Farol baixo em rodovias

Espaço de orientações e curiosidades sobre nossa legislação do transito.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Farol baixo em rodovias

Mensagem por JCX »

E aí rapaziada mais uma viadagem...

Sancionada lei que obriga motorista a transitar com farol baixo aceso em rodovias

Mais um mecanismo pra tirar dinheiro do motorista, vergonha!

E mais, as multas serão reajustadas de 52 a 66% a partir de novembro se não me engano.

Matéria completa: http://g1.globo.com/carros/noticia/2016 ... o-dia.html
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por Rodox »

Eu já tenho o hábito de usar os faróis baixos durante o dia nas rodovias, então não será tão difícil pra mim se adaptar... pois acredito que assim é mais fácil de um motorista imprudente me perceber.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por Bill »

Não entendi .....


Viadagem ??? Vergonha ??? Tirar dinheiro ???
Tens o costume de desrespeitar as leis ???
Achei ótima a medida !!! Já foi mais que comprovado por diversos estudos que numa rodovia ou mesmo na cidade o mesmo veículo com o farol aceso durante o dia fica coisa de 500% mais visível aos outros motoristas e pedestres !!!! Medida de estrema segurança para todos .....
Já uso farol baixo durante o dia a alguns anos, mas como aqui ninguém acata coisas boas, até que enfim fizeram a lei para obrigar as pessoas a agirem de uma forma mais correta ......
Quanto ao reajuste dos preços das multas também acho que demorou demais !!!! Hoje em dia esta muito barato tomar multa !!!! Por isso o crescente número de mortes no trânsito, ninguém respeita a vida !!!!! Esses valores de multas estão congelados desde a criação do nosso CTB !!!! Mais de 15 anos sem reajuste !!!!!


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por JCX »

Bill, a lei tem que ser cumprida obviamente mas não pode ser discutida?

Ao meu ver é sim desnecessária, eu enchergo muito bem tanto de dia quanto a noite.

Imprudência de motorista ou pedestre pode causar acidentes ou mortes com farol aceso ou não.

Com relação as multas, sou super a favor do aumento desde que o valor seja destinado a melhorias no trânsito.

Respeito sim as leis, só não aceito calado certos absurdos.

Abraço.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por bleidao »

Eu acho uma boa mesmo essa lei. Eu sempre uso farol baixo durante o dia. Acostumei usando a moto.
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por Bill »

JCX,


A questão não é enxergar e sim ser visto !!!!
Qdo vc for viajar olhe pelo retrovisor e veja qual carro vc enxerga com mais facilidade, o que esta com farol apagado ou que esta com o farol aceso ......
A pesquisa indicou ainda que os carros brancos e prata são os que mais se beneficiam da medida, pois são mais fáceis de serem "camulflados" digamos assim .....
A imprudência não tem como evitar, seja de farol aceso ou apagado, mas nos casos que acontecem acidentes onde algum envolvido não tenha visto o veículo diminuirão bastante, pode apostar ....
E, o dinheiro arrecadado com multas só pode ser utilizado em benfeitorias para o trânsito ..... se alguém aplica esse dinheiro em outro lugar ou de outro modo esta cometendo crime de responsabilidade .... mas, aqui é Brasil meu amigo ......


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por bleidao »

Realmente não vemos melhorias no transito e em estradas com a grana arrecadada em multas e impostos.
Mas isso compete a nós ao elegermos os políticos.
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por JCX »

E aí Bill e Bleidão blz?

Na minha humilde opinião essa medida é tão eficaz quanto estocar vento.

Ver e ser visto somente em rodovias, na cidade não precisa?
Projeto de lei meia boca não?


Acho que o intuito principal é a polícia rodoviária pegar quem usa xenon e não está devidamente regularizado.

Imagina a situação: tenho xenon, mas como sou Mallandro não acendo os faróis, o guarda me para e aplica duas multas, uma por não acender os faróis e outras pro usar xenon.

A aplicação das multas está correta e amparada pela lei, porém, se o intuito é ver e ser visto, com o uso do xenônio não serei visto da mesma forma ou até mesmo de mais longe?

Quanto a devolução do $$$ em forma de melhorias acho que é utopia mesmo assim como a política sem corrupção, o novo governo assumiu a bucha ontem e já começou a se deafazer.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por bleidao »

Eu acho enorme a diferença entre ser visto em rodovias e cegar o motorista que vem em direção contrária.

Sempre quando pego um infeliz com Xenon na minha frente, minha vontade é voltar e apedrejar o carro dele.
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 16 Fev 2015, 08:45
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por AdrianoSocial »

Jovem, que opinião absurda é essa?

Toda sua habilidade em dirigir na cidade não vale nada quando você pega uma rodovia, são trânsitos completamente diferentes, e tem muito motorista que acaba morrendo por causa disto, porque acostumado ao trânsito da cidade achando que sabe alguma coisa vai pra rodovia e acaba morrendo fácil. Transitar em rodovia é tenso, um erro, um descuido e pronto, a morte te pega.

A medida é boa sim, e uma forma de obrigar você a segui-la é a multa, infelizmente as pessoas em qualquer lugar do mundo só vão obedecer se forem obrigadas. Pesar no bolso é a única forma de se obedecer a lei de trânsito.

Se tem dúvidas quanto a isto, procure um engenheiro de trânsito, ele deve clarear mais sobre o assunto, afinal ele estudou pra tomar decisões como esta.
JuulinxD
Membro
Membro
Mensagens: 268
Registrado em: 16 Mar 2016, 12:44
Carro: Gol CL 1988 - AP 1.6
Localização: Cachoeira do Campo - MG

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por JuulinxD »

Duvida, Farol neblina e valido nessa lei ?
Resolução confusa...
Não especifica se os milhas são validos :S
Imagem

[glow=red]Gol CL 1988 AP 1.6 Azul ilhéus[/glow] --[glow=black][ x ] viewtopic.php?f=1&t=37600[/url][/glow][/b]
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por JCX »

bleidao escreveu:Eu acho enorme a diferença entre ser visto em rodovias e cegar o motorista que vem em direção contrária.

Sempre quando pego um infeliz com Xenon na minha frente, minha vontade é voltar e apedrejar o carro dele.
Também odeio xenon indo ou vindo.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por JCX »

AdrianoSocial escreveu:Jovem, que opinião absurda é essa?

Toda sua habilidade em dirigir na cidade não vale nada quando você pega uma rodovia, são trânsitos completamente diferentes, e tem muito motorista que acaba morrendo por causa disto, porque acostumado ao trânsito da cidade achando que sabe alguma coisa vai pra rodovia e acaba morrendo fácil. Transitar em rodovia é tenso, um erro, um descuido e pronto, a morte te pega.

A medida é boa sim, e uma forma de obrigar você a segui-la é a multa, infelizmente as pessoas em qualquer lugar do mundo só vão obedecer se forem obrigadas. Pesar no bolso é a única forma de se obedecer a lei de trânsito.

Se tem dúvidas quanto a isto, procure um engenheiro de trânsito, ele deve clarear mais sobre o assunto, afinal ele estudou pra tomar decisões como esta.
Adriano acho que não ficou claro.
É óbvio que dirigir na cidade e em rodovias é muito diferente. O que eu acho é o seguinte: se é medida de segurança porque a obrigatoriedade somente em rodovias?

Ruim de roda tem na cidade e na estrada, com faróis acesos ou não.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por JCX »

JuulinxD escreveu:Duvida, Farol neblina e valido nessa lei ?
Resolução confusa...
Não especifica se os milhas são validos :S
Feita nas coxas...

Se souber nos avise
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por bleidao »

Então... você terá que andar apenas com os faróis baixos em rodovias. Lembrando que não apenas nas federais. Rodovias são consideradas quaisquer pistas. Inclusive dentro da cidade.

As milhas não são faróis.
JuulinxD
Membro
Membro
Mensagens: 268
Registrado em: 16 Mar 2016, 12:44
Carro: Gol CL 1988 - AP 1.6
Localização: Cachoeira do Campo - MG

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por JuulinxD »

bleidao escreveu:Então... você terá que andar apenas com os faróis baixos em rodovias. Lembrando que não apenas nas federais. Rodovias são consideradas quaisquer pistas. Inclusive dentro da cidade.

As milhas não são faróis.
E porque em alguns países o milha e considerado: faróis diurnos (DRL – daytime running lights)
Pesquisando em alguns sites, falam que os DRL pode ser usados ao invés do farol baixo.

E me parece que o Brasil ta seguindo uma lei de 2011 dos países Europeus, e lá os milhas e válido...
Mas Brasil é Brasil. :lok:
Imagem

[glow=red]Gol CL 1988 AP 1.6 Azul ilhéus[/glow] --[glow=black][ x ] viewtopic.php?f=1&t=37600[/url][/glow][/b]
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por bleidao »

Galera... me equivoquei. Lendo um pouco mais a respeito dessa lei, dentro de bairro não será obrigatório. Apenas em Rodovias.
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 16 Fev 2015, 08:45
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por AdrianoSocial »

bleidao escreveu:Galera... me equivoquei. Lendo um pouco mais a respeito dessa lei, dentro de bairro não será obrigatório. Apenas em Rodovias.
Em trechos em que a rodovia corta a cidade não será necessário?
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por bleidao »

Será necessário sim... as que cortam a cidade. Dentro de bairro que não será obrigatório. Pelo menos por enquanto. Aqui no ES, por exemplo, os bairros ficam afastados, sendo ligados por rodovias estaduais.
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Farol baixo em rodovias

Mensagem por JCX »

Pro isso que acho desnecessária essa lei.

Meio dia, 30° C na sombra, sol de rachar e eu com os faróis acesos para ser visto. Não entra na minha cabeça.

Meio dia, chuva ou neblina é automático acender os faróis pelo menos pra mim.

Em rodovias federais e municipais o uso é obrigatório sob pena de multa, mas na cidade o uso é facultativo?

Coerente não?
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Responder

Voltar para “Leis de transito”