• Chat CdGQ! + Mobile

Projeto AP 1961cc aspirado

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Projeto AP 1961cc aspirado

Mensagempor Matheus S Lemos » 12 Dez 2018, 19:05

Boa noite,

Estou pensando em abrir o bloco do meu motor 1.6 para utilizar pistões 84.8mm do Monza. Usar o virabrequim do 1.6 mesmo, pra ficar com bom r/l e girar mais.

77.4/2 + 144 + 39.8 = 222.6mm

Será que rola de usar uma junto bem espessa pra poder usar essa configuração?
Editado pela última vez por Matheus S Lemos em 27 Jan 2019, 10:28, em um total de 2 vezes.
Matheus S Lemos
Membro
Membro
 
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Dez 2018, 18:53
Carro: Voyage

Re: AP 1.7

Mensagempor DanielGT » 12 Dez 2018, 21:57

Vc pode usar os pistões do gasolina e rodar no alcool. Mas eu acho mais interessante usar os pistões de 83mm da iapel feitos para o virabrequim do 1.6, fica mais original e pode usar juntas do original e tudo. Se tiver interesse, coloca cabeçote do AP flex que é um dos melhores cabeçotes unilaterais do AP. Fica monstrinho, vai girar muito! Um 2e bem regulado + comando 027.7 ou FT hehehehehe
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
 
Mensagens: 2000
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Localização: Ipatinga-MG
Carro: Gol GTi 1990

Re: AP 1.7

Mensagempor Matheus S Lemos » 12 Dez 2018, 22:29

Não entendi, tu quis dizer usar os pistões do 1.6 a gasolina? Isso não baixaria muito a taxa? Eu pretendo continuar usando etanol.

É um voyage 86. Já tenho coletor mi, bicos 2.0, comando 49G, polia de comando regulável, roda fônica, bomba 12 bar, bobinas individuais do g6 e a nova ft450.

Os pistões da iapel de 83mm não tem uma altura de compressão muito baixa? Baixaria muito a taxa, o pistão 1.6 a álcool original tem 37.7 de altura de compressão. Pensei nesse do Monza por ter uma altura próxima, me parecendo que seria só abrir os cilindros.
Editado pela última vez por Matheus S Lemos em 13 Dez 2018, 09:07, em um total de 1 vez.
Matheus S Lemos
Membro
Membro
 
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Dez 2018, 18:53
Carro: Voyage

Re: AP 1.7

Mensagempor Rodox » 13 Dez 2018, 07:30

Se eu fosse você colocava virabrequim de 1.8AP também e pistões de 2.0AP, então vira um 1.9 (milinove).
Rodox

Ex-carro: Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina) - Este carro era do meu pai desde 1997 aos 40.000 km e passou a ser meu em 2008 aos 190.000 km. Vendi ele em 2019 aos 242.000 km e 29 anos de uso. Ficou na família por 22 anos
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
 
Mensagens: 3684
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: AP 1.7

Mensagempor Matheus S Lemos » 13 Dez 2018, 07:49

Pois é, mas me parece mais trabalhoso fazer 1.9.
Pq aí teria custo com pistão, abrir os cilindros, virabrequim, rebaixar o bloco para adequar a taxa para etanol.
Penso que se pudesse somente abrir os cilindros e trocar pistões, teria um bom resultado e gastaria menos.
Matheus S Lemos
Membro
Membro
 
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Dez 2018, 18:53
Carro: Voyage

Re: AP 1.7

Mensagempor Bill » 13 Dez 2018, 09:24

Porque não coloca um 1.8 logo ou mesmo um 2.0 ????
Original, sem dor de cabeça, durável .....
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
 
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Localização: Guarulhos/Butantã/SP
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

Re: AP 1.7

Mensagempor Rodox » 13 Dez 2018, 13:56

Bill escreveu:Porque não coloca um 1.8 logo ou mesmo um 2.0 ????
Original, sem dor de cabeça, durável .....


Concordo! :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa:
Rodox

Ex-carro: Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina) - Este carro era do meu pai desde 1997 aos 40.000 km e passou a ser meu em 2008 aos 190.000 km. Vendi ele em 2019 aos 242.000 km e 29 anos de uso. Ficou na família por 22 anos
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
 
Mensagens: 3684
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: AP 1.7

Mensagempor meison » 16 Dez 2018, 09:22

Se voce acha que 1.8 nao e girador ta errado hehe
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
meison
Membro
Membro
 
Mensagens: 223
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: AP 1.7

Mensagempor Matheus S Lemos » 16 Dez 2018, 10:32

Pois é, imagino que o 1.8 seja tanto quanto o 1.9, afinal só muda o diâmetro do pistão.
Matheus S Lemos
Membro
Membro
 
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Dez 2018, 18:53
Carro: Voyage

Re: AP 1.7

Mensagempor DanielGT » 17 Dez 2018, 15:34

Matheus S Lemos escreveu:Não entendi, tu quis dizer usar os pistões do 1.6 a gasolina? Isso não baixaria muito a taxa? Eu pretendo continuar usando etanol.

É um voyage 86. Já tenho coletor mi, bicos 2.0, comando 49G, polia de comando regulável, roda fônica, bomba 12 bar, bobinas individuais do g6 e a nova ft450.

Os pistões da iapel de 83mm não tem uma altura de compressão muito baixa? Baixaria muito a taxa, o pistão 1.6 a álcool original tem 37.7 de altura de compressão. Pensei nesse do Monza por ter uma altura próxima, me parecendo que seria só abrir os cilindros.


Não... usar o pistão do monza a gasolina e rodar no alcool. deve dar um taxa boa. O que disse é que existem pistões especiais para estes casos da marca Iapel. eles são da altura do virabrequim do 1.6 porém com diametro grande, para virar 1.7. mas a grana que vai gastar nisso, compra um 2.0 no ferro velho. 2.0 original + cambio do 1.6 fica melhor que 1.6 aspirado na maioria das vezes. em carros aspirados tem uma frase em inglês: "there is no replacement for displacement". Algo +- como "não existe substituto para maior deslocamento volumétrico"
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
 
Mensagens: 2000
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Localização: Ipatinga-MG
Carro: Gol GTi 1990

Re: AP 1.7

Mensagempor Matheus S Lemos » 21 Dez 2018, 09:01

Descobri uns pistões de 85mm pra vira 1.8, fica praticamente um 2.0 com r/l de 1.8
Matheus S Lemos
Membro
Membro
 
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Dez 2018, 18:53
Carro: Voyage

Re: AP 1.7

Mensagempor hirinhu » 07 Jan 2019, 09:26

sempre tive medo de r/l nos AP, hoje ando de 2.0 e viro 8k rpm sem dó e vira lindo!!! kkkkkkkkkkkkkk
eu sou totalmente a favor dos 2.0, ja tive tudo que vc imaginar menos o 1.7
a pergunta mais sensata a fazer é: qual a medida do seu bloco atualmente?
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
 
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: AP 1.7

Mensagempor Matheus S Lemos » 07 Jan 2019, 18:05

Hoje a medida é 85mm kkkk
Matheus S Lemos
Membro
Membro
 
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Dez 2018, 18:53
Carro: Voyage

Re: AP 1.7

Mensagempor hirinhu » 08 Jan 2019, 08:40

considere o vira 2.0, ai vc já vai pra 2.1 que é o ideal pro ap aspirado né....
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
 
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: AP 1.7

Mensagempor bleidao » 10 Jan 2019, 12:50

Faz como Hirinhu falou... Só vai precisar fazer um trabalho no bloco para acomodar o virabrequim do 2.0.
[b][color=#0000BF]

Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
 
Mensagens: 13046
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Localização: Serra, ES
Carro: Gol Plus 1986

Re: AP 1.7

Mensagempor meison » 17 Jan 2019, 10:42

Acho que o hirinhu ta certo, aspirado tem que ser 2.0 pelo torque, nao tem competencia. Para que tentar encontrar pelo no ovo do 1.7?

2.1 ta fera, vai ficar forte mesmo, mas como bleidao menciono, vai ter que mexer no bloco para o vira 2.0 entrar.

Sera que voce ja montou tudo?
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
meison
Membro
Membro
 
Mensagens: 223
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: AP 1.7

Mensagempor Rodox » 17 Jan 2019, 13:36

Virar 1.7 não acho vantajoso... vai aumentar uns 10 CV e olhe lá...
Rodox

Ex-carro: Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina) - Este carro era do meu pai desde 1997 aos 40.000 km e passou a ser meu em 2008 aos 190.000 km. Vendi ele em 2019 aos 242.000 km e 29 anos de uso. Ficou na família por 22 anos
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
 
Mensagens: 3684
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: AP 1.7

Mensagempor bleidao » 17 Jan 2019, 15:13

meison escreveu:Acho que o hirinhu ta certo, aspirado tem que ser 2.0 pelo torque, nao tem competencia. Para que tentar encontrar pelo no ovo do 1.7?

2.1 ta fera, vai ficar forte mesmo, mas como bleidao menciono, vai ter que mexer no bloco para o vira 2.0 entrar.

Sera que voce ja montou tudo?


2.1 já está de excelente tamanho.

Dá um ganho bom.

Na verdade, projetos ASPRO gasta-se muito e obtém-se pouco resultado. Já com turbo compressor, a vantagem está em gastar menos e ter grandes resultados.
[b][color=#0000BF]

Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
 
Mensagens: 13046
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Localização: Serra, ES
Carro: Gol Plus 1986

Re: AP 1.7

Mensagempor Matheus S Lemos » 17 Jan 2019, 17:41

Montei 85mm com vira 1.8
Matheus S Lemos
Membro
Membro
 
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Dez 2018, 18:53
Carro: Voyage

Re: AP 1.7

Mensagempor hirinhu » 18 Jan 2019, 12:43

quanto veio de taxa? filé 1.9.... bem melhor do que com vira 1.6
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
 
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Próximo

  • Similar Topics
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para Preparação de Motores