempenho era para ser melhor. Agora com o novo o carro está voando e silencioso, acredito que vou economizar bastante combustível e em breve ele se pagará. Por isso se for comprar recondicionado só com muitas referências, pessoal do Youtube recomendo e não qualquer um do Mercado Livre.

Montei um site inclusive: http://golcht.com.br lá tu você verá algumas histórias e dicas que a falta de mão de obra especializada aonde moro me levou a aprender.

Aqui mostro sobre o Mecar 460 - http://golcht.com.br/mecar-460-novo/ - Gostei bastante dele e me parece bem feito. Comentam bastante sobre essa nova linha 2017-2018... que eles melhoraram vários problemas. Espero que dure.
Então... foi quase o mesmo caso do rapaz que foi ontem, lá na oficina onde trabalho, me pedir ajuda.
Carburador todo estourado, com gambiarras, folgas, etc... Nunca pega regulagem 100%.
O jeito é pegar um Weber em bom estado, ou arriscar em usar um Mecar novo.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por bleidao »

Rapaz... já tive problemas assim quando estava vazando vácuo. Troque as mangueiras, que podem estar ressecadas. E não retire a válvula do cânister.
msayago
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 20 Fev 2018, 22:24
Carro: Gol CHT

Re: Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por msayago »

As mangueiras são novas, a valvula do canister mantive por causa do vácuo. Única coisa que deixei desligada foi a mangueira que sai da válvula e vai pra tampa do carburador e outra Que vai pra lateral dele para não sujar o novo carburador, até que eu troque esse canister. O primeiro dia com o carburador novo foi excelente. Veremos os próximos.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Gol CHT - Weber 460 CHT morre

Mensagem por bleidao »

msayago escreveu:As mangueiras são novas, a valvula do canister mantive por causa do vácuo. Única coisa que deixei desligada foi a mangueira que sai da válvula e vai pra tampa do carburador e outra Que vai pra lateral dele para não sujar o novo carburador, até que eu troque esse canister. O primeiro dia com o carburador novo foi excelente. Veremos os próximos.
Vai dar tudo certo!
Responder

Voltar para “Carburadores”