Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por DanielGT »

Concordo que brigar por preparação é bobeira.
Bem, minha idéia, que vejo muito povo lá na europa fazer é usar os pistões Iapel especificos para 1.9 (são 1.8 com medidas grandes), e usar pouca pressão, porque dessa forma vc não vai destaxar o carro, ele vai render bem antes da turbina entrar (fase aspirada) e vai responder muito bem quando ela pressurizar, claro, não vai dar horrores de potência, mas na minha visão o carro tem que ser gostoso de dirigir, não um monstro, quadrado não tem muito chão, e fazer ter é caro. Foca na diversão.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por bleidao »

Só pendurar o Kit Padaria então.
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Rodrigo Naressi »

DanielGT escreveu:Concordo que brigar por preparação é bobeira.
Bem, minha idéia, que vejo muito povo lá na europa fazer é usar os pistões Iapel especificos para 1.9 (são 1.8 com medidas grandes), e usar pouca pressão, porque dessa forma vc não vai destaxar o carro, ele vai render bem antes da turbina entrar (fase aspirada) e vai responder muito bem quando ela pressurizar, claro, não vai dar horrores de potência, mas na minha visão o carro tem que ser gostoso de dirigir, não um monstro, quadrado não tem muito chão, e fazer ter é caro. Foca na diversão.
Quero estudar bastante a respeito, como vou usar pistão gasolina 2,0 no bloco 1.8, vai ficar com pouca taxa, para não matar demais o carro em baixa, acredito conseguir compensar um pouco na programação da injeção... vamos ver onde chego... kkk
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por bleidao »

Lembrando que terá que fazer um retrabalho no bloco para passar tudo do 2.0.
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por DanielGT »

bleidao escreveu:Lembrando que terá que fazer um retrabalho no bloco para passar tudo do 2.0.
precisa não, ele só vai usar os pistões. Retrabalho no bloco é para usar o vira do 2.0.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por bleidao »

Isso aí... o projeto dele é usar apenas o bloco do 1.8 (acho que por ser o cadastrado no documento).
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Rodrigo Naressi »

Boenas...

Ocorre o seguinte: os APs 1.6, 1.8 e 2.0 utilizam as bielas com mesmo comprimento (144mm se não me engano), o bloco 1.6 e 1.8 são idênticos (mesmo diâmetro de cilindros e estrutura), no bloco 2.0 ele conta com dutos para os injetores de óleo para refrigeração por baixo dos pistões, e o bloco é mais largo (para acomodar o virabrequim de maior raio), os pistões 1.6 possui uma distancia maior entre a cabeça e o centro no pino de biela, isto compensa o menor raio do virabrequim (menor curso para termos a litragem 1.6l). No 1.8 o raio do virabrequim aumenta, para compensar a altura de PMS, a distância da cabeça para o pino diminui pois o cabeçote e bielas são iguais, porém o deslocamento é 1.8L. No 2.0 o raio do virabrequim é o maior, já não cabendo no bloco 1.6/1.8 (se esmirilhar por dentro, o vira 2.0 cabe), a biela tem mesmo comprimento, o pistão tem a menor distância entre a cabeça e pino, permitindo PMS equivalente e deslocamento 2.0L. Então, se pegarmos o Bloco 1.6 e 1.8L trocamos virabrequim e pistões, para 2.0 trocamos virabrequim e pistões e retrabalho no bloco.
No caso do 1.9L, o bloco 1.8, mantem o virabrequim 1.8, biela universal, e pistões 2.0, porém o pistão fica muito baixo em PMS, então tem que retrabalhar a face do bloco uns 3,2mm se não me engano e aumentar o diâmetro dos cilindros de 81mm para 82,5 STD, o curso é de 1.8L porém a área aumenta aproximadamente 4x0.25L
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por meison »

Rodrigo Naressi escreveu:Boenas...

Ocorre o seguinte: os APs 1.6, 1.8 e 2.0 utilizam as bielas com mesmo comprimento (144mm se não me engano), o bloco 1.6 e 1.8 são idênticos (mesmo diâmetro de cilindros e estrutura), no bloco 2.0 ele conta com dutos para os injetores de óleo para refrigeração por baixo dos pistões, e o bloco é mais largo (para acomodar o virabrequim de maior raio), os pistões 1.6 possui uma distancia maior entre a cabeça e o centro no pino de biela, isto compensa o menor raio do virabrequim (menor curso para termos a litragem 1.6l). No 1.8 o raio do virabrequim aumenta, para compensar a altura de PMS, a distância da cabeça para o pino diminui pois o cabeçote e bielas são iguais, porém o deslocamento é 1.8L. No 2.0 o raio do virabrequim é o maior, já não cabendo no bloco 1.6/1.8 (se esmirilhar por dentro, o vira 2.0 cabe), a biela tem mesmo comprimento, o pistão tem a menor distância entre a cabeça e pino, permitindo PMS equivalente e deslocamento 2.0L. Então, se pegarmos o Bloco 1.6 e 1.8L trocamos virabrequim e pistões, para 2.0 trocamos virabrequim e pistões e retrabalho no bloco.
No caso do 1.9L, o bloco 1.8, mantem o virabrequim 1.8, biela universal, e pistões 2.0, porém o pistão fica muito baixo em PMS, então tem que retrabalhar a face do bloco uns 3,2mm se não me engano e aumentar o diâmetro dos cilindros de 81mm para 82,5 STD, o curso é de 1.8L porém a área aumenta aproximadamente 4x0.25L
Tem pistao de diametro 2.0 com altura de 1.8 para nao mexer no bloco
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por DanielGT »

Como o meison já dise acima, pesquisa pistão iapel 1.9. Eles são para o virabrequim do 1.8 com medidas maiores, tem os pra turbo e os para aspro.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por bleidao »

Tem Iapel, Iasa, POwertechtechtech, etc...
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”