[CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
TLR
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Nov 2014, 23:35
Carro: Voyage 87 1.6 AP

[CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por TLR »

Ae galera, tenho um AP 1.6 alcool, com um carburador weber não sei exatamente o modelo, acho que é um miniprogressivo. Tá fazendo 100km por cilindro de GNV na cidade (cilindro de 10m), ou seja, 10km por m³ de GNV. Gostaria de saber se tá na média, no àlcool não sei exatamente o consumo, mas acho que ele ta meio beberrão de gás hehe.

O carburador é igual a esse.

Imagem
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por madson »

TLR escreveu:Ae galera, tenho um AP 1.6 alcool, com um carburador weber não sei exatamente o modelo, acho que é um miniprogressivo. Tá fazendo 100km por cilindro de GNV na cidade (cilindro de 10m), ou seja, 10km por m³ de GNV. Gostaria de saber se tá na média, no àlcool não sei exatamente o consumo, mas acho que ele ta meio beberrão de gás hehe.

O carburador é igual a esse.

Imagem
O consumo está ótimo para a cidade!
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Rodrigo Naressi »

Bom dia amigo, nunca tive carro carburado gnv, mas como referência, tenho santana 2.0 injetado, faz 15/m3 na cidade e 20 na estrada, tinha um escort 1.6 também injetado e fazia 15.5km/m3 na cidade... acho que é regulagem pois o gnv é injetado independente da alimentação, no caso do motor a alcool acho que era para ser ainda melhor...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por madson »

Rodrigo Naressi escreveu:Bom dia amigo, nunca tive carro carburado gnv, mas como referência, tenho santana 2.0 injetado, faz 15/m3 na cidade e 20 na estrada, tinha um escort 1.6 também injetado e fazia 15.5km/m3 na cidade... acho que é regulagem pois o gnv é injetado independente da alimentação, no caso do motor a alcool acho que era para ser ainda melhor...
Na verdade ele não fez um teste preciso como o seu de "15,5" por exemplo, ele disse que está fazendo 100km com um bujão de 10m3, isso quer dizer que
ele está fazendo 100km com 8m3 ou 9m3 de GNV que seria o máximo que ele conseguiria de pressão real de GNV, portanto a média dele em consumo está em cerca de 13km/m3 na cidade e isso é um média muito boa, pois o carro dele (apesar de peso menor) tem muito menos torque que o santana 2.0 então o motor
pede muito mais o aperto no acelerador na cidade do que o santana...

Temos que lembrar também que é difícil demais comparar consumos de GNV com precisão, pois depende muito mais da pressão do Posto e da forma
de dirigir do que a regulagem propriamente dita.

Na estrada por exemplo, já consegui fazer 280km enchendo um bujão de 16m3 com meu CHT 1.6 e com mesma regulagem abastecendo em outro posto,
fiz apenas 160km rodando na cidade...ou seja, é tudo tão relativo...

Abraço.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Rodrigo Naressi »

ah certamente, bem relativo... como ando bastante com o carro abasteço uns 3 cilindro por semana, então tu acaba abastecendo sempre no mesmo posto, como o valor do m3 é estável, acaba observando regularidade então dá para ter uma média de km/cilindro, então fica fácil.... eu sempre zero o odômetro quando abasteço e ando até acabar assim fica fácil.... meu cilindro é 15, alguma coisa, abasteço entre 13,8 a 14,2 m3 e rodo entre 220 a 235 km.... dá para ter uma média boa... baixa este rendimento quando estou com pressa, arrancando mais forte e apertando o rendimento cai bastante....
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Rodox »

TLR escreveu:Ae galera, tenho um AP 1.6 alcool, com um carburador weber não sei exatamente o modelo, acho que é um miniprogressivo. Tá fazendo 100km por cilindro de GNV na cidade (cilindro de 10m), ou seja, 10km por m³ de GNV. Gostaria de saber se tá na média, no àlcool não sei exatamente o consumo, mas acho que ele ta meio beberrão de gás hehe.

O carburador é igual a esse.

Imagem

Na realidade se tem que calcular o custo do km rodado.

Cálculo para GNV:

Dados:

* R$ 2,00/m³ de GNV

* Distância percorrida: 100 km;

* Gasto de GNV na cidade: 10 m³.

Assim:

GVN R$/km = (m³ gasto na cidade)*(preço do m³) / (distância percorrida da viagem)

(10 * R$ 2,00) / 100 km = R$ 0,20 / km rodado

Cálculo para álcool:

Dados:

* R$ 1,80 litro de álcool;
* Rendimento na cidade = 4,0 km/litro
* Litros gastos em 100 km na cidade = (100 km / 4,0 km/l) = 25 litros

Álcool R$/km = (litros de álcool gasto na viagem)*(preço do litro) / (distância percorrida da viagem)

(25 * R$ 1,80) / 100 km = R$ 0,45 / km rodado

Assim se conclui que é mais vantajoso o GNV
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Bill »

Rodox,


Beleza ???


Pela sua conta eu concluo que o carro ta bebendo pra cacete !!!!! kkkk
1.6 a álcool fazendo 4km/l ????
Seria muuuuito mais interessante regular esse carro e andar no álcool com todos os benefícios do que andar no gás e arrebentar todo o motor ......


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Rodox »

O meu na cidade faz 5 km/l de gasosa, pois ando muito pouco e só uma vez por semana. Mas quando eu andava bem fazia 8 km/l... então 7 km/l de álcool está bom?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por madson »

Realmente o carro à álcool do Rodox está bebendo muito!

Mas também não precisa assustar a galera Bill, tenho o gol há sete anos usando o GNV, basta ficar de olho na mudança de tempo de troca de óleo ou recompletamento e nunca deixar de desligar o carro na gasolina e rodar com ele cinco minutos na gasolina antes de passar para o GNV, mantendo o sistema
original em dia.

O GNV não "acaba" com o motor, se pesquisar a fundo descobrirá que na verdade aumenta a vida útil do motor, mas para isso tem que
seguir uma manutenção em dia.

Desde que instalei o GNV em 2007 já tive quatro problemas no carro: carburador desregulado quando fui usar na gasolina, falha na partida por causa do arranque, falha na ignição por causa de problemas no alarme e falha no alternador por causa do regulador de tensão...fora isso só troquei o óleo, as velas (por velas de iridium), os cabos de vela (por cabos de 8mm de silicone) e os pneus.

Abraço.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Bill »

Fala madson,


Beleza ???


Isso por enquanto ......


Vc já abriu esse motor e deu uma olhada nas válvulas, sedes e tudo o mais ????
Geralmente o cabeçote tem que ser feito completo ..... o gás resseca tuuudo lá dentro .....
Mas sei lá eu acho que não compensa não.....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Bill »

Rodox,


Esta bom sim, apesar que sete eu faço com o meu 1.8 .....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por madson »

Bill escreveu:Fala madson,


Beleza ???


Isso por enquanto ......


Vc já abriu esse motor e deu uma olhada nas válvulas, sedes e tudo o mais ????
Geralmente o cabeçote tem que ser feito completo ..... o gás resseca tuuudo lá dentro .....
Mas sei lá eu acho que não compensa não.....


Abraços !!! :cool:
O Gás resseca tudo mesmo, mas isso para aqueles taxistas burros (principalmente jovens que rodam por diárias em carros de outros) que rodam no GNV de segunda a segunda 24h por dia durante 365 dias por ano! Isso para lucrar mais depois de descontar o aluguel da diária.
São estes taxistas burros que só sabem virar chave (nem sabem ver nível de óleo ou água) que te convenceram estatisticamente que o GNV destrói o motor...

Basta rodar uns cinco minutos por dia na gasolina que vc mantem o carro normal sem o ressecamento bizarro como dizem por aí.

Veja o que a Petrobrás diz sobre o GNV:

"O mais limpo dos combustíveis fósseis, o gás natural possui características que favorecem uma maior durabilidade aos equipamentos que o utilizam e reduzem os impactos ambientais. Produzimos 415 mil barris de óleo equivalente de gás natural por dia que têm como destino Distribuidoras, Termelétricas, Refinarias e Fertilizantes."

http://www.petrobras.com/pt/energia-e-t ... e-energia/

Veja o que diz o Professor Coqueto em entrevista à revista EXAME

Problemas causados pela instalação do kit gás

É verdade, adaptar o veículo para rodar com GNV pode causar alguns problemas. Mas nada incontornável, de acordo com José Coquetto. A principal recomendação do professor é que o motorista sempre tenha o tanque original abastecido e que rode durante pelo menos uns cinco minutos por dia com o combustível líquido. “Não é a instalação do kit gás que dá problema, é a falta de funcionamento do sistema original”, explica do professor da FEI.

Ele nega que a conversão faça mal ao motor, mas admite que reduz a vida útil das velas e dos cabos de velas, que precisam ser trocados com mais frequência. Outro problema que pode ocorrer é uma perda de potência entre 10% e 15%. “Num veículo de potência razoável, digamos 1.8, essa perda é quase imperceptível. Agora, um carro 1.0, na subida de uma ladeira e carregado com algum peso certamente vai sofrer. Mas essa é uma situação atípica. Se ocorrer, o motorista pode simplesmente usar o combustível original”, diz Coquetto.

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/ ... roda-muito
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Rodox »

Corrigindo então o Cálculo para álcool:

Dados:

* R$ 1,80 litro de álcool;
* Rendimento na cidade = 7,0 km/litro
* Litros gastos em 100 km na cidade = (100 km / 7,0 km/l) = 14,3 litros

Álcool R$/km = (litros de álcool gasto na viagem)*(preço do litro) / (distância percorrida da viagem)

(14,3 * R$ 1,80) / 100 km = R$ 0,26 / km rodado

Assim se conclui que é mais vantajoso o GNV por ser de R$ 0,20/km rodado, o que dá uma economia de 24%
Editado pela última vez por Rodox em 01 Dez 2014, 11:41, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Bill »

Madson,


Não foi isso não .....
Foi apenas conversas e visualização de cabeçotes em retíficas mesmo, com a coisa li na sua frente e de caros de todos os donos, desde taxistas até gente cuidadosa que amaldiçoava o gás como nunca .....
E uma prova do que estou dizendo é vc olhar no marcado livre, olx, bom negócio e veja quantos estão vendendo tudo ......
E se fosse tão bom mesmo a GM não teria parado o projeto do astra a gás né ..... aliás ele seria tri combustível ......


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por madson »

Bill escreveu:Madson,


Não foi isso não .....
Foi apenas conversas e visualização de cabeçotes em retíficas mesmo, com a coisa li na sua frente e de caros de todos os donos, desde taxistas até gente cuidadosa que amaldiçoava o gás como nunca .....
E uma prova do que estou dizendo é vc olhar no marcado livre, olx, bom negócio e veja quantos estão vendendo tudo ......
E se fosse tão bom mesmo a GM não teria parado o projeto do astra a gás né ..... aliás ele seria tri combustível ......


Abraços !!! :cool:
Se o GNV é tão ruim, por que o Honda Civic foi eleito o carro verde do ano no salão de Los Angeles?

http://g1.globo.com/carros/noticia/2011 ... o-ano.html

Sabia que se vc comprar um Honda Accord 0km e colocar um GNV de quinta geração ele não perde a garantia da Honda?
Isso vale para qualquer carro da Honda!

Será mesmo que o GNV é tão ruim assim? Tô achando que vc vende gasolina em Bill!!!....kkkkkkkkkkkkkk

O Astra a gás não emplacou justamente porque todo mundo tem medo do GNV (assim como vc meu amigo), portanto qual montadora
iria querer montar um carro que não vende?

Lembra-se há 10 anos atrás quando todo mundo falava mal de carro automático? Hoje em dia tá começando a virar mico ficar passando a marcha
no câmbio e quem quer esportividade prefere as borboletinhas atrás do volante...câmbio manual já virou lenda lá fora...

Brasileiro fala mal do GNV de graça e à toa igual a torcida do flamengo em que metade não "torce" efetivamente apenas vai na multidão.

Depois que vc parar de ganhar dinheiro vendendo gasolina vou te dar um carro movido a GNV de presente...hehehe
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Rodox »

Mas a grande preocupação com o GNV é que na subida forte se tem que reduzir a marcha, sendo que na gasolina ou álcool não precisaria, então assim o motor gasta mais rápido do que um a gasolina ou a álcool.

Se eu podia subir em 5a. marcha com gasolina ou álcool, então vai ter que ser em 4a. marcha no GNV. Assim este argumento que GNV dura mais o motor está furado.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por madson »

Rodox escreveu:Mas a grande preocupação com o GNV é que na subida forte se tem que reduzir a marcha, sendo que na gasolina não precisaria. Então assim o motor gasta mais rápido do que um a gasolina ou a álcool. Pois se eu podia subir em 5a. marcha com o GNV vai ter que ser em 4a. marcha, então este argumento que GNV dura mais o motor está furado.
Não entendi...

Se tem que reduzir a marcha o motor gasta mais? O que tem a ver?
Então os carros 1.0 são todos descartáveis?

Andar de quinta ou primeira marcha não é relacionado a gastar mais o motor ou gastar menos...o que se tem que pensar é na relação completa:

motor x transmissão x rotação x torque necessário x aceleração requerida

Por exemplo, se vc tem um carro 2.5 e está conseguindo subir a serra em quinta marcha a 110km/h vc acha que o motor gastaria menos por estar mais rápido e engatado na quinta? Está errado...
Deveria estar subindo a serra de quarta marcha em 70 ou 60km/h para forçar menos o motor.

Dizer que o argumento de GNV em fazer durar mais o motor "está furado" é o mesmo que dizer que todos os cientistas e engenheiros que buscam
evoluir a tecnologia do GNV e afirmam a maior durabilidade dos equipamentos são burros e idiotas sem estudo nenhum.

Não sou eu (Madson) que está argumentando que o motor dura mais,
estou apenas informando o que dizem os estudos e pesquisas científicas comprovadas pela ANP e pelo INMETRO.

Agora, se não puder acreditar na ANP e no INMETRO então ficará sem parâmetro e não poderá acreditar em mais nada instalado ou em uso no seu carro, inclusive a gasolina ou álcool...

Abraço.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Rodox »

Se tem que comparar na mesma velocidade... por exemplo subir uma estrada a 80 km/h com um Gol 1.8 - 1990.... em 5ª marcha são 2.000 rpm, mas em 4ª são 2.500 rpm. Uma subida que seria 60 km/h em 4ª a 2.000 rpm, em 3a. seria 2.500 rpm.

E outra coisa, carro 1.0 não dura tanto quanto um 1.6 pra cima, já vi muito carro 1.0 fazer retífica com 120.000 km... já um 1.8 AP passa tranquilo de 400.000 km, pois se trabalha em menor rotação que o 1.0.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Glaucio Silva-Missões RS
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1086
Registrado em: 06 Ago 2009, 17:11
Carro: Não Tenho
Localização: Santo Ângelo - RS

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por Glaucio Silva-Missões RS »

Quanto mais giro, menos durabilidade.

E em comparação com a gasolina, o GNV é mais seco, não "refrigera" os pistões como a gasolina faz.

É economia em quilometragem, mas gasto em mecânica, sem falar que dependendo de quanto se anda, leva anos pro investimento se pagar.
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: [CONSUMO] AP 1.6 no GNV

Mensagem por madson »

Rodox escreveu:Se tem que comparar na mesma velocidade... por exemplo subir uma estrada a 80 km/h com um Gol 1.8 - 1990.... em 5ª marcha são 2.000 rpm, mas em 4ª são 2.500 rpm. Uma subida que seria 60 km/h em 4ª a 2.000 rpm, em 3a. seria 2.500 rpm.

E outra coisa, carro 1.0 não dura tanto quanto um 1.6 pra cima, já vi muito carro 1.0 fazer retífica com 120.000 km... já um 1.8 AP passa tranquilo de 400.000 km, pois se trabalha em menor rotação que o 1.0.
Calma amigo, está raciocinando certo mas com a linha equivocada... vc tem que subir em quarta marcha mesmo só que não pode deixar seu pé fazer chegar até 2500 rotações.

Para o motor trabalhar menos, não é para subir de quinta em 2000 rotações, pois vc forcará o motor a manter as 2000 rotações da quinta marcha através da aceleração, então vc deve subir em 2000 rotações de quarta marcha e mais lento para não forçar o motor.

O que faz o motor durar mais não é a cilindrada e sim a forma como a manutenção é feita e a forma que o motorista dirige. Se tem um motor 1.6 ele irá durar mais porque requer menos aceleração para manter a mesma velocidade que um 1.0, mas se ficar subindo serra em quinta marcha com o carro pedindo para reduzir para a quarta e o motorista não reduzir pensando que a quinta é melhor sempre, então provavelmente o cara acaba com o motor antes da hora...
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Responder

Voltar para “Carburadores”