[CONSUMO] AP 1.6 no GNV
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Não estou dizendo em forçar a marcha... mas manter a marcha na subida em 5a. marcha a 80 km/h, eu pego estrada de 80 km/h e tem subida que não precisa tirar da 5a...
Rodox
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Madson,
O honda pode ter sido eleito o bam bam bam porque foi todo pensado e fabricado pra isso e não adaptado como são os caros a GNV daqui !
E essa de dizer que não colou pq todo mundo pensa igual é furada, é só fazer e provar que é bom ! Mas é aí que entra o grande desafio né......
E agora vai de cada um ....
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/ ... roda-muito
http://www.carrosnaweb.com.br/dicasgas.asp
E como carro pra mim foi feito pra andar eu não quero gas e pronto kkkkkk se fosse pra ficar me arrastando por aí comprava logo um 1.0 !!!
Abraços !!!
O honda pode ter sido eleito o bam bam bam porque foi todo pensado e fabricado pra isso e não adaptado como são os caros a GNV daqui !
E essa de dizer que não colou pq todo mundo pensa igual é furada, é só fazer e provar que é bom ! Mas é aí que entra o grande desafio né......
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E como carro pra mim foi feito pra andar eu não quero gas e pronto kkkkkk se fosse pra ficar me arrastando por aí comprava logo um 1.0 !!!
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Não é forçar não o motor, o meu gol é 1.8AP - 1990, e eu pego estrada de 80 km/h e tem subida lá que não precisa tirar da 5ª macha
Rodox
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Caro Bill, na verdade o seu post só confirmou o que eu já havia falado antes com relação a ter um bom carro com o GNV. Como eu disse antes, basta rodar com ele todo dia um pouco na gasolina (sempre desligo na gasolina e saio na gasolina antes de passar para o GNV). Eu também citei em um dos posts que eu troquei os cabos de vela e que eu mudei minha rotina de lubrificação (deve diminuir o tempo de troca e recompletar de vez em quando, pois o óleo evapora mais rápido no GNV).Bill escreveu:Madson,
O honda pode ter sido eleito o bam bam bam porque foi todo pensado e fabricado pra isso e não adaptado como são os caros a GNV daqui !
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E como carro pra mim foi feito pra andar eu não quero gas e pronto kkkkkk se fosse pra ficar me arrastando por aí comprava logo um 1.0 !!!
Abraços !!!
Tudo se resume em que cada pessoa utiliza o carro, para quem roda todo dia cerca de 80km e tem o carro há 7 anos, já retirei há muito tempo o investimento que fiz para instalação...hehehe.
Não compre o 1.0 não, pois nosso amigo falou que é um carro descartável...kkkkkkkk.
Mal sabe ele que na verdade eu tenho é inveja de alguns 1.0. O Celta 1.0 por exemplo tem 85CV e o meu gol 1.6 tem 75CV e o gol dele 1.8 na verdade só tem 10CV a mais que o Celta 1.0 que no entanto é mais leve necessitando de menos torque.
Resumindo, acho que cada um deve avaliar o custo-benefício do GNV, mas não se pode afirmar que ele "destrói" o carro, pois tem muita gente
que não tem GNV e destrói o carro muito mais do que alguns que o tem.
Não sou defensor do GNV, mas também não sou ofensor, pois tudo depende do uso do carro.
Se alguém ainda acha que tô afim de confusão para comprovar que o GNV é a melhor coisa do mundo e blá blá blá, saiba que na verdade
além do Gol tenho um Astra Flexpower 2.0 e não tenho a mínima vontade de colocar GNV, pois só uso o carro nos fins de semana, mas tendo
o Gol há sete anos e nenhuma dor de cabeça no motor ninguém vai me convencer que o GNV é um total absurdo.
Abraço a todos que estão acompanhando a discussão do post.
Madson
Mestrado em Engenharia Mecânica
Certificado em Curso de Lubrificação pela Petrobrás
Aperfeiçoado em Turbinas, Ciclo Otto, Ciclo Rudolf
Atualmente estudando o Ciclo Atkinson
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Celta 1.0 de hoje em dia... então imagina a potência de um VW 2.0, se um Golf 1.6 - 8V de hoje em dia tem... 101 CV?
Fonte:
http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&na ... o=005252-3
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Rodox
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- madson
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Seu carro tem vacuometro? O que eu tento dizer é que na verdade dependendo da extensão e inclinação da subida, mesmo que seu carro esteja subindo bem de quinta marcha, as vezes o motor gostaria de subir mais devagar e em quarta marcha.Rodox escreveu:Não é forçar não o motor, o meu gol é 1.8AP - 1990, e eu pego estrada de 80 km/h e tem subida lá que não precisa tirar da 5ª macha
Não existe regra para isso, mas um vacuometro atrelado ao carburador ajudaria muito a entender quando é melhor manter o motor aparentemente "aliviado" com a quinta marcha, pois nem sempre a quinta marcha está aliviando o motor...
Vou explicar utilizando a bicicleta: tente andar muito rápido de bicicleta utilizando a marcha mais leve, então vc verá que irá fazer um esforço muito grande com as pernas para poder ganhar velocidade.
A transmissão do seu carro (não estou falando do motor) funciona de forma semelhante, as vezes é melhor que a transmissão esteja de quarta marcha para que o motor trabalhe menos para atingir determinada velocidade, principalmente na subida.
Editado pela última vez por madson em 01 Dez 2014, 14:33, em um total de 1 vez.
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Sim Madson,
Mas vc há de concordar que as montadoras não podem lançar um carro com muitas coisinhas e tal ....
A grande maioria dos motoristas só quer saber se colocar combustível e acelerar .....
Não estão nem aí pra água, óleo e etc .....que são itens básicos e cruciais para um bom funcionamento do veículo, imagine lembrar de andar os 5 minutos com combustível liquido ......
Foi mais ou menos o que aconteceu com os carros 16V ......
É complicado amigo .......
Abraços !!!
Mas vc há de concordar que as montadoras não podem lançar um carro com muitas coisinhas e tal ....
A grande maioria dos motoristas só quer saber se colocar combustível e acelerar .....
Não estão nem aí pra água, óleo e etc .....que são itens básicos e cruciais para um bom funcionamento do veículo, imagine lembrar de andar os 5 minutos com combustível liquido ......
Foi mais ou menos o que aconteceu com os carros 16V ......
É complicado amigo .......
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Sim Rodox o Celta é potente, mas eu só quis dizer que o fato de ser 1.0 não quer dizer que o motor vai durar menos porque trabalha mais que o 1.6.
Tem gente que tem carro 2.0 que consegue bater o motor aos 50.000 e tem gente que tem 1.0 que roda 250.000 km.
A forma como se dirige e o tempo de mudança de marcha é o que diferencia os motoristas dos carros.
Bill, realmente as montadoras só querem saber do que faz vender mais carros e se algo é bom tecnicamente ou mecanicamente mas não vende o carro então eles tiram do mercado.
Mudando de assunto.
Além do mais, qual o interesse dos petroleiros em parar de vender gasolina?
Além do mais, qual o interesse dos alcooleiros em parar de exportar açúcar e vender álcool?
Ou seja, o GNV ainda será anunciado (propositadamente) como vilão dos motores ciclo Otto por alguns anos...
Tem gente que tem carro 2.0 que consegue bater o motor aos 50.000 e tem gente que tem 1.0 que roda 250.000 km.
A forma como se dirige e o tempo de mudança de marcha é o que diferencia os motoristas dos carros.
Bill, realmente as montadoras só querem saber do que faz vender mais carros e se algo é bom tecnicamente ou mecanicamente mas não vende o carro então eles tiram do mercado.
Mudando de assunto.
Além do mais, qual o interesse dos petroleiros em parar de vender gasolina?
Além do mais, qual o interesse dos alcooleiros em parar de exportar açúcar e vender álcool?
Ou seja, o GNV ainda será anunciado (propositadamente) como vilão dos motores ciclo Otto por alguns anos...
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
E na Europa tem carro a diesel e aqui não... vocês sabem de quem é a culpa... é nossa...
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
diesel polui pra kct. e um AP 1.6 diesel tem 50cv enquanto o mesmo motor gasolina tem 80cv carburado e 85cv mi
Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Então a soluçao é carro hibrido... faz mais de 30 km/litro de gasolina... mas o governo vai incentivar quando aqui, eu não sei.
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Bom dia Madson, penso de forma parecida, o meu primeiro carro instalei GNV, era um Escort AP1.6, depois tive um Civic 1.6 16v, na sequência um corsa 1.8 flex sem GNV e agora estou com um santana 2.0 GNV e sempre escuto bastante gente reclamando do GNV... o que posso falar da minha experiência é que o GNV é uma ótima opção tendo os cuidados que comentaste, ligar na gasolina, durante percurso usar um pouco de gasolina e na hora de desligar... é como sempre fiz... meu Escort rodei 50mil km, kit novo, manutenção foi troca de cabos de vela e velas... no civic, comprei em SP, barato pois o motor estava ruim, fumando um pouco, perdendo água, aquecendo... troquei as velas e filtros e rodei mais uns 40mil km até fazer o cabeçote e vendi... o corsa original troquei cabos velas e filtros, rodei 80mil km... o santana comprei com a junta queimada e possuía um vazamento na válvula de abastecimento, abri o motor e as válvulas estavas intactas, bloco e pistões intactos, e o carro já possuía GNV desde 2008, troquei junta, óleo e filtro rodo bastante... em resumo para mim funciona muito bem e com baixa manutenção... problemas que muitos relatam nunca tive, e com relação a potência que o pessoal comentou, a diferença de 75cv num celta 1.0 e um AP é o torque, o celta é leve e tem o cambio curto então para cidade está ok, mas subindo a serra em 4 pessoas e com Ar condicionado tu vai ter que levar o motor no limite pois não tem Torque! o GNV no AP 1.6 que tem poucos CVs a mais atrapalha mas não necessita por o pé no fundo e nem passar para Gasolina numa ultrapassagem.... o maior problema do GNV é o relaxamento, como observo muito o pessoal enquanto abasteço o GNV vejo muitos (Taxi na maioria) que usa GNV até para ligar o carro... dai é cabeçote, motor de partida, bateria... tudo acaba logo...madson escreveu:Seu carro tem vacuometro? O que eu tento dizer é que na verdade dependendo da extensão e inclinação da subida, mesmo que seu carro esteja subindo bem de quinta marcha, as vezes o motor gostaria de subir mais devagar e em quarta marcha.Rodox escreveu:Não é forçar não o motor, o meu gol é 1.8AP - 1990, e eu pego estrada de 80 km/h e tem subida lá que não precisa tirar da 5ª macha
Não existe regra para isso, mas um vacuometro atrelado ao carburador ajudaria muito a entender quando é melhor manter o motor aparentemente "aliviado" com a quinta marcha, pois nem sempre a quinta marcha está aliviando o motor...
Vou explicar utilizando a bicicleta: tente andar muito rápido de bicicleta utilizando a marcha mais leve, então vc verá que irá fazer um esforço muito grande com as pernas para poder ganhar velocidade.
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Pois é meu amigo, como eu já tinha desabafado com o Bill, o aumento na estatística de que GNV é ruim para o carro não parte dos mecânicos, mas sim dos milhares de taxistas que só sabem ligar o carro, rodar pra kct e depois guardar o carro na garagem tudo no GNV de segunda a segunda 24h por dia...Rodrigo Naressi escreveu:Bom dia Madson, penso de forma parecida, o meu primeiro carro instalei GNV, era um Escort AP1.6, depois tive um Civic 1.6 16v, na sequência um corsa 1.8 flex sem GNV e agora estou com um santana 2.0 GNV e sempre escuto bastante gente reclamando do GNV... o que posso falar da minha experiência é que o GNV é uma ótima opção tendo os cuidados que comentaste, ligar na gasolina, durante percurso usar um pouco de gasolina e na hora de desligar... é como sempre fiz... meu Escort rodei 50mil km, kit novo, manutenção foi troca de cabos de vela e velas... no civic, comprei em SP, barato pois o motor estava ruim, fumando um pouco, perdendo água, aquecendo... troquei as velas e filtros e rodei mais uns 40mil km até fazer o cabeçote e vendi... o corsa original troquei cabos velas e filtros, rodei 80mil km... o santana comprei com a junta queimada e possuía um vazamento na válvula de abastecimento, abri o motor e as válvulas estavas intactas, bloco e pistões intactos, e o carro já possuía GNV desde 2008, troquei junta, óleo e filtro rodo bastante... em resumo para mim funciona muito bem e com baixa manutenção... problemas que muitos relatam nunca tive, e com relação a potência que o pessoal comentou, a diferença de 75cv num celta 1.0 e um AP é o torque, o celta é leve e tem o cambio curto então para cidade está ok, mas subindo a serra em 4 pessoas e com Ar condicionado tu vai ter que levar o motor no limite pois não tem Torque! o GNV no AP 1.6 que tem poucos CVs a mais atrapalha mas não necessita por o pé no fundo e nem passar para Gasolina numa ultrapassagem.... o maior problema do GNV é o relaxamento, como observo muito o pessoal enquanto abasteço o GNV vejo muitos (Taxi na maioria) que usa GNV até para ligar o carro... dai é cabeçote, motor de partida, bateria... tudo acaba logo...madson escreveu:Seu carro tem vacuometro? O que eu tento dizer é que na verdade dependendo da extensão e inclinação da subida, mesmo que seu carro esteja subindo bem de quinta marcha, as vezes o motor gostaria de subir mais devagar e em quarta marcha.Rodox escreveu:Não é forçar não o motor, o meu gol é 1.8AP - 1990, e eu pego estrada de 80 km/h e tem subida lá que não precisa tirar da 5ª macha
Não existe regra para isso, mas um vacuometro atrelado ao carburador ajudaria muito a entender quando é melhor manter o motor aparentemente "aliviado" com a quinta marcha, pois nem sempre a quinta marcha está aliviando o motor...
Vou explicar utilizando a bicicleta: tente andar muito rápido de bicicleta utilizando a marcha mais leve, então vc verá que irá fazer um esforço muito grande com as pernas para poder ganhar velocidade.
A transmissão do seu carro (não estou falando do motor) funciona de forma semelhante, as vezes é melhor que a transmissão esteja de quarta marcha para que o motor trabalhe menos para atingir determinada velocidade, principalmente na subida.
Inclusive taxistas mais velhos que não tiveram paciência de entender as explicações do instalador ou ler o manual do GNV...estes mais velhos são
os que mais reclamam do GNV sem sequer entender porque os motores deles foram para o saco...
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Mas então galera, pelo que entendi um cilindro de 10m3 efetivamente funciona uns 9m3 devido a pressão, entao eu estaria fazendo 100km com 9m3 certo? Essa média pra um Ap 1.6 é boa?
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Sim, se estiver andando na cidade o tempo todo é uma média boa!TLR escreveu:Mas então galera, pelo que entendi um cilindro de 10m3 efetivamente funciona uns 9m3 devido a pressão, entao eu estaria fazendo 100km com 9m3 certo? Essa média pra um Ap 1.6 é boa?
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
TLR escreveu:Mas então galera, pelo que entendi um cilindro de 10m3 efetivamente funciona uns 9m3 devido a pressão, entao eu estaria fazendo 100km com 9m3 certo? Essa média pra um Ap 1.6 é boa?
Então a conta mais fácil é 100 km / 9 m³ = 11,11 km/m³
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Ou seja, com cada m3 a R$ 2,00 dá para fazer 55,55 km com R$ 10,00.Rodox escreveu:TLR escreveu:Mas então galera, pelo que entendi um cilindro de 10m3 efetivamente funciona uns 9m3 devido a pressão, entao eu estaria fazendo 100km com 9m3 certo? Essa média pra um Ap 1.6 é boa?
Então a conta mais fácil é 100 km / 9 m³ = 11,11 km/m³
R$ 10,00 compra 3,2 litros de gasolina, se carro fizer a média de 10km/li na cidade, então ele fará apenas 32km.
55 - 32km = 23km. São 23km de diferença entre o GNV e a gasolina em ambos os casos rodando na cidade. Se fizermos o cálculo considerando R$ 100,00
para comprar gasolina, então teríamos uma diferença de 230km entre o GNV e a gasolina.
Quem tiver paciência faz o cálculo para o álcool...
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Cálculo para GNV:
Dados:
* R$ 2,00/m³ de GNV
* Distância percorrida: 100 km;
* Gasto de GNV na cidade: 9 m³.
Assim:
GVN R$/km = (m³ gasto na cidade)*(preço do m³) / (distância percorrida da viagem)
(9 * R$ 2,00) / 100 km = R$ 0,18 / km rodado
Cálculo para álcool:
Dados:
* R$ 1,80 litro de álcool;
* Rendimento na cidade = 7,0 km/litro
* Litros gastos em 100 km na cidade = (100 km / 7,0 km/l) = 14,3 litros
Álcool R$/km = (litros de álcool gasto na viagem)*(preço do litro) / (distância percorrida da viagem)
(14,3 * R$ 1,80) / 100 km = R$ 0,26 / km rodado
Assim se conclui que é mais vantajoso o GNV e ele trás uma economia de:
100% - (0,18*100%/0,26) = 30,8 %
Dados:
* R$ 2,00/m³ de GNV
* Distância percorrida: 100 km;
* Gasto de GNV na cidade: 9 m³.
Assim:
GVN R$/km = (m³ gasto na cidade)*(preço do m³) / (distância percorrida da viagem)
(9 * R$ 2,00) / 100 km = R$ 0,18 / km rodado
Cálculo para álcool:
Dados:
* R$ 1,80 litro de álcool;
* Rendimento na cidade = 7,0 km/litro
* Litros gastos em 100 km na cidade = (100 km / 7,0 km/l) = 14,3 litros
Álcool R$/km = (litros de álcool gasto na viagem)*(preço do litro) / (distância percorrida da viagem)
(14,3 * R$ 1,80) / 100 km = R$ 0,26 / km rodado
Assim se conclui que é mais vantajoso o GNV e ele trás uma economia de:
100% - (0,18*100%/0,26) = 30,8 %
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Acho meio pouco o rendimento...TLR escreveu:Mas então galera, pelo que entendi um cilindro de 10m3 efetivamente funciona uns 9m3 devido a pressão, entao eu estaria fazendo 100km com 9m3 certo? Essa média pra um Ap 1.6 é boa?
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Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV
Para melhorar esta marca revise as velas e cabos ou troque... veja se o carro está alinhado. E dirija de maneira econômica... veja estas dicas: http://autoentusiastas.com.br/2014/12/c ... omplicado/
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