[ARTIGO 1] Dicas para seu primeiro som

Espaço destinado para dúvidas, informações e curiosidades sobre som automotivo.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 3721
Registrado em: 30 Mar 2007, 15:33
Carro:
Localização: Franca/SP
Contato:

[ARTIGO 1] Dicas para seu primeiro som

Mensagem por oxy »

bom galera apartir de hj irei começar a postar artigos sobre som automotivo, vo partir da ideia d q ninguem sabe nada e irei aperfeiçoando, abordarei todos os assuntos, player, subs, modulos, alimentação, fios e cabos, posição de caixas, termos tecnicos, etc, bom ja com a aprovação do pai Fabio irei começar...

o Artigo 1 - dicas para seu primeiro som, se trada de uma serie de 9 projetos para escolha desde o mais simples ate um mais avançado, claro como sao varias possibilidades iremos trabalhar em cima da variaveis assim cada tera sua propria inspiração para modificação, em caso de duvidas postem aki, ou mande mp estarei sempre a disposição.

Instalação 1
Equipamentos:
* Rádio CD-Player - R$ 300
* Kit de 4 triaxiais - R$ 80
Total em equipamentos: R$ 380

Sugestões:
Cd-players mais em conta:
- Panasonic
- JVC
- Pioneer
- Kenwood
- Sony

Kits coaxiais/triaxiais originais:

- Kit Bravox - R$110
- Kit Top Blauline - R$ 200 - 4 coaxiais (com tweeter de neodímio = ótima qualidade em agudos)
- Kit Power da Selenium
- Par de Triaxiais Pioneer - R$150 (par)
- Par de Triaxiais Sony - R$170 (par)
Abaixo as opções mais em conta que não necessariamente tem mesma qualidade que os kits mais caros:
- Bucker
- H-Buster R$120
- Axell
- Venture

Dicas:
- Para evitar que o palco sonoro fique "puxado" para trás do veículo, deve-se ajustar o fader para se ter mais intensidade da música na frente do carro.

Vantagens:
- Preço barato

Desvantagens:
- Não oferece muita potência e em alto volume o som irá distorcer;
- Kits normalmente não tem muita qualidade nos graves;

Imagem

Instalação 2
* Rádio CD-Player - R$ 300
* Kit 2 vias (midbass, tweeter e crossover) - R$ 200
* Par de triaxiais - R$100
Total em equipamentos: R$ 600

Melhorias em relação ao anterior:
Troca dos falantes dianteiros por kit de falantes composto por falante de médio/grave (midbass), falantes de agudos (tweeter) e filtro para os falantes (crossover passivo)

Dicas:
- Ao não utilizar alto falantes exclusivos para os graves e/ou subgraves vale a pena adquirir um kit na qual o mid bass possua os seguintes parâmetros T/S: baixo Fs (<70Hz>0,7), Vas menor que 15 litros, Xmax superior a 2mm (Mid bass de 6”), dessa forma ao instalá-lo nas portas (dê preferência ao pezinho) é possível obter um pico na região dos graves, disfarçando essa deficiência.

A ‘dica’ acima deve ser seguida sempre que o consumidor não possuir subwoofer (até o projeto 4), afim de ter um pouco de graves vindo dos mid bass de 5” ou 6”


- Os alto falante (__axiais) possui uma sensibilidade bem superior aos kit 2 vias, dessa forma o consumidor deverá atenuá-los utilizando resistores de elevada resistência. Se for inevitável a utilização desses alto falantes (__xiais) mesmo para limitar o orçamento, é sugeriria a utilização de coaxiais ou então TRIaxiais de 6x9” (melhores graves)

- Sugestões kits duas vias:

- Kit Bravox - R$200
- Kit Selenium Two Way - R$150
- Kit Blauline - R$160
- Kit Hurricane - R$200
- Kit NAR - R$200
- Kit AudioBank - R$200
Veja kits componentes a venda

Conjunto composto por peças separadas:
- Tweeter NeoPoint Bravox
- Tweeter Selenium
- MidBass PremiumII Bravox

Informações:
- MidBass trabalha entre as freqüências de 80Hz a 5000Hz
- Tweeter: 5000Hz a 20000Hz

Vantagens:
- A substituição dos triaxiais da parte frontal do veículo visa obter maior rendimento e potência resultado da utilização de alto-falantes mais resistentes e específicos para determinada faixa de freqüência (médio/grave e agudo).
- A utilização do crossover visa fazer com que cada falante (midbass e tweeter) trabalhe em sua faixa específica de freqüência otimizando sua performance e protegendo-os contra sobrecarga e possível queima.

Desvantagens:
- Falta de potência, pois o cd-player, apesar de especificar que fornece cerca de 50W musicais, fornece na verdade cerca de 20W RMS sem distorção (pode haver pouca distorção proveniente do ceifamento do sinal, mas provavelmente haverá distorção chamada de ‘distorção de crossover’ devido a passagem de uma etapa de potência para outra, muito comum em amplificadores internos dos CD Players visando maior eficiência), acima dessa potência, a distorção aparece e pode causar a queima de falantes mesmo que aguentem alta potência;
- No sistema ainda falta a presença de sub graves que kits não estão preparados quando instalados em locais originais, uma melhoria seria a colocação de caixa para subwoofer, mesmo que seja com um falante de 8 pol. o resultado será muito bom;
- Falta de palco sonoro causado pela montagem dos falantes em lugares não privilegiados, para corrigir isso, seria necessário montar pezinhos para acomodar os falantes, estas pequenas caixas acústicas instaladas no assoalho perto das portas devem ser precisamente calculadas afim de oferecer ampla resposta em frequência do midbass além de corretamente direcionadas. Utilizando excelentes falantes em pezinhos bem calculados pode-se conseguir graves que dispensam o uso de caixas para falantes de graves no porta-malas.

Imagem

Instalação 3
* Rádio CD-Player - R$ 300
* Kit 2 vias (midbass, tweeter e crossover) - R$ 200
* Par de triaxiais - R$100
* Amplificador 2 canais 40 Watts RMS a 4 Ohms - R$200
* 2 resistores 12 Ohms x 20Watts - R$2
Total em equipamentos: R$ 802

Melhorias em relação ao anterior:
Com a instalação de um amplificador, teremos mais potência para escutar som alto sem as distorções anteriores, pois quando se desejava mais potência, o cd-player começava a fornecer sinal distorcido o que era desagradável e prejudicial aos falantes.
Foi utilizando um aplificador de 2 canais para baratear o custo do sistema.

Dicas:
Com a colocação de um amplificador de 2 canais para alimentar 4 alto-falantes fez-se necessário colocar resistores nos falantes traseiros.
A escolha do resistores deve ser feita em relação a sensibilidade dos falantes traseiros afim de deixá-los atenuados em aproximadamente 3dB em relação aos falantes dianteiros.

Supondo que o alto falante dianteiro possua sensibilidade de 90dB/w/m e o traseiro possua 93dB/w/m, dessa forma deveremos atenuar o alto falante traseiro em uns 6dB para ficar com 87dB, isto é, 3dB abaixo do falante dianteiro, para que isso ocorra deveremos aplicar 4 vezes menos potência (-6dB) no falante traseiro, ou seja, 4 vezes mais resistência (16 Ohms, no caso de um alto falante de impedância nominal de 4 Ohms)

Podemos generalizar para um resistor de 12 Ohms x 20 Watts em série com o fio positivo dos falantes traseiros para atenuar o som, porque queremos um som vindo da frente do carro afim de montar um palco sonoro na frente. Sem o resistor a intensidade será maior na parte traseira levando o palco sonoro para o centro do carro, isto ocorre pois os falantes coaxiai/triaxiais são mais sensíveis que os kits componete.

Vantagens:
- Aumento de potência e melhoria da qualidade pois os amplificadores dos cd-players podem ser inferiores aos amplificadores instalados separadamente.

Desvantagens:
- por utilizar amplificador de dois canais, perdemos o controle de fader, pois os falantes da frente estão ligados em paralelo com os de trás, mas atenuados para não puxar o palco sonoro para trás, a finalidade destes falantes é apenas para dar uma ambiência para os passageiros traseiros

Imagem

Instalação 4
* Rádio CD-Player - R$ 300
* Kit 2 vias (midbass, tweeter e crossover) 40 W RMS - R$ 200
* Par de triaxiais 40 W RMS - R$100
* Amplificador 4 canais 30 Watts RMS a 4 Ohms - R$350
Total em equipamentos: R$ 950

Melhorias em relação ao anterior (instalação 3):
Substituímos o amplificador de 2 canais, por um amplificador de 4 canais, com isso podemos controlar o fader pelo próprio cd-player deixando o som mais pra frente ou mais pra trás do veículo

Vantagens:
- potência de sobra nos falantes;
- controle de fader (intensidade dianteira e traseira);
- qualidade frontal com a utilização de kit componente;

Desvantagens:
- falta de subgraves;


Imagem

Instalação 5
* Rádio CD-Player - R$ 300
* Kit 2 vias (midbass, tweeter e crossover) - R$ 200
* Par de triaxiais - R$100
* Amplificador tipo Mosfet 2 canais com filtro-passa baixa - R$300
* Subwoofer 150W 4 Ohms - R$120
* Caixa específica para o subwoofer - R$100
Total em equipamentos: R$ 1120

Melhorias em relação ao anterior (instalação 2):
Acrescentamos um amplificador e um falante para graves (subwoofer), com isso melhoramos a definição de sons graves obtendo uma boa qualidade a uma intensidade musical razoável. Não se deve exagerar no volume para não gerar distorção nos falantes com a possibilidade de queima de algum falante.

Dicas:
- Subwoofers: Bravox, Selenium, Bomber, Spyder, NAR...
- Amplificadores: BandaAudioParts, Corzus, Aquarius, MXR, Risovox...
- O amplificador deve ser mono de um canal ou 2 canais, mas suportar ligação em bridge;

Vantagens:
- qualidade com a utilização do kit componente;
- subgraves com a utilização do amplificador e subwoofer;

Desvantagens:
- falta de potência nos falantes;


Imagem

Instalação 6 (melhor sistema custo benefício)
* Rádio CD-Player - R$ 400
* Kit 2 vias (midbass, tweeter e crossover) - R$ 200
* Par de triaxiais - R$120
* Amplificador 3 ou 4 canais com filtro-passa baixa - R$350
* Subwoofer 150W 4 Ohms - R$120
* Caixa específica para o subwoofer - R$100
* 2 resistores 12 Ohms x 20Watts - R$1
Total em equipamentos: R$ 1300

Melhorias em relação ao anterior:
Instalação de um amplificador de 3 ou 4 canais para dar potência a todos os falantes. Mas voltamos a colocar os falantes em paralelo perdendo o fader. Caso o amplificador seja de 4 canais, este deve ser capaz de suportar a ligação bridge onde 2 canais são transformados em um canal mono fornecendo quase 4 vezes mais potência do que em estério.

Vantagens:
- baixo custo na utilização do amplificador de 3 ou 4 canais para todo sistema;
- boa potência para os falantes;
- qualidade com a utilização de kit componente;
- caso o amplificador tenha 4 canais de entrada, pode-se controlar a intensidade do subwoofer com o controle de fader do cd-player;

Desvantagens:
- perda do controle de fader nos falantes traseiro e dianteiro;

Imagem

Instalação 7
* Rádio CD-Player - R$ 400
* Kit 2 vias (midbass, tweeter e crossover) - R$ 200
* Par de triaxiais - R$120
* Amplificador de 4 canais com filtro-passa baixa - R$350
* Subwoofer 150W 4 Ohms - R$120
* Caixa específica para o subwoofer - R$100
Total em equipamentos: R$ 1300

Melhorias em relação ao anterior:
Ligamos os triaxiais traseiros diretamente no cd-player para termos controle de fader podendo ajustar o som mais pra frente (com subgraves) ou mais pra trás. Foi utilizado um cabo coaxial Y para ligar o amplificador.

Vantagens:
- potência no kit componente e no subwoofer
- qualidade com a utilização do kit e subwoofer trabalhando com toda a gama de frequência

Desvantagens:
- não temos controle de ganho no subwoofer uma vez que a potência proporcional ao kit dianteiro e ao subwoofer está fixo no amplificador;
- se jogar muita potência para os triaxiais, estes irão distorcer pois o cd-player não consegue fornecer tal potência;


Imagem

Instalação 8
* Rádio CD-Player (com saída para subwoofer) - R$ 650
* Kit 2 vias (midbass, tweeter e crossover) - R$ 240
* Par de triaxiais - R$120
* Amplificador de 4 canais de 40 W RMS com filtro passa-alta - R$350
* Amplificador de 2 canais ou mono de 200W RMS com filtro passa-baixa - R$300
* Subwoofer 150W 4 Ohms - R$100
* Caixa específica para o subwoofer - R$100
Total em equipamentos: R$ 1860

Melhorias em relação ao anterior:
Com a utilização de um cd-player de 6 saídas RCA ( estério dianteiro, estério traseiro e subwoofer) podemos controlar a intensidade de cada falante pela unidade de som.

Vantagens:
- controle da intensidade e frequência do subwoofer;
- controle de fader para os falantes;
- qualidade com a instalação de kit componente;
- potência ideal para os falantes;
- potência ideal para o subwoofer;

Desvantagens:
- preço caro;

Imagem

Instalação 9
* Rádio CD-Player - R$ 400
* Kit 2 vias (midbass, tweeter e crossover) - R$ 240
* Par de triaxiais - R$120
* Amplificador de 4 canais de 40 W RMS com filtro passa-alta - R$350
* Amplificador de 2 canais ou mono de 150W RMS com filtro passa-baixa - R$300
* Subwoofer 150W 4 Ohms - R$120
* Caixa específica para o subwoofer - R$100
* Equalizador com 6 saídas - R$600
Total em equipamentos: R$ 2230

Imagem

creditos: AUTOSOM.NET

PROXIMO ARTIGO: ENTENDENDO O SOM AUTOMOTIVO
Editado pela última vez por oxy em 09 Ago 2007, 08:53, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
guilherme romane
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 536
Registrado em: 03 Ago 2007, 13:14
Carro:
Localização: Bauru - SP
Contato:

Mensagem por guilherme romane »

muito boa essa iniciativa , eu quando comecei a querer colocar som no carro , eu li esses artigo do auto som
x)
otimos

\o/
Palio 1.0 Fire Flex 2008
Guiiieeee
Membro
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 27 Jul 2007, 11:27
Carro:
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Mensagem por Guiiieeee »

http://img180.imageshack.us/img180/5710/s3010207cd3.jpg

decidi vo por esse
ahsuahusas
e enfia o step no **
preciso de dicas
de aond por o step

ha!
o alto falante vai ser Spyder Nitroxx 700rms

que ses axam?
16 anos nas costas, vo mexendo no meu quando fazer 18 ele ta na pista

CL 1.8 Motor AP ano 93
cinza...
to afim de da uma tunada...
MG
Imagem
Avatar do usuário
Karlos Iglezias
Membro
Membro
Mensagens: 285
Registrado em: 20 Jul 2007, 15:01
Carro:
Localização: Teresina/PI

Mensagem por Karlos Iglezias »

Oxy, tenho um cd player, um falcon 720 2 canais e 4 6*9 hinor 60w no tampão, blz

Aqui em teresina os caras não costumam instalar capacitores nos 6*9
eu estou querendo saber se eu colocar uns capacitores pelo menos em 2 autofalantes como ficaria meu som, mais medio ou mais grave????
e qual seria esses capacitores????

VALEUUUUU!!!!!!!!
Gol 1.6 AP - 89
Freios do GIII
Pionner 2180
2 selenium 10" PW3
2 cornetas
2 super tuitas
modulo corzus 1002
Avatar do usuário
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 3721
Registrado em: 30 Mar 2007, 15:33
Carro:
Localização: Franca/SP
Contato:

Mensagem por oxy »

Karlos Iglezias escreveu:Oxy, tenho um cd player, um falcon 720 2 canais e 4 6*9 hinor 60w no tampão, blz

Aqui em teresina os caras não costumam instalar capacitores nos 6*9
eu estou querendo saber se eu colocar uns capacitores pelo menos em 2 autofalantes como ficaria meu som, mais medio ou mais grave????
e qual seria esses capacitores????

VALEUUUUU!!!!!!!!
fala karlos, bom capacitores sao feitos para limitar a baixas frequncias portanto os 6x9 q receberem o capacitor ira gerar mais medio, no seu pojeto axo q vai ficar legal pois dois geram mais grave e ouros dois mais os médios mais isto vai de vc faça o teste...
capacitores de 150x100 axo q fica legal...
abrass
Imagem
Avatar do usuário
Karlos Iglezias
Membro
Membro
Mensagens: 285
Registrado em: 20 Jul 2007, 15:01
Carro:
Localização: Teresina/PI

Mensagem por Karlos Iglezias »

oxy escreveu:
Karlos Iglezias escreveu:Oxy, tenho um cd player, um falcon 720 2 canais e 4 6*9 hinor 60w no tampão, blz

Aqui em teresina os caras não costumam instalar capacitores nos 6*9
eu estou querendo saber se eu colocar uns capacitores pelo menos em 2 autofalantes como ficaria meu som, mais medio ou mais grave????
e qual seria esses capacitores????

VALEUUUUU!!!!!!!!
fala karlos, bom capacitores sao feitos para limitar a baixas frequncias portanto os 6x9 q receberem o capacitor ira gerar mais medio, no seu pojeto axo q vai ficar legal pois dois geram mais grave e ouros dois mais os médios mais isto vai de vc faça o teste...
capacitores de 150x100 axo q fica legal...

valeu, vou compra hj um par...
uma dica, posta no faça vc meso como instalar capacitores!!!!
abrass
Gol 1.6 AP - 89
Freios do GIII
Pionner 2180
2 selenium 10" PW3
2 cornetas
2 super tuitas
modulo corzus 1002
Avatar do usuário
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 3721
Registrado em: 30 Mar 2007, 15:33
Carro:
Localização: Franca/SP
Contato:

Mensagem por oxy »

Karlos Iglezias escreveu:
valeu, vou compra hj um par...
uma dica, posta no faça vc meso como instalar capacitores!!!!
abrass
n tem seguedo, compre capacitores bipolar assim fica mamão instalar, so vc liga-lo em um dos fios do falante, tipo se usar o positivo fica assim:

fio + capacitor + falante

e c usar o negativo mesma coisa..
Imagem
quadradeira89
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 608
Registrado em: 13 Jul 2007, 12:02
Carro:
Localização: Caieiras/SP

Mensagem por quadradeira89 »

estou com duvida na instalação do meu som ..tenho quase todos os componentes tais como:
- cd player
- 2 falantes pioneer 6" 50wrms cada
- 2 6x9 new edge da bomber 100wrms cada
- 1 caixa dutada com sub bravox 200wrms
- 1 módulo mono da falcon axo q é 150wrms

e tava pensando em comprar um módulopara ligar os falante de 6" e deixar os 6x9 ligado direto no aparelho como na instalação 7. e queria saber o seguinte, com estes componentes ciatados acima terei um bom som com batidas razoáveis ou vai faltar algo mais, se alguem poder ajudar com alguma dica, desde já agradeço.!!!
Imagem
Avatar do usuário
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 3721
Registrado em: 30 Mar 2007, 15:33
Carro:
Localização: Franca/SP
Contato:

Mensagem por oxy »

quadradeira89 escreveu:estou com duvida na instalação do meu som ..tenho quase todos os componentes tais como:
- cd player
- 2 falantes pioneer 6" 50wrms cada
- 2 6x9 new edge da bomber 100wrms cada
- 1 caixa dutada com sub bravox 200wrms
- 1 módulo mono da falcon axo q é 150wrms

e tava pensando em comprar um módulopara ligar os falante de 6" e deixar os 6x9 ligado direto no aparelho como na instalação 7. e queria saber o seguinte, com estes componentes ciatados acima terei um bom som com batidas razoáveis ou vai faltar algo mais, se alguem poder ajudar com alguma dica, desde já agradeço.!!!
um projeto simples e bem legal, ja q vai compra um modulo compre um pa toca os de 6 e os 6x9 assim vc tera 90% de aproveitamento de seus equipamentos gerando um som bem legal...
Imagem
quadradeira89
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 608
Registrado em: 13 Jul 2007, 12:02
Carro:
Localização: Caieiras/SP

Mensagem por quadradeira89 »

oxy escreveu:
quadradeira89 escreveu:estou com duvida na instalação do meu som ..tenho quase todos os componentes tais como:
- cd player
- 2 falantes pioneer 6" 50wrms cada
- 2 6x9 new edge da bomber 100wrms cada
- 1 caixa dutada com sub bravox 200wrms
- 1 módulo mono da falcon axo q é 150wrms

e tava pensando em comprar um módulopara ligar os falante de 6" e deixar os 6x9 ligado direto no aparelho como na instalação 7. e queria saber o seguinte, com estes componentes ciatados acima terei um bom som com batidas razoáveis ou vai faltar algo mais, se alguem poder ajudar com alguma dica, desde já agradeço.!!!
um projeto simples e bem legal, ja q vai compra um modulo compre um pa toca os de 6 e os 6x9 assim vc tera 90% de aproveitamento de seus equipamentos gerando um som bem legal...
ooo fmz ...é axo q vou fazer isso msm vai ficar bonzinho msm ...pq ñ tenho intenção de fazer som bom só pra escutar dentro do carro msm ...
Imagem
maoliveira
Membro
Membro
Mensagens: 188
Registrado em: 21 Jun 2007, 15:58
Carro:
Localização: Osasco / SP

Mensagem por maoliveira »

To mudando o som do carro, já quebrou um galhão :-)
Imagem

Imagem

Imagem
Rafael Vieira MS
Membro
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 24 Jul 2007, 15:59
Carro:
Localização: Campo Grande - MS

Mensagem por Rafael Vieira MS »

oxy escreveu:
quadradeira89 escreveu:estou com duvida na instalação do meu som ..tenho quase todos os componentes tais como:
- cd player
- 2 falantes pioneer 6" 50wrms cada
- 2 6x9 new edge da bomber 100wrms cada
- 1 caixa dutada com sub bravox 200wrms
- 1 módulo mono da falcon axo q é 150wrms

e tava pensando em comprar um módulopara ligar os falante de 6" e deixar os 6x9 ligado direto no aparelho como na instalação 7. e queria saber o seguinte, com estes componentes ciatados acima terei um bom som com batidas razoáveis ou vai faltar algo mais, se alguem poder ajudar com alguma dica, desde já agradeço.!!!
um projeto simples e bem legal, ja q vai compra um modulo compre um pa toca os de 6 e os 6x9 assim vc tera 90% de aproveitamento de seus equipamentos gerando um som bem legal...
kra comprei um
DVD player roadstar 3038 usb
tela napoli 7"
6X9 roadstar 100W RMS
6" 50WRMS
estou pensando em fazer como o amigo ai... mas num sei que sub de 12" que compro... pra colocar numa caixa dutada... e qual modulo eu compro pra ampurrar isto tudo... pensei em fazer como o amigo que keria um mono, mas as vezes compensa mais comprar um modulo pra empurrar tudo logo neh ?
bom abração e T+ pessoar !!
Avatar do usuário
Karlos Iglezias
Membro
Membro
Mensagens: 285
Registrado em: 20 Jul 2007, 15:01
Carro:
Localização: Teresina/PI

Mensagem por Karlos Iglezias »

OXY, o seguinte, cheguei para comprar os capacitores e o cara não tinha os 150x100, ai um cara disse que os 60x200, o cara instalou direto no modulo, o som ficou bem distribuido os graves e os medios estão bem equalizados, gostei.


outra coisa, o meus om esta o seguinte, os dois autofalantes da direita estão batendo mais do que os dois da esquerda o q pode ser?????


Valeu....
Gol 1.6 AP - 89
Freios do GIII
Pionner 2180
2 selenium 10" PW3
2 cornetas
2 super tuitas
modulo corzus 1002
Avatar do usuário
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 3721
Registrado em: 30 Mar 2007, 15:33
Carro:
Localização: Franca/SP
Contato:

Mensagem por oxy »

Karlos Iglezias escreveu:OXY, o seguinte, cheguei para comprar os capacitores e o cara não tinha os 150x100, ai um cara disse que os 60x200, o cara instalou direto no modulo, o som ficou bem distribuido os graves e os medios estão bem equalizados, gostei.


outra coisa, o meus om esta o seguinte, os dois autofalantes da direita estão batendo mais do que os dois da esquerda o q pode ser?????


Valeu....
60x200 :uia: n ouvi fala ainda...mas c ta legal bao tbm...valeu ate pela dica.. vivendo e aprendendo...
a posta uma foto pa mim ve ond ele instalo...

pode ser o balanço do player, so ajusta para 0 e ser feliz
Imagem
quadradeira89
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 608
Registrado em: 13 Jul 2007, 12:02
Carro:
Localização: Caieiras/SP

Mensagem por quadradeira89 »

qual capacitor é melhor pra colocar nos falantes de 6" e o q acontece se coloco capaciotr nesses falantes o som fica + nítido ?
Imagem
Avatar do usuário
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 3721
Registrado em: 30 Mar 2007, 15:33
Carro:
Localização: Franca/SP
Contato:

Mensagem por oxy »

quadradeira89 escreveu:qual capacitor é melhor pra colocar nos falantes de 6" e o q acontece se coloco capaciotr nesses falantes o som fica + nítido ?
o capacitor é de 100x100, nao chamaria de nitido mas sim funcionando justamente para o que ele foi feito, o capacitor barra as baixas frequencias (graves) fazendo q o falante trabalhe nas medias assim ele cumpre seu papel q é produzir os medios e agudos, traduzindo ele fala com muito mas qualidade..
Imagem
quadradeira89
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 608
Registrado em: 13 Jul 2007, 12:02
Carro:
Localização: Caieiras/SP

Mensagem por quadradeira89 »

ahh tá ...falei com o cara q vai instalar o som ele falou q nem vai colocar capacitores nos de 6" pois dissse q ñ necesita só com a regulagem no som já fica bom ....! ai fikei com cabreiro mas será se eu amentar o som ele ñ vai dar uma distorcida eu ñ manjo nda e vcs q já manjam o q me aconselhariam?
Imagem
Avatar do usuário
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 3721
Registrado em: 30 Mar 2007, 15:33
Carro:
Localização: Franca/SP
Contato:

Mensagem por oxy »

quadradeira89 escreveu:ahh tá ...falei com o cara q vai instalar o som ele falou q nem vai colocar capacitores nos de 6" pois dissse q ñ necesita só com a regulagem no som já fica bom ....! ai fikei com cabreiro mas será se eu amentar o som ele ñ vai dar uma distorcida eu ñ manjo nda e vcs q já manjam o q me aconselhariam?
mas vc vai usar modulo? se sim ai sim vc coloca capacitor, agora c nao for colocar modulo nao precisa nao..
Imagem
quadradeira89
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 608
Registrado em: 13 Jul 2007, 12:02
Carro:
Localização: Caieiras/SP

Mensagem por quadradeira89 »

oxy escreveu:
quadradeira89 escreveu:ahh tá ...falei com o cara q vai instalar o som ele falou q nem vai colocar capacitores nos de 6" pois dissse q ñ necesita só com a regulagem no som já fica bom ....! ai fikei com cabreiro mas será se eu amentar o som ele ñ vai dar uma distorcida eu ñ manjo nda e vcs q já manjam o q me aconselhariam?
mas vc vai usar modulo? se sim ai sim vc coloca capacitor, agora c nao for colocar modulo nao precisa nao..
por q tô com os equip. aki parado em casa e tô sem nenhum radio no carro ai é foda ...vou instalar os 6" e uma dutada e o módulo mono por enquanto pois tô sem grana no momento pra colocar o estéreoe instalar os 6x9 no tampão ...mas tô meio com o pé atrás será q ñ vai ficar muito grave pra pouco médio ...!
Imagem
Avatar do usuário
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 3721
Registrado em: 30 Mar 2007, 15:33
Carro:
Localização: Franca/SP
Contato:

Mensagem por oxy »

quadradeira89 escreveu:
oxy escreveu:
quadradeira89 escreveu:ahh tá ...falei com o cara q vai instalar o som ele falou q nem vai colocar capacitores nos de 6" pois dissse q ñ necesita só com a regulagem no som já fica bom ....! ai fikei com cabreiro mas será se eu amentar o som ele ñ vai dar uma distorcida eu ñ manjo nda e vcs q já manjam o q me aconselhariam?
mas vc vai usar modulo? se sim ai sim vc coloca capacitor, agora c nao for colocar modulo nao precisa nao..
por q tô com os equip. aki parado em casa e tô sem nenhum radio no carro ai é foda ...vou instalar os 6" e uma dutada e o módulo mono por enquanto pois tô sem grana no momento pra colocar o estéreoe instalar os 6x9 no tampão ...mas tô meio com o pé atrás será q ñ vai ficar muito grave pra pouco médio ...!
dxa eu ve c entendi, vc ira colocar os de 6" nas portas, no mala uma caixa dutada com sub, e um modulo mono pa empurra o sub, e pretende tocar os de 6' direto no player é isso??
Imagem
Responder

Voltar para “Som Automotivo - Duvidas e Informações”