[AJUDA] duvida na montage de som

Espaço destinado para dúvidas, informações e curiosidades sobre som automotivo.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Angelo Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 29 Mar 2009, 13:15
Carro:
Localização: sao paulo

[AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Angelo Luiz »

eae galera precisando de ajuda
to querendo montar um som basico mas legal rsrs
eu tenho dois modulos fraquinho
ambos stetson um cl 1000 4 canais estereo e mono e cl500 stereo um é 140 w rms
e outro 13.8v rms eu acho q é isso tenhop um falante de 10 de 500w 8ohms q estou usando em uma caixa selada uma corneta fraquinha q eu nem sei quantos wats rsrs e preciso de um kit de falante.
oq eu faço jogo fora tudo e começo de novo rs ou tem alguma soluçao
vlww
Avatar do usuário
Jefferson S.M
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:26
Carro:

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Jefferson S.M »

Angelo Luiz escreveu:eae galera precisando de ajuda
to querendo montar um som basico mas legal rsrs
eu tenho dois modulos fraquinho
ambos stetson um cl 1000 4 canais estereo e mono e cl500 stereo um é 140 w rms
e outro 13.8v rms eu acho q é isso tenhop um falante de 10 de 500w 8ohms q estou usando em uma caixa selada uma corneta fraquinha q eu nem sei quantos wats rsrs e preciso de um kit de falante.
oq eu faço jogo fora tudo e começo de novo rs ou tem alguma soluçao
vlww
Esses stetsom's que voce citou ai so possui saida estereo pra ser mono só o CL950 ou CL450,se você conseguir passar as especificações certinhas,do qeu voc tem,facilita pra caramba mas eu vo montar uma ai enquanto vc num passa...
Avatar do usuário
Jefferson S.M
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:26
Carro:

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Jefferson S.M »

2 falantes 6" (portas) Bomber NEW EDGE R$120,00
2 falantes 6x9 ( tampão traseiro) bomber NEW EDGE R$180,00
CAIXA DUTADA Sub Hiken 12" R$150,00
Amplificador CORZUS PR5100 5canais R$300,00

Com essa config. ai seu som vai fik muito bom,QUALIDADE SONORA+CUSTO BENEFICIO,comecei com essa ai,mano os cara tudo perguntava o que tinha no meu GOLZINHO,esse carro tem uma acustica inigualavel, acho que é o que você procura,caso vc queira montar um trio,só acrescentar 2 cornetas e 2 super tweeters no seu STETSOM CL1000.Mas eu acho desnecessario,com essa ai seu som Vai tah tudo no lugar MEDIO,AGUDO,e GRAVES.AH como vc mora em SAMPA vai fk tudo mais facil,eu comprei tudo lah por esse preço mais se pode encontrar ate mais barato.FMZZZZZZZ.....qualquer duvida pode perguntar,antes que eu me esqueça ve se vc consegue as especificações do que vc tem dai eu monto uma conf. pra vc com o que vc tem.

VLW FICA COM DEUS..........
Avatar do usuário
Angelo Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 29 Mar 2009, 13:15
Carro:
Localização: sao paulo

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Angelo Luiz »

kkkk vacilei cl 950 3 canais

cara gostei da sua dica so q eu nao queria colocar nas porta pq acabei de colocar os forros zero ai to com dó rs
tava pensando em colocar no painel o meu é gl só que so cabe aquele pequeno achu q é de 4
agora será q da para eu permanecer com este modulo e comprar os falante e depois comprar outro modulo?
vlw fica com Deus tb
Avatar do usuário
Jefferson S.M
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:26
Carro:

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Jefferson S.M »

Painel satelite? Intaum da hpra vc coloca o mesmo falante porem com 4" memso valor.

Fica assim entaum:
CL 950 (Mono 1x100 watts à 2ohms e 1x80 watts a 4ohms),(estereo 2x60 watts à 2ohms e 2x50 a 4ohms)
CL500 (Estereo 2x60 a 2ohms e 2x50 a 4ohms)
Tudo isso em WATTS reais blz.
No CL950 Você coloca 2 falantes 6x9 e a sua caixa sem problema,menos a corneta se vc não quiser que fique uma chiadera.
No CL500 você pode colocar os 2 falantes 4'' frontais,porem com um capacitor,para fazer o corte de frequencia,impedindo distorção e que o
som fique mais alto que os 6x9 e a caixa.
Passa a marca do falante que vc tem na caixa,Blzzzzzzzz

Mais duvidas pode pergunta ai sem dó,tamo aqui pra ajudar.
Abraços
Avatar do usuário
Angelo Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 29 Mar 2009, 13:15
Carro:
Localização: sao paulo

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Angelo Luiz »

o falante da caixa é lafaiate 10" 500 wats pmpo 8 ohms
o capacitor dos falante da frente tem alguma numeraçao ou coisa parecida?
e nos 6x9 vai algum capacitor ou bobina sei la para proteger ou melhorar o som?
e mais uma vez obrigado
Avatar do usuário
Jefferson S.M
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:26
Carro:

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Jefferson S.M »

Num esquenta pode perguntar...desculpa ai man eu devia terte passado o capacitor.
Capacitores de 100uF despolarizado (impõe corte de frequência em 400Hz)impedem que distorçam o seu som filtrando as frequencias mais baixas.
Nos 6x9 tranquilo não necessita de nada,a não ser o modulo.
E quanto ao seu falante,vou ser sincero contigo,ele tem 8 ohms,você vai estar tocando somente os 80 watts do modulo,eu precisaria saber os RMS(watts reais) tem como vc passar,para poder te pasar corretamente as instruções e te dizer se vai ficar bom,jah que os PMPO's não são watts reais.
A disposição amigo ABRAÇOS....
Avatar do usuário
Angelo Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 29 Mar 2009, 13:15
Carro:
Localização: sao paulo

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Angelo Luiz »

entao nos 6x9 nao precisa de capacitor nao corro o risco de danificar nem o modulo nem os 6x9 neh?
o meu falante nao faço ideia do valor real dele eu pesquisei pra caramba na internet mas nao achei nada porem ele ta instalado nesse modulo ja faz um tempo nao deu problema nao é aquela batida mas bate um pouco agora em relaçao as falantes q eu to querendo comprar para frente de 4 polegada tava pensando em colocar direto do radio e deixar o modulo cl 500 para outra coisa oque vc acha? se eu for colocar os falantes de 4 na frente sem modulo nao precisarei de capacitor? vlwww
Avatar do usuário
Angelo Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 29 Mar 2009, 13:15
Carro:
Localização: sao paulo

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Angelo Luiz »

a mais uma coisa os falantes 6x9 q eu vou comprar tem q ter uma impedancia igual a do meu modulo certo? e depois quando eu trocar de modulo e colocar um mais forte perco meus falantes ou posso comprar uns falantes mais fortes agora para quando eu trocar de modulo nao perder os falantes? vlw
Avatar do usuário
Jefferson S.M
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:26
Carro:

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Jefferson S.M »

Angelo Luiz escreveu:entao nos 6x9 nao precisa de capacitor nao corro o risco de danificar nem o modulo nem os 6x9 neh?
o meu falante nao faço ideia do valor real dele eu pesquisei pra caramba na internet mas nao achei nada porem ele ta instalado nesse modulo ja faz um tempo nao deu problema nao é aquela batida mas bate um pouco agora em relaçao as falantes q eu to querendo comprar para frente de 4 polegada tava pensando em colocar direto do radio e deixar o modulo cl 500 para outra coisa oque vc acha? se eu for colocar os falantes de 4 na frente sem modulo nao precisarei de capacitor? vlwww
Os falantes que vc vai comprar são ps que eu te passei? Se sim então não precisa de capacitor,o capacitor serve apenas para fazer corte de frequencia nos falantes e evitar distorções que ocasionam a queima do mesmo e tranquilo que com esse modulo vc vai estar usando somente a metade da potencia do falante.
Vc quer ligar os falantes no aparelho se vc for comprar os mesmos que eu te falei,vc ira precisar de no minimo 45 watts por canal no seu aparelho,pra ter um sonzinho mais ou menos,mais vai por mim eu coloquei os meus no aparelho direto e não dava quase para escutar 45watts por canal tambem,e os capacitores vc vai gastar ai no maximo R$5,00,mais fica á seu criterio, esta confg.que eu te passei seria para um som denominado PALCO SONORO com tudo no lugar,certinho, e gostoso de se escutar.
Blzzzzzzzzzz Angelo.........
Editado pela última vez por Jefferson S.M em 30 Jul 2011, 15:51, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Jefferson S.M
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:26
Carro:

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Jefferson S.M »

Angelo Luiz escreveu:a mais uma coisa os falantes 6x9 q eu vou comprar tem q ter uma impedancia igual a do meu modulo certo? e depois quando eu trocar de modulo e colocar um mais forte perco meus falantes ou posso comprar uns falantes mais fortes agora para quando eu trocar de modulo nao perder os falantes? vlw
Isso mesmo de 2 Ohms à 4 Ohms essa é uma das faixas com que mais se trabalha os Amp's/mod estéreo e falantes também é quase que padronisado,os falantes que eu te passei são os seguintes:

Dá uma olhada,http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ms-par-_JM
frontal:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 0w-rms-_JM
se for 4 polegadas mesmo desse dai não tem existem outro modelos.

Com esses ai, se vc for comprar um modulo mais potente é garantia que não tem perca.
Mais claro que tem os mais fortes também,esses são o que eu uso:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 00wrms-_JM
Os dianteiros são os mesmos porem de 6"
Vc vai gastar um pouco mais, mas na minha opinião eu gastaria um pouco mais e ficaria com esses.
Só que com os modulos que vc possui vc vai estar tocando menos que a metade do que os falantes tocam realmente,mas como vc tem planos de comprar outro modulo,acharia melhor investir um pouco mais mesmo.
Avatar do usuário
Jefferson S.M
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:26
Carro:

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Jefferson S.M »

Mas se vc optar por outros passa o modelo ai...
Avatar do usuário
Angelo Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 29 Mar 2009, 13:15
Carro:
Localização: sao paulo

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Angelo Luiz »

vai ser um desses dois msm se eu pegar este mais forte nao tem problema usar por um tempo com meu modulo ?
vou ter achar um falante de 4 polegada pq é o unico q cabe no painel satelite entao vc me aconselharia colocar o modulo cl500 nos falantes da frente msm cendo e 4? meu radio h buster hbd9200 toca 55w por canal
Avatar do usuário
Jefferson S.M
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:26
Carro:

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Jefferson S.M »

Ai sim,se não vai se arrepender,calro que não tem nenhum problema,mas foi que nem eu te disse vc nem vai estar usufruindo de toda a potencia dos falantes,mas mesmo assim.......toca muiiiiiiito, Bomber New Edge Sub,mais pra frente vc compra um CR5100 e troca a sua caixa e jah era todo mundo surdo...hehe.
E o falante de 4" tem este aqui:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 4-ohms-_JM
Não tenho muita referencia sobreestes falantes,mais jah montei TRIOS com a marca que e´HINOR otima marca.Porem ja não cabe vc colocar o CL500 neles só tem 40 watts cada,mas mesmo assim precisará de capacitor.
Quando vc montar,fala pra mim,que eu te explico como deve ser feito o PALCO SONORO.

Blzzzzzzzzzzzz...boa sorte..qlqer duvida é nois.
Avatar do usuário
Angelo Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 29 Mar 2009, 13:15
Carro:
Localização: sao paulo

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Angelo Luiz »

eae jeferson blz
comprei os 6x9 new edge 100w cada
e um par de falantes 4 para o painel hinor city 40w cada
so relembrando oq eu ja tenho
modulo cl950, cl500
uma caixa selada aquelas q vao de canto no porta mala nao sei se é de fibra sei la rsrs
radio h buster 4x 55 w
agora manda a dica ai. E oq vc indica para os proximos passos futuros vlwww pela atençao
eu trabalho em sao miguel paulista trabalho com parte eletrica e injeçao eletronica mas de som nao manjo nada rs no q vc precisar de ajuda tamos ai flw
Avatar do usuário
Jefferson S.M
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:26
Carro:

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Jefferson S.M »

Angelo Luiz escreveu:eae jeferson blz
comprei os 6x9 new edge 100w cada
e um par de falantes 4 para o painel hinor city 40w cada
so relembrando oq eu ja tenho
modulo cl950, cl500
uma caixa selada aquelas q vao de canto no porta mala nao sei se é de fibra sei la rsrs
radio h buster 4x 55 w
agora manda a dica ai. E oq vc indica para os proximos passos futuros vlwww pela atençao
eu trabalho em sao miguel paulista trabalho com parte eletrica e injeçao eletronica mas de som nao manjo nada rs no q vc precisar de ajuda tamos ai flw
Demoro,como eu ja disse é nois...
Avatar do usuário
Jefferson S.M
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:26
Carro:

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Jefferson S.M »

Então vamos lah:Ah você não esqueceu dos nosso capacitores!
Primeiro passo é instalar,como vc mexe com parte eletrica putz,moleza cara.
O som já esta instalado certo?

Temos fios passando para tras também?

E para o painel?

O falante de 4" ,conferiu ,pra ver se cabe certinho no painel?

Você sabe instalar o modulo?

Se tudo tiver Ok proximo passo, se não passa as duvidas que vc tiver.
Falantes no lugar 4" no painel e 6x9 no tampão,fica tudo facil,os falantes da frente jah teem que estar no lugar instalados e com os capacitores,lembrando que quando vc ajustar o BALANCEpro lado esquerdo tem que tocar o falante do lado esquerdo e vice versa blzzzzzzzzz.

Agora os falantes traseiros que irão no MODULO que e´a parte mais chatinha; vc escolhe onde vai ficar o modulo, no porta malas atras do Banco parafusado,ou debaixo do banco do passageiro colado com velcro no carpete msm.O meu fica atras do banco.

Caso vc não saiba instalar o modulo(isso é se vc não souber blz)
6 mt de cabo (Bitola 2,5) o que sobrar vc usa para fazer o terra.
12 mt de fio paralelo para o SINAL DOS FALANTES(pode ser fulero msm é só para o sinal) esse vc divide ao meio e passa para os dois sinais o que sobrar vc usa na instalação dos falantes.
6 mts fio serial(o mais fino pode ser fulero tmbm)Para passar o antena eletrica.
1 porta fusível lamina max e um fusível de 30 amps
Essas medidas de fio são para usar o modulo no porta malas.
Segue ai o esquema que eu fiz de montagem e instalação:
http://img809.imageshack.us/img809/4787/somrn.jpg (abra o link a imagem ficou muito grande.)

Legenda das cores:

Vermelho: Cabo Alimentação Modulo mais fusivel lamina

Preto:Cabo aterrramento

Laranja:Fio Antena eletrica

Cinza:Fios Sinal do MODULO

Azul marinho:Fios para sinal do modulo, de forma que sejam pegos negativo de uma saida para os falantes e colocado na entrada positiva do lado mono.O positivo de outra saida do mod. e ligada no positivo do lado mono

Azul claro: Fios Saida falantes dianteiros (direto do aparelho)com cacitores.

Azul:Fios saida dos 6x9( Saida Estereo)

Roxo: Fio da Caixa (Saida mono)
Avatar do usuário
Angelo Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 29 Mar 2009, 13:15
Carro:
Localização: sao paulo

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Angelo Luiz »

opa vlw bem detalhado dava até para virar artigo
entao este cl950 ja estava instalado nos falante antigo e na caixa
porem eles estava com capacitor 100/47
entao eu tirei eles e coloquei nos falantes da frente e instalei o cl 500
nos falantes 6x9 coloquei 100/100 porem nao instalei os falantes no tampao eu tinha feito o pedido do tampao pq o meu tava zuado chegou so hj no final do dia e ainda nao deu tempo mas os falantes da frente ficaram show os modulos eu coloquei os 2 atraz agora vamos ver amanha como vai ficar
com os 6x9..
mas e entao se eu tiver feito algo errado é só fala pq afinal eu to aqui é para aprender vlww
Avatar do usuário
Jefferson S.M
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:26
Carro:

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Jefferson S.M »

Não, então somos dois,irmão,estamos aqui para aprender:

Vc pode tirar os capacitores dos 6x9 fica tranquilo,nada de ruim vai acontecer com eles,esses 6x9 são pentaxiais,eles ja veêm com cortes de frequencia certo,colocando os capacitores vc vai estar filtrando ainda mais o que ja esta filtrado, resultado um som ocm mais medio e agudos quase nenhum medio grave ,normalmente esses cpacitores 100x100 são colocados em cornetas para retirar as frequencias ainda mais baixas.
Eram esses 100x47 que eu tava te falando para colocar nos da frente,se ja economizou R$5,00.
O Rstante Tah tudo OK certinho.
Quando vc terminar de montar se vai ver a qualidade que proporciona os falantes, e esse aparelho ai tambem é dez...posta umas fotus ai pra nois ve como fico...
Vlew man à disposição ai sempre.
Avatar do usuário
Angelo Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 29 Mar 2009, 13:15
Carro:
Localização: sao paulo

Re: [AJUDA] duvida na montage de som

Mensagem por Angelo Luiz »

vou tirar esses capacitores traseiro entao
hj nem deu tempo para fazer muita coisa so consegui colocar os falantes no tampao e só mas até no final de semana vou postar fotos pode deixar
e muito obrigado pelas dicas flww
Responder

Voltar para “Som Automotivo - Duvidas e Informações”