Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Espaço destinado para nossa diversão, como piadas, curiosidades, topicos de aniversáriantes, bate papos e assuntos diversos.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por SCarrilho »

Tenho adquirido bastante conhecimento sobre carros movidos a diesel ultimamente e cheguei na cereja do bolo, nos motores antigos você pode colocar óleo de cozinha puro para o carro funcionar, no caso do óleo usado basta coá-lo para que não entrem impurezas no sistema.

Claro que se colocar o óleo vegetal puro o seu sistema vai sofrer um pouco com a viscosidade do mesmo mas basta aquece-lo antes de mandar para a bomba injetora para que o escoamento seja similar ao óleo diesel.

Aí, pesquisando sobre o porque do Brasil ser o único país do mundo em que carros de passeio a diesel são proibidos li que devido a crise do petróleo nos anos 70 eles fizeram essa proibição e lembrei que logo nessa época veio a alternativa dos carros movidos a álcool.

Daí fiquei pensando, o motor a diesel é muito superior aos motores a gasolina no quesito durabilidade e consumo, a única vantagem do álcool em relação a gasolina COMUM (que eu me lembre) é que você ganha uns cavalos extras mas perde em durabilidade e consumo.

Depois de ler e chegar a essas conclusões a minha pergunta é, porque o Brasil ao invés de incentivar os carros movidos a biodiesel eles optaram pelo etanol? Coisa que não havia em nenhum outro lugar do mundo e precisou de um investimento maciço da parte do governo, mudanças estruturais em postos, em montadoras, etc....

Não seria mais fácil extrair óleo de qualquer vegetal barato?


Lembrando que o inventor do motor a diesel usava óleo de amendoim, ou seja, sempre foi sabido que esse tipo de motor aceitava óleo vegetal.



Golf TSI com 132CV atinge 25km/l usando DIESEL:

https://motor1.uol.com.br/news/236747/v ... n-consumo/


Enquanto isso temos motores flex com o mesmo consumo de um carro dos anos 70.


[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=WNJH1rikujI[/BBvideo]

Tem um outro vídeo dele abrindo o motor desse skoda, 432 mil milhas e está impecável.

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Wk-isKUjWBQ[/BBvideo]
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por Rodox »

Olá, Scarrilho,

Não sou especialista em biodiesel, mas vem evoluindo o teor dele no diesel de hoje em dia. Acho que uma coisa que se deve pensar é:
- quanto custa para produzir 1 litro de diesel puro (derivado de petróleo);
- quanto custa para produzir 1 litro de biodiesel puro.

Pois por exemplo se for mais caro o litro do biodiesel puro, então é por isso que ele é inviável em termos financeiros, pois é sabido que o etanol só é mais barato que a gasolina porque ele é subsidiado pela gasolina.


"Evolução do percentual de teor de biodiesel presente no diesel fóssil no Brasil

2003 - Facultativo
Jan/2008 - 2%
Jul/2008 - 3%
Jul/2009 - 4%
Jan/2010 - 5%
Ago/2014 - 6%
Nov/2014 - 7%"


Fonte:

http://www.anp.gov.br/biocombustiveis/biodiesel



Pesquisando o assunto agora a pouco achei um artigo interessante:

"Lançado o primeiro grupo gerador 100% biodiesel

Por Editor em 14/01/2008
O grupo Battistella está lançando no mercado o Maquigeral B100, primeiro grupo gerador movido a biodiesel 100% puro, combustível produzido principalmente a partir de óleos vegetais como soja, dendê, milho, beterraba, entre outras. A alternativa reduz consideravelmente a emissão de gases poluentes em relação ao diesel comercial: 25% menos emissões de CO (monóxido de carbono) e 14% de hidrocarbonetos, além da diminuição de 88% de fuligem na atmosfera. O produto foi testado pelo Centro Brasileiro de Referência em Biocombustíveis (Cerbio) do Centro de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Além de comercializar o grupo gerador, a Battistella Distribuidora credenciará fornecedores do biodiesel em locais próximos aos usuários do B100, a fim de garantir maior qualidade e eficácia do equipamento. Além disso, os clientes que hoje já possuem o grupo gerador da Maquigeral à diesel, poderão converte-los a 100% biodiesel.

GRUPO GERADOR

Um grupo gerador é normalmente utilizado como fonte alternativa de geração de energia para diversos setores da economia, seja industrial, comercial, hospitalar, entre outros. Este mecanismo se faz necessário em situações que requeiram energia ininterrupta ou quando há grande demanda nos horários de pico.

O grupo Battistella em todas suas unidades de negócio tem iniciativas próprias ou parcerias comprometidas com soluções para produção de energia a partir de biocombustíveis (biomassa e biodiesel), bem como equipamentos tradicionais para a redução de emissões de gases poluentes".


Fonte:

http://www.contag.org.br/indexdet.php?m ... 2011:15:01
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por SCarrilho »

Rodox, sobre o custo de produção o óleo você tem razão, a taxação em cima do óleo de soja é de 20% e mesmo assim ele fica com o valor parecido do diesel que tem (ou tinha) 40% de taxação. Mas será que o valor não cairia se fosse feito o mesmo incentivo que o etanol?

Na notícia que você postou eles fizeram uso do biodiesel em 2008 mas desde 1893 (ano da patente do motor diesel) ele já usava óleo vegetal, na minha cabeça eles só fizeram uso do óleo vindo do petróleo para favorecer o conglomerado do petróleo.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por Rodox »

SCarrilho escreveu:Rodox, sobre o custo de produção o óleo você tem razão, a taxação em cima do óleo de soja é de 20% e mesmo assim ele fica com o valor parecido do diesel que tem (ou tinha) 40% de taxação. Mas será que o valor não cairia se fosse feito o mesmo incentivo que o etanol?

Na notícia que você postou eles fizeram uso do biodiesel em 2008 mas desde 1893 (ano da patente do motor diesel) ele já usava óleo vegetal, na minha cabeça eles só fizeram uso do óleo vindo do petróleo para favorecer o conglomerado do petróleo.
Petróleo é muito barato... veja abaixo que nas Arábias (Arábia Saudita, Iraque, Líbia e Irã) a gasolina é vendida a preço de banana... e nos EUA a gasolina é vendida pela metade do preço daqui do Brasil. E ainda veja que entre os países produtores de petróleo o Brasil é o que tem a 2a gasolina mais cara do mundo. A culpa disso: a nossa carga abusiva de impostos!

A nossa gasolina já está cara... pago R$ 4,90 no litro da gasolina Ipiranga DT Clean (antes da greve dos caminheiros de 15 dias atrás pagava R$ 4,60), então se a gasolina tiver que subsidiar além do etanol também o biodiesel que preço ficará? Outra hipótese é o próprio diesel subsidiar o biodiesel... a ideia é boa, mas o problema é que o governo dificilmente vai querer perder mais alguma margem de impostos.

Então o povo ao invés de protestar contra o aumento da passagem de ônibus coletivo devia protestar o aumento da gasolina, do etanol e do diesel. Mas quando o povo vai sair de cima do muro?

Imagem

Imagem

"Gasolina vendida no Brasil é a segunda mais cara do mundo. Entenda o porquê
Entre os 15 maiores produtores de petróleo, Brasil só perde para Noruega quando o assunto é o alto preço do combustível. Carga tributária e monopólio da Petrobras são algumas das causas

Encher o tanque com gasolina nos postos brasileiros tem significado, nos últimos meses, um peso significativo no bolso dos motoristas. E o preço salgado não é por acaso: o valor praticado no Brasil é um dos recordistas no mercado mundial. De acordo dados da empresa de consultoria Air-Inc, o preço nos postos daqui – de US$ 1,34 por litro, o equivalente a R$ 4,42 com câmbio de R$ 3,30 – é o segundo mais caro entre os 15 países que mais produzem petróleo no mundo. A gasolina brasileira só perde para a da Noruega, onde o preço é ainda mais salgado, chegando a quase US$ 1,90 por litro.

O dado chama mais a atenção quando se compara o preço praticado nos postos daqui ao que vigora na Venezuela, por exemplo. No vizinho sul-americano, com apenas US$ 0,001 é possível comprar um litro de gasolina. O caso venezuelano é extremo, mas, em outros países, o valor de um litro de gasolina também é inferior ao encontrado no Brasil (veja mais no infográfico). No caso dos EUA, é possível encher o tanque de um carro popular, com 40 litros de gasolina, por US$ 24,80 ou R$ 81,80 – bem longe dos R$ 176,80 brasileiros.

Ingredientes para o preço alto
Não há um fator que, isolado, explique os altos preços dos combustíveis no Brasil. De acordo com André Suriane, economista da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), um dos motivos é estrutural. “O Brasil não é autossuficiente no mercado da gasolina. Ainda importamos parte da matéria-prima, o que aumenta o custo do produto”, explica.

Outro aspecto que encarece o combustível é a concentração de mercado em várias etapas da cadeia produtiva. Se soma à hegemonia da Petrobras no que diz respeito à exploração e ao refino da gasolina – com custos que, de acordo com Suriane, não são divulgados de forma transparente –, a distribuição também concentrada em poucas empresas. “Além disso, na estrutura final da cadeia, os postos, ocorre a prática de cartel em algumas cidades”, diz o economista.

Walter De Vitto, analista de energia e petróleo da Tendências Consultoria, de São Paulo, adiciona mais um ingrediente à receita para os preços altos: os impostos. Sobre a gasolina incidem tributos federais (Cide,PIS/Pasep e Cofins) e estaduais (ICMS). “Se compararmos o Brasil com outros países, o que mais nos diferencia na questão da gasolina é a carga tributária muito alta”, afirma.

Com todas essas questões, mesmo quando o preço baixa nas refinarias, muitas vezes a redução não é sentida de forma imediata pelo consumidor final. “O que costumamos dizer é que o preço sobe de elevador, mas desce de escada. Quando há uma queda na refinaria, a redução demora um pouco mais para acontecer nos postos”, explica De Vitto.

As soluções para o problema, entretanto, não são simples. No caso da concentração de mercado, por exemplo, o entrave é o alto valor dos investimentos para que uma empresa possa entrar no setor. “É uma aposta muito alta, porque o lucro não é certo. Obter ganhos no curto prazo é pouco provável”, diz Suriane. Além disso, ele afirma que o fato dos preços, no Brasil, serem controlados pelo governo complica ainda mais o cenário. “Essa configuração torna o mercado menos atrativo para as empresas que desejam investir”, afirma o economista.

Gasolina salgada
De acordo com dados da empresa de consultoria Air-Inc, entre os 15 maiores produtores de petróleo do mundo, o Brasil só perde para a Noruega no que diz respeito ao preço da gasolina. Enquanto aqui o litro do combustível sai por US$ 1,34 — ou R$ 4,42 — , na Venezuela um litro de combustível sai por US$ 0,001.

O preço da gasolina no mundo
O valor encontrado no Brasil se aproxima ao de países como Índia, Japão e Reino Unido.

Preço de um litro, em US$ (fev/2018)"


Imagem


O preço da Gasolina nos 15 maiores
produtores e nos países da OPEP*
*Organização dos Países Exportadores de Petróleo

Maiores produtores de petróleo

OPEP




Fonte:

https://www.gazetadopovo.com.br/politic ... 447wjdy4cp
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por SCarrilho »

Rodox, dá uma lida nessa entrevista que teu amigo de profissão deu em 2006, é exatamente o que eu defendo.


https://www.biodieselbr.com/noticias/bi ... -08-06.htm



Eu usei o termo biodiesel para criar o tópico só para dizer que poderia se usar a mistura óleo vegetal e óleo derivado do petróleo mas poderia ser usado o óleo vegetal puro.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por Rodox »

Achei uma uma tese de doutorado sobre:

SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE CUSTOS NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEOS VEGETAIS:
Autor: Gean Claudio de Souza Santana
Julho de 2008

"Os custos de produção para o óleo de soja, dendê e mamona ficaram, respectivamente, em, R$ 3,25, R$ 4,66 e R$ 5,78, considerando os resultados da simulação utilizando o modelo NRTL que são valores superiores à maior média de preço para o diesel comercializado no Brasil no ano de 2007, que foi de R$ 1,985, sem considerar o custo de distribuição, transporte e outros, que tornarão o biodiesel com valor superior ao calculado nesse trabalho. Ou seja, no cenário atual, o custo de produção do biodiesel é maior que o preço de comercialização do diesel no Brasil. Além do custo de produção, tem-se o custo de distribuição, com logística adequada à cadeia produtiva do biodiesel e o lucro do produtor.

Por outro lado, analisando-se o impacto do custo de produção no valor do preço do diesel comercializado nos postos de combustíveis percebe-se que o preço do diesel apresenta um aumento no preço entre 1,28 e 10,57%, considerando apenas o custo de produção sem considerar outros componentes do preço do biodiesel".


Fonte:

http://repositorio.unicamp.br/bitstream ... ouza_D.pdf
Editado pela última vez por Rodox em 05 Jun 2018, 14:47, em um total de 5 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por Rodox »

Achei um resultado e fiquei meio preoculpado... pra não dizer outra coisa... :lok: veja alguns trechos abaixo. Vale a pena ler este textoi na integra...

USO DE ÓLEO BRUTO DE GIRASSOL EM MOTOR DIESEL
José Valdemar Gonzalez Maziero; Ila Maria Corrêa
Centro APTA de Engenharia e Automação

"O projeto, ora em desenvolvimento pelo Instituto Agronômico, no Laboratório de
Ensaios de Tratores do Centro de Engenharia e Automação, compreende o estudo do:
- uso do óleo bruto (cru ou puro)de girassol extraído a frio - concluído;
- uso de biodiesel de girassol - a realizar.
O objetivo é estudar o efeito de biocombustíveis originados de girassol no
desempenho e no comportamento do motor de trator agrícola. Para este fim, as atividades
incluem: - amaciamento do motor , levantamento da curva de desempenho com óleo diesel,
levantamento da curva de desempenho com óleo bruto de girassol (OBG), levantamento da curva
de desempenho com biodiesel de girassol (B100), funcionamento do motor durante 200 horas em
bancada dinamométrica, análise do óleo lubrificante a cada 100 horas, análise de emissões e
abertura do motor para verificações internas.

Os testes estão sendo realizados em um trator Valmet 68, ano 83, equipado com
motor MWM D229.3, injeção direta, novo. Antes de ser instalado no trator, o motor foi
amaciado com óleo diesel durante 50 horas em bancada dinamométrica do Centro de Engenharia
e Automação. Colocado no trator, o motor foi instrumentado com sensores para medição de
temperatura e rotação. Para avaliação do desempenho do motor, foram levantadas curvas de
potência e de consumo de combustível com óleo diesel e óleo bruto de girassol (extraído em
mini-prensa e filtrado em filtro-prensa), através da tomada de potência".




"PRIMEIROS RESULTADOS

Os resultados obtidos na primeira fase deste trabalho, isto é, com o uso de óleo
bruto de girassol na alimentação do motor (ver curvas de desempenho na figura 1), mostraram
que houve: a) redução de 7,1 a 10,1 % na potência na TDP; b) aumento de 13,9 a 16,0 % no
consumo específico de combustível na tomada de potência; c) escorrimento de óleo combustível
na junta da tubulação de escape com menos de 10 h de funcionamento.

A análise do óleo do cárter, que mostrava-se bastante espesso, apontou elevação
acentuada da viscosidade, elevadíssima presença de produtos de oxidação e fuligem, queda
acentuada de reservas alcalinas além de elevado teor de chumbo, indicando possível desgaste em
casquilhos.
O teste de 200 horas previsto para observação do comportamento do motor, teve
de ser interrompido com menos de 60 horas, devido à elevada temperatura do óleo do cárter (em
torno de 120°C) que indicava estar havendo algum problema. O motor foi retirado do trator e
enviado para a fábrica analisar seu interior (aguarda-se o resultado dessa avaliação). As imagens
figura 2) evidenciam, entretanto, as alterações causadas no óleo lubrificante e acúmulo de carvão
no bico injetor".


"POSIÇÕES EQUIVOCADAS
Até pouco tempo atrás, observava-se que o uso do óleo bruto de girassol estava
sendo estimulado por extensionistas, em dias de campo e em feiras agrícolas, como uma
alternativa para o pequeno agricultor abastecer seus tratores. Algumas notícias apregoavam que
“o óleo de girassol pode aumentar em até 20 % o rendimento do motor sem lhe causar nenhum
problema”. O alardeamento precipitado de informações dessa natureza, confundem o leitor e
consagram resultados errôneos e/ou equivocados. Convém lembrar que o OBG; contém
glicerina, material que lhe confere alta viscosidade, tem ponto de fulgor e densidade superiores
em relação ao óleo diesel, o que já apontariam para um baixo desempenho do motor. Por ser
mais viscoso o óleo vegetal não consegue ser adequadamente pulverizado pelos bicos injetores,
não permitindo uma queima adequada do combustível, o que acabará formando depósitos nos
bicos e cabeçotes, causando , além do baixo desempenho a redução da vida útil do motor".

"CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diversos estudos foram feitos com óleos vegetais brutos (ex. canola, girassol,
algodão, soja) na década de 80, como substitutivo do óleo diesel ou misturado a ele. É certo que
em testes de curta duração o óleo vegetal puro consegue movimentar um motor diesel
desenvolvendo potência em níveis até razoáveis. Os problemas acontecem ao longo do tempo de
uso: a literatura registra principalmente a ocorrência de depósito de carvão nos pistões e bicos
injetores, falhas no sistema de alimentação e contaminação do óleo lubrificante. Por esta razão o
óleo vegetal passou a ser quimicamente modificado, constituindo-se no que se conhece como
biodiesel.

A despeito de países, como os Estados Unidos, Alemanha e França terem veículos
usando o biodiesel como combustível, em misturas de até 20% (B20), a adoção dessa prática no
Brasil deve necessariamente passar por diversos testes e experiências de viabilidade. As
principais questões ora em debate nos grupos de estudos onde participam governo, empresas do
setor automotivo e instituições públicas dizem respeito às características físico-químicas do
biodiesel (atendimento as normas EN 14214, ASTM D6751, ANP 255), nível da mistura a ser
autorizada (tem a ver com a disponibilidade do produto e atendimento à especificação do óleo
diesel comercial – ANP 310), aproveitamento do subproduto gerado pelo biodiesel, possibilidade
de pequenas alterações no motor (troca de anéis de borracha nitrílica por material mais resistente
ao desgaste, como o viton, por exemplo), sistema de distribuição dos combustíveis, incentivo à
produção de oleaginosas, entre outras. Em função disso, toda a informação que puder ser
acrescentada às discussões contribuirá para que as decisões governamentais sejam adequadas à
realidade brasileira.
Juntamente com a decisão política de autorizar o uso do biodiesel, deverão
existir incentivos à fabricação do produto, bem como garantias do fabricante do motor para a
utilização desse combustível".



Fonte:

http://www.iapar.br/arquivos/File/zip_pdf/oleobruto.pdf
Editado pela última vez por Rodox em 05 Jun 2018, 15:49, em um total de 3 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por Rodox »

E o mesmo autor teve um bom resultado:

Desempenho de motor diesel com misturas de biodiEsel de óleo de girassol
Ila Maria CorrêaI; José Valdemar Gonzalez MazieroII; Maria Regina ÚngaroIII; José Augusto BernardiIV; Moises StorinoII

IEng. Agríc., Dra., Pesquisadora do Centro de Engenharia e Automação/Instituto Agronômico (CEA/IAC)
IIEng. Agrôn., Ms., Pesquisador do CEA/IAC
IIIEng. Agrôn., Dra., Pesquisadora do Centro de Grãos e Fibras/IAC
IVEng. Agrôn. Pesquisador do CEA/IAC



"O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de misturas de biodiesel de girassol e diesel no desempenho de um motor de ignição por compressão, injeção direta. Os ensaios foram realizados em bancada dinamométrica utilizando-se as misturas B5, B10, B20 e B100 em comparação ao diesel (D). Foram analisados o desempenho do motor através da tomada de potência (TDP) com cada combustível e analisado o óleo lubrificante do motor antes e após 96 horas de uso com B100. Os resultados obtidos foram: D (40,7 kW; 271 g/kW.h); B5 (40,3 kW; 271 g/kW.h); B10 (39,8 kW; 277 g/kW.h); B20 (40,0 kW; 277 g/kW.h) e B100 (39,8 kW; 291 g/kW.h). Concluiu-se que o uso das misturas B5, B10, B20 e B100 proporcionou redução de no máximo 2,2 % na potência na TDP e um aumento máximo de 7,3 % no consumo específico de combustível. A análise do óleo lubrificante antes e após o uso com B100 detectou alterações aceitáveis, sendo a viscosidade, a presença de água e o teor de ferro os parâmetros mais expressivamente alterados".


"CONCLUSÕES

1. O uso das misturas B5, B10, B20 e B100 de éster etílico de óleo de girassol proporcionou alteração no desempenho do motor, com redução máxima de 2,2% na potência e aumento máximo de 7,3% no consumo específico.

2. A análise do óleo lubrificante após 96 horas de uso de B100 apresentou valores considerados aceitáveis para motores diesel".


Fonte:

http://www.proceedings.scielo.br/scielo ... xt&tlng=pt
Editado pela última vez por Rodox em 05 Jun 2018, 15:50, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por Rodox »

SCarrilho escreveu:Rodox, dá uma lida nessa entrevista que teu amigo de profissão deu em 2006, é exatamente o que eu defendo.


https://www.biodieselbr.com/noticias/bi ... -08-06.htm



Eu usei o termo biodiesel para criar o tópico só para dizer que poderia se usar a mistura óleo vegetal e óleo derivado do petróleo mas poderia ser usado o óleo vegetal puro.

Se dá pra usar óleo de fritura tem vídeo mostrando que sim, e esse texto que você citou fala que sim... mas não sei os impactos na vida útil do motor... eu teria que estudar isso mais a fundo... não tenho tempo agora.... Em um artigo que cito acima o motor teve problemas com o óleo lubrificante do motor nos primeiros testes com óleo de girasol puro...

Em seguida achei um outro artigo que os mesmos autores do artigo anterior citado em que dizem que deu certo usar "misturas B5, B10, B20 e B100 de éster etílico de óleo de girassol", porém não sei o que ele fez no motor, no biodiesel ou no óleo lubrificante do motor para dar certo... eu teria que estudar, mas agora não tenho tempo infelizmente... a minha vida pessoal está muito corrida ultimamente...

Sugiro você ir pesquisando teses de mestrado e doutorado feitas por esse referidos autores (Ila Maria CorrêaI; José Valdemar Gonzalez MazieroII; Maria Regina ÚngaroIII; José Augusto BernardiIV; Moises StorinoII) ... para isso use o "Google Acadêmico".

Por fim, o termo "biodiesel" você aplicou corretamente... é um óleo 100% vegetal:

"O biodiesel é um combustível para ser utilizado nos carros ou caminhões com motores diesel, feito a partir das plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal). O biodiesel só pode ser usado em motores a diesel, portanto este combustível é um substituto do diesel".

Fonte:

https://www.biodieselbr.com/biodiesel/d ... diesel.htm


Bons estudos pra você!

Abraços, :friend:
Editado pela última vez por Rodox em 05 Jun 2018, 16:14, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por Rodox »

Me lembro que li em algum lugar se não me engano foi na revista Quatro Rodas da época dos anos 70 para 80 que os primeiros carros a álcool tiveram sérios problemas desde corrosivos aos metais em contato com o álcool como até o óleo lubrificante que formava borras... então nos meados dos anos 80 o problema já tinha sido resolvido. Veja que na época existia óleo lubrificante para motor a álcool e hoje existe óleo para motor flex.

O que sei que muda é que tem um aditivo especial pra trabalhar a proteção contra o ataque o álcool ao óleo. Se não me engano, salvo melhor juízo este aditivo teria haver com ele ser um tipo de base para neutralizar os ácidos da combustão do álcool... e essa propriedade do óleo é conhecida como Índice de Basicidade Total (Total Base Number - TBN).

Assim esses autores devem ter encontrado alguma solução para o óleo do motor usando biodiesel não ser atacado e destruido e também para o motor não carbonizar.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por SCarrilho »

Valeu pelos posts, vi um desses artigos aí por alto e o cara disse que sim, eles tentaram usar o óleo vegetal mas por algum motivo desistiram. Vou olhar depois com mais calma.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por Rodox »

Disponha!

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por bleidao »

É excelente essa discussão.

O que meu tio, adorador de veículos automotores e que vivenciou toda essa época (apaixonado por veículos anteriores à crise do petróleo assim como eu) diz que, com a crise, houve uma enorme disputa para a criação de um combustível sintético e que fosse pelo menos tão eficiente quanto a gasolina.

Como no Nordeste do Brasil era um dos maiores produtores da cana-de-açúcar, o governo investiu pesado na transformação dessa cana em um combustível eficiente para veículos automotores.

De longe, foi uma excelente iniciativa, já que não é poluente e também tinha um desempenho superior ao já utilizado.

Aí começou-se a utilizar o álcool no Brasil.

Diversos pesquisadores no mundo todo vieram ao Brasil para estudar a forma como esse combustível era produzido. Eles também precisavam desenvolver um combustível eficiente e que fosse tão "barato" quanto o álcool para que seus veículos funcionassem.

No Brasil deu certo até hoje porque éramos auto suficientes em cana de açúcar (ainda somos).

O governo obrigava as refinarias a produzir o combustível, já que produzir o açúcar e exportar era muito mais lucro para as refinarias. Só que, em meados dos anos 2000, quando o Governo passou a mascarar os problemas administrativos no nosso país para continuarem a se beneficiar com toda essa roubalheira que começou a aparecer nos últimos anos, o álcool passou a ser mais "escasso" e com o aumento da frota de veículos movidos a esse combustível que vieram para o país (Flex), o combustível foi sofrendo um aumento. Foi aí que o Governo começou a misturar o álcool na gasolina mais do que já era misturado para mascarar a falha administrativa e "incentivar" as refinarias a produzirem esse combustível, obrigando o brasileiro a consumir mesmo a gasolina sendo mais "beneficente" para o motor.

Mas quem lembra que no início dos anos 2000 o litro de álcool custava menos de R$0,50?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por Rodox »

Bleidão,

O etanol só é mais barato que a gasolina porque ele é subsidiado pelo governo, no exterior é no máximo 15% de etanol na gasolina... se ganha em autonomia (km/litro). E como eu disse acima a gasolina brasileira é a 2ª mais cara do mundo dos países produtores de petróleo... e o Brasil é o único que tem 27% de etanol na gasolina... então a nossa gasolina tem menos energia e fica mais cara ainda se for converter o preço para valor de energia ao invés de litro do combustível.

No final dos anos 80 começou a faltar álcool nas bombas :bum: :bum: :bum: :bum: e as vendas de carro movido a álcool despencaram para praticamente nada no logo no início dos anos 90 ... Isso o povo esquece!!!

Imagem

Fonte:

https://jornalggn.com.br/blog/ronaldo-b ... -a-partir-


"Porém, esse ciclo virtuoso do combustível no país começou a ser interrompido em 1985, quando o preço do petróleo voltou a cair e foram retirados os subsídios para a produção do álcool hidratado, que começou a faltar nas bombas dos postos de gasolina em 1989, abalando a credibilidade do programa.

“A falta de etanol nos postos foi um acontecimento dramático, porque eram veículos totalmente dedicados a esse tipo de combustível. Não tinha como abastecer os carros com gasolina”, relembrou Georg Pischinger, engenheiro austríaco, que desenvolveu o motor a álcool utilizado pela subsidiária brasileira da Volkswagen nos modelos de automóveis Kombi, Fusca, Passat e Brasília fabricados na época.

Com essa e outras medidas, como a continuidade da adição de 25% de álcool anidro na gasolina, o Proálcool conseguiu sobreviver e as indústrias automotivas continuaram trabalhando no desenvolvimento de tecnologias, principalmente de injeção eletrônica, para automóveis movidos a álcool.

Isso tudo, segundo os pesquisadores presentes no evento, resultou na criação das bases para o desenvolvimento do sistema flex fuel no Brasil em 2003, que foi o grande responsável por recuperar a confiança do consumidor brasileiro no etanol".



Fonte:

https://jornalggn.com.br/blog/luisnassi ... a-o-etanol


E para quem pensa que álcool (etanol) é limpo em relação a gasolina, veja este teste de um motor FLEX.

Em todos os poluentes a gasolina (aliás gasool - 22% de álcool) só polui mais no CO2, isso porque o álcool polui 7,5% a menos de CO2 que a gasolina.

O etanol em um motor flex só não produz o Material Particulado - MP, porém produz os gases poluentes descritos abaixo, que são em maiores teores que o motor flex usando somente gasolina. Mas também a gasolina pura não tem aldeíodo (RCHO) que é também um gás que polui o meio ambiente, e quanto maior o teor de etanol na gasolina maior é a emissão de aldeíodos (RCHO), ou seja, é uma faca de dois gumes... não tem MP mas tem aldeíodos.
- monóxido de carbono - CO;
- óxidos de nitrogênio - NOx;
- aldeíodos - RCHO;
- hidrocarbonetos não-metano - NMHC;
- metano - CH4.

Vale também lembrar que felizmente em 2014 foi lançada a gasolina S50 (50 ppm de enxofre), sendo que antes eram 800 ppm de enxofre, assim o meio ambiente agradece!

No teste tem três combustíveis:
- etanol - 100%;
- A85 - 85% etanol e 15% gasolina;
- A22 - gasool (22% etanol e 78% gasolina)

Veja o artigo no link abaixo:

http://www.proceedings.blucher.com.br/p ... /PAP51.pdf

E no site do Ministério do Meio Ambiente tem o Inventário Nacional de Emissões Atm. de Veículos 2013, nele também se observa que motor FLEX polui mais usando álcool. Veja as emissões na Tabela 6 na página 33:

http://www.mma.gov.br/images/arquivo/80 ... s_2013.pdf

Outra coisa que digo aqui é que é uma hipocrisia dizer que álcool é ecológico... e o povo vai na valsa. Já imaginaram quantas florestas são derrubadas para se plantar cana de açúcar? Cadê o ecologicamente correto nisso? Já imaginaram se o Brasil fosse o maior exportador do mundo de álcool para veículos automotores?... Além de acabar com as florestas, os produtores rurais iriam parar de produzir por exemplo arroz e feijão para produzir cana, então iria faltar feijão e arroz no mercado interno, então a gente teria que importá-los!

Tenho um Gol ano 1990, a gasolina, e na Inspeção Ambiental de São Paulo-SP de 2010 a 2013, os carros movidos a álcool tinham tolerâncias maiores de poluição de HC. E não dizem que carro a álcool polui menos?

Dizem que "Só após a tal compensação pelo que a planta do etanol, a cana de açúcar no caso, tira de poluentes durante sua vida." Mas as florestas que foram derrubadas e as plantações de verduras e grãos e etc também tiram esse CO2... e a cana-de-açúcar tira as florestas.

E a propósito... CO2 quem mais produz são os seres humanos... respiram 24 horas por dia... somos mais de 7 bilhões no mundo... já carros ficam em funcionamento em média uns minutos por dia para ir e voltar do trabalho e olhe lá..., exceto nas grandes metrópolis como São Paulo/SP... que o trânsito é caótico no horário de pico. E também o gado produz muito CO2... então é conversa fiada desse efeito estufa ser só por conta dos motores de combustão interna...

E ainda os 15 maiores navios do mundo emitem mais NOx do que todos os automóveis do planeta conforme artigo do link abaixo:

https://www.razaoautomovel.com/2017/03/ ... automoveis

Carro elétrico polui indiretamente... as Usinas Hidrelétricas desmatam florestas para fazer represas para as turbinas, veja o caso Belo Monte. E quando a represa está baixa se tem que usar as Usinas Térmicas que poluem muito ou Nuclear que tem o lixo radioativo e risco de acidente nuclear como o de Chernobyl e o do Fukushima/Japão.

E o descarte das baterias dos carros elétricos ou reciclagem será que vinga? Pois não vejo ninguém reciclar bateria de celulares que é o mesmo princípio... ions de lítio, nem mesmo pilhas AAA Duracel, Rayovac, etc, de relógio, lanterna, etc. Comprar celular, pilha é fácil, vai você querer descartar isso em algum lugar de coleta... se achar ótimo nas metrópolis, mas nas cidades do interior duvido que a maioria delas tenha pontos de coleta.

E ainda reciclar tem seu custo, lembro que li uma vez uma revista do ramo marítimo que a Polícia Federal uma vez apreendeu no Porto de Santos lixo doméstico e lixo reciclável vindo da Europa... Vejam uma reportagem do tipo no link abaixo:

Contêiner com lixo doméstico europeu chega a porto no RS - 17/ago/2010:

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/c ... 76802.html


Assim se lixo reciclável alguns não reciclam... mandam para os países de terceiro mundo... então será que os jogos de baterias de lítio de um carro elétrico serão de fato reciclados?

Se temos que diminuir o uso de combustíveis fósseis a solução seria o governo investir melhor em transporte público, pois o metrô e os trens estão num ritmo de crescimento insatisfatório com relação ao da população. No ônibus, metrô ou trem a gente parece dentro de uma lata de sardinha. Pois se um dia o transporte público for no nível de Londres, Nova York etc, aí sim muita gente vai deixar o carro na garagem e então o meio ambiente vai agradecer.

Por fim, a pessoa ecologicamente correta que mora nas grandes metrôpoles como por exemplo São Paulo/SP, ao invés de ir trabalhar de carro, poria ir de transporte coletivo ou alugar a própria casa e alugar outra próxima ao trabalho, podedo assim ir trabalhar a pé. Assim unido o útil e o agradável e ganhando qualidade de vida fugindo desse trânsito caótico que é aqui em São Paulo/SP, onde para se andar 15 km se leva mais de 1 hora no horário de pico (7:00 às 10:00 hs e 16:00 às 20:00 hs).

Eu por exemplo vou trabalhar de ônibus, pois não suporto o trânsito caótico de São Paulo/SP, trabalho a uns 5 km de casa... em torno de 30 minutos chego no meu trabalho. Ganhei qualidade de vida deixando o carro na garagem para ir trabalhar... :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu: Petróleo é muito barato... veja abaixo que nas Arábias (Arábia Saudita, Iraque, Líbia e Irã) a gasolina é vendida a preço de banana... e nos EUA a gasolina é vendida pela metade do preço daqui do Brasil. E ainda veja que entre os países produtores de petróleo o Brasil é o que tem a 2a gasolina mais cara do mundo. A culpa disso: a nossa carga abusiva de impostos!

A nossa gasolina já está cara... pago R$ 4,90 no litro da gasolina Ipiranga DT Clean (antes da greve dos caminheiros de 15 dias atrás pagava R$ 4,60), então se a gasolina tiver que subsidiar além do etanol também o biodiesel que preço ficará? Outra hipótese é o próprio diesel subsidiar o biodiesel... a ideia é boa, mas o problema é que o governo dificilmente vai querer perder mais alguma margem de impostos.

Então o povo ao invés de protestar contra o aumento da passagem de ônibus coletivo devia protestar o aumento da gasolina, do etanol e do diesel. Mas quando o povo vai sair de cima do muro?
Isso é verdade !
Gasolina está um absurdo, e ninguém protesta nem nada :bum:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por bleidao »

Na verdade o brasileiro é acomodado. Abaixar a cabeça e aceitar tudo o que o governo impõe em benefício dos políticos e não da população se tornou a principal tradição brasileira.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Porque o Brasil investiu no etanol e não no biodiesel?

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Na verdade o brasileiro é acomodado. Abaixar a cabeça e aceitar tudo o que o governo impõe em benefício dos políticos e não da população se tornou a principal tradição brasileira.
Isso é verdade :tont:
Responder

Voltar para “Diversão / Bate Papo / Assuntos Gerais”