Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
leo7l
Membro
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: 09 Mai 2016, 10:49
Carro: GOL CL 1.8 92

Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por leo7l »

Salve rapaziada então não muito feliz depois do problema que tive

Meu goleta começou a apresentar um barulho de tucho e com isso só foi aumentando momento esse que levei a mecânico e realmente o tucho estava com folga logo depois de retirar o cabeçote veio a surpresa a ligação da retifica dizendo que o alojamento do tucho não dava mais retifica com isso estou querendo saber se é possível colocar o cabeçote do 2.0 em virtude de uma modificação futura pra turbo.
Quero saber se o encaixe vai ser normal ou se haverá adaptações já para constar que o meu Gol CL 92 ja esta com kit injeção do santana 2000
Quero opiniões pois o mecânico falou que não dava pra fazer tal modificação.
Imagemis life too short to be slow
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por João Victor AP »

leo7l escreveu:Salve rapaziada então não muito feliz depois do problema que tive

Meu goleta começou a apresentar um barulho de tucho e com isso só foi aumentando momento esse que levei a mecânico e realmente o tucho estava com folga logo depois de retirar o cabeçote veio a surpresa a ligação da retifica dizendo que o alojamento do tucho não dava mais retifica com isso estou querendo saber se é possível colocar o cabeçote do 2.0 em virtude de uma modificação futura pra turbo.
Quero saber se o encaixe vai ser normal ou se haverá adaptações já para constar que o meu Gol CL 92 ja esta com kit injeção do santana 2000
Quero opiniões pois o mecânico falou que não dava pra fazer tal modificação.
Boa Tarde !

Amigo, esse mecânico está errado, é claro que dá para colocar !

Se for um cabeçote que era de um AP 2.0 Carburado (tucho mecânico) ou cabeçote AP 2.0 que usava a injeção MI (tucho hidráulico), são cabeçotes iguais ao do 1.8, só muda o tamanho de válvulas de admissão (isso não é problema, e sim uma vantagem a válvula de admissâo ser maior), o resto como o encaixe dos coletores é o mesmo, conexão cano de água também é igual.

Se for um cabeçote AP 2.0 para Injeção EFi, também dá pra usar tranquilo.
Mas, ele tem tem uma diferença.
A diferença é que esse cabeçote terá 4 furos para colocação de bicos (usado apenas na EFi), para "tampar" esses buracos basta colocar um parafuso do tamanho dos 4 furos ou realizar um serviço de solda.
Terá que tampar os furos, porque sua injeção é uma Mi, ela não utiliza esses furos, os bicos da injeção Mi vão direto no coletor.

Agora, se for o cabeçote do AP 2.0 de fluxo cruzado, aí é muito diferente o encaixe de coletores, coletores são outros KKKK :D

Cabeçote 2.0 serve no AP 1.8 ou 1.6, só muda o tamanho de válvulas, ou seja, dá pra colocar sim, encaixe de coletores é igual, encaixe da conexão de água é igual.
Cabeçote 2.0 é melhor que o Cabeçote 1.6/1.8, pois, tem válvula de Admissão de 40mm, enquanto o do 1.6/1.8 tem válvula de 38 na Admissão.
Já a válvula de escape do cabeçote 2.0 é do mesmo tamanho da válvula do 1.6/1.8, as válvulas de escape são de 33mm.

Mas lembrando que se esse cabeçote seu 1.8 Atual é Tucho hidráulico, com cereteza seu comando também é para tuchos hidráulico. E caso você compre um Cabeçote do AP 2.0 que tenha tuchos mecânicos, você terá que colocar um comando para tuchos mecânicos ou trocar os tuchos mecânicos pelos hidráulicos e usar o comando que o cabeçote 1.8 usava.
Mesma coisa caso seu Cabeçote de AP seja de tuchos mecânicos, e você compre um cabeçote de tuchos hidráulicos, ou troca os tuchos ou o comando.

Abraço !
jeanrsouto
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Mar 2015, 16:03
Carro: Gol CL 1.8 Álcool

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por jeanrsouto »

O encaixe no bloco é 100% igual, oque pode haver diferença que tem cabeçotes injetados que contém os alojamentos para os bicos de injeção, o qual pode ser fechado com uma bucha em aluminio, vem umas com rosca que serve perfeitamente no alojamento, meu cabeçote é assim rsrs, abraaços!
Avatar do usuário
leo7l
Membro
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: 09 Mai 2016, 10:49
Carro: GOL CL 1.8 92

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por leo7l »

Pessoal seguinte no sábado irei providenciar a compra de um cabeçote com isso preciso de dicas .
Qual o tamanho ideal do cabeçote
Qual a dica de diâmetro das válvulas 1.8 e o 2.0
Imagemis life too short to be slow
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por João Victor AP »

leo7l escreveu:Pessoal seguinte no sábado irei providenciar a compra de um cabeçote com isso preciso de dicas .
Qual o tamanho ideal do cabeçote
Qual a dica de diâmetro das válvulas 1.8 e o 2.0
Vocé está se referindo á altura né !
A Altura mínima de um Cabeçote rebaixado para rodar na Gasolina é 131,5mm, e a altura mínima para Cabeçote á Álcool é 130mm.
A Álcool pode se taxar muito, na Gasolina não é bom taxa alta, por isso a altura do Cabeçote do AP á Gasolina para em 131,5mm.
Já o AP á Álcool já vi galera no HotCampinas que usa cabeçote de 128mm, ou seja, muito taxado, e isso te garante um bom ganho, mas não recomendo.

Mas como você pretende futuramente montar um Turbo, no caso do Turbo, quanto mais próxima da medida STD melhor.
Não se pode nem pensar em colocar um Cabeçote de 130mm em um Motor AP Turbo.
Para Turbo, a altura mínima di cabeçote deve ser 131,8mm.

Já essa dica das válvulas...
Cabeçote de MD 1.5/1.6 e AP 1.6/1.8 tem válvulas de admissão 38mm e válvula de escape 33 mm.
Já o Cabeçote do AP 2.0 tem válvula de admissão 40mm e válvula de escape 33mm.
E essa válvula de admissão do AP 2.0 ser maior, é vantagem, é melhor para o motor, vocé terá um ganho de potência, pois, a válvula é maior.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por bleidao »

Cabeçotes 2.0 são Plug and Play.

Só muda se for de um com injeção EFI, que têm o bloco furado antes das válvulas de admissão para acomodar os bicos injetores.
Avatar do usuário
leo7l
Membro
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: 09 Mai 2016, 10:49
Carro: GOL CL 1.8 92

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por leo7l »

Pessoal sou muito grato pelas dicas então estou na captura de um cabeçote dentro das especificações conforme falado ai pela altura minima ja visando que irei turbinar goleta só que a maré não ta pra peixe esta difícil achar um cabeçote do 2.0 e o meu carro possui o kit de injeção do santana 2000 creio que não vou ter problemas caso não encontrar um cabeçote do 2.0 vou ter que ir de 1.8 mesmo, outra coisa é que vejo muito os pessoal falando de um Projeto Mil e 9 Mil9 gostaria de saber a respeito e como e feito. Não sei se tem algum post aqui no forum se tiver e puder me indicar a respeito dessa preparação...
Imagemis life too short to be slow
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por João Victor AP »

leo7l escreveu:Pessoal sou muito grato pelas dicas então estou na captura de um cabeçote dentro das especificações conforme falado ai pela altura minima ja visando que irei turbinar goleta só que a maré não ta pra peixe esta difícil achar um cabeçote do 2.0 e o meu carro possui o kit de injeção do santana 2000 creio que não vou ter problemas caso não encontrar um cabeçote do 2.0 vou ter que ir de 1.8 mesmo, outra coisa é que vejo muito os pessoal falando de um Projeto Mil e 9 Mil9 gostaria de saber a respeito e como e feito. Não sei se tem algum post aqui no forum se tiver e puder me indicar a respeito dessa preparação...
Caso não encontre o cabeçote de 2.0, pode usar o cabeçote do AP 1.6/1.8 mesmo tranquilamente.

E sobre o AP 1.9 (Milinove)...
É quando se pega um AP 1.8 e coloca pistões de 82,5mm (medida STD AP 2.0), ou pistões ainda maiores, então você faz um AP 1.9.
Caso queira usar os pistões do 2.0, terá que rebaixar o bloco, ou usar bielas maiores, pois, o pistão do 2.0 é mais baixo.
Mas se você não quiser rebaixar o bloco ou usar bielas do Golf, é só usar pistões próprios para 1.9, que a IAPEL e AFP fabricam. Esses pistões tem a mesma altura dos pistões do AP 1.8, mas são maiores em diâmetro (82,5mm - 83mm - 83,5mm, etc).
Quanto maior o diâmetro do pistão, mais cilindrada você terá.

E como sua injeção é de AP 2.0, ela conseguirá alimentar o 1.9 de boa.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por bleidao »

Só aumenta as válvulas do cabeçote e seja feliz...

1900 é motor 1.8 com trabalho para acomodar pistões 2.0. O meu tive que abrir as camisas e fazer um trabalho no bloco. Ficou 800$ só de retífica.
Avatar do usuário
leo7l
Membro
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: 09 Mai 2016, 10:49
Carro: GOL CL 1.8 92

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por leo7l »

Pessoal seguinte
Hoje fui ao ferro velho e achei um cabeçote la mais do modelo 1.8 tava difícil achar um 2.0 paguei 300 mangos e ainda por cima veio um comando 49g uma coisa compensou a outra acho que com o sistema de injeção o filtro esportivo mais um comando 49g acho que já vai dar mais uns pocotós no goleta, alem do mais o cabeçote tava na medida STD e o engraçado foi a questão da fixação dos comando esse ai so tem 3 pontos de apoio enquanto o meu tinha mais pontos de apoio ai fica a duvida.
Imagemis life too short to be slow
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por bleidao »

Então, amigo... esse cabeçote é mais moderno, com 3 mancais.

O original do meu carro de 1985 era de 5 mancais. Hoje uso um de 3 também.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Então, amigo... esse cabeçote é mais moderno, com 3 mancais.

O original do meu carro de 1985 era de 5 mancais. Hoje uso um de 3 também.
Olhando materiais da VW percebi que esses mancais do cabeçote não tem nada a ver em ser moderno ou não.
E consegui as seguintes informações :
Em 1984 e 1985, com o lançamentos dos primeiros AP's, os cabeçotes eram de 5 mancais.
Em 1987 a VW mudou os cabeçotes, e agora eles usavam 3 mancais.
Em 1988 com o lançamento do AP 2.0 Injetado, passou a ter 4 mancais (tem uma observação na Apostila "AP 2.000" que diz isso, e uma foto "expandida" com um cabeçote de 4 mancais). E os cabeçotes 1.6/1.8 continuaram com 3 mancais.
Em 1995 com a chegada da Injeção Mi os cabeçotes de 3 mancais era usado em AP's 1.6/1.8. Com o começo da fabricação do Gol G3 os cabeçotes de 3 mancais pararam de serem fabricados, e todos modelos de Motores AP 1.6/1.8/2.0 passaram a ser de 5 mancais.
Já todo AP de fluxo cruzado, eles também usaram 5 mancais sem excessão (10 mancais para 16V).

Você pesquisando no Google : "Cabeçote AP 2.0 Mi" verá que todos nas fotos usam 5 mancais.
E se pesquisar : "Cabeçote AP 1.6 Mi" verá que eles são de 3 mancais.
Pesquisando : "Cabeçote GTi" terá diversas fotos de cabeçote com 4 mancais.
E caso pesquise por : "Cabeçote AP Mi" todos que foram de Mi serão de 5 mancais.

Se por acaso você ache um cabeçote Mi com 3 mancais, para saber se é mesmo um cabeçote de Mi, é só verificar o código na parede do cabeçote, e verificar se está correto ! Provavelmente será um cabeçote

Espero ajudar com essa informação !
Um forte abraço !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por bleidao »

O meu é moderno e tem 3 mancais kkkkkk

A Volkswagen sendo Volkswagen.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:O meu é moderno e tem 3 mancais kkkkkk

A Volkswagen sendo Volkswagen.
O seu é um cabeçote moderno fabricado entre 1995 á 1999.
Pelos meus materiais é isso, teoricamente é isso, mas talvez a Volkswagen colocou algum cabeçote de 3 mancais que sobrou lá no estoque após os anos de 1999.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por bleidao »

ai eu já não sei... kkkkkkkkk

Só sei que a Volks é loucura atrás de loucura.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:ai eu já não sei... kkkkkkkkk

Só sei que a Volks é loucura atrás de loucura.
Até na apostila dos AP 2.0, dizem que eles são de 4 mancais, até pesquisei no google por "Cabeçote GTi" e são de 4 mancais nas fotos.
Mas como a VW é loucura atrás de loucura, talvez ela colocou um cabeçote de 3 mancais lá do estoque de montagem do AP 1.6/1.8 no GTi KKKK :lol:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por bleidao »

Mas o meu não é GTi kkkkkkkkkkkk

O cabeçote é 1.6/1.8 dos modernos. Transformado para tuchos mecânicos.

Boooom... pelo menos funciona bem.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Mas o meu não é GTi kkkkkkkkkkkk

O cabeçote é 1.6/1.8 dos modernos. Transformado para tuchos mecânicos.

Boooom... pelo menos funciona bem.
Não falei que o seu é de GTi mano !
Disse que como a VW é loucura atrás de loucura, até o AP 2.0 de GTi pode ter usado cabeçote de 5 ou 3 mancais !

O seu, por ser de 3 mancais, é um cabeçote moderno fabricado entre 95 á 99.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por bleidao »

issooooo... é sim...
Avatar do usuário
leo7l
Membro
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: 09 Mai 2016, 10:49
Carro: GOL CL 1.8 92

Re: Troca do Cabeçote 1.8 ou 2.0

Mensagem por leo7l »

Pessoal alguem sabe qual junta posso usar de melhor qualidade vi que tem umas de aço
Imagemis life too short to be slow
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”