Projeto Gol 1.8 aspirado

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

PH_
Membro
Membro
Mensagens: 80
Registrado em: 14 Set 2016, 18:00
Carro: Gol 89

Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por PH_ »

Fala galera

Bom, estava aqui olhando alguns tópicos pesquisando um pouco, e sou novato na parte de carros, ou melhor sou leigo, sei bem pouco, e quero pedir a ajuda de vcs para preparar meu primeiro carro, o um Gol 88-89 1.8 carburado a gasolina.

Bom vamos lá, ele foi feito a pouco tempo, uns 3 meses, e ano q vem pretendo deixar ele no grau para fds, não pretendo gastar muito, mas o necessário, então em primeiro lugar, devo injetar? ou compensa mais atualizar o carburador, colocar um mais forte e resistente? lembrando q quero ganhar potencia sem gastar muito. Essa é uma das duvidas, o restante não tenho mto conhecimento, então se puderem me passar um projeto completo para aspirar, ou passar alguns q vcs conhecem, no caso digo oque devo trocar, ou melhorar, pretendo tbm colocar um limitador de rpm, adoro aqueles pipocos.

Agradeço dês de já <3
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por João Victor AP »

Seja bem-vindo ao CdGQ !

Motor Turbo Injetado, ou Turbo Carburado é uma escolha sua.
Mas esteja ciente que, motor Turbo não é só injetar e pronto, pois, o mapa de ponto, ignição do motor muda totalmente ao turbinar o motor.
Então, se o motor recebe uma injeção Mi, e você turbinar o motor, esse módulo da Mi não irá conseguir alimentar o motor, e será necessário comprar um Módulo de Injeção Programável (Pandoo, FuelTech, etc) e assim criar o mapa de ponto e ignição.
Projeto Turbo Aspirado vai no mínimo R$4.000 apenas na parte de injeção, pois, é necessário comprar o Kit completo de injeção, depois instalar, comprar o Módulo Programável, Levar a um preparador para realizar o acerto da injeção.
Já um projeto Carburado com um 3E de Quantum é bem mais barato.

Depois o que você terá que fazer é mecher no seu cabeçote.
Melhorar o fluxo alargando os dutos de admissão e escape.
E lembre-se, que se esse cabeçote estiver muito taxado, já é bom ir procurando outro, pois, motor Turbo e taxa de compressão alta não dá certo.

Limitador de RPM é usado se você for optar pelo projeto Carburado, ou se o seu Módulo for antigo.
O melhor é o ODG 3STEP.

E lembre-se que se for usar mais de 0,6 de pressão, será necessário usar pistão cavado do Motor AP Gasolina.

E uma turbina que enche rápido, e que eu recomendo para motores Turbo, é a .42/48.

E se possível compre o Kit Turbo, que já vem com niples, mangueiras, tudo do tamamho certo.

Será necessário fazer um retorno de óleo da turbina para o cárter.

Você terá que comprar uma WideBand ou HallMeter.
Pra mim, HallMeter é só na teoria, na prática ei achei ele muito lerdo e lento, larece que aquilo foi feito pra enfeitar painel, nem utilidade ele tem.
Já a WideBand mostra a mistura em tempo quase que real, diferete do "HallLerder".

Lembre-se também de comprar manômetros de combustível, óleo e Turbo use da Cronomac ou ODG.

Outra coisa importante é a bomba de combustível que deverá ser uma elétrica, use uma Bomba de Mercedes, ou uma bomba da Dinâmica Bombas.

A linha de combustível também é muito importante, usar mangueiras da BalFlex, Filtros de boa qualidade, um bom dosador 1:1.
E bicos, que devem ser próprios para carro Turbo.

E também um respiro de óleo com reservatório é legal ter !

Cath Tank também é muito importante para carro preparado.

Use cabos de vela de silicone.

Velas mais frias, também é outra coisa muito importante.

Espero ajudar !
Abraço !
PH_
Membro
Membro
Mensagens: 80
Registrado em: 14 Set 2016, 18:00
Carro: Gol 89

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por PH_ »

otima explicação, agora diga pelo que devo começar? Para não ter problemas depois
Tato_Moura
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Ago 2015, 21:47
Carro: Voyage CL

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por Tato_Moura »

PH_ escreveu:otima explicação, agora diga pelo que devo começar? Para não ter problemas depois
Comece tentando saber o estado medida do eixo/bronzinhas, qq coisa acima de .25, esquece, eixo novo.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por João Victor AP »

PH_ escreveu:otima explicação, agora diga pelo que devo começar? Para não ter problemas depois
Comece verificando a saúde do seu motor...
Verifique se ele não está "cansado"...
Retire o cárter, retire também a tampa do comando de válvulas e verifique o estado das peças, se não existe muito desgaste nelas, e veja se não há muita borra no motor !

Abraço !
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por DanielGT »

Ou vamos de aspirado!

Injeta, taxa ele, comando 49g (não recomendo maior pq sua caixa é longa demais), preparar cabeçote como JV já disse, escapamento dimensionado e vamos doido!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por João Victor AP »

DanielGT escreveu:Ou vamos de aspirado!

Injeta, taxa ele, comando 49g (não recomendo maior pq sua caixa é longa demais), preparar cabeçote como JV já disse, escapamento dimensionado e vamos doido!
Aspirado é muito legal :good:
PH_
Membro
Membro
Mensagens: 80
Registrado em: 14 Set 2016, 18:00
Carro: Gol 89

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por PH_ »

DanielGT escreveu:Ou vamos de aspirado!

Injeta, taxa ele, comando 49g (não recomendo maior pq sua caixa é longa demais), preparar cabeçote como JV já disse, escapamento dimensionado e vamos doido!
Mas eu vou aspirar :qus: :qus: só q como fica meio caro injetar, vou deixar carburado mesmo

O motor esta em otimo estado, como disse foi feito a muito pouco tempo, tipo uns 2 ou 3 meses, mas vou verificar o carter, mas mto obrigado pelas dicas.

Agora após verificar o motor, oque devo fazer primeiro no motor?
Avatar do usuário
Bysnaga
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 1568
Registrado em: 06 Jun 2008, 11:08
Carro:
Localização: São Jose dos Campos/Jacareí - SP - Filial CdGQ! Vale do Paraíba
Contato:

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por Bysnaga »

Primeiro defina o projeto. Ele vai ser pra rua e dia-a-dia?!
Qual potencia você deseja conseguir?
Turbo você consegue mais potência com menos investimento, mais aspirado e turbo são duas coisas totalmente diferente. Defina um e corra atras do projeto.

Uma dica minha, se não tiver uma grana boa pra comprar tudo e montar de uma vez, vá comprando aos poucos e juntando, ai quando tiver tudo, monta. Porem ai que tem que ter o projeto bem definido, pq se demorar muito você desiste ( eu mesmo estou montando um aspro a alguns anos e ainda não terminei, devido a falta de $$ e outros motivos, mais ta saindo)

Como disse que vai montar aspirado, você pode começar pelo escape, compre um dimensionado 4x1, depois comando (se for pra rua e não quiser nada exagerado opte pelo 49G mesmo ou até um 276 que não vai ficar ruim de andar), taxa no cabeçote, preparação do carburador e por ai vai.....
Filial CdGQ! - Vale do Paraíba -> Clique aqui
Seja Sócio CdGQ!-> Clique Aqui
PH_
Membro
Membro
Mensagens: 80
Registrado em: 14 Set 2016, 18:00
Carro: Gol 89

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por PH_ »

Bysnaga escreveu:Primeiro defina o projeto. Ele vai ser pra rua e dia-a-dia?!
Qual potencia você deseja conseguir?
Turbo você consegue mais potência com menos investimento, mais aspirado e turbo são duas coisas totalmente diferente. Defina um e corra atras do projeto.

Uma dica minha, se não tiver uma grana boa pra comprar tudo e montar de uma vez, vá comprando aos poucos e juntando, ai quando tiver tudo, monta. Porem ai que tem que ter o projeto bem definido, pq se demorar muito você desiste ( eu mesmo estou montando um aspro a alguns anos e ainda não terminei, devido a falta de $$ e outros motivos, mais ta saindo)

Como disse que vai montar aspirado, você pode começar pelo escape, compre um dimensionado 4x1, depois comando (se for pra rua e não quiser nada exagerado opte pelo 49G mesmo ou até um 276 que não vai ficar ruim de andar), taxa no cabeçote, preparação do carburador e por ai vai.....
Sim sera para rua, mas quero chegar pelo menos perto dos 200 cavalos ou até passar disso, mas vou usar mais para fins de semana, como pego pista para ir pra casa da minha mina é gostoso dar aquela acelerada, então o turbo sai mais em conta? mas me diga, quantos gastaria? Vamos mexer com preços aqui, quantos vc acha q gastaria com o aspro? e o turbo? eu estou pretendendo pegar uma grana nas minhas ferias ano q vem pra dar uma entrada e de resto parcelar, se puder diga no projeto completo para +/- 200 cv e quantos gastaria? pretendo colocar um carburador 3e, o comando estou em duvida, ganharia uma força a mais com esse 276? como disse sou novato na parte de mecanica, mas se puder me dar uma dica de projeto, eu estou aceitando :D
PH_
Membro
Membro
Mensagens: 80
Registrado em: 14 Set 2016, 18:00
Carro: Gol 89

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por PH_ »

outra pergunta, esse kit, ja é um começo?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... l-4248-_JM

Alem dele, oque precisaria?
Na preparação do motor, preciso apenas trocar o carburador para um 3E, mecher no cabeçote
Melhorar o fluxo alargando os dutos de admissão e escape, fazer um retorno de óleo da turbina para o cárter comprar uma WideBand, trocar a bomba de combustível para uma eletrica, colocar um Cath Tank (pode me explicar oque é isso e onde acho?) colocar cabos de vela de silicone e frias, o pistão cavado é apenas se eu usar uma pressão maior q 0,6 certo? alem disso tudo, preciso mais de algo?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por João Victor AP »

PH_ escreveu:outra pergunta, esse kit, ja é um começo?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... l-4248-_JM

Alem dele, oque precisaria?
Na preparação do motor, preciso apenas trocar o carburador para um 3E, mecher no cabeçote
Melhorar o fluxo alargando os dutos de admissão e escape, fazer um retorno de óleo da turbina para o cárter comprar uma WideBand, trocar a bomba de combustível para uma eletrica, colocar um Cath Tank (pode me explicar oque é isso e onde acho?) colocar cabos de vela de silicone e frias, o pistão cavado é apenas se eu usar uma pressão maior q 0,6 certo? alem disso tudo, preciso mais de algo?
Sim, esse do link é o Kit Turbo.
Além dele, precisaria dos Manômetros de Pressão do Turbo, WideBand, Pressão de Óleo e Pressão do Combustível são muito importantes.

Lembre-se que a troca da Bomba não se deve colocar qualquer uma, tem que ser própria para carro Turbo, como as bombas da DINÂMICA.

Cath Tank é um reservatório "soldado" na parte de trás do Tanque de combustível para o combustível chegar com mais facilidade até a bomba, pois, a saída da boia é muito pequena e fará a bomba trabalhar "forçada".
Você encontra Cath Tank no MercadoLivre : http://veiculos.mercadolivre.com.br/ace ... l-quadrado
Aqui vai uma foto de um Cath Tank :
Imagem

Tem que colocar um carburador maior como o 3E, e colocar uma giclagem que dê certo com seu Motor.

Pistão Cavado é apenas se for passar de 0,6Bar, se por exemplo for usar 0,5Bar, pode usar o pistão cabeça reta e colocar uma Junta da UNIVERSAL JUNTAS que é grossa e ajuda a remover um pouco de taxa de compressão !

Espero ter ajudado !
Abraço !
Editado pela última vez por João Victor AP em 20 Set 2016, 14:52, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Bysnaga
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 1568
Registrado em: 06 Jun 2008, 11:08
Carro:
Localização: São Jose dos Campos/Jacareí - SP - Filial CdGQ! Vale do Paraíba
Contato:

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por Bysnaga »

PH_ escreveu:
Bysnaga escreveu:Primeiro defina o projeto. Ele vai ser pra rua e dia-a-dia?!
Qual potencia você deseja conseguir?
Turbo você consegue mais potência com menos investimento, mais aspirado e turbo são duas coisas totalmente diferente. Defina um e corra atras do projeto.

Uma dica minha, se não tiver uma grana boa pra comprar tudo e montar de uma vez, vá comprando aos poucos e juntando, ai quando tiver tudo, monta. Porem ai que tem que ter o projeto bem definido, pq se demorar muito você desiste ( eu mesmo estou montando um aspro a alguns anos e ainda não terminei, devido a falta de $$ e outros motivos, mais ta saindo)

Como disse que vai montar aspirado, você pode começar pelo escape, compre um dimensionado 4x1, depois comando (se for pra rua e não quiser nada exagerado opte pelo 49G mesmo ou até um 276 que não vai ficar ruim de andar), taxa no cabeçote, preparação do carburador e por ai vai.....
Sim sera para rua, mas quero chegar pelo menos perto dos 200 cavalos ou até passar disso, mas vou usar mais para fins de semana, como pego pista para ir pra casa da minha mina é gostoso dar aquela acelerada, então o turbo sai mais em conta? mas me diga, quantos gastaria? Vamos mexer com preços aqui, quantos vc acha q gastaria com o aspro? e o turbo? eu estou pretendendo pegar uma grana nas minhas ferias ano q vem pra dar uma entrada e de resto parcelar, se puder diga no projeto completo para +/- 200 cv e quantos gastaria? pretendo colocar um carburador 3e, o comando estou em duvida, ganharia uma força a mais com esse 276? como disse sou novato na parte de mecanica, mas se puder me dar uma dica de projeto, eu estou aceitando :D

200cv no aspro desiste, pois pra chegar nisso você vai gastar bem mais que o valor do carro e mesmo assim só injetando e com injeção programavel, motor grande, etc...
Pra essa cavalaria, opte pelo turbo mesmo, esse kit que você viu já é o começo, um comando pode usar o 49G mesmo, carburador um 2E bem ajustado da conta, escape em turbo vai de cada um, mexer em cabeçote pra carro de rua pra você agora não valeria apena...

Minha dica: defina o projeto, que no caso será mais viável o turbo, defina a potencia e uso. Agora procure o bom preparador...

montar o kit todo,qualquer um monta, agora acertar é o problema
Filial CdGQ! - Vale do Paraíba -> Clique aqui
Seja Sócio CdGQ!-> Clique Aqui
PH_
Membro
Membro
Mensagens: 80
Registrado em: 14 Set 2016, 18:00
Carro: Gol 89

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por PH_ »

Belas respostas, vlw mesmo, ajudaram muito, esse fim de ano vou dar um tapa no visual e ano q vem vou começar o projeto turbo e posto aqui :D vlw mesmo pelas dicas
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por João Victor AP »

Por nada :good:
Estamos sempre dispostos a ajudar !

Abraço !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por bleidao »

Inicialmente o ideal é traçar um objetivo.

Ver o que você realmente quer.

Se tiver a grana para por em prática, executar é a parte mais fácil.
QuadradoGTI
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Nov 2016, 02:04
Carro: Gol GTI

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por QuadradoGTI »

Aproveitando o Tópico para Tirar
Uma Dúvida, tenho um Gol GTS 1.8 estou
Com um Projeto Aspirado, porém fui atrás de
Bielas Forjadas, e o vendedor disse que
No Bloco 1.8 não cabe, não dá certo
Bielas forjadas, que só daria no Bloco 2.0, estou com
Um Cabeçote do 2.0 preparado, e estava pensando em abrir
Para por os Pistões do 2.0, tenho o kit Forjado. Tenho
Pistões 1.8 e 2.0, mas ficou a dúvida de qual
Bielas usar nesse projeto, queria por as Forjadas, mas o vendedor
Disse que não tem como no bloco 1.8, será verdade?
Pretendo também por um comando 276 ou quem sabe algo mais bravo
Carburação Dupla Weber 40, e outras coisas a mais
Porém preciso de ajuda com as Bielas, alguém sabe qual ah
Melhor a usar, alguma dica? Para mim seria as Forjadas, mas esse
Vendedor me deixou com Dúvidas..
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por João Victor AP »

QuadradoGTI escreveu:Aproveitando o Tópico para Tirar
Uma Dúvida, tenho um Gol GTS 1.8 estou
Com um Projeto Aspirado, porém fui atrás de
Bielas Forjadas, e o vendedor disse que
No Bloco 1.8 não cabe, não dá certo
Bielas forjadas, que só daria no Bloco 2.0, estou com
Um Cabeçote do 2.0 preparado, e estava pensando em abrir
Para por os Pistões do 2.0, tenho o kit Forjado. Tenho
Pistões 1.8 e 2.0, mas ficou a dúvida de qual
Bielas usar nesse projeto, queria por as Forjadas, mas o vendedor
Disse que não tem como no bloco 1.8, será verdade?
Pretendo também por um comando 276 ou quem sabe algo mais bravo
Carburação Dupla Weber 40, e outras coisas a mais
Porém preciso de ajuda com as Bielas, alguém sabe qual ah
Melhor a usar, alguma dica? Para mim seria as Forjadas, mas esse
Vendedor me deixou com Dúvidas..
Mano !
Esse vendedor aí está muito desinformado :crazy:

AP 1.6/1.8/2.0 usa bielas iguais de 144mm, são idênticas, as mesmas bielas.
Já o AP do Golf, que é de bloco Alto, esse tem bielas maiores e diferentes.
Compre bielas forjadas de 144mm, servem em todo AP 1.6/1.8/2.0 de bloco normal, que é o AP do Gol/Voyage/Pampa/Parati/Saveiro/Santana/Quantum/Passat, etc.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por bleidao »

Amigão... fala pra esse vendedor parar de inventar história!
QuadradoGTI
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Nov 2016, 02:04
Carro: Gol GTI

Re: Projeto Gol 1.8 aspirado

Mensagem por QuadradoGTI »

Valeu Por tirar essa Dúvida
Tem uns vendedores que nem devia estar
Nessa Profissão, não sabem nada
Invés de ajudar Complica. (Falta de Experiência)
Mas enfim Comprei as Bielas Forjadas 144mm, Projeto está
Em andamento. Galera, alguma dica de um bom
Comando? Estou pensando no 276, mas como não vou usar no dia
Ah dia e não pego Trânsito, quem sabe um pouco mais Bravo?
Algo que tenha aquela lenta embaralhando que
Eh uma verdadeira música, pra quem
Gosta de Aspirado, mas nada exagerado que fique difícil
De andar em baixas. Alguma Recomendação?
E outra Dúvida. Eliminar o Distribuidor
E fazer uso da roda fonica, isso é possível no Carburado? Ou só nos
Injetados? Se tiver como, como fazer? Uns falam que
Já viram, outros que só na injeção eletrônica, e ai
Alguém sabe dizer? Valeu =)
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”