[ARTIGO 10] Door Pod

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oxy
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[ARTIGO 10] Door Pod

Mensagem por oxy »

Door Pod

Door pod é uma caixa acústica que é instalada na porta, tem a mesma função do pezinho que é prover volume acústico dutado ou selado. Além de direcionar o áudio para os ouvidos do motorista.

Suas paredes devem ser rígidas o suficiente para não refletirem o áudio produzinho pelo falante, causando cancelamentos de onda ou ruídos devido a vibração de suas paredes.

As fotos abaixo foram cedidas por Leandro Carvalho e todo crédido das fotos são para o autor.

As vantagens do Door Pod são:
- diminui as possibilidades de alguém chutar o alto-falante
- Não ocupa lugar no descanso de pé do motorista
- Pode ser solução quando não há espaço para um Pezinho

Desvantagens:
- fica muito próximo ao ouvido do motorista, aumentando a diferença entre a distância do falante direito e esquerdo para o motorista.

As fotos abaixo são da construção de um Door Pod de 4 Litros para um Fiat Palio.

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Bolsas originais do Palio
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Molde em fibra de vidro da bolsa original
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Vista externa do molde em fibra
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Placa de madeira para estrutura
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Placa de madeira para estrutura
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Vista do Door Pod pronto
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Vista traseira do Door Pod, já com courvin colado e espuma de poliéste instalada no interior.
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Vista do Door Pod
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Door Pod instalado na porta sobre uma chapa de madeira.
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Door Pod instalado na porta
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Door Pod instalado na porta. Falantes voltados para o motorista.
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Molde em fibra recebeu camada de massa plástica
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Aplicando Manta Asfática

Por quê aplicar manta asfáltica?

Toda grande chapa de metal tem a probabilidade de vibrar nas baixas frequências. Essa vibração causa coloração no áudio (ruído) e cancelamento de onda, resultando em uma baixa pressão sonora. A manta reforça a estrutura evitando vibrações.

Serve também para vedar buracos formando uma caixa acústica na porta.

Ela pode ser colocado na chapa externa e interna da porta e laterais, teto e porta-malas. Enfim, todo local onde você não quer que haja vibrações ou queira vedar buracos.

Escolha da manta asfáltica

A manta asfáltica é vendida em rolos de 10 metros e são encontrados em lojas de material de construção, pois sua principal utilização é a vedação de lajes e telados. Sua espessura comum é de 3mm. Seu peso é de aproximadamente 5Kg/m2 (rolo de 50Kg) E os principais fabricantes são Viapol (http://www.viapol.com.br) e Vedaciti.

Utilize a manta com uma camada de alumínio, pois esta ajudará a manter a forma e consistência da manta após aquecida, além de ajudar na aderência entre as placas que se sobrepõe.

Em algumas lojas, a manta é vendida em metros, outras, em metade do rolo.

O preço médio do rolo é de R$110.

Outros materiais necessários

- maçarico
- butijão de gás
- luva de raspa
Luvas de Raspa, feito de couro, funcionam muito bem como isolante de calor.
- estilete grande

Estilete de boa qualidade, alguns feitos inteiramente de plástico quebram muito fácil.

Cuidados com a desmontagem

É necessário muito cuidado e organização ao desmontar as portas, não queremos perder parafusos ou presilhas.

Quando possível, é aconselhável comprar antecipadamente algumas presilhas para serem utilizadas, pois na desmontagem, sempre há quebra de presilhas por ressecamento.

Onde aplicar a manta

A manta deve ser aplicada na folha de aço externa da porta para aumentar a resistência. Faça um teste, do lado de fora do carro, bata com o osso do dedo. Vai fazer um tuc-tuc ou até um toin-toin se a folha da porta for muito fina, após a aplicação você deve ouvir um barulho seco e duro (toc-toc)

Na parte interna também deve ser aplicada para montar uma caixa acústica quase vedada. Para isso, todos os buracos devem ser tapados. Quanto mais rígido as paredes da porta ficarem, melhor.

Cuidado para não vedar os respiros inferiores, bem no fundo da porta, por onde escorre a água que eventualmente desce pelo vidro.

Como aplicar
Primeiro corte pequenos pedaços de manta, em tamanho entre 15x15 a 5x10cm, quanto menor, mais fácil de manusear.
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Estilete protegido para evitar maiores sujeiras e os pedaços de manta cortados
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Rolo da manta sendo cortado

Utilize uma chapa de madeira descartável para servir de base para aquecer a manta.

Aqueça a manta, até que a película de plástico queime totalmente. Caso não queime, este plástico endurece e você perderá a aderência da manta no carro, podendo cair com o tempo.

Pegue o pedaço de manta aquecida e vá colocando até formar uma camada rígida, quanto mais rígido a porta ficar, melhor.

Você também pode utilizar uma madeira para aplicar a manta em locais onde a luva não alcança.

Aplicação em Saveiro:
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Forro da porta de Saveiro
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Porta de Saveiro sem o forro
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Bujão pequeno e maçarico pronto para entrar em ação
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Luva recebeu proteção com fita crepe para facilitar a limpeza depois.
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Maçarico esquentando a manta
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Todo o filme plástico plasparente deve ser queimado
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Utilizando uma madeira para aplicar a manta onde a luva não alcança.
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Utilizando uma madeira para aplicar a manta onde a luva não alcança.
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Utilizando uma madeira para aplicar a manta onde a luva não alcança
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Porta já recebeu uma camada na chapa externa
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Iniciando fechamento dos buracos na estrutura
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Porta fechada, deixando abertura para a traseira do falante
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Buffle já instalado, fitas de manta foram depois colocados na borda para fedação
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Vista da porta totalmente vedada como uma caixa acústica para o falante

Tempo de serviço
Prepare o dia todo para aplicar manta nas duas portas, ou no mínimo 5 horas.
O resultado é muito cansaço de ficar se contorcendo para enfiar a luva nos lugares apertador. O dedo todo sujo de pixe. O chão cheio de pontos de pixe.
Pense bem antes de realizar o serviço.

Faça orçamento com as melhores lojas que poderão fazer um serviço melhor e poupará todo trabalho que você teria.
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Limpando equipamentos

- CD Players: Sua lente deve ser limpa a cada cinco mil horas ou em média a cada um ano. Utilizando apenas um cotonete seco, sem nenum produto químico. Tome cuidado pois é um componente muito frágil.

- CDs: Não manuseie se estiver com as mãos sujas ou transpirando. Para limpá-los é aconselhável usar apenas uma flanela seca.
Sabe aquela cola que ficou do adesivo de papel que você arrancou do seu CD? Para tirá-lo, use um algodão embebido no óleo vegetal, aquele da cozinha, isso mesmo, aquele óleo que sua mãe ou esposa utiliza para frituras. Vá esfregando que a cola vai desgrudando do seu CD, depois é só limpar com um papel o excesso de óleo.

- Toca-Fitas: Quando o som ficar abafado, limpe o cabeçote com um cotonete embebido em álcool isopropílico. (álcool com baixo teor de água). O álcool comum pode oxidar as partes metálicas.

- Frente dos aparelhos: Não é recomendado usar produtos químicos na parte externa do rádio. A limpeza deve ser feita apenas com flanela, cotonetes ou pincel, sempre secos.
Utilizando essas dicas seu aparelho terá uma vida mais sadia.
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Potência RMS vs. SPL. Mitos e verdades da potência elétrica.

Um alto-falante de 50 Watts RMS pode receber até 50 Watts RMS sem queimar , explica Sérgio Pires, diretor industrial da Bravox. Portanto, a potência especificada para um alto-falante é a que ele suporta sem danos e não deve ser confundida com a intensidade de som que ele fornece , completa.

Um alto-falante mais potente não toca mais alto que os outros, pois quem determina a intensidade do som é o SPL do alto-falante e não a sua potência. De acordo com a sua eficiência (SPL), o alto-falante produzirá mais ou menos energia sonora para uma determinada potência a ele fornecida.

Portanto um alto-falante de 100 Watts, quando alimentado por um amplificador de 50 Watts, fornecerá a mesma intensidade de som que outro de 200 Watts - se tiverem o mesmo SPL. Comprar um alto-falante mais potente na expectativa de obter maior intensidade sonora é o caminho mais curto para a frustração , completa Pires.

A potência que um alto-falante suporta é, geralmente, determinada pela máxima temperatura que sua bobina móvel pode suportar sem queimar. Essa temperatura depende dos materiais empregados na fabricação da bobina, e principalmente do seu tamanho. Segundo o diretor, é por este motivo que alto-falantes de grande potência utilizam bobinas móveis de grande diâmetro.

Sendo que, quem gera e fornece a potência elétrica é o toca-fitas ou o amplificador, a potência elétrica máxima que podem fornecer depende de sua construção e não da potência do alto-falante. Assim, um amplificador de 100 W RMS, fornecerá 100 W RMS tanto a um alto-falante de 100 W RMS com a um de 1.000 W RMS. Portanto o fato de usarmos um alto-falante de potência maior, explica, não nos trará nenhum acréscimo de intensidade sonora, podendo muito provavelmente ocorrer o inverso .

Para evitar danos devemos seguir algumas regras como, não usar um alto-falante com potêcia menor do que o amplificador ao qual ele será ligado, porque com isso estaremos sobrecarregando-o, podendo até provocar sua queima , aconselha. Por outro lado, usar um alto-falante com potência muito maior do que o amplificador ou toca-fitas, não trará nenhuma vantagem.
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Reforma de Alto-falantes

Reforma de Alto-falantes – Prática de uma profissão não reconhecida pelos fabricantes

Marcos Antonio de Souza, téc
maxtony@bol.com.br
www.multimax.hpg.com.br

Multimax Alto-falantes

maxtony.vila.bol.com.br

1. Limpeza do alto-falante
2. Limpeza da carcaça
3. Reforma Geral
4. Pequenos reparos
5. Reaproveitando bobinas
6. Reforma de subwoofers

Limpeza do alto-falante

Qualquer reparo em um alto-falante começa com uma limpeza geral, para se verificar a verdadeira condição física do alto-falante.
Inicie a limpeza com um pincel retirando a poeira e outras sujeiras do alto-falante, com cuidado para não danificar o cone. Depois desta primeira limpeza faz-se a verificação dos defeitos, que podem ser desde cordoalha arrebentada, fio partido até bobina queimada que explicaremos melhor oportunamente, para efeito de demonstração vamos partir para uma limpeza completa.

Limpeza da carcaça

A limpeza da carcaça começa com a retirada das guarnições, para isso eu utilizo um canivete, o qual, eu retirei o fio. O processo consiste em retirar a guarnição não danificando o seu plástico. Mantendo as guarnições intactas se você precisar de alguma que não tenha no momento, pode utilizar alguma guarnição usada. Para retirar o protetor, com uma tesoura, você fura o protetor e recorta em 4 pedaços e retira mais facilmente. Começando a retirar o cone, recorte a suspensão do cone, retire a suspensão puxando com a mão, corte a cordoalha. Recorte o cone em volta da bobina e seus fios, recorte também a centragem em volta da bobina, não danifique a bobina, pois ela poderá ser reaproveitada ou servir como prova de queima. Puxe o restante da centragem que estiver na carcaça.
Agora que só restou a carcaça e o ima, comece limpando com o pincel, para retirar a poeira interna, um pano úmido completa a limpeza. Restando apenas o receptáculo do ima para ser limpo, vamos aos métodos. A poeira se retira com um compressor de ar ou com sopros bem fortes. Limalhas de metal se retira com fita adesiva (fita crepe) envolta a um plástico duro. Cola se retira com um plástico bem duro, lixa fina e muita paciência. Ferrugem dependendo da quantidade só descolando o ima e colando novamente, processo este que será explicado posteriormente, se não for muita, dá pra retirar com lixa grossa e fina. Todos os processos de limpeza do receptáculo do ima, arremata-se com fita crepe envolta em plástico.


Reforma Geral

Bobina
Depois da limpeza começa a escolha das peças.A definição do tamanho da bobina consiste em medir com uma pequena régua o receptáculo da bobina, verificado o tamanho, testa-se bobinas de tamanho aproximado ate descobrir qual é o tamanho certo, tem que ficar com espaço mais ou menos igual de um lado e do outro da bobina. Algumas vezes tem-se a opção de bobinas de freqüências diferentes; Médios, graves, subgraves, agudos, etc.

Centragem e Cone

Depois se escolhe a centragem, primeiro pelo tamanho depois pela altura cuidando para não ficar baixa demais, dificultando o funcionamento do alto-falante, (centragem bate no ima).A centragem e o cone têm que formar um conjunto, sendo o encaixe perfeito quando da montagem, o cone encoste-se na centragem sem a empurrar para baixo (depois de cortado o orifício da bobina). Sobre o cone ficar encostado na centragem, isso não quer dizer que não funciona se ficar espaço entre o cone e a centragem, a ressalva é quanto ao acabamento e que tem que se fazer duas colagens, uma da bobina na centragem e outra da bobina no cone.
O conjunto entre a centragem e o cone só realiza-se quando se corta o orifício na centragem e no cone para a colocação da bobina. Nas primeiras vezes, quando você cortar os orifícios no cone e na centragem, pode ser que o conjunto não fique como você imaginou. Nessa altura só resta trocar um dos componentes, ou, os dois e tentar novamente. Com a experiência estes erros não ocorrerão mais. Uma dica é com a centragem pronta, com o orifício recortado, coloca-se o cone e verifique se o tamanho esta bom.

Cordoalha

A cordoalha é colocada furando dois buracos no cone à uma distancia de 5 à 15mm (dependendo do tamanho do alto-falante e do protetor) do buraco de colocação da bobina. O tamanho da cordoalha define-se medindo visualmente a distancia entre a bobina e o terminal com sobra para a curvatura característica, para evitar que a cordoalha se quebre com o movimento do alto-falante. Coloca-se a ponta da cordoalha no buraco, fixe a outra ponta no cone com fita crepe então cole a cordoalha no buraco com borracha liquida.

Fixação da Bobina

A fixação da bobina é feita com plásticos mais finos ou mais grossos dependendo do espaço interno entre a bobina e o receptáculo. Havendo duvida quanto ao direcionamento vertical da bobina, passe um plástico entre a parte externa da bobina e o receptáculo, se houver alguma parte mais larga que outra, vá direcionando a bobina ate ficar igual. O ideal é usar plásticos iguais na parte interna da bobina e que ela fique bem dura no local.
A altura da bobina varia conforme a freqüência da bobina. Para médios 20% do enrolamento acima da base da carcaça, para graves 1/3 do enrolamento e subgraves 2/5 do enrolamento. Mas o ideal é, se você puder copiar a colocação da bobina original. Bobina fixa e conferida podemos partir para a colagem da centragem.

Fixação da Centragem

Antes da colagem, vou explicar melhor como deve ser o orifício para colocação da bobina. Primeiro coloque a bobina em cima e no centro da centragem, verifique o tamanho do buraco, corte o buraco menor do que a bobina, em seguida use uma chave de fenda para alargar um pouco o orifício da centragem, passando a lateral da ponta da chave de fenda. Desse modo amolece-se um pouco as laterais do orifício, fazendo um encaixe melhor na bobina. Para fixar a centragem na carcaça, segura-se a centragem pelo orifício central e passa-se a cola 3M (adesivo de junta de motores) nas laterais inferiores da centragem, encaixa-se na carcaça e na bobina pegando na centragem pela lateral. Se o cone não ficou encostado na centragem ou se for utilizar duas centragens (uma reta e outra alta), agora é feita a primeira colagem com cola epóxi.

Fixação do Cone

Agora vamos ao cone, a colagem na carcaça pode ser pelo mesmo método da centragem, ou, pode-se passar a cola 3M na carcaça e encaixar o cone. Agora solde o fio da bobina na cordoalha e teste com o multiteste nas pontas externas da cordoalha.

Colagem Central

Agora a colagem central. Prepare a cola epóxi e aplique utilizando chaves de fenda bem pequenas. A quantidade de cola depende do tamanho do alto-falante e a sua potencia; Alto-falantes de médio 3” á 5” necessitam de pouca cola bastando a fixação da centragem e do cone, Alto-falantes de graves e subgraves 6” á 21” necessitam de cola até cobrir o encaixe e mais 1 à 5mm dependendo do tamanho, Alto-falantes de subgraves podem precisar de reforço na colagem da bobina, passando cola nos fios e no suporte e depois lixando um pouco. Depois da colagem espera-se duas horas para testar o alto-falante.

Testes e Acabamento

Retire os plásticos que estão fixando a bobina, faça o teste manual de centralização (segure na carcaça, coloque os dois dedos polegares na parte superior do cone e os dois dedos indicadores na parte inferior, segure, levante e abaixe, sinta se a bobina encosta no receptáculo do ima, antes de condenar o serviço, segure nas pontas exteriores da cordoalha para descarregar a eletricidade estática. Passando no teste use a borracha liquida e cubra os fios e a solda da bobina na cordoalha.
Se o cone não tiver suspensão de borracha ou de tecido, o próximo passo é passar gel para bordas na suspensão de papel.
Primeiro faça dois círculos ao redor do cone com o gel, (eu uso um recipiente com bico com gel, para melhor controle) molhe o pincel e passe na suspensão de papel, mantendo a maior simetria possível para melhor acabamento, espere secar (umas duas horas). Com uma chave Philips fure os buracos para os parafusos, encaixando nos buracos da carcaça. Coloque agora a guarnição, coloque elas na mesa e passe cola 3M na parte que vai ficar por baixo, em seguida coloque em seu respectivo local na carcaça.

Fixação do Protetor

A colocação do protetor consiste em colocar o protetor no centro do cone, medir a distancia do protetor até a suspensão, mantendo a mesma distancia de todos os lados, com uma caneta faça um circulo ao redor do protetor. Agora você já sabe onde colocar o protetor. Passe cola branca para papel no protetor e cole no cone. Se precisar use um peso em cima do protetor até a cola secar.
Solde a cordoalha no terminal e pronto


Pequenos reparos

Troca de terminais duplos;

Os Alto-falantes instalados em tampões tem seus terminais constantemente agredidos por malas e outros objetos colocados no porta malas, muitos terminais se quebram podendo causar curto-circuito das saídas de som. Para trocar os terminais retire as cordoalhas, retire o rebite central, para isso use uma furadeira ou um alicate de corte. Para fixar o terminal novo pode-se usar rebites ou parafusos.

Cones quebrados

Os cones de plásticos as vezes se quebram e necessitam de uma colagem eficiente e pouco aparente se possível. Para isso a melhor cola é a do tipo Araldite epóxi 10 minutos Solda fria, passando a cola somente na parte inferior do cone, se precisar passar na parte superior passe a cola Araldite epoxi traparente, antes de colocar a cola, passe o canivete na parte inferior do cone, arranhando para a cola se fixar melhor.

Furo na suspensão

As vezes no momento de parafusar o alto-falante a chave escapa para o lado e fura a suspensão do alto-falante, isso acontece pela pressa do instalador e pela utilização de parafusos de fenda para fixação dos Alto-falantes, a utilização de parafusos Philips é muito mais segura. Use gel para bordas no local do furo, isso irá manter a suspensão firme, mas, se o uso for para campeonatos ou profissional, é aconselhável a troca da suspensão.

Fio da bobina partido

Aparentemente o alto-falante parece estar com a bobina queimada, mas quando se retira o protetor parece estar tudo normal, então antes de fazer a limpeza geral verifique os fios da bobina na parte em que são soldados na cordoalha, com o ferro de solda verifique se os fios estão partidos, se estiverem teste com um teste de continuidade ou um multímetro, par ver se a bobina está funcionando, se estiver solde os fios na cordoalha, se precisar use fios de bitola maior para emendar, teste novamente, estando tudo bem cubra os fios com borracha liquida e coloque outro protetor usando cola para papel.

Reaproveitando Bobinas

Como a bobina foi retirada no método descrito no capitulo da limpeza. Use um alicate de corte para retirar parte da cola da bobina, mantendo intacta a cola que cobre os fios que estão soldados na cordoalha. O restante retire com o canivete. Em seguida, com o ferro de soldar, limpe os fios da bobina e retire a cordoalha. Finalizando, passe o corpo de uma chave Philips por dentro da bobina, para alisa-la novamente.
Em bobinas de Kapton, para soltar a cola do Kapton passe o ferro de solda na parte interior da bobina, quando esquentar a cola, retire-a com o canivete. Se voçe não esquentar o Kapton ele vai se quebrar quando voçe for retirar a cola.

Reforma de Subwoofers

Boston Generator 300watts RMS
A bobina tem que ser feita sob encomenda, como o receptáculo da bobina no ima é muito curto, se o enrolamento da bobina ficar baixo demais, a bobina bate no ima, se o enrolamento da bobina ficar alto demais, a bobina sobe demais e na descida pode bater no ima e estragar o suporte dela batendo no centralizador do receptáculo.
Tente fazer um balanceamento do enrolamento deixando a mesma medida
de enrolamento que ficar fora do receptáculo, como espaço abaixo do enrolamento.
Recomenda-se passar cola epóxi fixando o enrolamento ao suporte da bobina e lixar antes de montar (a potência é tanta para o diâmetro de 50,5mm, que o enrolamento se solta).
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Pezinho em tecido, fibra de vidro e resina
como tem muita foto, resolvi postar o link...
http://www.autosom.net/artigos/Fibergla ... Panels.htm
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CONTINUA...
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jpaulo
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Mensagem por jpaulo »

mto bom saber dessas coisas!!!
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AzEiToNeX
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Mensagem por AzEiToNeX »

Nossa perfeito Oxy, editado seu topico incluindo o Titulo no Nome do Topico :D
Santana 2000Mi - 1999
Rodas 17" - Perfil - 205/40/17

Fotos do meu Santanão:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =6&t=26601
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Cadu One
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Re: [ARTIGO 10] Door Pod

Mensagem por Cadu One »

SHOW DE BOLA MLK.........
Tenho uma loja de acessorios e sei o tipo de trabalho que "quase ninguem" da valor, otimo topico parabens.
Abç !
:bleh:
Saudades........................
AP Turbo 8 Bicos !
Já era
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