[IMPORTANTE] Inspeção ambiental veicular - Controlar

Espaço de orientações e curiosidades sobre nossa legislação do transito.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
xxZehxx
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Nov 2008, 17:46
Carro:
Localização: São Paulo / SP

[IMPORTANTE] Inspeção ambiental veicular - Controlar

Mensagem por xxZehxx »

Aê galera, blz?

Como muitos sabem, este ano todos os veículos de São Paulo (capital) deverão fazer a vistoria do Controlar.

O que acham de falarmos nossas experiências aqui e dicas para que possamos ser aprovados. Conforme a galera for fazendo a vistoria, deixam aqui seus depoimentos.

Para os carros originais acho que o motor estando bem reguladinho e com o catalisador devem passar sem problemas. O ruim é que nem todos os gols vieram com catalisador de fábrica né?

Agora e no meu caso?

Tenho um gol turbinado e legalizado, porém no documento está na Gasolina, mas rodo com Álcool. O que vou fazer? Baixar a pressão para 0,2 kg e colocar gasolina? Vou ter que passar o doc pra álcool? Mesmo assim, a mistura de carros turbo são mais ricas. Será que a inspeção já prevê isso para carros modificados? Será que eles pensaram nesta cota de carros modificados e legalizados?

Fica aí minha opinião, mas estou muito cabreiro com essa inspeção! rs

Abraços
Avatar do usuário
allan2010
Membro
Membro
Mensagens: 100
Registrado em: 09 Jan 2010, 21:04
Carro:
Localização: Sp

Mensagem por allan2010 »

boaa...alguem já fez??? :drink: :drink:
É o CLUBE MANÉ
Avatar do usuário
sam_diboa
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 1720
Registrado em: 24 Set 2008, 10:28
Carro: Voyage
Localização: São Paulo - Pirituba

Mensagem por sam_diboa »

Eu nao fiz e nao vou fazer!!! :glare:
Imagem
xxZehxx
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Nov 2008, 17:46
Carro:
Localização: São Paulo / SP

Mensagem por xxZehxx »

Então, a minha só é em Setembro/Outubro... troquei uma idéia com meu mecânico, e ele falou que como meu carro tá injetado com os bicos muito abertos, ele acha que eu devo descolar os bicos originais, colocar o escape com catalisador, tirar toda a pressão do turbo, colocar gasolina e arriscar... mas ele não me garante a aprovação...

Por enquanto, pra mim, a melhor idéia é essa... ah não ser pelo custo. hehe mas vou ver se descolo as peças emprestadas só pra vistoria....

Este tópico tá meio apagado, vou ver se os moderas podem mandar MP pra galera sobre isso... acho que este assunto deve interessar pra mta gente...
além do que, mta gente já deve ter feito...

Abraços
Avatar do usuário
ricardo audi
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 02 Out 2009, 21:43
Carro:
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por ricardo audi »

acho q nem precisa tudo isso de baixar pressao e al

so trar a mangueira da pressurização ja era nao vem nada de turbo.......simples

meu despachante q fez minha legalizaçãofalou q esta de boa para carros legalizados...

c no me engano tb..so precisa catalizador carros a partr de 92

antes disso nao existia catalizador entao nao precisa colocar...

enfim....é ir sem vazamentos de oleo....com o canister LIGADO....respiro da tampa de valvula LIGADO tmb...pq senao reprova....

e o carro ou turbina nao pode estar fumando...fumou ja era reprovado..

acho q é isso..
abç
Imagem
Drag Race: Because unlike football, baseball and basketball... racing requires two balls
Avatar do usuário
AndersonFio
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1529
Registrado em: 09 Jun 2009, 09:25
Carro:
Localização: São Paulo -Z/S

Mensagem por AndersonFio »

Galera conversei com um pessoal e falaram que o carro tem que estar sem vazamentos e com tudo funcionado e ligado como o Ricardo falou se o seu carro tiver catalisador de FABRICA ok se o seu carro for mas velho e não tiver o catalisador que veio de FABRICA não precisa colocar cada carro tem a sus tolerancia na hora da inspeção,se o seu carro for turbo e tiver no doc não tem problema nenhum se o carro tiver certinho vai passar numa boa ja via carros mas novos injetados turbo e rebaixado legalizado passando numa boa.Fica ai o coenhcimento que eu tenho sobre essa inspeção eu tenho um carro a dieesel e ja fiz duas vezes os caras olham tudo do motor mas é sussa dependo do cara que faz a vistoria todo carro tem a sua tolerancia ate onde vai acelera MAX RPM e o tanto de poluentes que pode soltar,agora é so esperar a hora chegar eu tenho uma parati 93 e vou ter que fazer tbm.

uma Dica ai para quem não quiser fazer a vistoria pode passar o carro para outro lugar como para taboao da serra,diadema,sao bernado do campo, entre outros esses locais ainda não atingiram a quantidade de carros para ser efetuada a vistoria.

Espero ter ajudado em alguma coisa qualquer coisa estamos ai ANDERSONFIO. :uia:
Avatar do usuário
DJ Ricardo Santos
Membro
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 02 Jan 2009, 15:52
Carro:
Localização: São paulo - Zona SUL

Mensagem por DJ Ricardo Santos »

Esse lance de desligaer mangueira nao cola, eles olham primeiro as mangueiras justamente, pis vai um sensor de poluição dentro do capo com ele fechado e outra la atras na boca do escape.....qualquer bafo de combutivel ou vapor saindo de alguma mangueira no motor reprova sim......nem semopre a reprovação é na ponta do escapamento, reprova tb pelo segundo sensor que eles colocam em cima do motor pra ver se tem bafo poluente do cabneçote ou magueira rachada, furada ou solta...cuidado aq esta tatica nao funciona, melhor nao arriscar e quebrar no despachante.
Quer carro novo e bonito?! compra uma Ferrari, gol quadrado é velho e bonito, e daí??
Avatar do usuário
ricardo audi
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 02 Out 2009, 21:43
Carro:
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por ricardo audi »

DJ Ricardo Santos escreveu:Esse lance de desligaer mangueira nao cola, eles olham primeiro as mangueiras justamente, pis vai um sensor de poluição dentro do capo com ele fechado e outra la atras na boca do escape.....qualquer bafo de combutivel ou vapor saindo de alguma mangueira no motor reprova sim......nem semopre a reprovação é na ponta do escapamento, reprova tb pelo segundo sensor que eles colocam em cima do motor pra ver se tem bafo poluente do cabneçote ou magueira rachada, furada ou solta...cuidado aq esta tatica nao funciona, melhor nao arriscar e quebrar no despachante.
pelo q sei a turbina so sopra vento.....em alguns casos c tivr fumando ela manda oleo tmb...mas ai c tiver fumando vai reprovar de qualquer jeito
c apenas deixar sm pressurização nao vai vapor de nada pq nao tem combustivel na turbina....
Imagem
Drag Race: Because unlike football, baseball and basketball... racing requires two balls
Avatar do usuário
romarps
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1311
Registrado em: 27 Set 2008, 20:10
Carro:
Localização: ZS - Embu das Artes - SP

Mensagem por romarps »

Vocês que estão querendo tirar o mangote de pressorização! Vocês estão esquecendo que tem um dosador e bomba de combustivel com mais ou menos uns 5 a 7Kg depedendo da preparação!!!!
Vai sair mais combustivel pela entrada da mufla do que vai para o motor!!!
Não vai dar certo, a não ser que lige o combustivel somente na entrada do carburador e não na mufla, ai sim terá uma mistura ideal e original e não vai ter retorno de combustivel!!!
A respeito de "meu carro é gasolina e rodo com alcool", compra os gicleur originais... o kit reparo tá uns 40,00, só o gicleur acha por uns 10 conto em dismanche!
Avatar do usuário
ednei.souza
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2478
Registrado em: 28 Dez 2006, 17:33
Carro: Voyage 1.9T/Audi A3
Localização: São Paulo - Jaraguá - Z/O

Mensagem por ednei.souza »

ricardo audi escreveu:
DJ Ricardo Santos escreveu:Esse lance de desligaer mangueira nao cola, eles olham primeiro as mangueiras justamente, pis vai um sensor de poluição dentro do capo com ele fechado e outra la atras na boca do escape.....qualquer bafo de combutivel ou vapor saindo de alguma mangueira no motor reprova sim......nem semopre a reprovação é na ponta do escapamento, reprova tb pelo segundo sensor que eles colocam em cima do motor pra ver se tem bafo poluente do cabneçote ou magueira rachada, furada ou solta...cuidado aq esta tatica nao funciona, melhor nao arriscar e quebrar no despachante.
pelo q sei a turbina so sopra vento.....em alguns casos c tivr fumando ela manda oleo tmb...mas ai c tiver fumando vai reprovar de qualquer jeito
c apenas deixar sm pressurização nao vai vapor de nada pq nao tem combustivel na turbina....
nao sei nao... se o carro sai de fabrica com o catalizador e vc chegar sem ele.. acho que é reprovado...
Voyage GL 1.9Ti
Avatar do usuário
AndersonFio
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1529
Registrado em: 09 Jun 2009, 09:25
Carro:
Localização: São Paulo -Z/S

Mensagem por AndersonFio »

ednei.souza escreveu:
ricardo audi escreveu:
DJ Ricardo Santos escreveu:Esse lance de desligaer mangueira nao cola, eles olham primeiro as mangueiras justamente, pis vai um sensor de poluição dentro do capo com ele fechado e outra la atras na boca do escape.....qualquer bafo de combutivel ou vapor saindo de alguma mangueira no motor reprova sim......nem semopre a reprovação é na ponta do escapamento, reprova tb pelo segundo sensor que eles colocam em cima do motor pra ver se tem bafo poluente do cabneçote ou magueira rachada, furada ou solta...cuidado aq esta tatica nao funciona, melhor nao arriscar e quebrar no despachante.
pelo q sei a turbina so sopra vento.....em alguns casos c tivr fumando ela manda oleo tmb...mas ai c tiver fumando vai reprovar de qualquer jeito
c apenas deixar sm pressurização nao vai vapor de nada pq nao tem combustivel na turbina....
nao sei nao... se o carro sai de fabrica com o catalizador e vc chegar sem ele.. acho que é reprovado...

Se o carro saiu de fabrica com o catalisador vc vai ter que colocar se nao tiver é reprovado na hora,o sensor que é colocado em cima do motor ele so serve para medir as vibrações do motor mas nada ele conseguem ver o nivel de ruido se tiver muito ruido é sinal que o seu motor não está muito bom ele podem reprovar por isso podem alegar que o seu motor está indo pro saco.
danilo_fatal
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 21 Set 2009, 15:53
Carro:
Localização: ITUPEVA

Mensagem por danilo_fatal »

cara o meu gol e 1000 e ta com os kits do 1.6 a alcool sera que vou ter problema e deixar desta forma


sei que vou ter que comprar o catalizador quanto a transformação sera que vou ter problemas
Avatar do usuário
ranjas
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 547
Registrado em: 14 Dez 2007, 23:28
Carro:
Localização: Limeira/SP

Mensagem por ranjas »

mo palhaçada mudar td no carro pra fazer vistoria.....de que adianta fazer vistoria de o povo troca td e faz a viatoria e depois muda td de novo depois da vistoria....

e tem q ter vistoria em td lugar mesmo....tem uns carro q anda por ae q vixe maria.....parece carro movido a lenha....essas coisas deviam ir pro ferro velho
se o carro ta regulado e td em odem nao tem pq nao aprovar...
Gol 1.8 Gl - 91 - TLDZ
azul/verde
RodrigoSM
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 524
Registrado em: 15 Mai 2009, 18:37
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por RodrigoSM »

Galera, deêm uma olhada como é feita a medição, consta todos os pré requisitos para ter o carro aprovado.


A inspeção de veículos do ciclo Otto é realizada conforme Resolução CONAMA n.º 07/93 e Portaria n.º 04/SVMA-G/2009 e segue os seguintes passos:

PRÉ-INSPEÇÃO VISUAL

Dela fazem parte:
- Verificação da compatibilidade com o cadastro do DETRAN, no tocante á:
 Cor
 Combustível
 Categoria
 Marca/modelo
Caso veículo apresente pelo menos uma das irregularidades acima, o veículo é considerado REJEITADO, não podendo realizar a inspeção, recebendo então, o respectivo Relatório de Inspeção.

- Pré- inspeção visual propriamente dita
Antes de iniciar a inspeção, o Inspetor deverá proceder a uma pré-inspeção visual do veículo para verificar se o mesmo está apto a ser inspecionado onde serão verificados:
 Funcionamento irregular do motor.
 Emissão de fumaça visível (exceto vapor d'água)
 Vazamentos aparentes (lubrificante:- gotejamento/combustível/água)
 Alteração do sistema de escapamento (corrosão excessiva, furos, falta de componentes)
Caso o veículo apresente pelo menos uma das irregularidades acima, o veículo será considerado REJEITADO, não podendo iniciar os procedimentos de inspeção, sendo então, emitido o Relatório de Inspeção.

INSPEÇÃO VISUAL
Caso o veículo não tenha sido rejeitado, será encaminhado para a inspeção visual.

Na inspeção visual, serão verificados a existência e o estado aparente dos itens de controle de emissão, previstos para a respectiva marca/modelo/ano do veículo.

- Sistema PCV (ventilação positiva do cárter) ausente ou danificado.
- Fixação, conexões e mangueiras do sistema PCV, irregulares.
- Sistema EGR (recirculação de gases de escapamento) ausente ou danificado.
- Fixação, conexões e mangueiras do sistema EGR, irregulares.
- Cânister ausente ou danificado.
- Fixação, conexões e mangueiras do cânister, irregulares.
- Presença, tipo de aplicação, estado geral, verificação do conteúdo e fixação do catalisador, irregulares.
- Presença, fixação e conexão elétrica de sonda lambda, irregulares.
- Sistema de injeção de ar secundário ausente ou danificado.
- Fixação da bomba e/ou conexões do sistema de injeção de ar secundário, irregulares.

Caso veículo apresente pelo menos uma das irregularidades acima, o veículo é considerado REPROVADO, porém mesmo assim é submetido à medição das emissões dos gases.

Antes de iniciar a medição das emissões de gases, o veículo pode ser selecionado para ser submetido à inspeção de ruído.

MEDIÇÃO DE GASES

No veículo que for movido por mais de um combustível, serão efetuados os testes com cada um dos combustíveis.

Antes da medição das emissões de gases, deve-se determina a verificação da rotação de marcha lenta. Se o valor encontrado para a marcha lenta estiver fora da faixa especificada, o veículo é considerado REPROVADO, porém mesmo assim é submetido à medição das emissões dos gases.

Para a execução das medições de emissões de gases, será seguida a seqüência abaixo descrita, que será orientada pelo software instalado no computador do equipamento:
- Posicionamento da sonda no escapamento do veículo.

- Previamente à medição dos gases de escapamento, deverá ser realizada a descontaminação do óleo do cárter mediante a aceleração em velocidade angular constante, de 2500 ± 200 RPM, sem carga e sem uso do afogador, durante um período mínimo de 30 segundos.

- Após a descontaminação de 30 segundos, o equipamento inicia automaticamente a medição dos níveis de concentração de CO, HC e diluição dos gases de escapamento do veículo a 2500 RPM ± 200 RPM, sem carga.

- Se os valores medidos atenderem aos limites estabelecidos, o motor deverá ser desacelerado e novas medições deverão ser realizadas sob o regime de marcha lenta. Em caso de aprovação, será emitido o certificado de Aprovação do Veículo.

- Se os valores de CO e HC medidos em regime de 2500 ± 200 RPM após a descontaminação de 30 segundos, não atenderem aos limites estabelecidos, o motor deverá ser mantido em aceleração por um período total de até 180 segundos, durante o qual o equipamento deverá efetuar medições sucessivas dos níveis de concentração de CO, HC e diluição dos gases de escapamento.

- Tão logo o equipamento obtenha resultado que possibilite a aprovação do veículo durante o limite de 180 segundos, o motor deverá ser desacelerado e novas medições deverão ser realizadas sob o regime de marcha lenta. Se, depois de decorrido o tempo de 180 segundos, os resultados das medições ainda estiverem acima dos limites, o motor deverá ser desacelerado e o veículo considerado reprovado.

LICENCIAMENTO ANTECIPADO:
Os proprietários que optarem pelo licenciamento antecipado recebem o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos, referente ao exercício vigente mesmo sem ter realizado a inspeção. Porem ela deve ser feita seguindo o calendário, sob pena de bloqueio da transferência de propriedade ou de município, e de ficarem impedidos de licenciar seus veículos em seu próximo exercício.


Quanto a carros turbinados, aspirados, o site nada informa, pelo menos não encontrei,

É isso aí galera... o jeito é colocar a caranga o mais em ordem possível, o que eu fico imaginando é que quem não conseguir ser aprovado, vai tentar novamente, só que da 3º,4º vez o cara desiste, imaginem só o que não vai virar, um monte de carro sem IPVA, DPVAT, CONDIÇÕES MÍNIMAS DE USO, ou seja... Se um cara desse mata alguém, ou bate no seu carro, quem se responsabiliza??



Fonte: http://www.controlar.com.br/
Avatar do usuário
DJ Ricardo Santos
Membro
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 02 Jan 2009, 15:52
Carro:
Localização: São paulo - Zona SUL

Mensagem por DJ Ricardo Santos »

ednei.souza escreveu:
ricardo audi escreveu:
DJ Ricardo Santos escreveu:Esse lance de desligaer mangueira nao cola, eles olham primeiro as mangueiras justamente, pis vai um sensor de poluição dentro do capo com ele fechado e outra la atras na boca do escape.....qualquer bafo de combutivel ou vapor saindo de alguma mangueira no motor reprova sim......nem semopre a reprovação é na ponta do escapamento, reprova tb pelo segundo sensor que eles colocam em cima do motor pra ver se tem bafo poluente do cabneçote ou magueira rachada, furada ou solta...cuidado aq esta tatica nao funciona, melhor nao arriscar e quebrar no despachante.
pelo q sei a turbina so sopra vento.....em alguns casos c tivr fumando ela manda oleo tmb...mas ai c tiver fumando vai reprovar de qualquer jeito
c apenas deixar sm pressurização nao vai vapor de nada pq nao tem combustivel na turbina....
nao sei nao... se o carro sai de fabrica com o catalizador e vc chegar sem ele.. acho que é reprovado...
a sim com certeza se o seu caro na época tem catalizador, tem q ter na vistoria, mas de resto reprova demais nas mangueieras do motor, vi varios la reprovando qdo levei a palio da minha mulher 2007 e reprovo por mangeuira rachada....hehehe...depois resolvi, passei de novo troquei ai foi...rsssss
Quer carro novo e bonito?! compra uma Ferrari, gol quadrado é velho e bonito, e daí??
Rafael Marques Malaman
Membro
Membro
Mensagens: 114
Registrado em: 29 Nov 2009, 11:02
Carro:
Localização: Pirituba SP - CdGQ! Filial Z/O

Mensagem por Rafael Marques Malaman »

Não esquecer dos níveis de óleo, água e afins pq eles medem, to lascado meu carro nem lenta tem rsrsrs
Rafa......... Gol 1994 1.8 MI.............
Avatar do usuário
ednei.souza
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2478
Registrado em: 28 Dez 2006, 17:33
Carro: Voyage 1.9T/Audi A3
Localização: São Paulo - Jaraguá - Z/O

Mensagem por ednei.souza »

Rafael Marques Malaman escreveu:Não esquecer dos níveis de óleo, água e afins pq eles medem, to lascado meu carro nem lenta tem rsrsrs
nem me fale em lenta... meu carro embaralha pra caramba... rsrs

O jeito é deixar origina, com escape original só pra passar... depois vira turbo denovo :banana:
Voyage GL 1.9Ti
Rafael Marques Malaman
Membro
Membro
Mensagens: 114
Registrado em: 29 Nov 2009, 11:02
Carro:
Localização: Pirituba SP - CdGQ! Filial Z/O

Mensagem por Rafael Marques Malaman »

O meu era 1.6 cl agora é 1.8 MI aspirado 4x1 sem lenta comando 280, axu q vou ter q dar um jeito de quebrar.
Rafa......... Gol 1994 1.8 MI.............
Avatar do usuário
ednei.souza
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2478
Registrado em: 28 Dez 2006, 17:33
Carro: Voyage 1.9T/Audi A3
Localização: São Paulo - Jaraguá - Z/O

Mensagem por ednei.souza »

Rafael Marques Malaman escreveu:O meu era 1.6 cl agora é 1.8 MI aspirado 4x1 sem lenta comando 280, axu q vou ter q dar um jeito de quebrar.
por enquanto essa é a unica coisa que ninguem consegue quebrar... o jeito é ajustar o carro pra ser aprovado..
Voyage GL 1.9Ti
Rafael Marques Malaman
Membro
Membro
Mensagens: 114
Registrado em: 29 Nov 2009, 11:02
Carro:
Localização: Pirituba SP - CdGQ! Filial Z/O

Mensagem por Rafael Marques Malaman »

eu ouvi dizer q ja tem quebra pra inspeção, só não sei aonde, vou correr atraz e qqer coisa eu aviso o pessoal...
Rafa......... Gol 1994 1.8 MI.............
Responder

Voltar para “Leis de transito”