Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Espaço destinado somente para organização de encontros e eventos da filial do CdGQ! - PR. Demais assuntos utilizar areas especificas.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Redmachine
Membro
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 12 Abr 2013, 12:51
Carro: Gol GT 2.0T e Gol G6
Localização: Guarapuava - PR

Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por Redmachine »

Pessoal, ainda se consegue nos dias de hoje aqui no Paraná legalizar um motor turbo em veiculo de passeio? Alguém pode dar uma dica de como conseguir isso, seja pelo detran ou por algum outro meio legal?

Aqui segue o que achei em pesquisas qto ao procedimento burocrático e a documentação necessária para fazer tal modificalção:

"Dicas como legalizar carro turbo.
Além do constante preconceito que os proprietários de carros turbo sofrem por pessoas que imaginam a turbina apenas como um acessório para rachas, a falta de informação, inclusive por parte das autoridades, prejudica várias pessoas quando querem saber como legalizar um carro turbo.
Antes de tudo, devo dizer que o CONTRAN não proíbe certas alterações em características originais do veiculo. Algumas modificações mais singelas não precisam de um laudo ou algo do tipo, como sistemas de som, bancos de couro e rodas de liga leve.

No Artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro, está bem explicado que as alterações só são proibidas se forem feitas sem prévia autorização do órgão local (DETRAN). Então vem a pergunta: Como legalizar um carro turbo?

De acordo com a lei, é preciso seguir uma série de procedimentos para legalizar um carro turbinado. O kit turbo deve ter nota fiscal, assim como a instalação do mesmo (é, peça uma nota ao seu mecânico). Feito isso, o condutor deve ir ao DETRAN ou algum despachante para conseguir a autorização para modificação de características.

Se o DETRAN liberar a autorização, os serviços de modificação podem ser feitos, mas para ser legalizado, o carro turbo terá que passar uma vistoria que mede emissão de poluentes, ruídos, competência dos freios e a segurança do veiculo em geral. Tal vistoria só pode ser feita em locais autorizados pelo INMETRO.

Caso o veículo esteja bem regulado e se saia bem, será emitido um laudo com a nova potência do carro, então o proprietário tem que ir a um despachante e levar cópias do CPF, RG, laudo da inspeção, autorização para modificações emitida pelo DETRAN e um comprovante de residência, então o despachante vai dar entrada para um novo documento.

O novo documento do seu carro turbo terá um campo com a potência do seu carro, tamanho de roda, alteração em suspensão e até o combustível. Em alguns estados, o DETRAN ainda insere um campo: “VEÍCULO MODIFICADO: VEÍCULO EQUIPADO COM TURBOCOMPRESSOR”.

O campo acima não é obrigatório, mas alguns policiais podem encher o saco caso não vejam a palavra “Turbo” nos documentos. Se por acaso isso acontecer, é a hora de provar que você não é um motorista burro.

Caso o policial apreenda o carro turbo, mesmo estando legalizado, você pode procurar um advogado para que ele entre com um mandado de segurança contra o DETRAN local, aí os caras vão regularizar o documento do seu carro novamente.

Além do documento do veículo comprovando modificações, você pode andar com uma cópia do laudo da inspeção e “esfregar na cara” dos policias que ficarem procurando motivo.

Vale lembrar que este procedimento não vale apenas para legalização de carro turbo, como também as outras modificações citadas pelo Artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro:

I – Espécie;
II – Tipo;
III – Carroçaria ou Monobloco;
IV – Combustível;
V – Modelo/versão;
VI – Cor;
VII – Capacidade/potência/cilindrada;
VIII – Eixo suplementar;
IX – Estrutura;
X – Sistemas de segurança.
Redmachine GT Turbo
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por Rodrigo Naressi »

Estou por fora de como está ocorrendo a legalização aqui no sul, mas quando chegar a hora de turbinar vou pesquizar... quando comprei o GT ele estava todo errado, só funcionava pista e farolete, placas detonadas mas a Despachante conseguiu liberar!!!

vamos ver com o Turbo!
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 311
Registrado em: 14 Jan 2008, 10:44
Carro:
Localização: Campo Grande/MS - Cambé/PR

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por Newerton »

Aqui no Paraná, é QUASE impossivel legalizar turbo.

Primeiro que não tem no sistema do Detran o TURBOCOMPRESSOR na lista da Emissão do CSV.
Segundo que as empresas de inspeção (INMETRO), não faz vistoria se o carro está turbo, somente se houver o CAT.
Desde o começo do ano, estou procurando empresa que emite o CAT, mais não tem, alguns engenheiro técnico do INMETRO me disse que me Curitiba tem, mais não sabe onde.

Soliução?
Mandado de Segurança! Até por que o turbo não é proibido, não tem lei que proibe ele, é permitido somente com o CAT, mais se o Governo não disponibiliza empresa que faça isso, por meio Judicial conseguimos fácil.
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
Avatar do usuário
Redmachine
Membro
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 12 Abr 2013, 12:51
Carro: Gol GT 2.0T e Gol G6
Localização: Guarapuava - PR

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por Redmachine »

Mas mesmo com mandado de segurança, pode nao vir descrito no doc TURBOCOMPRESSOR, e ai nao adiantaria nada. O melhor e mais facil caminho hoje é legalizar em sta catarina, usar um endereço de algum parente ou de algum despachante.
Outra questão é esse CAT. ai, será que em cascavel a empresa de inspeçao Inspevel se nao me engano que é lá, teria esse CAT? pois la tem tanto carro turbo e preparado, fora que tem o autodromo tb, numa dessa se tiver da pra tentar fazer a inspeçao la e dai faz os docs por meio de despachante em sta cat., nem precisaria levar o carro lá, eu acho hehehee.
Quem tiver mais novidades qual o meio mais facil por favor nos ajude.
Abraçao.
Redmachine GT Turbo
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 311
Registrado em: 14 Jan 2008, 10:44
Carro:
Localização: Campo Grande/MS - Cambé/PR

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por Newerton »

Redmachine escreveu:Mas mesmo com mandado de segurança, pode nao vir descrito no doc TURBOCOMPRESSOR, e ai nao adiantaria nada. O melhor e mais facil caminho hoje é legalizar em sta catarina, usar um endereço de algum parente ou de algum despachante.
Outra questão é esse CAT. ai, será que em cascavel a empresa de inspeçao Inspevel se nao me engano que é lá, teria esse CAT? pois la tem tanto carro turbo e preparado, fora que tem o autodromo tb, numa dessa se tiver da pra tentar fazer a inspeçao la e dai faz os docs por meio de despachante em sta cat., nem precisaria levar o carro lá, eu acho hehehee.
Quem tiver mais novidades qual o meio mais facil por favor nos ajude.
Abraçao.
Com mandado de segurança, pode sim vim escrito TURBOCOMPRESSOR no documento, sabia que esse item ainda consta no sistema do detran? Ele foi removido para emitir CSV, mais em Alteração de Dados, o Turbo Compressor consta na lista, se ele "como dizem" ser proibido, por que consta no sistema?

Mandei email para essa empresa da Cascavel, vou ver a resposta.

Se quizer consultar o que tem no sistema do detran, para Alteração de Dados.
http://celepar7.pr.gov.br/detran_novo/c ... odMotivo=5

Se consta esse item no sistema, então ele pode sim ser colocado no documento, ou por mandando de segurança, ou por CAT ou por outros meios.
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
Avatar do usuário
Redmachine
Membro
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 12 Abr 2013, 12:51
Carro: Gol GT 2.0T e Gol G6
Localização: Guarapuava - PR

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por Redmachine »

Newerton escreveu:
Redmachine escreveu:Mas mesmo com mandado de segurança, pode nao vir descrito no doc TURBOCOMPRESSOR, e ai nao adiantaria nada. O melhor e mais facil caminho hoje é legalizar em sta catarina, usar um endereço de algum parente ou de algum despachante.
Outra questão é esse CAT. ai, será que em cascavel a empresa de inspeçao Inspevel se nao me engano que é lá, teria esse CAT? pois la tem tanto carro turbo e preparado, fora que tem o autodromo tb, numa dessa se tiver da pra tentar fazer a inspeçao la e dai faz os docs por meio de despachante em sta cat., nem precisaria levar o carro lá, eu acho hehehee.
Quem tiver mais novidades qual o meio mais facil por favor nos ajude.
Abraçao.
Com mandado de segurança, pode sim vim escrito TURBOCOMPRESSOR no documento, sabia que esse item ainda consta no sistema do detran? Ele foi removido para emitir CSV, mais em Alteração de Dados, o Turbo Compressor consta na lista, se ele "como dizem" ser proibido, por que consta no sistema?

Mandei email para essa empresa da Cascavel, vou ver a resposta.

Se quizer consultar o que tem no sistema do detran, para Alteração de Dados.
http://celepar7.pr.gov.br/detran_novo/c ... odMotivo=5

Se consta esse item no sistema, então ele pode sim ser colocado no documento, ou por mandando de segurança, ou por CAT ou por outros meios.
Valew pela informaçao amigao,, aio fica mais facil mesmo, é so levar essa lista de taxas na mao la no detran e esfregar na cara deles com um mandado de segurança entao hehehe.
abs.
Redmachine GT Turbo
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por Rodrigo Naressi »

Boas dicas, tento novas informações manda aí... tenho vontade de turbinar o GT mas se conseguir legalizar...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
Redmachine
Membro
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 12 Abr 2013, 12:51
Carro: Gol GT 2.0T e Gol G6
Localização: Guarapuava - PR

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por Redmachine »

Ta um comentário aqui em Guarapuava que o Detran vai voltar a liberar doc. turbo a partir de abril/2014, alguém sabe de mais informações? tem como o pessoal de curitiba ajudar ver isso ai? vlw galera.
Redmachine GT Turbo
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por Rodrigo Naressi »

vou investigar!!!
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 311
Registrado em: 14 Jan 2008, 10:44
Carro:
Localização: Campo Grande/MS - Cambé/PR

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por Newerton »

Alguma novidade? Ano passado conseguir fazer alteração de combustivel e potência (até 10%), mais esse orgão do governo são uns pilantra! Quando fiz a regularização da suspensão, vem o número do CSV no documento, depois que fiz a alteração de combustivel e potência, os corno só mudaram os dados do documento, e não adiciono o CSV.

Depois que voltei da praia ano passado, não corri mais atrás, até por que aconteceu uns imprevisto, e estou até agora sem carro pra correr atrás. Mais com mandado de segurança da certo. Contran não proibe turbo, mais também não permite legalizar.

Vi uma notícia
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
Avatar do usuário
Redmachine
Membro
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 12 Abr 2013, 12:51
Carro: Gol GT 2.0T e Gol G6
Localização: Guarapuava - PR

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por Redmachine »

Pelo que sei esta td na mesma, só pegando um advogado e entrando com mandando de segurança mesmo. O que mais causa indignação é que tem a taxa de "TURBOCOMPRESSOR" lá na lista de taxas do detran-PR.
Agora, me informei com o pessoal que legaliza em SP. e me falaram o seguinte sobre ter que estar descrito Turbocompressor no Doc.:
"MODIFICAÇÃO EM SÃO PAULO SAI COMO POTENCIA/CILINDRADA, PORÉM ISTO NÃO É UM PROBLEMA, POIS SE ESTE CARRO FOSSE COMPRADO AQUI DE SÃO PAULO E JÁ FOSSE LEGALIZADO A MODIFICAÇÕES SERIA ESTA, A LEGISLAÇÃO É A MESMA PARA TODO O BRASIL, ESTE NÉGOCIO DE ESTAR ESCRITO TURBO NO DOCUMENTO NÃO É OBRIGATORIO, É SÓ LER A RESOLUÇÃO, ISSO É COISA DOS POLICIAS AI DO ESTADO."
Então o pbl aqui parece ser pessoal da chefia do detran-Pr.
Redmachine GT Turbo
Avatar do usuário
GQ-SantaCruz
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 29 Mai 2014, 10:00
Carro: Gol Quadrado 92

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por GQ-SantaCruz »

Ai... Aqui no RJ estão falando que a partir de agora pra poder legalizar ficará mais difícil, do mesmo modo que é difícil legalizar carro blindado (tem que ter laudo do Exército, do Inmetro, de uma porrada de órgãos)... Mas tô correndo atrás de peças pro CHT, o que é quase raro de se encontrar...
Se eu não conseguir, esse "mandado de segurança" eu consigo fácil com meu advogado... Vamos ver...
Rubens de Carvalho - Gol 1.6 CHT 1992
(x) Suspensão Fixa Legalizada // (x) Aro Orbital 17''
(x) Bancos Recaro // ( ) Forração interna de GTS
( ) Volante Parati Surf // ( ) Turbo

I got that Power!!
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 311
Registrado em: 14 Jan 2008, 10:44
Carro:
Localização: Campo Grande/MS - Cambé/PR

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por Newerton »

GQ-SantaCruz escreveu:Ai... Aqui no RJ estão falando que a partir de agora pra poder legalizar ficará mais difícil, do mesmo modo que é difícil legalizar carro blindado (tem que ter laudo do Exército, do Inmetro, de uma porrada de órgãos)... Mas tô correndo atrás de peças pro CHT, o que é quase raro de se encontrar...
Se eu não conseguir, esse "mandado de segurança" eu consigo fácil com meu advogado... Vamos ver...
Sempre foi dificil, faz 2 anos que fui atras, eles pedem laudo de uma empresa credenciada pelo inmetro, que tenha um engenheiro credenciado também para fazer o serviço. É um certificado que precisa ser emitido, que so pode por Engenheiro credenciado para fazer isso.

O D2M falo no vídeo que vai ser dificil e tal, faz tempo que está assim, não é de hoje! Agora com Mandato de Segurança consegue, por que a Legislação não proibi o turbo, pode procurar no site do Denatran, pesquisei todas as resoluções possiveis, o que é permitido de potência, e o aumento em até 10%. Mais o sistema é falho! Quando comprei o carro, o motor foi trocado para um 2.0, o detran tinha que ter alterado a potência para um valor estimado, agora no documento estava marcado 89cv (Motor 1.8 do GTS 91), fiz a troca de combustivel e o aumento de potência com um laudo de dinamometro, foi para 98cv.

Só ouço boatos que vai liberar, mais dúvido muito! Quem sabe no futuro daqui 10 anos, que todos os carros tenha turbo! Por que a VW ta lançando vários carros TSI, a Peugeot também, a Hyundai vai lançar o Veloster Turbo.
O turbo é complicado de medir em blitz, se a lei libera-se até 50% do motor, já ajudava! hehehe
Mais 10% pra quem vai turbinar não é nada!
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
Avatar do usuário
GQ-SantaCruz
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 29 Mai 2014, 10:00
Carro: Gol Quadrado 92

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por GQ-SantaCruz »

Newerton escreveu:
GQ-SantaCruz escreveu:Ai... Aqui no RJ estão falando que a partir de agora pra poder legalizar ficará mais difícil, do mesmo modo que é difícil legalizar carro blindado (tem que ter laudo do Exército, do Inmetro, de uma porrada de órgãos)... Mas tô correndo atrás de peças pro CHT, o que é quase raro de se encontrar...
Se eu não conseguir, esse "mandado de segurança" eu consigo fácil com meu advogado... Vamos ver...
Sempre foi dificil, faz 2 anos que fui atras, eles pedem laudo de uma empresa credenciada pelo inmetro, que tenha um engenheiro credenciado também para fazer o serviço. É um certificado que precisa ser emitido, que so pode por Engenheiro credenciado para fazer isso.

O D2M falo no vídeo que vai ser dificil e tal, faz tempo que está assim, não é de hoje! Agora com Mandato de Segurança consegue, por que a Legislação não proibi o turbo, pode procurar no site do Denatran, pesquisei todas as resoluções possiveis, o que é permitido de potência, e o aumento em até 10%. Mais o sistema é falho! Quando comprei o carro, o motor foi trocado para um 2.0, o detran tinha que ter alterado a potência para um valor estimado, agora no documento estava marcado 89cv (Motor 1.8 do GTS 91), fiz a troca de combustivel e o aumento de potência com um laudo de dinamometro, foi para 98cv.

Só ouço boatos que vai liberar, mais dúvido muito! Quem sabe no futuro daqui 10 anos, que todos os carros tenha turbo! Por que a VW ta lançando vários carros TSI, a Peugeot também, a Hyundai vai lançar o Veloster Turbo.
O turbo é complicado de medir em blitz, se a lei libera-se até 50% do motor, já ajudava! hehehe
Mais 10% pra quem vai turbinar não é nada!
Mas tu tá ligado que nós não iremos deixar apenas 10% né? Bem, na questão da altura, fui no Inmetro e está a 13cm do chão... Depois que eu tiver com o 2014 na mão e tudo no DOC, vou na oficina e tirar mais uns 5cm de altura...
*Soube dessa "dificuldade" de legalizar o Turbo também com Fábio Mendes, o D2M... KKKKKKKKKKKK!!! É impressionante o número de gente que vê os vídeos dele. Camarada sagaz!!!
Rubens de Carvalho - Gol 1.6 CHT 1992
(x) Suspensão Fixa Legalizada // (x) Aro Orbital 17''
(x) Bancos Recaro // ( ) Forração interna de GTS
( ) Volante Parati Surf // ( ) Turbo

I got that Power!!
kitiU
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Fev 2014, 11:44
Carro: Gol CL 94

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por kitiU »

Dae PessoALL....

Tenho um gol 94, comprei ele pronto de São Paulo... a princípio ele é legalizado turbo lá em SP... mas aqui no RS, na história é outra...

Primeiramente, no laudo CSV, consta alteração de cilindrada/potência, dentro dos 10%, mas não fala nada sobre o que foi feito para ter aumentado a potência, no caso o kit turbo... sendo assim, aqui no RS esse carro não é turbo... tem mais potência que o original mas não é turbo... inclusive nos doc de 2015, me informaram e um amigo meu já passou por isso, não vem mais em observação da alteração de cilindrada/potência... o detran alega que a alteração já esta no documento e não precisa ser observada...

Alguém ai nos dias de hoje, sabe como fazer para constar nos documentos que o carro é turbo??

Pois do jeito que andam as coisa, ter um carro turbo, só se for de fábrica... ja estou até pensando em vender meu carro para não ter que me incomodar...
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por Rodrigo Naressi »

que novela....
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
zaninii
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 10 Nov 2008, 15:30
Carro:
Localização: Mª da graça - Rio

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por zaninii »

Galera, acabo de legalizar meu carro aqui no Rio... Fiz sozinho sem auxílio de despachante nenhum...

Basta ter a nota do kit e da instalação do mesmo com a indicação na própria nota da potência atingida... e óbvio que não pode ultrapassar os 10%...

Tendo isto em mãos, basta pagar o duda de alteração de características, agendar a vistoria tb para alteração de características, isto vai lhe gerar uma senha de modificação, de posse da senha vá a qualquer posto de vistoria do inmetro, faça a vistoria do veículo e depois é só se dirigir para a vistoria do detran já agendada...

Achei super fácil e sem enrolação...

Eu ainda legalizei a troca de motor e retirada do gnv...

Espero ter ajudado...
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por Rodrigo Naressi »

muito bacana...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
Redmachine
Membro
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 12 Abr 2013, 12:51
Carro: Gol GT 2.0T e Gol G6
Localização: Guarapuava - PR

Re: Legalizar MotorTurbo - como proceder?

Mensagem por Redmachine »

zaninii escreveu:Galera, acabo de legalizar meu carro aqui no Rio... Fiz sozinho sem auxílio de despachante nenhum...

Basta ter a nota do kit e da instalação do mesmo com a indicação na própria nota da potência atingida... e óbvio que não pode ultrapassar os 10%...

Tendo isto em mãos, basta pagar o duda de alteração de características, agendar a vistoria tb para alteração de características, isto vai lhe gerar uma senha de modificação, de posse da senha vá a qualquer posto de vistoria do inmetro, faça a vistoria do veículo e depois é só se dirigir para a vistoria do detran já agendada...

Achei super fácil e sem enrolação...

Eu ainda legalizei a troca de motor e retirada do gnv...

Espero ter ajudado...
Mas o que veio escrito no seu doc.? "alteração de potencia/cilindrada"? nao sei ai no RJ, mas aqui no parana nao vale isso pra turbo, só vale se estiver escrito no Doc: "TURBOCOMPRESSOR".
Redmachine GT Turbo
Responder

Voltar para “Filial CdGQ! - PR”