2.0 ASPRO

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Nathanscherer
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Fev 2015, 20:28
Carro: SANTANA SPORT

2.0 ASPRO

Mensagem por Nathanscherer »

Fala galera, sou novo no fórum e creio estar postando no tópico certo hehehe

Embora eu nao te um gol e sim um santana, acompanho o forum a muito tempo e tenho duvida sobre o APZAUM, segue a duvida:

Tenho um AP 2.0 com parte de baixo atualmente original, mas montei um cabeçote com bastante coisinha hehehe vou citalas.

Valvula 40x33
Duto arrombado e polido (admissao e escape)
Mola do fire que da mais pressao
Taxado pouco menos de 1mm
Comando 296º simétrico
Polia regulavel
Coletor 4x1
Cano 2,5 reto até a metade
Bobina MI
Cabo vela 10mm
Carburador gasolina 3e
Acho que seria isso.

Porem colocando tudo isso, gastei uma grana bem boa... e para minha indguinaçao eu nao consegui arrancar potencia do carro...
Para ser sincero, quem montou o cabeçote foi uma mecanica de preparação. E quem colocou o cabeçote e acertou ponto e tudo mais foi outro mecanico, que no caso nao é de confiança para acertar um carro mexido ( de começo ele tentou fazer nao tripidar na lenta, ato impossiel com um 296 ) partindo desse ponto eu ainda tenho uma esperança que consiga acertar ele e tirar potencia.

Alguem sabe me dizer se a configuraçao que estou usando realmente nao e suficiente, ou sera que se eu levar longe pra alguem que saiba mexer nisso acertar o carro vai ficar bom?

Vlw gurizada
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por João Victor AP »

Então seu carro está mal acertado, pois apenas com o aumento dos dutos era pra se ter notado uma grande diferença de potência.
Coletor 4x1 melhora muito o carro.
Pode ser alguma coisa que não esteja dando desempenho correto para o carro.
Leve em outro preparador para acertar, esse carburador 3E é excelente para alimentar um AP Aspro.

Abraço !
Nathanscherer
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Fev 2015, 20:28
Carro: SANTANA SPORT

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por Nathanscherer »

Obrigado meu amigo. E vou rezar pra alguem acertar o carro por que nao saiu barato esse cabeçote hehehe

E teria algo mais que posso fazer nele sem ser turbinar para arrancar mais potencia? Se tiver alguma dica estou aceitando hehehe
Obrigado
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por João Victor AP »

Nathanscherer escreveu:Obrigado meu amigo. E vou rezar pra alguem acertar o carro por que nao saiu barato esse cabeçote hehehe

E teria algo mais que posso fazer nele sem ser turbinar para arrancar mais potencia? Se tiver alguma dica estou aceitando hehehe
Obrigado
O maior Upgrade para Aspirado é aumentar o diâmetro dos cilindros e colocar pistões maiores transformando o 2.0 em 2.1, mas fica muito caro e deixa a parede do bloco mais frágil.

Mas você passou o seu carro no Dyno ou não ????
Você pegou pista e deu uma esticada nele ????
Estou perguntando porque achei estranho um AP com tantos Upgrades não estar entregando potência !
Nathanscherer
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Fev 2015, 20:28
Carro: SANTANA SPORT

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por Nathanscherer »

Nao cheguei a passar no dyno por que aqui nao tem nenhum por perto.

Eu tambem acho muito estranho. Mas sabe por que eu acho que pode ser regulagem? Por que quando para de embaralhar nos 2,1 mil giro vem torque, e o torque de verdade ta vindo so depois dos 4 mil giro.
Ele ta girando em torno de 6 a 6,3 Mil giros. Mas era pra ele ta girando 7 ou ate mais, o cabeçote foi feito pra girar mais hehehe

Vou tentar achar alguem bom pra botar a mao, e rezar

Obrigado
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por DanielGT »

Esse comando é alto demais na minha opnião. Tipo, 4x1 joga torque pra cima, cano 2,5 reto tb. o comando tb joga torque pra cima. Eu acho que seu carro deve estar mais fraco que um 2.0 original até os 4mil e depois disso vira um monstro. pra alguns é legal, mas eu prefiro força na baixa e media rotação. um 49g ou um 276 seria suficiente. att
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por João Victor AP »

Seu preparador estudou um melhor ponto de ignição para seu motor AP ????
Em carros Aspirado é necessário mecher no ponto, nos aspirados usa-se ponto baixo !
Se seu AP estiver com o ponto errado ele irá ficar fraco, com baixo desempenho !

Vou te dar um exemplo sobre a como mecher do ponto :
Se você tiver um Gol 1991 com motor 1.8 AP Álcool, o ponto original é 9 graus.
Se você decidir colocar um comando 46G nesse AP 1.8 , rebaixar o cabeçote em menos de 1mm, eu vou deixar esse AP 1.8 igual ao AP 1.8S do Gol GTS, então terei que colocar o ponto do motor igual ao do Motor AP 1.8S 1992, assim você terá que adiantar o ponto para 12 graus que é o ponto do GTS 1991 a Álcool.

Vou te dar outro exemplo :
Você acabou de comprar um Gol GTS 1991 1.8 Álcool, sendo que o ponto do AP 1.8S 1991 é 12 graus.
Você estava com uma grana sobrando e decidiu aumentar os diâmetros dos pistões para 84,5 mm, colocou pistões IAPEL 84mm, comando de válvula 272, cabeçote de Santana 2.0 com dutos reabertos, e rebaixou o bloco.
Esse motor AP 1.8S foi transformado em um Milinove, um motor 1.9 não é igual ao 2.0, mas você colocou pistões maiores que o do 2.0, comando de alta graduação, cabeçote preparado, que deixou esse 1.9 com a potência perto do 2.0.
Então você terá que colocar seu ponto do motor parecido com o do 2.0, o ponto de todo AP 2.0 é 9 graus para Álcool, então você terá que atrasar o ponto para 9 graus ou se o motor não ficar com a mesma potência e torque do 2.0 você poderá atrasar o ponto para 10 graus.

Em alguns casos se atrasa e em outros se adianta o ponto, por isso é sempre bom saber o ponto dos motores e ter uma tabela de ponto, aqui vai uma : http://kitest.com.br/pdf/tabelas/tabela ... -ponto.pdf

Abraço !
Nathanscherer
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Fev 2015, 20:28
Carro: SANTANA SPORT

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por Nathanscherer »

DanielGT escreveu:Esse comando é alto demais na minha opnião. Tipo, 4x1 joga torque pra cima, cano 2,5 reto tb. o comando tb joga torque pra cima. Eu acho que seu carro deve estar mais fraco que um 2.0 original até os 4mil e depois disso vira um monstro. pra alguns é legal, mas eu prefiro força na baixa e media rotação. um 49g ou um 276 seria suficiente. att
Poise eu ja pensei nisso, mas o cabeçote foi feito conformo o comando. Entao realmente nao sei o por que... vou tentar regulagem, caso nao de certo, volto a chorar aqui haahaha

Tenho um 053.3 guardado e um 272º o que acha de eu colocar um desses comandos?
Nathanscherer
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Fev 2015, 20:28
Carro: SANTANA SPORT

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por Nathanscherer »

João Victor AP escreveu:Seu preparador estudou um melhor ponto de ignição para seu motor AP ????
Em carros Aspirado é necessário mecher no ponto, nos aspirados usa-se ponto baixo !
Se seu AP estiver com o ponto errado ele irá ficar fraco, com baixo desempenho !

Vou te dar um exemplo sobre a como mecher do ponto :
Se você tiver um Gol 1991 com motor 1.8 AP Álcool, o ponto original é 9 graus.
Se você decidir colocar um comando 46G nesse AP 1.8 , rebaixar o cabeçote em menos de 1mm, eu vou deixar esse AP 1.8 igual ao AP 1.8S do Gol GTS, então terei que colocar o ponto do motor igual ao do Motor AP 1.8S 1992, assim você terá que adiantar o ponto para 12 graus que é o ponto do GTS 1991 a Álcool.

Vou te dar outro exemplo :
Você acabou de comprar um Gol GTS 1991 1.8 Álcool, sendo que o ponto do AP 1.8S 1991 é 12 graus.
Você estava com uma grana sobrando e decidiu aumentar os diâmetros dos pistões para 84,5 mm, colocou pistões IAPEL 84mm, comando de válvula 272, cabeçote de Santana 2.0 com dutos reabertos, e rebaixou o bloco.
Esse motor AP 1.8S foi transformado em um Milinove, um motor 1.9 não é igual ao 2.0, mas você colocou pistões maiores que o do 2.0, comando de alta graduação, cabeçote preparado, que deixou esse 1.9 com a potência perto do 2.0.
Então você terá que colocar seu ponto do motor parecido com o do 2.0, o ponto de todo AP 2.0 é 9 graus para Álcool, então você terá que atrasar o ponto para 9 graus ou se o motor não ficar com a mesma potência e torque do 2.0 você poderá atrasar o ponto para 10 graus.

Em alguns casos se atrasa e em outros se adianta o ponto, por isso é sempre bom saber o ponto dos motores e ter uma tabela de ponto, aqui vai uma : http://kitest.com.br/pdf/tabelas/tabela ... -ponto.pdf

Abraço !

Perfeito meu amigo, na real acho que vou ter que mostrar para o mecanico isto.

Triste é tu gastar uma grana para fazer, e ter que levar informação ainda, mas ok ne hehehe

Obrigado!!!!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por João Victor AP »

Nathanscherer escreveu: Perfeito meu amigo, na real acho que vou ter que mostrar para o mecanico isto.

Triste é tu gastar uma grana para fazer, e ter que levar informação ainda, mas ok ne hehehe

Obrigado!!!!
Isso, vá e mostre pra ele sobre como acertar o ponto de um motor Aspirado, e que se colocar o ponto errado o carro fica fraco.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por bleidao »

É amigo... estou achando grande esse comando, hein... Realmente esse comando só traz o torque em alta.
Melhor coisa que você faz é levar ao seu preparador e dizer o que está sentindo. O ponto de ignição também pode estar errado.

E fala com esse mecânico que não tem jeito. Comando de alta graduação tem a lenta embolada mesmo. A coisa mais linda de se ver.
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por DanielGT »

Nathanscherer escreveu:
DanielGT escreveu:Esse comando é alto demais na minha opnião. Tipo, 4x1 joga torque pra cima, cano 2,5 reto tb. o comando tb joga torque pra cima. Eu acho que seu carro deve estar mais fraco que um 2.0 original até os 4mil e depois disso vira um monstro. pra alguns é legal, mas eu prefiro força na baixa e media rotação. um 49g ou um 276 seria suficiente. att
Poise eu ja pensei nisso, mas o cabeçote foi feito conformo o comando. Entao realmente nao sei o por que... vou tentar regulagem, caso nao de certo, volto a chorar aqui haahaha

Tenho um 053.3 guardado e um 272º o que acha de eu colocar um desses comandos?
Acho o 272 uma ótima escolha! ou mesmo o 053.3 que é o ZBA hidráulico. por mais que o zba seja 258º talvez fique bom. mas tenta o 272 primeiro.
CokeeBR
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 16 Out 2015, 22:55
Carro: 86 PLUS

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por CokeeBR »

Só passando pra dar minha Humilde Opinião:
- As vezes Menos é Mais!


nem sempre dutão, comandao, assim como motorzão, virabrequimzao de curso, pistaozao 86, taxadãoo.. etc.. etc.. vai resolver o problema, muitas vezes não se consegue ajustar o meio termo entre tudo isso e o carro fica até pior.

mas, acredito que um bom acerto de Carbura e Ponto de ignição resolvam um pouco no teu caso, já que já ta Maquinado o cabeçote não vale a pena voltar o comando pra um menor, os dutos já tao arrombadão e tal...

abraçs :good:
Imagem
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por João Victor AP »

CokeeBR escreveu:Só passando pra dar minha Humilde Opinião:
- As vezes Menos é Mais!


nem sempre dutão, comandao, assim como motorzão, virabrequimzao de curso, pistaozao 86, taxadãoo.. etc.. etc.. vai resolver o problema, muitas vezes não se consegue ajustar o meio termo entre tudo isso e o carro fica até pior.

mas, acredito que um bom acerto de Carbura e Ponto de ignição resolvam um pouco no teu caso, já que já ta Maquinado o cabeçote não vale a pena voltar o comando pra um menor, os dutos já tao arrombadão e tal...

abraçs :good:
Eu acho que é problema de regulagem !
Ponto de ignição !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por bleidao »

É um pouco complicado um diagnóstico sem ao menos ver o carro. Ideal é ir olhando tudo que for possível. Um bom preparador saberá o que fazer.
Nathanscherer
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Fev 2015, 20:28
Carro: SANTANA SPORT

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por Nathanscherer »

Fala gurizada. Venho com noticias boas sobre meu carango hehehe
Consegui achar um preparador bom para acertar meu carro, tive que mudar algumas coisas por exemplo a junta do cabeçote era 1,9mm de alumio eu tive qe colocar 0,5mm por que tava dando falta de taxa mesmo hehehe. No bura 3e foi colocado maior esguixo qe existe kkkk por qe estava dando falta de petroleo, e de resto so acerto...

O carro ficou muito bom. Ta vindo torque desde baixa, ta girando 7milao hehehe
Realmente ficou forte a receita. Fiquei satisfeito...

Valeu pelas dicas ai galera e era falta de algum preparador bom mesmo hehehe um abraço
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por bleidao »

Que bom que o problema foi resolvido, brother!

Sempre bom compartilhar conosco o que foi feito.

Temos aqui um acervo muito grande de conteúdos.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por João Victor AP »

Que bom que o problema foi resolvido.
Agora o APzão 2.0 Aspro vai poder acelerar forte na pista, hehehe.
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: 2.0 ASPRO

Mensagem por DanielGT »

que bom que resolveu! regulagem é importante mesmo
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”