(DUVIDA)Carro 10 anos parado

Area para os Focados em Originalidades e agora a partir de 2010 a famosa PLACA PRETA.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Litieri Jacobus
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 04 Jan 2015, 00:39
Carro: Voyage GL 89 AP 1.6

(DUVIDA)Carro 10 anos parado

Mensagem por Litieri Jacobus »

Boa Noite Galera...

Tenho uma duvida...

Estou negociando com um dono de um quadrado que ficou 10 anos guardado na garagem, no inicio do ano o carro foi feito manutenção para voltar ativa novamente, mas não esta sendo utilizado e está 6 meses parado novamente... Se trata de um quadrado ano 94 com 63.000 km originais Motor AP 1.6...

Minha duvida é: Quais os riscos que estou correndo em Comprar esse carro?... O que realmente precisa ser feito de manutenção para não dar problemas?

Agradeço a ajuda...
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: (DUVIDA)Carro 10 anos parado

Mensagem por SCarrilho »

Imagina aquele cara que ta em coma por 10 anos, pra ele voltar a ser o que era antes só depois de muito trabalho de fisioterapia. Assim vai ser o golzinho, todas as partes móveis dele podem estar emperradas e vão precisar de atenção. O radiador pode estar entupido, mangueiras ressecadas, algum contato de algum lugar pode estar oxidado e não passando corrente. São coisas que só olhando o carro pessoalmente e avaliando para te dizer, mas de cara é trocar velas, cabos, óleo, filtros, limpar carburador e ver se o motor não está travado. Acho que a junta mesmo sendo original não deve estar ruim.

Eu tenho um monza que ficou parado menos de 6 meses por causa de junta e o compressor do ar condicionado tinha colado, estava fazendo o carro morrer porque tava puxando muito do motor. Só depois de umas aceleradas que soltou.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: (DUVIDA)Carro 10 anos parado

Mensagem por Rodox »

Você vai ter que levar ele de guincho até um mecânico. A melhor coisa que você pode fazer é levar o mecânico seu de confiança para ver o carro.

Agora por que será que o carro ficou tanto tempo parado? será que ele tem um problema sério no motor?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 343
Registrado em: 28 Ago 2008, 02:07
Carro: Gol GTS 1.8s 94
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: (DUVIDA)Carro 10 anos parado

Mensagem por PinBall »

Tem gente que guarda carros por eternidades.

Um cara tinha uma Parati GLS 88 que estava parada por muito tempo, ela era muito bonita. Os cabos estavam com as pontas brancas de oxidação, o carburador tinha até teia de aranha.

Se você for se aventurar de tirar ele de lá, meus conselhos:

Comprar 2 litros de querosene e jogar em um balde, retirar o carburador e dividir ele em partes depois colocar ele dentro desse balde. Com um pincel médio vir retirando todos detritos, e trocar todos reparos, injetores e giclês possíveis. Filtro de gasolina novo, bomba de gasolina nova, filtro de ar novo. Depois montar tudo denovo.

Abrir a tampa do carter e deixar sair todo o óleo do motor. Depois calibrar com 4 litros de óleo 20w 50. Eu uso VS Petronas.

Bateria precisa trocar também ne ? Mais de 1 ano parado, com os cabos plugados já cola a placa.

Cabos de vela NGK ou Bosch, especificar pra loja que você comprar se o carro é alcool ou não, e o ano de fabricação.

Bobina, se não for Mi, pode comprar uma Bosch. Outra marca vai esquentar e te dar muita dor de cabeça.

Mangueiras se estiverem intactas na junção e não ressecadas, pode manter. Mas é tão barato que compensa comprar nova. O radiador você retira toda a agua dele e calibra com uns 2 litros de aditivo, completando com agua nova.

É bom ver como está a correia dentada dele, se estiver apertada, é bom verificar se está em bom estado também.

Chegando a hora de retirar ele do lugar, tire a mangueira que vem do tanque e coloque em uma garrafa de pelo menos 5 litros, fazendo uma mamadeira. Pois com certeza o tanque de gasolina está imundo e se você colocar gasolina nele vai jogar dinheiro fora. A bomba vai chupar toda sujeira do tanque, vai entupir seu sistema de alimentação e vai ficar quase impossível de tirar o carro do lugar. Se ele for álcool pior ainda. Além de ter o retrabalho de abrir o carburador para uma nova limpeza.

Se o arranque estiver pesado, é aconselhável trocar as escovas. Depois dele ligado, com bateria nova, é bom passar um multímetro no alternador pra ver se está carregando de acordo. Se não, é bom trocar as escovas dele também.

Se o carro estiver muito bom de lata (vincos do paralama originais de fábrica, pintura original, acabamentos originais conjunto ótico cibiê ou arteb e intactos) vale a pena gastar uma grana no motor.

Se tiver que mexer com a lata, se o conjunto ótico for orgus e as lanternas paralelas, eu nem caçava comprar.
Scirocco: Gol, I am your father.
Imagem
Litieri Jacobus
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 04 Jan 2015, 00:39
Carro: Voyage GL 89 AP 1.6

Re: (DUVIDA)Carro 10 anos parado

Mensagem por Litieri Jacobus »

Obrigado pela ajuda!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: (DUVIDA)Carro 10 anos parado

Mensagem por Rodox »

No carter vão 3,5 litros de óleo com a troca do filtro de óleo. E sem a troca do filtro são apenas 3 litros.

Tem que ver também quanto ele está devendo de IPVA, Licenciamento e Seguro Obrigatório... pode ser uma paulada.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
ZANATTA
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 15 Mai 2012, 21:32
Carro: Gol CL 92
Localização: Urussanga - SC

Re: (DUVIDA)Carro 10 anos parado

Mensagem por ZANATTA »

PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 343
Registrado em: 28 Ago 2008, 02:07
Carro: Gol GTS 1.8s 94
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: (DUVIDA)Carro 10 anos parado

Mensagem por PinBall »

Rodox escreveu:No carter vão 3,5 litros de óleo com a troca do filtro de óleo. E sem a troca do filtro são apenas 3 litros.

Tem que ver também quanto ele está devendo de IPVA, Licenciamento e Seguro Obrigatório... pode ser uma paulada.
É mesmo, são 3 litros e meio, eu me equivoquei foi mal. :crazy:
Scirocco: Gol, I am your father.
Imagem
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: (DUVIDA)Carro 10 anos parado

Mensagem por SCarrilho »

Rodox escreveu:No carter vão 3,5 litros de óleo com a troca do filtro de óleo. E sem a troca do filtro são apenas 3 litros.

Tem que ver também quanto ele está devendo de IPVA, Licenciamento e Seguro Obrigatório... pode ser uma paulada.
ipva eu não sei mas o seguro são só os 2 ou 3 últimos anos.
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 343
Registrado em: 28 Ago 2008, 02:07
Carro: Gol GTS 1.8s 94
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: (DUVIDA)Carro 10 anos parado

Mensagem por PinBall »

Depende do estado. Por exemplo, no meu estado é raridade carro isento de IPVA. Pode ser um Fusca 63 que não sai ileso.
Scirocco: Gol, I am your father.
Imagem
gabcarletti
Membro
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 14 Jan 2014, 13:17
Carro: Parati Gl 1.6 88

Re: (DUVIDA)Carro 10 anos parado

Mensagem por gabcarletti »

cara quanto a lata, se ela estiver alinhada que se foda os farois, nada que um pouco de silicone não resolva (por favor galera não vamos entrar na onda dos zé frisinhos), pintura pode estar queimada ou não, motor com 63000 rodado é dificil de achar. Minha opinião? faça o que o amigo PinBall falou e compre esta joia.
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 343
Registrado em: 28 Ago 2008, 02:07
Carro: Gol GTS 1.8s 94
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: (DUVIDA)Carro 10 anos parado

Mensagem por PinBall »

Eu não compraria com conjunto de faróis orgus de modo algum. Cada farol cibie ou arteb é no mínimo 100 reais. Fora as setas e lanternas traseiras.
Scirocco: Gol, I am your father.
Imagem
Responder

Voltar para “Originalidade / Colecionadores”