Retifica e Forja de Motor Ap !

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
kamasuatra
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Nov 2016, 19:13
Carro: Voyage

Retifica e Forja de Motor Ap !

Mensagem por kamasuatra »

Boa Noite Galera ! Tenho um Voyage 1.6 ap Original mais quero retificar o motor pra 1.9 sem trocar o bloco e nem o cabeçote ! Poxa quais kit de pistões e bielas forjadas é o melhor pra por ? terei que mudar alguma coisa no Cabeçote ? me ajudem por favor ?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Retifica e Forja de Motor Ap !

Mensagem por João Victor AP »

kamasuatra escreveu:Boa Noite Galera ! Tenho um Voyage 1.6 ap Original mais quero retificar o motor pra 1.9 sem trocar o bloco e nem o cabeçote ! Poxa quais kit de pistões e bielas forjadas é o melhor pra por ? terei que mudar alguma coisa no Cabeçote ? me ajudem por favor ?
Fazer um 1.9 com Virabrequim de 1.6 é impossível !
Para transformar 1.6 para 1.9 não é possível, se quiser dá pra fazer o 1.7, mas 1.9 não !
Para montar um 1.9, você terá que colocar Virabrequim do AP 1.8, bielas 144mm, e pistão de AP 2.0, levar o motor na retífica e pedir para alargar os cilindros.
E como o Virabrequim é de 1.8 e o pistão é do 2.0, ele é um pistão mais baixo, e assim terá que rebaixar o bloco.
Ou se for usar pistão da IAPEL ou da AFP próprio para 1.9, assim não precisa rebaixar bloco, ele tem o diâmetro do 2.0 com altura do 1.8.

Bielas forjadas é só pra quem pretende ultrapassar os 220cv.
Você vai montar o 1.9 mas pretende ter um Motor Turbo ou aspirado bem forte ????

No cabeçote não precisa alterar nada para fazer o 1.9, vai mexer só no bloco !
kamasuatra
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Nov 2016, 19:13
Carro: Voyage

Re: Retifica e Forja de Motor Ap !

Mensagem por kamasuatra »

João Victor AP escreveu:
kamasuatra escreveu:Boa Noite Galera ! Tenho um Voyage 1.6 ap Original mais quero retificar o motor pra 1.9 sem trocar o bloco e nem o cabeçote ! Poxa quais kit de pistões e bielas forjadas é o melhor pra por ? terei que mudar alguma coisa no Cabeçote ? me ajudem por favor ?
Fazer um 1.9 com Virabrequim de 1.6 é impossível !
Para transformar 1.6 para 1.9 não é possível, se quiser dá pra fazer o 1.7, mas 1.9 não !
Para montar um 1.9, você terá que colocar Virabrequim do AP 1.8, bielas 144mm, e pistão de AP 2.0, levar o motor na retífica e pedir para alargar os cilindros.
E como o Virabrequim é de 1.8 e o pistão é do 2.0, ele é um pistão mais baixo, e assim terá que rebaixar o bloco.
Ou se for usar pistão da IAPEL ou da AFP próprio para 1.9, assim não precisa rebaixar bloco, ele tem o diâmetro do 2.0 com altura do 1.8.

Bielas forjadas é só pra quem pretende ultrapassar os 220cv.
Você vai montar o 1.9 mas pretende ter um Motor Turbo ou aspirado bem forte ????

No cabeçote não precisa alterar nada para fazer o 1.9, vai mexer só no bloco !


Pretendo por um Turbo 70 ! Quero ultrapassar os 220cv pretendo chegar na casa dos 500cv. Oque vc sugere que eu faça para obter essa potência ?!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Retifica e Forja de Motor Ap !

Mensagem por João Victor AP »

kamasuatra escreveu: Pretendo por um Turbo 70 ! Quero ultrapassar os 220cv pretendo chegar na casa dos 500cv. Oque vc sugere que eu faça para obter essa potência ?!
Turbina .70 eu acho grande demais hein !

Mas se você pretende chegar na casa dos 500cv vou te falando o que é necessário, o que vou lembrando.

Primeiro usar pistões e Bielas Forjadas. Pistoes podem ser da IAPEL, AFP ou IASA, mas lembrando que ele deve ser do modelo de cabeça cavada, para diminuair a taxa de compressão.
A biela deve ser uma da SPA para 750cv, que irá te garantir segurança.
É bom trocar os casquilhos, usar casquilhos/bronzinas novas !
Trocar a bomba de óleo, retirar a original e colocar uma Bomba de óleo de Alta Vazão (conhecida como High Volume).
Usar um condicionador de metais, como o Militec-1 para evitar desgastes nas peças móveis do motor.

Na parte do cabeçote, você deve procurar um cabeçote STD, ou mais próximo possível da medida Stander, do modelo AP Gasolina, para ter menos taxa de compressão.
E usar uma Junta da UniversalJuntas, que é mais grossa que a Junta Original Volkswagen, isso porque ela tem mais folhas que a Original.
Se o cabeçote tiver válvulas de admissão de 38mm, mande fazer um trabalho no cabeçote e colocar válvulas de 40mm, se o cabeçote já for do modelo 2.0 ele já tem válvula de admissão de 40mm.
Utilizar prisioneiros/parafusos do cabeçote forjados.
Faça um alargamento dos dutos de admissão e escape do seu cabeçote, para melhorar o fluxo, e ter mais potência, isso irá te garantir um ganho de 30cv.
Um Comando de Válvulas mais bruto, mais nervosos, comandos com maior graduação.

Na linha de combustível :
É obrigatório o uso de uma bomba elétrica, no mínimo de 12Bar para alimentar seu motor, pode ser de Mercedes 12Bar ou Dinâmica 12Bar.
Também é obrigatório fazer um Cath Tank, para evitar falta de combustível e evitar quebras por falta de combustível nos cilindros.
Mangueiramento da BalFlex, para evitar problemas.
Colocar também um Dosador de combustível.

Utilizar Sonda Lambda que seja compatível com uma WideBand para saber como está a mistura (se está rica, pobre, ou correta) , é muito importante !
Não recomendo Hall Meter, porque ele demora para fazer a leitura, enquanto a WideBand mostra em tempo real e assim evita problemas !

Uma pergunta : Você pretende ter um carro Turbo Carburado ou Injetado ????
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”