Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

Eae pessoal tudo tranquilo?
É o seguinte eu tenho um ap 1.8 gasolina e tenho que estar fazendo a retifica do bloco entao ja que vou ter que abrir estou querendo mudar ele para 1.9.
Eu estava pesquisando saber mais como funcionava esse tal Milenove e acabei descobrindo que é so trocado os pistao do 1.8 para os do 2.0.Minha intençao é ter um carro turbo com pelo menos 1,5kg no pé e quem sabe ate 2kg no Booster ,mas minha duvida é a seguinte:
1 - os pistao 1.9 forjados que vende no ML sao os pistao 2.0 so que forjados?
2 - O que é necessario trocar para passar um AP 1.8 para 1.9 ?
3 - Os pistao originais do AP 2.0 sao inferiores aos Forjados 1.9?
4 - Se eu colocar pistao e biela 1.9 forjado ate 800cv eu conseguiria usar ate 2kg de pressao sem ter dor de cabeça do carro ficar quebrando?
5 - Se eu comprar os pistao do AP 2.0 sem ser forjado o que eu preciso trocar para estar colocando eles no carro?
6 - eu vi um link no ML que vende os pistao 1.8,1.9 e 2.0 forjados ,mas minha duvida é a seguinte : Como vou passar o meu para 1.9 eu peço para o vendedor me enviar os pistao 2.0 forjados ou 1.9 forjados?
7 - Meu bloco é STD qual medida dos pistao 1.9 alcool eu devo comprar ?
8 - eu consigo estar rodando com pistao 1.9 com cava sem ter turbina?
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mar 2013, 01:19
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Andre Reis »

1 - Têm os Forjados de 2.0 para motor 2.0 e têm os Forjados feitos exclusivamente para 1.9. Se você colocar o pistao original 2.0 no esquema do 1.9, ele vai ficar um pouco mais baixo do nivel do bloco do motor, tanto é que ele têm que ser o pistão a ALCOOL (por ele não ser cavado, já que não vai chegar na face máxima do bloco).

Eu acho mais interessante os forjados feitos exclusivamente para 1.9, vai ficar um motor mais correto.
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mar 2013, 01:19
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Andre Reis »

Você têm que entender o seguinte: O uso dos pistões 2.0 para converter para 1.9 é uma técnica antiga. Antigamente a gente não encontrava pistões de várias medidas no mercado. O Pistão original do 2.0 no bloco 1.8 era praticamente uma gambiarra.
Então o que a galera fazia: pegava o pistão do 2.0 a alcool que tinha 83,5 mm de diametro, e encaixava no motor do 1.8 que tinha 81,0 mm de diametro.
Hoje em dia no mercado já se têm o pistão correto para converter para 1.9.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por bleidao »

Cara... você pode comprar os pistões já com o pino deslocado para não precisar rebaixar o bloco. Compre-os forjados.
Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

Andre Reis escreveu:1 - Têm os Forjados de 2.0 para motor 2.0 e têm os Forjados feitos exclusivamente para 1.9. Se você colocar o pistao original 2.0 no esquema do 1.9, ele vai ficar um pouco mais baixo do nivel do bloco do motor, tanto é que ele têm que ser o pistão a ALCOOL (por ele não ser cavado, já que não vai chegar na face máxima do bloco).

Eu acho mais interessante os forjados feitos exclusivamente para 1.9, vai ficar um motor mais correto.
Entendi obrigado pela explicação
Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

bleidao escreveu:Cara... você pode comprar os pistões já com o pino deslocado para não precisar rebaixar o bloco. Compre-os forjados.
Então eu não sei qual seria esse que não precisa rebaixar o bloco. Eu estou pensando em comprar esse kit aki da AFP: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -trava-_JM
Esse kit precisa rebaixar o bloco?
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mar 2013, 01:19
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Andre Reis »

Jhonny Ferrarezi escreveu:
bleidao escreveu:Cara... você pode comprar os pistões já com o pino deslocado para não precisar rebaixar o bloco. Compre-os forjados.
Então eu não sei qual seria esse que não precisa rebaixar o bloco. Eu estou pensando em comprar esse kit aki da AFP: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -trava-_JM
Esse kit precisa rebaixar o bloco?
AFP é muito bom. É só pedir o pra motor 1.9. Ele não precisa rebaixar o bloco não.
Não têm segredo, acho que a maior dúvida ai é ver com quantos mm vai ser o pistão.
Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

Andre Reis escreveu:
Jhonny Ferrarezi escreveu:
bleidao escreveu:Cara... você pode comprar os pistões já com o pino deslocado para não precisar rebaixar o bloco. Compre-os forjados.
Então eu não sei qual seria esse que não precisa rebaixar o bloco. Eu estou pensando em comprar esse kit aki da AFP: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -trava-_JM
Esse kit precisa rebaixar o bloco?
AFP é muito bom. É só pedir o pra motor 1.9. Ele não precisa rebaixar o bloco não.
Não têm segredo, acho que a maior dúvida ai é ver com quantos mm vai ser o pistão.
Eu conversei com o vendedor ele disse que sendo 1.9 ja é proprio para 1.8 sem ter que rebaixar o bloco.
Realmente minha duvida é o mm do pistao. Como eu sei qual eu devo comprar? eu sei que meu motor é STD .
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mar 2013, 01:19
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Andre Reis »

Dai depende. Um pistão maior vai dar mais potência, embora que muito pequena e você vai ganhar + R/L tambem pouca coisa. Por outro lado se você precisar fazer outra retifica depois nesse bloco você vai ficar limitado a não poder abrir muito a largura dos cilindros. Se o bloco estiver muito corroido por dentro nas galerias de agua, abrir demais os cilindros pode ser arriscado.
Mas pode ficar tranquilo, o bloco do AP o pessoal amplia ele sem problema.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por bleidao »

Qual a medida atual dos pistões?

Você terá que reabrir as camisas dos cilindros. Pouca coisa, mas vai ter.
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por DanielGT »

Eu iria de 83mm para deixar folga suave para futuras manutenções, e acho que 1.5kg de pressão é muita pressão. Se você interessar, pode montar com pistão para aspirado e usar 0.7 ou 0.8kg de pressão pq vai dar pegada boa desde marcha lenta. Carro a gasolina rodando no álcool ele vai ser manco até 3 mil RPM. É nesse tipo de preparação que os aspirados bem montados ganham dos turbos mal dimensionados. Dá uma olhada no vídeo final do Apollo VIP da auto super, é um AP 1.8 álcool original com 0.9 de pressão, rendeu quase 30kg de torque e 175 cavalos nas rodas de carburador 2E. Se um dia fosse ter turbo faria assim, pouca pressão em motor já taxado.
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por meison »

Eu rodo com 83mm, na gasolina, com 8.7:1, ate 3000rpm ele e um aspirado legal, de 3000-3500rpm para frente e um missil e gosto assim mesmo. Imagina que com 1.3 bar veio 250cv e 34kgm, mesmo que esses 400gr so me traiz 4kgm a mais, na potencia tem mais de 75cv no carro que o Daniel menciona. Entao depende do que voce quer. Se pegar turbina pequena o media vai ter torque em baixa e medias e se mantem ate uns 4500rpm e cai muito depois, se pegar turbina media a grande, vai ter muito torque em medias e altas, e ele so sobe quanto mais RPM tu mandar, e a potencia por consecuencia tamben.

Eu gosto de zuar os aspirado de 130-150cv porque eles pensam que andan muito, e tu acompanha normal ate enxer a turbina, dai tu sai disparado e eles ficam para atras, a partir de 2da marcha tu nao ve mais carro aspirado do lado, so no espelho de tras kkkkkk

Para ter muita potencia e melhor buscar ela na pressao e nao na taxa nem no ponto, mais e minha opinao
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

bleidao escreveu:Qual a medida atual dos pistões?

Você terá que reabrir as camisas dos cilindros. Pouca coisa, mas vai ter.
Entao , eu sei que meu motor nunca foi retificado a parte de baixo ele é original ainda . Sabendo disso qual sera a medida dos pistao ?
Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

DanielGT escreveu:Eu iria de 83mm para deixar folga suave para futuras manutenções, e acho que 1.5kg de pressão é muita pressão. Se você interessar, pode montar com pistão para aspirado e usar 0.7 ou 0.8kg de pressão pq vai dar pegada boa desde marcha lenta. Carro a gasolina rodando no álcool ele vai ser manco até 3 mil RPM. É nesse tipo de preparação que os aspirados bem montados ganham dos turbos mal dimensionados. Dá uma olhada no vídeo final do Apollo VIP da auto super, é um AP 1.8 álcool original com 0.9 de pressão, rendeu quase 30kg de torque e 175 cavalos nas rodas de carburador 2E. Se um dia fosse ter turbo faria assim, pouca pressão em motor já taxado.
Entao a vantagem do turbo é que voce ganha bastante cavalo ,mas para poder usar tudo tem que estar bem montado. 1,5 de pressao aparentemente nao é muito ,pois todo mundo hoje em dia roda com isso . Eu tava pensando em usar 1kg de pressao ,mas ja que vou colocar tudo forjado eu posso usar ate mais . Minha ideia era ter uns 250 ate 300 cv de roda ou pelo menos isso no motor ,mas de roda eu quero dentro da casa dos 200 para mais kkkkk.
Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

meison escreveu:Eu rodo com 83mm, na gasolina, com 8.7:1, ate 3000rpm ele e um aspirado legal, de 3000-3500rpm para frente e um missil e gosto assim mesmo. Imagina que com 1.3 bar veio 250cv e 34kgm, mesmo que esses 400gr so me traiz 4kgm a mais, na potencia tem mais de 75cv no carro que o Daniel menciona. Entao depende do que voce quer. Se pegar turbina pequena o media vai ter torque em baixa e medias e se mantem ate uns 4500rpm e cai muito depois, se pegar turbina media a grande, vai ter muito torque em medias e altas, e ele so sobe quanto mais RPM tu mandar, e a potencia por consecuencia tamben.

Eu gosto de zuar os aspirado de 130-150cv porque eles pensam que andan muito, e tu acompanha normal ate enxer a turbina, dai tu sai disparado e eles ficam para atras, a partir de 2da marcha tu nao ve mais carro aspirado do lado, so no espelho de tras kkkkkk

Para ter muita potencia e melhor buscar ela na pressao e nao na taxa nem no ponto, mais e minha opinao
Entao minha ideia é de uma turbina que espirre entre 3 ou 4 mil giro ,mas que ela mantenha a força em alta rotaçao . Eu nao manjo de turbina ,pois é meu primeiro projeto turbo que estou montando.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por João Victor AP »

Fazer um AP 1.9 na minha opinião, o melhor a se fazer é comprar aqueles pistões forjados próprio para Milenove, você encontra no ML, tem IAPEL, AFP, IASA... que já tem a distância do pino do pistão próprio para o 1.8, assim não precisa rebaixar bloco.

E pra ser um 1.9 mesmo, tem que ter pistão no mínimo de 83,5mm. Pra chegar próximo às 1.900cc.

Aquela técnica do pistão 82,5mm que é a medida STD do 2.0, não chega em 1.847cc, fica bem longe de ser um 1.9.
Com pistão de 83,0mm já pode seconsiderar que é um 1.9, por que chega em 1.869cc.
Mas se já vai comprar pistões forjados, já pega logo os 83,5mm, é o mesmo preço, e deixa o AP com 1.892cc, esse sim é um bom Milenove.
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mar 2013, 01:19
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Andre Reis »

João Victor AP escreveu:Fazer um AP 1.9 na minha opinião, o melhor a se fazer é comprar aqueles pistões forjados próprio para Milenove, você encontra no ML, tem IAPEL, AFP, IASA... que já tem a distância do pino do pistão próprio para o 1.8, assim não precisa rebaixar bloco.

E pra ser um 1.9 mesmo, tem que ter pistão no mínimo de 83,5mm. Pra chegar próximo às 1.900cc.

Aquela técnica do pistão 82,5mm que é a medida STD do 2.0, não chega em 1.847cc, fica bem longe de ser um 1.9.
Com pistão de 83,0mm já pode seconsiderar que é um 1.9, por que chega em 1.869cc.
Mas se já vai comprar pistões forjados, já pega logo os 83,5mm, é o mesmo preço, e deixa o AP com 1.892cc, esse sim é um bom Milenove.
Acho que eu tambem iria de 83,5mm.
Têm gente que abre o bloco ainda mais.
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por meison »

Eu iria de 83mm, eu montei assim porque se dar merda ainda da para retificar e abrir para 83.5mm ja 84mm acho muito fina a parede entre cilindros

Com 82.5mm ja veio mais de 300cv com 1.7bar na gasolina
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

João Victor AP escreveu:Fazer um AP 1.9 na minha opinião, o melhor a se fazer é comprar aqueles pistões forjados próprio para Milenove, você encontra no ML, tem IAPEL, AFP, IASA... que já tem a distância do pino do pistão próprio para o 1.8, assim não precisa rebaixar bloco.

E pra ser um 1.9 mesmo, tem que ter pistão no mínimo de 83,5mm. Pra chegar próximo às 1.900cc.

Aquela técnica do pistão 82,5mm que é a medida STD do 2.0, não chega em 1.847cc, fica bem longe de ser um 1.9.
Com pistão de 83,0mm já pode seconsiderar que é um 1.9, por que chega em 1.869cc.
Mas se já vai comprar pistões forjados, já pega logo os 83,5mm, é o mesmo preço, e deixa o AP com 1.892cc, esse sim é um bom Milenove.
Entendi. Tem algum pistao que faça o carro chegar de verdade no 1.9 ,tipo vc disse que os pistao chega ate 1892cc .Eu quero saber se tem algum que chega no 1900cc .E se tiver qual a medida e vale a pena 1 que chegue a tudo isso?
Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

Andre Reis escreveu:
João Victor AP escreveu:Fazer um AP 1.9 na minha opinião, o melhor a se fazer é comprar aqueles pistões forjados próprio para Milenove, você encontra no ML, tem IAPEL, AFP, IASA... que já tem a distância do pino do pistão próprio para o 1.8, assim não precisa rebaixar bloco.

E pra ser um 1.9 mesmo, tem que ter pistão no mínimo de 83,5mm. Pra chegar próximo às 1.900cc.

Aquela técnica do pistão 82,5mm que é a medida STD do 2.0, não chega em 1.847cc, fica bem longe de ser um 1.9.
Com pistão de 83,0mm já pode seconsiderar que é um 1.9, por que chega em 1.869cc.
Mas se já vai comprar pistões forjados, já pega logo os 83,5mm, é o mesmo preço, e deixa o AP com 1.892cc, esse sim é um bom Milenove.
Acho que eu tambem iria de 83,5mm.
Têm gente que abre o bloco ainda mais.
Mas se caso eu precisar retificar mais para frente eu vou ser obrigado a comprar outro bloco né ,pois vai estar na medida maxima do AP
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”