[Duvida] Como testar sonda lambda

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Petulanted
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 17 Dez 2015, 08:17
Carro: Gol CL 1.8AP 1990
Localização: São Leopoldo - RS

[Duvida] Como testar sonda lambda

Mensagem por Petulanted »

Bom dia,

Injetei meu gol ap 1.8 1990 a mais ou menos uns 10 meses, comprei o Scanner e instalei tudo em casa, porém esse ultimo mês está apresentando a falha "0525 - Oxygen (Lambda) Sensor (G39): Signal too Low", tirei a sonda é uma sonda comum original do gol mi 1997, medi com multímetro de acordo com este vídeo Sonda Lambda | Funcionamento e Teste - Parte 2, aos 10:00 do vídeo começa o teste que fiz, a minha sinda apresenta o valor de 0.73, no vídeo ele diz que o carro vai funcionar igual, não como deveria, mas funciona.

Minha dúvida é meu carro quando dava partida pela manhã ficava na lenta normal (1300 RPM devido o motor frio), e agora as vezes ele pega e apaga, as vezes ele pega a rotação cai lá pelos 300 RPM e volta para os seus 1300 RPM, sou meio chato e acho isso meio irritante, mas até ai tava tudo certo. Essa ultima semana deixei ele parado ficou uns 5 dias, só liguei pra movimentar uns metros pra frente, e ontem quando sai com ele, pisava no freio o carro quase morria, achei que fosse entrada de ar falsa, joguei um spray nas juntas e tudo mais, mas nada de alterar a lenta e meu freio ta normal já conferi vazamentos, queria saber se pode ser a sonda? e se realmente é assim que se testa a sonda do gol MI, ficarei grato se alguém puder me ajudar
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Duvida] Como testar sonda lambda

Mensagem por Rodox »

Boa tarde!

Difícil o seu caso... aparentemente pelo teste do vídeo a sonda está boa, mas o seu scanner fala o contrário. Esses dias o movimento está fraco no forum... espero que um crânio apareça pra dar uma luz.

Vendo o seu caso me lembrei do carro da minha madrasta (Ford Ka - GL 1.0 - ano 2000 - Gasolina) quando abasteceu com combustível batizado a marcha lenta ficava muito instável e ainda eram necessárias mais de duas partidas pra o motor ligar.

Mudamos de posto e os três carros voltaram a funcionar normalmente (o meu Gol GL 1.8AP, o Ka e o Vectra 2.2 - 8V - 2002 do meu pai - todos a gasolina). Todos nós abasteciamos no mesmo posto BR e mudamos para o Ipiranga.

O meu Gol e o Vectra sofriam para ligar... geralmente na segunda tentativa ligava, mas o Ka a marcha-lente ficava uma caca.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Petulanted
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 17 Dez 2015, 08:17
Carro: Gol CL 1.8AP 1990
Localização: São Leopoldo - RS

Re: [Duvida] Como testar sonda lambda

Mensagem por Petulanted »

Rodox escreveu:Boa tarde!

Difícil o seu caso... aparentemente pelo teste do vídeo a sonda está boa, mas o seu scanner fala o contrário. Esses dias o movimento está fraco no forum... espero que um crânio apareça pra dar uma luz.

Vendo o seu caso me lembrei do carro da minha madrasta (Ford Ka - GL 1.0 - ano 2000 - Gasolina) quando abasteceu com combustível batizado a marcha lenta ficava muito instável e ainda eram necessárias mais de duas partidas pra o motor ligar.

Mudamos de posto e os três carros voltaram a funcionar normalmente (o meu Gol GL 1.8AP, o Ka e o Vectra 2.2 - 8V - 2002 do meu pai - todos a gasolina). Todos nós abasteciamos no mesmo posto BR e mudamos para o Ipiranga.

O meu Gol e o Vectra sofriam para ligar... geralmente na segunda tentativa ligava, mas o Ka a marcha-lente ficava uma caca.

Pois então Rodox pensei na gasolina também, mas sempre abasteço no mesmo ponto sei que é de confiança.

Eu tirei o cabo da bateria e deixei de um dia para o outro sem após limpar as falhas através do Scanner para que o módulo resetasse as configurações, no dia seguinte deu partida normal e estabilizou a lenta, mas ontem a noite estava voltando da faculdade e depois de umas 5 quadras que havia saído da rodovia, pisei na embreagem pra reduzir de 3ª para 2ª e o carro simplesmente apagou, passei o Scanner quando cheguei em casa e só apresentava este erro de sonda lambda, como no Scanner apresenta sinal baixo penso que possa ser ele, mas queria que alguém me confirmasse isto kkk'
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Duvida] Como testar sonda lambda

Mensagem por Rodox »

Eu não acredito mais em posto de confiança... este que eu relatei da BR abastecia a 3 anos e sacanearam... mudei para um Shell e após 6 anos nele sacanearam... agora estou no Posto Ipiranga e se sacanarem eu mando eles pra ANP, pois agora eu peço sempre a nota fiscal.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Duvida] Como testar sonda lambda

Mensagem por Rodox »

Em complemento, veja o vídeo que eu fiz a poucos meses:

Nem em posto de combustível de "confiança" se pode confiar mais

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=EQHTvq2xhOY[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Duvida] Como testar sonda lambda

Mensagem por João Victor AP »

Pisar no freio o motor ameaçar apagar, ou apagar, pode ser defeito no hidrovácuo !
Avatar do usuário
Petulanted
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 17 Dez 2015, 08:17
Carro: Gol CL 1.8AP 1990
Localização: São Leopoldo - RS

Re: [Duvida] Como testar sonda lambda

Mensagem por Petulanted »

João Victor AP escreveu:Pisar no freio o motor ameaçar apagar, ou apagar, pode ser defeito no hidrovácuo !
João, meu freio está perfeito como já havia dito.

Só estou passando aqui para dizer que resolvi o problema, antes de resolver cheguei a abrir chicote, testar motor de passo com aparelho especifico em mecânica especializada, mas eles me disseram que não sabia que era pra trocar o motor de passo pois no scanner deles não aparecia nada, resumindo descobri o problema no vídeo abaixo

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=fYyEjoyb1NU&t=6s[/BBvideo]

Fica a dica pra quem tem motor mi AP 1.8 e o motor anda apagando quando reduz velocidade para passar lombada ou mesmo parar em sinaleiras.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Duvida] Como testar sonda lambda

Mensagem por Rodox »

Relé... quem diria... que bom que deu tudo certo! :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Duvida] Como testar sonda lambda

Mensagem por bleidao »

Mais uma para a minha lista.
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: [Duvida] Como testar sonda lambda

Mensagem por DanielGT »

Interessante, esses reles duram muito. Interessante
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”