[DUVIDA] injeção eletronica no motor MD

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
lucasrfreie
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 04 Abr 2019, 18:08
Carro: Voyage 1982

[DUVIDA] injeção eletronica no motor MD

Mensagem por lucasrfreie »

Boa tarde pessoal,
Tenho um Voyage 82 com motor MD 1.6 carburado
Tenho contade de passar o carro para injetado, dei uma lida no topico fixado e não achei dificil de fazer esse processo, desde que tenha as peças necessárias ferramentas e paciencia kkk, mas ainda tenho algumas duvidas,

A primeira duvida é referente ao motor, aqui na minha cidade todos falam que meu motor é a mesma coisa do ap e que o que muda é somente a entrada de agua no cabeçote, então a minha duvida é, o coletor que vou ter que comprar para injetar vai dar encaixe no cabeçote? tem que fazer alguma adaptação a mais? se não for possivel.. é possivel colocar o cabeçote do AP em meu motor?

Segunda duvida é referente ao sensor de detonação, este é necessario para injeção? onde ele fica? para que serve?

Terceira duvida é referente ao combustivel, futuramente talvez eu queira colocar uma turbina nele, nada muito bruto, um kit padaria com pouca pressão para não precisar forjar, enfim, mas meu carro é a gasolina, se eu colocar esse projeto adiante, teria que passar ele pra alcool, o coletor que eu comprar tem diferença de combustivel? melhor eu comprar um flex?

E a ultima duvida é referente a ligação de tudo, depois de todos os sensores e componentes (coletor, flauta, bicos, bomba eletrica) em seus devidos lugares, eu comprando uma fueltech ou pandoo, é facil ligar tudo nela? e como funciona, depois de ligar, a regulagem é simples?

Gostaria de já comecar a comprar tudo e instalar na garagem la de casa mesmo, pois comprei o carro para aprender a mecher mesmo e estou gostando bastante, depois irei criar um topico com os trabalhos que ja fiz nele,

Agradeço desde já
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DUVIDA] injeção eletronica no motor MD

Mensagem por Rodox »

Olá,

Não existe a necessidade de se injetar, mesmo que você for turbinar seu carro. Mas se mesmo assim você quiser injetar se eu fosse você recorreria a algum profissional.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DUVIDA] injeção eletronica no motor MD

Mensagem por bleidao »

lucasrfreie escreveu:Boa tarde pessoal,
Tenho um Voyage 82 com motor MD 1.6 carburado
Tenho contade de passar o carro para injetado, dei uma lida no topico fixado e não achei dificil de fazer esse processo, desde que tenha as peças necessárias ferramentas e paciencia kkk, mas ainda tenho algumas duvidas,

A primeira duvida é referente ao motor, aqui na minha cidade todos falam que meu motor é a mesma coisa do ap e que o que muda é somente a entrada de agua no cabeçote, então a minha duvida é, o coletor que vou ter que comprar para injetar vai dar encaixe no cabeçote? tem que fazer alguma adaptação a mais? se não for possivel.. é possivel colocar o cabeçote do AP em meu motor?

Segunda duvida é referente ao sensor de detonação, este é necessario para injeção? onde ele fica? para que serve?

Terceira duvida é referente ao combustivel, futuramente talvez eu queira colocar uma turbina nele, nada muito bruto, um kit padaria com pouca pressão para não precisar forjar, enfim, mas meu carro é a gasolina, se eu colocar esse projeto adiante, teria que passar ele pra alcool, o coletor que eu comprar tem diferença de combustivel? melhor eu comprar um flex?

E a ultima duvida é referente a ligação de tudo, depois de todos os sensores e componentes (coletor, flauta, bicos, bomba eletrica) em seus devidos lugares, eu comprando uma fueltech ou pandoo, é facil ligar tudo nela? e como funciona, depois de ligar, a regulagem é simples?

Gostaria de já comecar a comprar tudo e instalar na garagem la de casa mesmo, pois comprei o carro para aprender a mecher mesmo e estou gostando bastante, depois irei criar um topico com os trabalhos que ja fiz nele,

Agradeço desde já
O coletor de admissão é o mesmo que o AP... um bom profissional adapta facilmente uma programável com o TBI da MI.
lucasrfreie
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 04 Abr 2019, 18:08
Carro: Voyage 1982

Re: [DUVIDA] injeção eletronica no motor MD

Mensagem por lucasrfreie »

Entendido, vou procurar um profissional

Mais uma Dúvida, No caso do distribuidor, vale a pena colocar uma Roda Fõnica no lugar ao invês de trocar o distribuidor? É vantajoso?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DUVIDA] injeção eletronica no motor MD

Mensagem por João Victor AP »

Mano, ele sendo "AP BIELINHA" ou "AP BIELÃO". Tanto faz meu parceiro, dá pra montar injeção tranquilamente, o coletor encaixa de boa, só precisa tampar aquele furo lateral de água do cabeçote, ali onde vai o coletor de admissão, coletor Mi não usa essa passagem.

Motor Turbo = Álcool.
Motores AP Turbo não podem rodar na Gasolina, pelo fato do motor Turbo ter taxa dinâmica alta, e a Gasolina é um combustível que não suporta taxa alta.

Sernsor de detonação é pra detectar batida de pinos, se for usar injeção em motor carburado, não é bacana usar ele, pois, o mesmo detecta o barulho do cabeçote de tuchos mecânicos (de carros originalmente carburados), como batida de pino, e fica atrasando o ponto.
É só não ligar ele, montar a injeção e não ligar ele.

Em projetos Turbo, ou Aspirado Forte, é necessário usar uma FuelTech, ou Pandoo.
Pra ligar ela, é retirada aquela central de injeção original da Volkswagen, todo chicote original da injeção Volkswagen, e é passado a central da FuelTech (sim, só aquela telinha da FT já é a central) e todo seu chicote. E é aproveitado seu coletor de admissão Mi, seu TBi, a Flauta os bicos e o Distribuidor.
OU SEJA... se você quer futuramente montar uma FuelTech ou Pandoo, já compre só o coletor de admissão Mi, a TBi, flauta bicos e Distribuidor do AP Injeção, pois, se você comprar o kit de injeção original volkswagen com central e tudo, no final a central Magneti Marelli (original VW) vai ficar guardada em um canto, o chicote não vai ser usado. Então defina seu projeto, se vai ser injeção original e motor original, ou vai ser Turbo injeção com FT.

Cara, e o pessoal fala muito isso de Motor MD, MD e tal, MD não é AP... isso são os faladores.
O Motor MD-270 é nome de projeto, o motor veio do Audi, e lá pra fora chamava-se motor AUDI-827.
Esse mesmo AUDI-827 chegou no Brasil e ganhou nome de MD-270, depois em 1985 retornou com o "827", só que como era Volkswagen, agora chamou-se EA-827.
Entendeu !? É O MESMO MOTOR !
Claro que com o tempo ee ganhou melhorias, no cabeçote, passou a ser injeção, mudaram as bielas, mas o bloco desde o primeiro AP de 73, com o último AP de 2012, é exatamente o mesmo bloco.
São só nomes de projeto... AUDI-827, MD-270, EA-827, EA-837... mas o apelido dele é Motor AP.
Se fossemos seguir essa lógica de "MD", não existiria o nome AP... ia ser só nome de projeto : MD, AUDI, EA kkkkkk :lol:

Fique tranquilo mano, ele é um motor AP :good:
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DUVIDA] injeção eletronica no motor MD

Mensagem por João Victor AP »

lucasrfreie escreveu:Entendido, vou procurar um profissional

Mais uma Dúvida, No caso do distribuidor, vale a pena colocar uma Roda Fõnica no lugar ao invês de trocar o distribuidor? É vantajoso?
Mantenha o distribuidor mesmo. Pra um projeto mais simples, é o melhor custo x benefício.
lucasrfreie
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 04 Abr 2019, 18:08
Carro: Voyage 1982

Re: [DUVIDA] injeção eletronica no motor MD

Mensagem por lucasrfreie »

Entendido João Victor,
Esclareceu bastante, agradeço muito, vou esperar um pouco e comprar uma FuelTech ou uma Pandoo mesmo
Valeeeu
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DUVIDA] injeção eletronica no motor MD

Mensagem por bleidao »

lucasrfreie escreveu:Entendido João Victor,
Esclareceu bastante, agradeço muito, vou esperar um pouco e comprar uma FuelTech ou uma Pandoo mesmo
Valeeeu
Ouvi dizer que a Pandoo está monstra no mercado. Com um puta pós venda e com um excelente suporte.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DUVIDA] injeção eletronica no motor MD

Mensagem por João Victor AP »

lucasrfreie escreveu:Entendido João Victor,
Esclareceu bastante, agradeço muito, vou esperar um pouco e comprar uma FuelTech ou uma Pandoo mesmo
Valeeeu
Opa ! Bom que você entendeu !
TMJ
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”