Injeção monoponto - AJUDA

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Rodrigo Leite
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Nov 2017, 13:21
Carro: Voyage 1989

Injeção monoponto - AJUDA

Mensagem por Rodrigo Leite »

Pessoal, boa tarde!

Tenho um Voyage 1989, 1.6 a álcool. Tinha em casa um cabeçote e a injeção completa de um motor 1.8 a gasolina. Como deu problema no cabeçote original do carro e o carburador que estava instalado estava imprestável, instalei esse cabeçote e toda a injeção eletrônica que já tinha - retirada de um Verona 1996.

No entanto, ai começam as minhas dúvidas:
Com essa nova configuração: motor 1.6 a álcool - pistões retos + cabeçote gasolina 1.8 + injeção monoponto original de 1.8 a gasolina, qual a melhor escolha de combustível? Álcool ou gasolina? Infelizmente, na montagem, o meu mecânico não mediu a taxa de compressão.

Rodei na gasolina, mas o carro ficou meio propenso a dar pré detonação, teve que atrasar bem o ponto para o carro não grilar. No etanol, mesmo regulando a pressão e o ponto, o carro não dá acerto, dá falha (acredito que esteja dando falta, um bico maior resolveria?). Estou rodando, provisoriamente, com meio a meio, mas pretendo encostar essa semana para acertar esse carro em uma oficina que tenha conhecimento de injeção para fazer o acerto adequado.

Qual a sugestão? Acerto o carro para gasolina - com polia regulável e uso o ponto mais atrasado mesmo, ou acerto para álcool, trocando bico e remapeando a injeção original?

Abs!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Injeção monoponto - AJUDA

Mensagem por bleidao »

Rodrigo Leite escreveu:Pessoal, boa tarde!

Tenho um Voyage 1989, 1.6 a álcool. Tinha em casa um cabeçote e a injeção completa de um motor 1.8 a gasolina. Como deu problema no cabeçote original do carro e o carburador que estava instalado estava imprestável, instalei esse cabeçote e toda a injeção eletrônica que já tinha - retirada de um Verona 1996.

No entanto, ai começam as minhas dúvidas:
Com essa nova configuração: motor 1.6 a álcool - pistões retos + cabeçote gasolina 1.8 + injeção monoponto original de 1.8 a gasolina, qual a melhor escolha de combustível? Álcool ou gasolina? Infelizmente, na montagem, o meu mecânico não mediu a taxa de compressão.

Rodei na gasolina, mas o carro ficou meio propenso a dar pré detonação, teve que atrasar bem o ponto para o carro não grilar. No etanol, mesmo regulando a pressão e o ponto, o carro não dá acerto, dá falha (acredito que esteja dando falta, um bico maior resolveria?). Estou rodando, provisoriamente, com meio a meio, mas pretendo encostar essa semana para acertar esse carro em uma oficina que tenha conhecimento de injeção para fazer o acerto adequado.

Qual a sugestão? Acerto o carro para gasolina - com polia regulável e uso o ponto mais atrasado mesmo, ou acerto para álcool, trocando bico e remapeando a injeção original?

Abs!
Você está andando com o módulo original do Verona?

Talvez esse seja o erro.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Injeção monoponto - AJUDA

Mensagem por João Victor AP »

Rodrigo Leite escreveu: No entanto, ai começam as minhas dúvidas:
Com essa nova configuração: motor 1.6 a álcool - pistões retos + cabeçote gasolina 1.8 + injeção monoponto original de 1.8 a gasolina, qual a melhor escolha de combustível? Álcool ou gasolina? Infelizmente, na montagem, o meu mecânico não mediu a taxa de compressão.
Módulo de injeção 1.8 a Gasolina não conseguirá trabalhar em motor 1.6 a Álcool.
Os dados captados pelos sensores e enviados ao módulo nunca irão corresponder aos dados de trabalho do módulo.

Cabeçote 1.8 é o mesmo cabeçote do AP 1.6, configuração de válvulas é 38x33.
O cabeçote que muda, é o cabeçote 2.0, que tem válvulas 40mm na admissão e 33mm no escape.

A altura dos cabeçotes do motor a Álcool eu sempre acreditei que era mais baixo originalmente em relação ao cabeçote original, mas tabelas confirmam que até sua altura é igual, tanto AP 1.6, 1.8, 2.0 Álcool ou Gasolina.
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”