Qual melhor AP para turbo

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
phbb6602
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Nov 2016, 11:25
Carro: Gol CL

Qual melhor AP para turbo

Mensagem por phbb6602 »

Prezados
Comprei de volta meu primeiro carro, um Gol CL 1.6 CHT 93 e vou reformá-lo por inteiro.
Por isto, gostaria de saber qual o melhor AP para turbinar, pretendo fazer todo forjado para uns 400cv.
Irei procurar em desmanches, motor, cambio e suspensão.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Qual melhor AP para turbo

Mensagem por Rodox »

Seria o 2.0AP, pois como ele é o maior logo se terá a maior potência.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Qual melhor AP para turbo

Mensagem por João Victor AP »

Pode ser AP 1.6, 1.8 ou 2.0.
Tem o 1.9 também, que é AP 1.8, montado com pistão com medida no mínimo de 83,5mm próprio para 1.9.

Só não é bacana turbinar Motores com cilindrada no limite... como os AP 2.1, isso porque são usados pistões muito grandes no motor, isso é mais voltado para carros com preparação Aspirada.
Tem muito AP 2.1 Turbo, mas o risco de quebra é muito maior.

Mas cara ! Seu carro é CHT, entâo mantenha ele CHT, monte um CHT 1.6 mesmo.
O preço de montar um AP aí, você investe esse mesmo dinheiro para montar um Kit Padaria no CHT.
Transformar Gol CHT em AP não é bom, assim como transformar Opala 4 cil em 6 cil... não é legal, desvaloriza muito o carro. Se torna um carro "traveco" :D
Se realmente quiser um Gol AP, compre um Gol que é original com motor AP :good:

Abraço !
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Qual melhor AP para turbo

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:Pode ser AP 1.6, 1.8 ou 2.0.
Tem o 1.9 também, que é AP 1.8, montado com pistão com medida no mínimo de 83,5mm próprio para 1.9.

Só não é bacana turbinar Motores com cilindrada no limite... como os AP 2.1, isso porque são usados pistões muito grandes no motor, isso é mais voltado para carros com preparação Aspirada.
Tem muito AP 2.1 Turbo, mas o risco de quebra é muito maior.

Mas cara ! Seu carro é CHT, entâo mantenha ele CHT, monte um CHT 1.6 mesmo.
O preço de montar um AP aí, você investe esse mesmo dinheiro para montar um Kit Padaria no CHT.
Transformar Gol CHT em AP não é bom, assim como transformar Opala 4 cil em 6 cil... não é legal, desvaloriza muito o carro. Se torna um carro "traveco" :D
Se realmente quiser um Gol AP, compre um Gol que é original com motor AP :good:

Abraço !
Porém o custo para fazer um 1.8 virar um milinove (1.9) não sai tão barato, pode sair mais em conta comprar um 2.0 logo... por isso ou usa um 1.8 mesmo ou vai par um 2.0 logo.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Qual melhor AP para turbo

Mensagem por Rodox »

E outra... um 1.9 é com pistão de motor 2.0AP, então a fragilidade do 1.9 é próxima a de um 2.0 STD (stander) .
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Qual melhor AP para turbo

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:
João Victor AP escreveu:Pode ser AP 1.6, 1.8 ou 2.0.
Tem o 1.9 também, que é AP 1.8, montado com pistão com medida no mínimo de 83,5mm próprio para 1.9.

Só não é bacana turbinar Motores com cilindrada no limite... como os AP 2.1, isso porque são usados pistões muito grandes no motor, isso é mais voltado para carros com preparação Aspirada.
Tem muito AP 2.1 Turbo, mas o risco de quebra é muito maior.

Mas cara ! Seu carro é CHT, entâo mantenha ele CHT, monte um CHT 1.6 mesmo.
O preço de montar um AP aí, você investe esse mesmo dinheiro para montar um Kit Padaria no CHT.
Transformar Gol CHT em AP não é bom, assim como transformar Opala 4 cil em 6 cil... não é legal, desvaloriza muito o carro. Se torna um carro "traveco" :D
Se realmente quiser um Gol AP, compre um Gol que é original com motor AP :good:

Abraço !
Porém o custo para fazer um 1.8 virar um milinove (1.9) não sai tão barato, pode sair mais em conta comprar um 2.0 logo... por isso ou usa um 1.8 mesmo ou vai par um 2.0 logo.
Sim, eu sei man.
Mas só quis citar, que além do 1.6, 1.8 e 2.0, também existe a opção do 1.9.
Não quis dizer que ele é melhor que o 2.0.

1.9 compensa mais pra quem já tem um AP 1.8 como você... aí vale a pena, pois, aí aproveita o bloco.

:D Mas o 1.9 ganha do 2.0 em um ponto... o Milenove é mais girador.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Qual melhor AP para turbo

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:

Sim, eu sei man.
Mas só quis citar, que além do 1.6, 1.8 e 2.0, também existe a opção do 1.9.
Não quis dizer que ele é melhor que o 2.0.

1.9 compensa mais pra quem já tem um AP 1.8 como você... aí vale a pena, pois, aí aproveita o bloco.

:D Mas o 1.9 ganha do 2.0 em um ponto... o Milenove é mais girador.
Mais girador? pode até ser mas mais giro implica em maior desgaste do motor também. Mas na minha opinião o que importa é a cavalaria... imagine a potência que um 2.0AP pode chegar em relação a um 1.9...
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Qual melhor AP para turbo

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:E outra... um 1.9 é com pistão de motor 2.0AP, então a fragilidade do 1.9 é próxima a de um 2.0 STD (stander) .
Da fragilidade é verdade :good:

Mas 1.9 não usa pistão de 2.0 como dizem. Se usar pistão de 82,5mm (AP 2.0) com Virabrequim do AP 1.8, você não chegará nem perto das 1.850cc, ou seja, não vai ser um 1.9. E ainda vai ser necessário rebaixar bloco.

Tem que usar pistão com medida no mínimo de 83,5mm, ele é próprio para 1.900cc, e não precisa rebaixar bloco.

O 1.9 é mais resistente que o 2.0 pelo fato de ter a R/L melhor que a R/L do 2.0.
Mas o 1.9 perde no fato de ter cilindros com diâmetro maior, o que atrapalha a dissipação de calor. Mas por ele ser um motor mais "girador"
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Qual melhor AP para turbo

Mensagem por Rodox »

Por falar em motor girador meu professor de motores de combustão interna na época que eu cursava a faculdade de Engenharia Mecânica... 2007.

Ele me disse que motor tempos nunca saia de giro, porém se a pessoa chegasse e até passasse da faixa vermelha do conta-giros, ou seja, vdo no conta-giros :badbad: :badbad: :badbad: :badbad: , o motor diminuia drasticamente a sua vida útil e ainda corria o risco de estourar na hora devido a deficiência da lubrificação :bum: :bum: :bum: :bum: :bum: , pois o giro passou do projeto e o carburador não tem limite de giro... ele tinha uma viuva negra (RD 350cc Yamara).
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Qual melhor AP para turbo

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:Por falar em motor girador meu professor de motores de combustão interna na época que eu cursava a faculdade de Engenharia Mecânica... 2007.

Ele me disse que motor tempos nunca saia de giro, porém se a pessoa chegasse e até passasse da faixa vermelha do conta-giros, ou seja, vdo no conta-giros :badbad: :badbad: :badbad: :badbad: , o motor diminuia drasticamente a sua vida útil e ainda corria o risco de estourar na hora devido a deficiência da lubrificação :bum: :bum: :bum: :bum: :bum: , pois o giro passou do projeto e o carburador não tem limite de giro... ele tinha uma viuva negra (RD 350cc Yamara).
Isso é verdade... motor original não pode passar da rotação limite.

Tem muitos Motores AP Aspirados que chegam fácil aos 9.000Rpm. Mas é tudo preparado, bomba de óleo com maior volume, virabrequim balanceado para atingir altas rotações, etc.
Mas tem muito AP que não é preparado, um simples Turbo padaria, e os caras aceleram como se não ouvesse amanhã :sad:

Também tem muito motor que entorta bielas, ou desbiela por ser original e nâo aguentar rotações na faixa vermelha.

Lá em cima eu só quis citar da existência do Milenove Girador das pistas :yahoo:
Mas para quem vai adquirir um motor não compensa comprar um AP 1.8 para passar para 1.9.
Compensa é como eu disse acima... para quem já tem um bloco 1.8.

E acho que não compensa trocar o CHT por AP, melhor logo um Gol original com Motor AP... mas isso vai do gosto de cada um.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Qual melhor AP para turbo

Mensagem por Rodox »

Pois é... e além do que você disse um comando de maior graduação consegue atingir maiores giros quando se coloca molas nas válvulas equivalentes ao giro do comando para não ocorrer a flutuação de válvulas. Dependendo da preparação, cabeçote muito taxado/rebaixado, se as válvulas tiverem como atingir os pistões fisicamente falando, então se flutuar as válvulas é um estrago geral... :bum: :bum: :bum: :bum:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Qual melhor AP para turbo

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:Pois é... e além do que você disse um comando de maior graduação consegue atingir maiores giros quando se coloca molas nas válvulas equivalentes ao giro do comando para não ocorrer a flutuação de válvulas. Dependendo da preparação, cabeçote muito taxado/rebaixado, se as válvulas tiverem como atingir os pistões fisicamente falando, então se flutuar as válvulas é um estrago geral... :bum: :bum: :bum: :bum:
:good: Isso aí !

Por isso em motores preparados, o ideal é o uso de tuchos mecânicos.
Não é indicado o uso de tuchos hidráulicos, pois, eles são regulados pelo óleo, em alta rotação o óleo não consegue preencher totalmente o tucho, o que faz as válvulas flutuarem.
Mas mesmo se usar tuchos mecânicos junto com comandos de alta graduação, é bom colocar molas de válvulas mais resistentes, se não colocar a curva de torque "despenca" em alta rotação, e as válvulas também flutuam.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”