[Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
benparvar
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 21 Abr 2015, 15:34
Carro: Parati CL 93
Localização: Jundiaí - SP

[Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por benparvar »

Olá pessoal, tudo bem?

Eu tenho algumas dúvidas sobre o meu atual projeto na escolha destes itens (quais marcas/modelos tem o melhor custo benefício):

- Pistões forjados 83.5mm
- Bielas forjadas 144mm
- Pinos dos pistões
- Bronzinas
- Comando

O que tenho hoje já funcionando (com exceção do cabeçote, ainda estou usando o original):

- Cabeçote com tucho hidráulico (medida standard)
- Turbina ZR 42/48 com refluxo (0.8Kg)
- 2 bancadas de bicos (baixa e alta vazão)
- Injeção Fueltech FT-300
- Ignição com bobina (do tipo centelha perdida)

Estou priorizando mais o torque do que potência, sendo que e a faixa de trabalho máxima do motor é por volta de 6500 RPMs.
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por meison »

benparvar escreveu:Olá pessoal, tudo bem?

Eu tenho algumas dúvidas sobre o meu atual projeto na escolha destes itens (quais marcas/modelos tem o melhor custo benefício):

- Pistões forjados 83.5mm
- Bielas forjadas 144mm
- Pinos dos pistões
- Bronzinas
- Comando

O que tenho hoje já funcionando (com exceção do cabeçote, ainda estou usando o original):

- Cabeçote com tucho hidráulico (medida standard)
- Turbina ZR 42/48 com refluxo (0.8Kg)
- 2 bancadas de bicos (baixa e alta vazão)
- Injeção Fueltech FT-300
- Ignição com bobina (do tipo centelha perdida)

Estou priorizando mais o torque do que potência, sendo que e a faixa de trabalho máxima do motor é por volta de 6500 RPMs.
Qual e o objetivo? Em cv porque para mas de 450cv ja as bielas spa 450cv nao vao, e sao bem baratas. Pistao pode ser Iapel, iasa, afp, tem tantos boms. Eu fui de pino SPA 1000cv, nao e caro para nada. Bronzinas pode ir clevite se tiver o $$, eu fui de KS pelo custo beneficio.

Comando para hidraulico, eu iria de 027.7 tem forjado da SPA tmb ou original da VW

Mas tudo depende do CV, eu vou com 350cv na roda, entao nao preciso de placa de reforzo no bloco. Mas usei biela SCAT que vai ate uns 700-800cv acho.

Tem que decidir voce, eu preferi colocar componentes que sobrasen por muito o que eu quieria como objetivo, nao gosto de estar no limite. Assim que carro quebra
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por João Victor AP »

benparvar escreveu:Olá pessoal, tudo bem?

Eu tenho algumas dúvidas sobre o meu atual projeto na escolha destes itens (quais marcas/modelos tem o melhor custo benefício):

- Pistões forjados 83.5mm
- Bielas forjadas 144mm
- Pinos dos pistões
- Bronzinas
- Comando

O que tenho hoje já funcionando (com exceção do cabeçote, ainda estou usando o original):

- Cabeçote com tucho hidráulico (medida standard)
- Turbina ZR 42/48 com refluxo (0.8Kg)
- 2 bancadas de bicos (baixa e alta vazão)
- Injeção Fueltech FT-300
- Ignição com bobina (do tipo centelha perdida)

Estou priorizando mais o torque do que potência, sendo que e a faixa de trabalho máxima do motor é por volta de 6500 RPMs.
Pistões tem IAPEL, AFP, IASA, mas fuja dos PowerTech.
Bielas forjadas a marca que mais vejo falar é da SCAT, mas tem também da SPA, e outras marcas.
Pinos dos pistões já vem junto com os pistões forjados.
Bronzinas MetalLeve mesmo, são da MAHLE, mas caso queira bronzinas ainda melhores, a MAHLE tem uma linha ainda melhor que são as bronzinas da Clevite.
Comando, como você prioriza o torque, use comandos que não ejam de alta graduação, como o 049G, e comandos 266 (que corresponde ao 049G), e comandos 274, e 276. Mas tem que ficar atento, pois, existem comandos para tuchos mecânicos e tuchos hidráulicos, eles são diferentes entre si.
Avatar do usuário
benparvar
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 21 Abr 2015, 15:34
Carro: Parati CL 93
Localização: Jundiaí - SP

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por benparvar »

meison escreveu: Qual e o objetivo? Em cv porque para mas de 450cv ja as bielas spa 450cv nao vao, e sao bem baratas. Pistao pode ser Iapel, iasa, afp, tem tantos boms. Eu fui de pino SPA 1000cv, nao e caro para nada. Bronzinas pode ir clevite se tiver o $$, eu fui de KS pelo custo beneficio.

Comando para hidraulico, eu iria de 027.7 tem forjado da SPA tmb ou original da VW

Mas tudo depende do CV, eu vou com 350cv na roda, entao nao preciso de placa de reforzo no bloco. Mas usei biela SCAT que vai ate uns 700-800cv acho.

Tem que decidir voce, eu preferi colocar componentes que sobrasen por muito o que eu quieria como objetivo, nao gosto de estar no limite. Assim que carro quebra
O objetivo é ter mais torque do que potência, então creio que o objetivo não seja alcançar altas rotações, creio que uns 250cv no máximo.
A minha ideia, como a sua, também é utilizar os componentes com certa folga nas especificações, justamente para evitar quebras.

Obrigado pelas dicas
Avatar do usuário
benparvar
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 21 Abr 2015, 15:34
Carro: Parati CL 93
Localização: Jundiaí - SP

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por benparvar »

João Victor AP escreveu: Pistões tem IAPEL, AFP, IASA, mas fuja dos PowerTech.
Bielas forjadas a marca que mais vejo falar é da SCAT, mas tem também da SPA, e outras marcas.
Pinos dos pistões já vem junto com os pistões forjados.
Bronzinas MetalLeve mesmo, são da MAHLE, mas caso queira bronzinas ainda melhores, a MAHLE tem uma linha ainda melhor que são as bronzinas da Clevite.
Comando, como você prioriza o torque, use comandos que não ejam de alta graduação, como o 049G, e comandos 266 (que corresponde ao 049G), e comandos 274, e 276. Mas tem que ficar atento, pois, existem comandos para tuchos mecânicos e tuchos hidráulicos, eles são diferentes entre si.
Estou considerando mas ainda em dúvida entre:
Pistões IAPEL/AFP (AFP bate muita saia mesmo???)
Bielas AFP/SPA
Pinos (ainda em dúvida)
Bronzinas com certeza Clevite
Comando, talvez fique o original mesmo, pois não consegui achar o 027.7 (para tucho hidráulico)

Obrigado pelas dicas
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por meison »

benparvar escreveu:
João Victor AP escreveu: Pistões tem IAPEL, AFP, IASA, mas fuja dos PowerTech.
Bielas forjadas a marca que mais vejo falar é da SCAT, mas tem também da SPA, e outras marcas.
Pinos dos pistões já vem junto com os pistões forjados.
Bronzinas MetalLeve mesmo, são da MAHLE, mas caso queira bronzinas ainda melhores, a MAHLE tem uma linha ainda melhor que são as bronzinas da Clevite.
Comando, como você prioriza o torque, use comandos que não ejam de alta graduação, como o 049G, e comandos 266 (que corresponde ao 049G), e comandos 274, e 276. Mas tem que ficar atento, pois, existem comandos para tuchos mecânicos e tuchos hidráulicos, eles são diferentes entre si.
Estou considerando mas ainda em dúvida entre:
Pistões IAPEL/AFP (AFP bate muita saia mesmo???)
Bielas AFP/SPA
Pinos (ainda em dúvida)
Bronzinas com certeza Clevite
Comando, talvez fique o original mesmo, pois não consegui achar o 027.7 (para tucho hidráulico)

Obrigado pelas dicas
Cara afp nunca usei, mas iapel foi o que eu usava antes, se nao fosse pelo preparador estupido que peguei no começo, eles nao batem. Mais tem preparador que coloca folga de mais (iapel usa 0.06 our 0.07) tem gente que manda 0.1mm absurdo, dai nao tem como sem importar a marca vai bater. Meu carro na partida a frio (5-6ºC) parecia diesel.

Eu acabei comprando iasa porque sao os que menos folga usam e tenho varios amigos rodando neles forte, e pelo material eles dilatao menos. Entao fica muito mas "encima" da medida que eles mandao usar. Daqui a 1 mes acho que meu motor ja ta andando, eu te conto se faz barulho

Eu fui de pino SPA 1000cv pelo custo beneficio, tava muito barato para deixar passar, mas iapel vende pino propio japones acho. Iasa tambem vende deles. AFP acho que tambiem.

Sobre o comando, https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... s-0277-_JM e usado mas nao ta caro. E so mandar conferir na retifica as medidas, aqui n o Uruguai ainda tem 1 comando 027.7 da SPA forjado que ta a venda faz varios anos hahaha ninguem compra aqui porque sai 200usd
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
benparvar
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 21 Abr 2015, 15:34
Carro: Parati CL 93
Localização: Jundiaí - SP

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por benparvar »

meison escreveu: Cara afp nunca usei, mas iapel foi o que eu usava antes, se nao fosse pelo preparador estupido que peguei no começo, eles nao batem. Mais tem preparador que coloca folga de mais (iapel usa 0.06 our 0.07) tem gente que manda 0.1mm absurdo, dai nao tem como sem importar a marca vai bater. Meu carro na partida a frio (5-6ºC) parecia diesel.

Eu acabei comprando iasa porque sao os que menos folga usam e tenho varios amigos rodando neles forte, e pelo material eles dilatao menos. Entao fica muito mas "encima" da medida que eles mandao usar. Daqui a 1 mes acho que meu motor ja ta andando, eu te conto se faz barulho

Eu fui de pino SPA 1000cv pelo custo beneficio, tava muito barato para deixar passar, mas iapel vende pino propio japones acho. Iasa tambem vende deles. AFP acho que tambiem.

Sobre o comando, https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... s-0277-_JM e usado mas nao ta caro. E so mandar conferir na retifica as medidas, aqui n o Uruguai ainda tem 1 comando 027.7 da SPA forjado que ta a venda faz varios anos hahaha ninguem compra aqui porque sai 200usd
Será que ninguém usa pistões da AFP? Pelo menos todos falam bem da IASA.
Estou levando em conta a utilização destes pinos da SPA, talvez também as bielas...
O link do ML referente ao comando já coloquei nos favoritos, acho que vai ser este mesmo...

Obrigado pelas dicas
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por João Victor AP »

benparvar escreveu: Estou considerando mas ainda em dúvida entre:
Pistões IAPEL/AFP (AFP bate muita saia mesmo???)
Bielas AFP/SPA
Pinos (ainda em dúvida)
Bronzinas com certeza Clevite
Comando, talvez fique o original mesmo, pois não consegui achar o 027.7 (para tucho hidráulico)

Obrigado pelas dicas
PowerTech que bate muito como citei acima, isso porque exigem uma folga maior. IASA, IAPEL, AFP são excelentes.
Pinos forjados, travas e anéis acompanham os pistões forjados, vem o kit inteiro na caixa.

Se não achar o comando original VW 027.7, a Sam Cams fabrica comandos Mecânicos e Hidráulicos.
É só escolher o comando 266° que tem a mesma graduação do 027.7. E ainda tem a opção de outros comandos da Sam Cams.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por bleidao »

PowerTech é o terror dos sensíveis aos pequenos sons. Faz um som como se estivessem moedas soltas no seu motor. Cuidado.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:PowerTech é o terror dos sensíveis aos pequenos sons. Faz um som como se estivessem moedas soltas no seu motor. Cuidado.
Isso mesmo... é horrível o barulho.
Como eles exigem folgas maiores em relações a outras marcas de forjados, quando o motor está frio queima mais óleo.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por bleidao »

Tem isso também!
Avatar do usuário
benparvar
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 21 Abr 2015, 15:34
Carro: Parati CL 93
Localização: Jundiaí - SP

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por benparvar »

Bom, acabei comprando:

- pistões forjados 83mm AFP
- pinos forjados AFP
- bielas SPA Turbo Super A para 1000cv
- anéis originais (consegui achar :yahoo: )
- TBI 65mm

Agora é mandar para fazer montagem de tudo, obrigado pelas dicas.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por João Victor AP »

benparvar escreveu:Bom, acabei comprando:

- pistões forjados 83mm AFP
- pinos forjados AFP
- bielas SPA Turbo Super A para 1000cv
- anéis originais (consegui achar :yahoo: )
- TBI 65mm

Agora é mandar para fazer montagem de tudo, obrigado pelas dicas.
AFP é uma excelente fabricante ! :good:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por bleidao »

Ótima escolha, mano...

Só foge de Power Tec Tec Tec Tec Tec
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por hirinhu »

amigo você falou q quer torque então tem que partir pro 2.0
já tive 1.6 turbo 1.9 turbo e 2.0 turbo, não tem o que falar, 2.0 é 2.0, forjado ainda é só apertar o parafuso kkkkkk
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por João Victor AP »

hirinhu escreveu:amigo você falou q quer torque então tem que partir pro 2.0
já tive 1.6 turbo 1.9 turbo e 2.0 turbo, não tem o que falar, 2.0 é 2.0, forjado ainda é só apertar o parafuso kkkkkk
AP 2.000 é cascudo :ol:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por bleidao »

põe cascudo nisso! Ignorante demais!
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por hirinhu »

eu uso AFP com folga recomendada por eles(11 centesimos) e bate mto frio kkkkkkkkkkkkk
esquenta melhora bem mas frio bate lindo... lembra os powertectectec antigo kkkkkkk
mas aguenta o sarrafo né então, tá lindo!
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por João Victor AP »

hirinhu escreveu:eu uso AFP com folga recomendada por eles(11 centesimos) e bate mto frio kkkkkkkkkkkkk
esquenta melhora bem mas frio bate lindo... lembra os powertectectec antigo kkkkkkk
mas aguenta o sarrafo né então, tá lindo!
PowerTech batia saia que era uma beleza :lol:
Era o campeão em bater saia.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Pistões e bielas - projeto para rua

Mensagem por bleidao »

hirinhu escreveu:eu uso AFP com folga recomendada por eles(11 centesimos) e bate mto frio kkkkkkkkkkkkk
esquenta melhora bem mas frio bate lindo... lembra os powertectectec antigo kkkkkkk
mas aguenta o sarrafo né então, tá lindo!
KKKKK

porque frio o metal ainda não teve a sua dilatação considerada para o correto funcionamento.

Bate saia mesmo.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”