[CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Rodox »

O tio da minha esposa comprou um corsa sedan 1.8 - ano 2003... a GNV... ele disse que o motor estava fraco e baixando água... quando foi no mecânico teve que fazer retífica de tudo, teve que trocar até os pistões... gastou R$ 3.000,00... O mecânico disse que pelo estado que ficou o motor o antigo dono rodou muitos km com o GNV. O tio da minha esposa de raiva arrancou fora o kit GNV.

Comprou gato por lebre.

Eu nunca na minha vida vou comprar carro GNV ou instalar GNV.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por madson »

Rodox escreveu:O tio da minha esposa comprou um corsa sedan 1.8 - ano 2003... a GNV... ele disse que o motor estava fraco e baixando água... quando foi no mecânico teve que fazer retífica de tudo, teve que trocar até os pistões... gastou R$ 3.000,00... O mecânico disse que pelo estado que ficou o motor o antigo dono rodou muitos km com o GNV. O tio da minha esposa de raiva arrancou fora o kit GNV.

Comprou gato por lebre.

Eu nunca na minha vida vou comprar carro GNV ou instalar GNV.
O primo da minha cunhada comprou um Gol Ap 1.8 - ano 1989... a gasolina... ele disse que o motor estava fraco e baixando água... quando foi no mecânico teve que fazer retífica de tudo, teve que trocar até os pistões... gastou R$ 2.500,00... O mecânico disse que pelo estado que ficou o motor o antigo dono rodou muitos km com gasolina batizada e sem verificar o nível do óleo. O primo da minha cunhada retificou o motor e depois instalou GNV. Rodou mais de 100.000 km com o carro no GNV apenas usando gasolina cinco minutos por dia ao sair com o carro. Até hoje ele só trocou as velas e o óleo corretamente a cada 10.000 km e o motor continua redondinho.

Comprou uma lebre e transformou em um gato.

Eu nunca na minha vida vou ficar falando mal do GNV, pois eu já experimentei e gostei. Difícil é acreditar em quem nunca testou e quer expressar opinião.

Faça uma pesquisa entre 100 mecânicos e 100 taxistas, elimine os taxistas que jogavam bolinha de gude no carpete e soltavam pipa no ventilador e só sabem ligar o carro e desligar, também elimine os mecânicos que foram nascidos e criados em cima de um fusca e que têm aversão à evolução das coisas e que não sabem nem ler direito (mas sabem falar mal do que não conhecem), dos indivíduos restantes que sobrarem, faça uma pesquisa sobre o que acham do GNV, vc irá ter uma surpresa no final da sua pesquisa.

Vou repetir, não defendo o GNV como a melhor forma de combustível, mas não acho justo falar mal de algo que tem seus benefícios dependendo de quem usa o carro e para que o utiliza.

Se os amigos do fórum entre 18 e 25 anos compram um gol ap 1.8 inteirinho e querem botar som alto, caixas enormes na mala e só usam o carro para exibir o som, então deixem que usem a gasolina ou álcool e sejam felizes, mas para que ficar falando mal do GNV à toa?

Agora se os amigos do fórum entre 25 e 45 anos querem um gol inteirinho para rodar 150km por dia para trabalhar e sustentar seus filhos, comprem o GNV e sejam felizes economizando dinheiro sem gastar com a gasolina de R$ 3,25/litro.

Os amigos de mais de 45 anos, por favor, tá na hora de evoluir e começar a pensar em Opala, Comodoro e se tiver dinheiro, compra logo um Azera de 6 cilindros...
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Rodox »

O que faz fazer borra de óleo é combustível batizado, óleo fora do especificado (SJ, SM e etc.), óleo vencido (6 meses é a validade), óleo que rodou mais que o especificado (mineral: 3.000 km, semi sinético: 7.000 e sintético: 10.000 a 15.000 km).

Mas na minha opinião quem arisca colocando gasolina ou álcool barato tem que se :bum: :bum: :bum: mesmo... todo mundo sabe que gasolina ou álcool batizado faz mal pro motor.

Meu carro é um Gol GL 1.8 - ano 1990 a gasolina, está com 220.000 km e nunca fez borra de óleo. Como rodo pouco troco de óleo a cada 6 meses com uns 1.500 km rodados.

Teve um caso de um Volkswagen Jetta - 2001 - 1.8 Turbo, que chegou a 800.000 km e causou surpresa no diretor técnico da Audi, que estava no comando do desmonte. Ele ficou surpreso com o estado de conservação do bloco do motor e de sua limpeza.

Ou seja, motor que suja é de quem usa combustível batizado ou não troca de óleo corretamente ou usa óleo errado.

E por fim, se eu for comprar um carro com GNV vou ter que adivinhar se o dono sabia usar GNV? Ou ainda se eu for vender um carro com GNV o cara vai acreditar que eu sei usar GNV?
Editado pela última vez por Rodox em 15 Jan 2015, 12:14, em um total de 7 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Glaucio Silva-Missões RS
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1086
Registrado em: 06 Ago 2009, 17:11
Carro: Não Tenho
Localização: Santo Ângelo - RS

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Glaucio Silva-Missões RS »

madson escreveu: Os amigos de mais de 45 anos, por favor, tá na hora de evoluir e começar a pensar em Opala,
Eu tenho 26, vendi o gol ap 1.6 e fiquei só com um opala 4 cilindros. :D :D :D
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por SCarrilho »

Minha parati 88/ 1.6 GNV/ALCOOL faz 130km com um cilindro de 10 na estrada andando a 120~140km/h, em compensação no alcool ta fazendo por volta de 7,5 na estrada.

Estranhamente quanto mais eu correr menos GNV por km eu vou gastar, não sei o porque mas eu comprovei isso com uma viagem de 2000km com ela.
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por hirinhu »

madson escreveu:
Rodox escreveu:O tio da minha esposa comprou um corsa sedan 1.8 - ano 2003... a GNV... ele disse que o motor estava fraco e baixando água... quando foi no mecânico teve que fazer retífica de tudo, teve que trocar até os pistões... gastou R$ 3.000,00... O mecânico disse que pelo estado que ficou o motor o antigo dono rodou muitos km com o GNV. O tio da minha esposa de raiva arrancou fora o kit GNV.

Comprou gato por lebre.

Eu nunca na minha vida vou comprar carro GNV ou instalar GNV.
O primo da minha cunhada comprou um Gol Ap 1.8 - ano 1989... a gasolina... ele disse que o motor estava fraco e baixando água... quando foi no mecânico teve que fazer retífica de tudo, teve que trocar até os pistões... gastou R$ 2.500,00... O mecânico disse que pelo estado que ficou o motor o antigo dono rodou muitos km com gasolina batizada e sem verificar o nível do óleo. O primo da minha cunhada retificou o motor e depois instalou GNV. Rodou mais de 100.000 km com o carro no GNV apenas usando gasolina cinco minutos por dia ao sair com o carro. Até hoje ele só trocou as velas e o óleo corretamente a cada 10.000 km e o motor continua redondinho.

Comprou uma lebre e transformou em um gato.

Eu nunca na minha vida vou ficar falando mal do GNV, pois eu já experimentei e gostei. Difícil é acreditar em quem nunca testou e quer expressar opinião.

Faça uma pesquisa entre 100 mecânicos e 100 taxistas, elimine os taxistas que jogavam bolinha de gude no carpete e soltavam pipa no ventilador e só sabem ligar o carro e desligar, também elimine os mecânicos que foram nascidos e criados em cima de um fusca e que têm aversão à evolução das coisas e que não sabem nem ler direito (mas sabem falar mal do que não conhecem), dos indivíduos restantes que sobrarem, faça uma pesquisa sobre o que acham do GNV, vc irá ter uma surpresa no final da sua pesquisa.

Vou repetir, não defendo o GNV como a melhor forma de combustível, mas não acho justo falar mal de algo que tem seus benefícios dependendo de quem usa o carro e para que o utiliza.

Se os amigos do fórum entre 18 e 25 anos compram um gol ap 1.8 inteirinho e querem botar som alto, caixas enormes na mala e só usam o carro para exibir o som, então deixem que usem a gasolina ou álcool e sejam felizes, mas para que ficar falando mal do GNV à toa?

Agora se os amigos do fórum entre 25 e 45 anos querem um gol inteirinho para rodar 150km por dia para trabalhar e sustentar seus filhos, comprem o GNV e sejam felizes economizando dinheiro sem gastar com a gasolina de R$ 3,25/litro.

Os amigos de mais de 45 anos, por favor, tá na hora de evoluir e começar a pensar em Opala, Comodoro e se tiver dinheiro, compra logo um Azera de 6 cilindros...

Cara eu sou louco pra instalar GNV no meu Golzinho também, apenas de curioso, gosto de testar as coisas e tirar minhas próprias conclusões. Também não acredito que o GNV seja tão prejudicial, se o motor já está alinhado, na minha visão não traria problemas. Motor é uma máquina térmica, respeitando esse uso de ligar o carro no combustível original e rodar nele até o motor aquecer acredito que não trará problemas maiores. Minhas dúvidas são quanto a instalação e funcionamento. Em carros injetados, o GNV é injetado antes da borboleta(kit 3a geração)? Aí no kit vem um aparelhinho eletrônico que trava o pulso dos bicos a hora que você bate na chave, é isso? Alguém sabe qual seria o AFR ideal para o GNV?
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Rodox »

Se GNV fosse bom viria de fábrica carro tri-combustível (gas./alc./GNV). E também quando a concessionária instala um GNV em um carro 0 km se perdia a garantia do carro, mesmo sendo feito o serviço na Concessionária do fabricante do veículo.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por hirinhu »

Rodox escreveu:Se GNV fosse bom viria de fábrica carro tri-combustível (gas./alc./GNV). E também quando a concessionária instala um GNV em um carro 0 km se perdia a garantia do carro, mesmo sendo feito o serviço na Concessionária do fabricante do veículo.
Existe o Siena tetrafuel, a Europa já utiliza GNV como combustível a muito tempo, esse papo não cola... Lá eu vi até onibus movido a GNV...
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Rodox »

Em verdade a melhor coisa que existe e um carro 100% determinado combustível, pois assim se tira o máximo da capacidade do motor e não se desperdiça combustível. Motor flex não rende tão bem como se fosse 100% álcool ou gasolina. Teria que ter então um carro 100% GNV.

Por fim não é que existe na Europa que necessariamente seja bom. Pois a pessoa que usa GNV usa sempre este combustível, e é quando aparecem os problemas no cabeçote por falta de lubrificação pelo combustível, pressão elevada no cabeçote e outros problemas a mais. Veja abaixo as desvantagens do GNV. O dia que fizerem uma Ferrari V8 tri-combustível (álc./gas./GNV), então eu mudo de opinião.

Desvantagens do GNV:

- Trincas no cabeçote: devido a maior pressão no sistema, aumenta a possibilidade de surgir pequenas fissuras. Matenha o motor sempre regulado e siga as recomendações das empresas de conversão.
- Maior desgaste dos cabos de vela: por serem mais exigidos, a vida útil pode cair de 30.000 km para 15.000 km. Por isso, é que existe no mercado até algumas velas específicas para uso em carros a gás.
- Travamento das válvulas: como os cilindros trabalham com um combustível seco, a falta de lubrificação pode causar avaria. O ideal é usar gasolina ou o álcool por 3 a 5 km todos os dias.
- Envelhecimento da gasolina: com o gás, o motorista nem lembra mais que tem combustível líquido no tanque. Só que ele não sabe que a gasolina envelhece, perdendo quase todas as suas propriedades após três ou quatro meses parada. Se for rodar pouco, prefira andar com o tanque na metade, ou até menos, em vez de enchê-lo toda vez que for ao posto. Assim você terá sempre gasolina fresca no tanque.

Fonte: http://www.carrosnaweb.com.br/dicasgas.asp
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por hirinhu »

Rodox escreveu:Em verdade a melhor coisa que existe e um carro 100% determinado combustível, pois assim se tira o máximo da capacidade do motor e não se desperdiça combustível. Motor flex não rende tão bem como se fosse 100% álcool ou gasolina. Teria que ter então um carro 100% GNV.

Por fim não é que existe na Europa que necessariamente seja bom. Pois a pessoa que usa GNV usa sempre este combustível, e é quando aparecem os problemas no cabeçote por falta de lubrificação pelo combustível, pressão elevada no cabeçote e outros problemas a mais. Veja abaixo as desvantagens do GNV. O dia que fizerem uma Ferrari V8 tri-combustível (álc./gas./GNV), então eu mudo de opinião.

Desvantagens do GNV:

- Trincas no cabeçote: devido a maior pressão no sistema, aumenta a possibilidade de surgir pequenas fissuras. Matenha o motor sempre regulado e siga as recomendações das empresas de conversão.
- Maior desgaste dos cabos de vela: por serem mais exigidos, a vida útil pode cair de 30.000 km para 15.000 km. Por isso, é que existe no mercado até algumas velas específicas para uso em carros a gás.
- Travamento das válvulas: como os cilindros trabalham com um combustível seco, a falta de lubrificação pode causar avaria. O ideal é usar gasolina ou o álcool por 3 a 5 km todos os dias.
- Envelhecimento da gasolina: com o gás, o motorista nem lembra mais que tem combustível líquido no tanque. Só que ele não sabe que a gasolina envelhece, perdendo quase todas as suas propriedades após três ou quatro meses parada. Se for rodar pouco, prefira andar com o tanque na metade, ou até menos, em vez de enchê-lo toda vez que for ao posto. Assim você terá sempre gasolina fresca no tanque.

Fonte: http://www.carrosnaweb.com.br/dicasgas.asp
Prefiro quebrar a cara, instalar e tirar minhas próprias conclusões. Uso meu carro como LAB, apenas para aprendizado mesmo. Já morei fora do país e ví como estamos atrasados em tudo quanto é área, inclusive automobilística. Ferrari não vem com GNV pois não é projetada para economia e sim para ser esportiva, se um dia a gasolina ficar escassa e o GNV for de mais fácil extração, pode ter certeza que até Ferrari será GNV. Você se baseia muito em máterias de internet e/ou manuais, me desculpe mas não é o parâmetro que busco para o meu conhecimento.

Abraço
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Rodox »

E em o que você se baseia então?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Rodox »

Já que você quer experiência e não manuais e internet:

- Meu ex-chefe tinha uma Veroneiro 4.1/S - ano 1991 a GNV e era uma bosta... não andava nada na subida;

- Meu colega de trabalho tem um Astra 2.0-L GLS - ano 1996 - a GNV e queimou bomba de gasolina;

- O tio da minha esposa comprou um Corsa 1.8-L - ano 2003 - a GNV e em uma semana de uso foi no mecânico porque estava sem potência o motor e baixava muita água. Resultado: o motor estava fundindo porque estava lotado de borra de óleo, porque a anta do ex-dono não trocava o óleo na hora certa, aposto que ele foi na idéia idiota de que o gás é mais limpo que a gasolina e não contaminaria o óleo... então lá se foi uns R$ 3.000,00 pra mais na retífica.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por madson »

Quanta experiência ruim em Rodox...

Tenho um Gol 1992 motor CHT 1.6 e uso GNV nele há sete anos. Tirando a troca de pastilhas de freio e amortecedores, nunca tive problemas na parte mecânica dele, apenas na fiação, malha do painel, cabos de vela, velas e óleo a cada 5.000.

Antes do Gol eu tinha um Chevette 1982 e usei com GNV por sete anos, só trocando mangueiras de água ressecadas, velas, bobina, cabos de vela, pastilhas de freio e óleo a cada 5.000km.

Meu pai é taxista no RJ há 43 anos e possui carros com uso do GNV há 16 anos. Semana passada ele comprou uma Spin 2015 e já instalou GNV nela.
Ele disse que foi a melhor coisa do mundo que já inventaram, mesmo com a perda de potência do motor. Basta apenas usar o combustível líquido
de vez em quando para não queimar a bomba e evitar acumular combustível velho no tanque.

Segue-se o telefone do meu pai caso queira tirar alguma dúvida: (21) 98746-0544 - Sr. Messias
Segue-se o meu: (21) 98823-1799 (Tim - what's up)

Abraço.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Rodox »

Madson,

Mas aí no Rio de Janeiro-RJ é só reta praticamente. Aqui em Sampa é morro pra todo lado nas rodovias.

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por hirinhu »

Rodox escreveu:E em o que você se baseia então?
Na prática! Igual falei, uso meu carro de LAB, sou um curioso de mecânica, trabalho com TI. Testo tudo quanto é coisa nele e gosto de mantê-lo em dia, sempre pronto para andar, trabalho a 25km de casa e nesse percurso vou testando as modificações que faço nele. Tenho um kit turbo novo encostado, esperando eu levantar um dinheiro para montar e andei pesquisando porquê não GNV também? O AFR pro GNV é 17:2 então significa que ele vai andar legal turbinado pois tem alto poder calorífico. Estou numa curiosidade danada kkkkk, igual sair do bura corroído para injeção, estudei tudo quanto é coisa que pude pela internet e apliquei no furgãozinho.

madson escreveu:Quanta experiência ruim em Rodox...

Tenho um Gol 1992 motor CHT 1.6 e uso GNV nele há sete anos. Tirando a troca de pastilhas de freio e amortecedores, nunca tive problemas na parte mecânica dele, apenas na fiação, malha do painel, cabos de vela, velas e óleo a cada 5.000.

Antes do Gol eu tinha um Chevette 1982 e usei com GNV por sete anos, só trocando mangueiras de água ressecadas, velas, bobina, cabos de vela, pastilhas de freio e óleo a cada 5.000km.

Meu pai é taxista no RJ há 43 anos e possui carros com uso do GNV há 16 anos. Semana passada ele comprou uma Spin 2015 e já instalou GNV nela.
Ele disse que foi a melhor coisa do mundo que já inventaram, mesmo com a perda de potência do motor. Basta apenas usar o combustível líquido
de vez em quando para não queimar a bomba e evitar acumular combustível velho no tanque.

Segue-se o telefone do meu pai caso queira tirar alguma dúvida: (21) 98746-0544 - Sr. Messias
Segue-se o meu: (21) 98823-1799 (Tim - what's up)

Abraço.

Então Madson, a perda de potência se dá porque no momento de explosão do GNV ele acaba ocupando mais espaço na câmara e acabando meio que "baixando a litragem" do motor... isso em motores aspirados né, já em turbinados a história muda...

Mas é isso mesmo, estive na europa recentemente e vi que lá até os onibus são movidos a GNV kkkkk. Brasil está muito pra trás em nivel tecnológico em relação a outros países. Tive oportunidade de fazer intercâmbio e morar nos EUA, coisas que eu achava meio ridículo que aprendi a gostar(isso em relação a carros kkk): câmbio automático(oo coisa boa!), carro sedan(sempre tive gol ou saveiro kkk), motor com litragem alta e torcudo(bebe mas é muito mais prazeroso a dirigibilidade). Pelo que eu entendi: ligando o carro no combustível liquido, andar nesse combustível até chegar na temperatura ideal de trabalho e alternar pro gnv não irá trazer maiores problemas. Fazer o mesmo antes de desligar o motor, alguns kms antes de chegar em casa já alternar pro líquido. Pretendo usar o kit de 3a geração no meu furgãozinho pois meu carro é semi-injetado, uso bicos e central mas não controlo ignição. Vi que sondas wideband c/ display tipo fueltech e pandoo conseguem ler o AFR do GNV sendo assim facilitando o acerto do carro. Problema é que aqui na minha cidade só existe um posto com GNV e o valor é 2,39. Oficinas especializadas também não existem...... Se eu realmente for instalar, preciso estudar o máximo possível para dar manutenção.


Abraço
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 343
Registrado em: 28 Ago 2008, 02:07
Carro: Gol GTS 1.8s 94
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por PinBall »

Eu acho desnecessário GNV a não ser em casos extremos no qual se precisa de um emprenho maior do carro por um periodo maior. Como não é meu caso, eu continuo na gasolina.
Scirocco: Gol, I am your father.
Imagem
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por madson »

PinBall escreveu:Eu acho desnecessário GNV a não ser em casos extremos no qual se precisa de um emprenho maior do carro por um periodo maior. Como não é meu caso, eu continuo na gasolina.
Concordo contigo Pinball. Uso meu carro (gol) para trabalhar todo dia e faço em média 80km por dia e isso me dá um gasto de cerca de R$ 40,00 por semana
em um cilindro de 16m3, mas tenho um Astra Sedan Flexpower que só uso para viajar e não tenho a mínima vontade de botar GNV nele, pois não irei recuperar o valor investido e ainda perderei espaço na mala, fora que a manutenção do astra sem GNV é muito mais fácil, basta troca o óleo e a correia dentada de vez em quando...

Mesmo com todas as "montanhas" de SP citadas pelo Rodox somando-se à perda de potência, como nosso amigo roda 25km para ir trabalhar, então ele
irá recuperar o valor do GNV em menos de 1 ano e 6 meses, depois disso é só alegria quando enche o tanque (bujão) com R$ 25,00.

Não aconselho a botar o GNV para fazer "experiências", só instale-o se o objetivo for fazer economia.
Caso queira "experimentar" idéias, que tal começar com eletrólitos de hidrogênio? Acho que suas idéias podem ficar mais baratas...

De TI eu entendo muito pouco, mas caso queira discutir ciclo Otto no golzinho, estou aqui. Sou Engenheiro Mecânico aperfeiçoado em Diesel, Otto, Turbinas a Vapor e a gás.

Abraço.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 343
Registrado em: 28 Ago 2008, 02:07
Carro: Gol GTS 1.8s 94
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por PinBall »

dependendo até do taxi e do tipo de corrida que você costuma atender, é melhor gasolina ou alcool do que GNV. Barato de custo inicial, mas com manutenção mais frequente expondo os componentes do carro a um risco maior de quebra em menos tempo.
Scirocco: Gol, I am your father.
Imagem
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por hirinhu »

madson escreveu:
PinBall escreveu:Eu acho desnecessário GNV a não ser em casos extremos no qual se precisa de um emprenho maior do carro por um periodo maior. Como não é meu caso, eu continuo na gasolina.
Concordo contigo Pinball. Uso meu carro (gol) para trabalhar todo dia e faço em média 80km por dia e isso me dá um gasto de cerca de R$ 40,00 por semana
em um cilindro de 16m3, mas tenho um Astra Sedan Flexpower que só uso para viajar e não tenho a mínima vontade de botar GNV nele, pois não irei recuperar o valor investido e ainda perderei espaço na mala, fora que a manutenção do astra sem GNV é muito mais fácil, basta troca o óleo e a correia dentada de vez em quando...

Mesmo com todas as "montanhas" de SP citadas pelo Rodox somando-se à perda de potência, como nosso amigo roda 25km para ir trabalhar, então ele
irá recuperar o valor do GNV em menos de 1 ano e 6 meses, depois disso é só alegria quando enche o tanque (bujão) com R$ 25,00.

Não aconselho a botar o GNV para fazer "experiências", só instale-o se o objetivo for fazer economia.
Caso queira "experimentar" idéias, que tal começar com eletrólitos de hidrogênio? Acho que suas idéias podem ficar mais baratas...

De TI eu entendo muito pouco, mas caso queira discutir ciclo Otto no golzinho, estou aqui. Sou Engenheiro Mecânico aperfeiçoado em Diesel, Otto, Turbinas a Vapor e a gás.

Abraço.
Amigo, é 25km pra ir e 25 pra voltar! hehehe 50km + uns 15km pra ir almoçar, então em torno de 65km... Ando indo de carona porém quando preciso vou de furgãozinho ou com meu outro carro. Olha só, tenho um quadrado furgão 87, 1.6 alcool e semi-injetei, apenas bicos e ignição original com velas, cabos, tudo novo. Irei turbiná-lo, até tenho o kit comprado e sei lá, por ser curioso comecei a pesquisar sobre o gnv. Vi o projeto da Bosch de trifuel com gnv turbo e estudando sobre o combustível ví que ele se sai melhor em carros com taxa de álcool e com turbo ficaria melhor ainda! Olha o que eu penso: montar meu carro turbo na taxa de alcool, pouca pressão, acertar ele perfeitamente no álcool e depois instalar um kit 5a com cilindro de 25m3. Imagino eu que com uma sonda wide eu consiga acertar o carro... A pergunta é, vou conseguir pressurizar o gnv com 0.8 de pressão na turbina? Eu não conheço nada de gnv, aqui em minha cidade existe apenas 1 posto. Essa central de 5a geração é possível mexer na programação? Quais parâmetros ela utiliza? Meu carro é semi-injetado, irei trabalhar o ponto limitando de 15 a 21 no avanço cetrífugo sem avanço a vácuo, será que consigo acertar nos 2 combustíveis? O que acha do projeto, totalmente inviável? kkkkkkkk lembrando que meu carro é furgão então tenho espaço para cilindros maiores....

Olhem a opnião do ADG e olha qual motor ele prefere no gnv e que aguenta mais a paulada....

https://www.youtube.com/watch?v=0gn_jvUf8Gk

Abraço!
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por madson »

Por incrível que pareça, os dados que vc passou não são importantes agora. Primeiro preciso saber:

- Em quanto tempo termina o projeto para a primeira prova?
- Quanto será o custo efetivo total?
- Quantos cavalos pretende conseguir com essa modificação?
- Quanto custa um Golf GTI?

Qual o custo-benefício deste projeto?

Ser amigo nem sempre é dar força sobre alguma coisa, as vezes, temos que mostrar os riscos envolvidos
e tentar fazer o amigo mudar de idéia...

Abraço.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Responder

Voltar para “Carburadores”