[DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

neto594
Membro
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 05 Set 2009, 17:03
Carro:
Localização: Ponta Grossa - PR

[DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por neto594 »

Fala pessoal,

Gostaria de saber se compensa trocar meu ap 1.8 por um 2.0? A questão é q estou querendo montar um carro equilibrado, para ter como diversão, porém não é pra arrancada nem track days, quero montar um carro no estilo GT, onde faça curvas bem, que eu possa ter uma tocada legal numa estrada sinuosa, eu sei talvez o gol não seja o carro mais certo pra isso, porém é o q tenho na mão...

Já comecei os trabalhos na suspensão, barra estrutural inferior em 'x', barra estabilizadora mais grossa, barra anti-torção dianteira e traseira, freio a disco nas 4 rodas, amortecedores trabalhados com fluido mais viscoso e molas preparadas, irei instalar uma roll bar brevemente, mas voltando ao assunto...

Agora ele está com um motor bem perto do original, 1.8, cabeçote e coletor com dutos abertos e polidos, 49g (por enquanto), 4x1 e um 3e mexido um pouco, sim sou das antigas, gosto de carburadores e não pretendo injetar e nem turbinar tbm, a ideia é um aspirado mesmo.

A questão é vale a pena tirar meu 1.8 e colocar um 2.0? A questão não é a grana, sei que o 2.0 tem um funcionamento meio áspero por causa o R/L alto, mas andei pesquisando e achei um kit da spa turbo q vem com pistões de 83 ou 83,5 mm e bielas de 149mm que reduzem o R/L pra 0,3, mas enfim...

Quero um carro equilibrado com um torque legal e potencia bacana, mas sem exageros, eu estou indo pra um lado meio diferente, e gostaria de uma opinião de vcs, se vale a pena colocar o 2.0 montar um motor bacana, aspirado mesmo, enfim qualquer sugestão é válida...

Grande abraço pessoal...
diegotwim
Membro
Membro
Mensagens: 57
Registrado em: 10 Fev 2015, 16:42
Carro: Parati GL 2.0 Turbo

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por diegotwim »

Nada melhor que cilindrada para ganhar torque e potencia. Mas é trabalhoso montar um 2.0 no bloco do 1.8, o ideal seria pegar um bloco 2.0 com vira e tudo, mas é possivel montar no bloco 1.8 tambem, só é trabalhoso. Se for girar mais que o original vai precisar de pistões e bielas melhores por causa da velocidade media do pistão que acredito superar os 20m/s, eu não confio muito nesse kit da spa que usa o anel por cima do pino, sei la, mas conheço gente que usa e não teve maiores problemas, R/L não é tudo em um motor. Faça um balanceamento das peça internas que é algo indispensavel para um moor que vai girar alto, se não vai usar injeção, parta para uma weber e comando, preparação no cabeçote, taxa, cambio curto e partir pro abraço.

Não use a ultima medida (83,5) pois se acontecer algo voce ainda tem bloco para trabalhar, até da para usar acima dos 83,5 mas é muita dor de cabeça.
neto594
Membro
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 05 Set 2009, 17:03
Carro:
Localização: Ponta Grossa - PR

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por neto594 »

Fala Diego, se for trocar não farei a partir do 1.8, vou colocar um 2.0 direto, eu tbm tenho um pé atrás com esse kit da spa, tive amigos q usaram q rodam ate hj e outros q não deu certo, mas isso acontece mesmo. A ideia é no máximo pistões de 83mm mesmo, já comentaram q bem balanceado o conjunto fica ótimo. Que comando indicaria? Eu já rodo na gasolina Podium e vou manter assim q taxa ficaria bom? Em relação ao cambio, pensei num diferencial de santana /versalhes 35/9, mas o escalonamento não sei oq montar...
diegotwim
Membro
Membro
Mensagens: 57
Registrado em: 10 Fev 2015, 16:42
Carro: Parati GL 2.0 Turbo

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por diegotwim »

Se montar um motor girador, com weber e cambio curto e escalonescalonado, da pra pensar em um 288 com lob proximo dos 104°, um pouco mais alto até se for carro voltado mais para acelerar, pois perde um pouco em baixa. Da pra pensar nos dutos, mola de valvula, sede de valvula e tucho con regulagem por baixo pra nao cuspir pastilha. Eu ja usaria alcool e taxa proximo aos 14, pode pensar em melhorar bem a ignição do carro
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por André Pinheiro »

Cara vc tem que pensar muito ...
Vc iria preparar o 2.0 também, pois se for somente fazer a troca, com esse grana vc prepara o seu motor que ira ter muito mais resultados do que um 2.0 quase original.
Eu faria assim: comprava uma weber 40 que ja te daria uns 10 cv só nela, mandava fazer o cabeçote com um comando 290 com lobcenter mais alto entre 108 e 110 para não perder a lenta e 12 de levante, aumentava a taxa de compressão para 12:1 já que usa pódium e ponto inicial de 13 e final 25 além do que ja tem, pois tudo isso vc poderia aproveitar se decidisse ir mesmo para o 2.0. Tenho uma configuração dessas e fica muito bom. Ja tive um 2,1 top de rua e confesso que não se pode comparar mas esse 1.8 bem acertado e trabalhado deixa qq 2.0 no chinelo pode acreditar.
Não se se confundi ou esclareci mas essa é a minha experiencia. sei que é muito longo mas seira interessante vc ler o topico dos aspirados aqui no fórum é uma verdadeira aula.
O carro do Renato morcef foi meu, e depois já fiz outros entre turbos e aspirados, sempre pra mim e projetos diferentes da velha guarda.
Abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
neto594
Membro
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 05 Set 2009, 17:03
Carro:
Localização: Ponta Grossa - PR

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por neto594 »

Fala André, valeu pelas dicas novamente, sempre ajudando aí, entendi oq vc quis dizer tranquilo. Vou preparar o 2.0 tbm, na vdd eu tenho todas as peças do 2.0 em casa (bloco, vira, cabeçote) tudo std, porém o pessoal comenta que não vale a pena eu preparar esse 2.0 sendo q tenho 1.8 no carro já, mas como tenho as peças eu poderia preparar um 2.0 bacana sem pressa, já q vou preparar um motor, parto do 2.0 com pistões de 83mm e bielas de 144mmm ou quem sabe de 149mm.

Aprendi no meu projeto antigo, no qual vc tbm deu umas dicas q o cabeçote é o segredo da preparação.

Eu comecei a ler novamente o tópico Renato, e tbm achei meu tópico antigo onde vc deu aquelas dicas de preparação do outro projeto, onde tem as relações de cambio, pois no projeto antigo não cheguei fazer a caixa apenas o motor. Agora acho q vou seguir aquilo com 3ª, 4ª e 5ª do 1.0 16v e o diferencial 35/9.

Novamente valeu pelas dicas... Abraço
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por André Pinheiro »

Cara eu se fosse vc partiria para algo mais radical, pois como vc ja tem um motor no carro, nunca ficará na mão certo ??? Então faça logo um 2.1 com pistões de Falcon ou forjados de 85 mm, a AFP ja vende pistões box de 85 mm com apenas 264 grs é muito leve e não precisa de adaptações, ai sim vai ter um aspirado de verdade. Manda balancear todo o conjunto, alivia o volante e faqueia o vira, manda por 650 lbs na sua embreagem e põe a weber kkkkkkkkkkkkkkk, 0 a 100 em menos de 7 seg e 170/180 cv é muito bom um carrinho desses. Turbo para andar junto não pode ser kit padaria com 1 kg.
Vendi meu carro com 20.000 km em perfeito estado e olha que foi dado muito pau, quem comprou resolveu por pistões de Falcon e refez o motor só que agora com 4 bocas, o carro ficou insano, muito forte.

Bom veja ai o que deseja, porem acho que um motor mais forte pra vc cairia bem.

Abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por André Pinheiro »

Não se preocupe com RL do 2.0 pois depois de balanceado gira fácil 8000 paus.
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
neto594
Membro
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 05 Set 2009, 17:03
Carro:
Localização: Ponta Grossa - PR

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por neto594 »

Exato, o motor está desmontado em casa, pra falar a vdd tenho dois blocos ap 2.0 aqui, achei um perdido na minha bagunça, haha, cara nessa configuração vai ficar animal, eu vi esses pistões de 85mm, só não sabia de dava certo, eu vou com as bielas de 144mm, acerto tudo e fica jóia.
diegotwim
Membro
Membro
Mensagens: 57
Registrado em: 10 Fev 2015, 16:42
Carro: Parati GL 2.0 Turbo

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por diegotwim »

É que voce disse que seria algo sem exageros.. hahaha. usar pistão de falcon fica bom, só precisa de algumas adaptações (tamanho do pino, altura, trava com uma buchinha), aliviar vira, pistão, biela, volante e balancear como o amigo disse, comando mais alto (só o lob center que achei meio alto, aquilo ja é para motor turbo, com pouco cruzamento de valvulas), duas webber e cambio curtinho, vc tera um canhão em mãos. Sei que prefere carburador, mas corpo borboleta individual com ignição por centelha perdida ou sequencial (se quiser investir mais) ajuda muito pra girar alto tambem, alem do controle de ponto mais preciso.
neto594
Membro
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 05 Set 2009, 17:03
Carro:
Localização: Ponta Grossa - PR

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por neto594 »

Fala Diego, então era pra ser algo sem exageros, mas aspirado não tem jeito pelo q pesquisei, e ainda dei sorte de ter esses blocos em casa, haha. Vou começar com um 2.0 pistões de 83mm, bielas de 144m, comando Sam Cams e uma weber 40 pra começo com o cambio curto tudo aliviado e balanceado, vamos ver como fica...
diegotwim
Membro
Membro
Mensagens: 57
Registrado em: 10 Fev 2015, 16:42
Carro: Parati GL 2.0 Turbo

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por diegotwim »

Um comando 288 com 105° de lob ficaria legal com essa configuração.

EDIT: tem o 035, msm graduação do 350t, so que com lob center pra aspirado
neto594
Membro
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 05 Set 2009, 17:03
Carro:
Localização: Ponta Grossa - PR

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por neto594 »

Pensei no 288 mesmo... Mas esse 296 tbm está bacana...

Imagem
diegotwim
Membro
Membro
Mensagens: 57
Registrado em: 10 Fev 2015, 16:42
Carro: Parati GL 2.0 Turbo

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por diegotwim »

Esse 0.35 da tabela fica bom se fizer todo esse conjunto que foi passado, carro leve, cambio curto e motor girador. Só faz aquilo que falei, regulagem por baixo pra nao cuspir a pastilha, mola ancona ou fiat, angulos sede de valvula e provavelmente vai precisar trabalhar o alojamento do cabeçote para não pegar o lobe do comando, mas é coisa simples. Se quiser da para deixar o pistão com uma folguinha a mais para ficar mais livre tambem. Taxa perto dos 13~14 e alcool.
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por André Pinheiro »

Diego ...
Ele não vai conseguir ter lenta com um comando alto e lobcenter baixo, vai por mim ... Sei que perde um pouco mas é imperceptível pro que ele quer. O que estou propondo é um carro forte porem urbano e domesticado, lenta lisa e consumo rasoável, o meu com um comando 290 fazia 6,5 km na boa.
Outra pistões de Falcon tem pino 20 mm e pode montar os pinos e travas que vem no kit da Flacon sem problema, só vai ter que rebaixar o bloco um pouquinho coisa de 2,5 mm mas tem que montar e ver certinho quanto fica abaixo do bloco. Pistões otimos, leves e aguenta pau, além do preço que é bem mais barato do que os ks 83 mm.

Neto vai por ai mesmo, monta com pistões 83,5, na casa do retificador tem essa medida e é barato tb, e manda balancear pelo menos, compra cabeça reta e da uma taxada no cabeçote que vc vai ser muito feliz.

Abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por André Pinheiro »

Com esse conjunto, uma weber 40 idf bem acertada, bobina MI, 4x1, cabeçote 40x33 com um tapinha nos dutos nada de absurdo, um comando 284 e taxa de 14,5 vai vir facil uns 150 cv, o meu nessa config deu 158, ai para vir mais cavalaria tem que ter um comando maior, mais cilindrada e cabeçote feito. e etc ...
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
diegotwim
Membro
Membro
Mensagens: 57
Registrado em: 10 Fev 2015, 16:42
Carro: Parati GL 2.0 Turbo

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por diegotwim »

Realemente a lenta vai ficar bem suja, mas eu seria a favor de uma graduação mais baixa e um lob center nessa faixa, no máximo um 107°. Seria um comando mais voltado pra usar bem o conjunto e deixando de lado o uso mais civilizado, pra andar sempre em alta. Uma graduação mais baixa vai ficar legal pra uso mais (Civilizado e acelerar)
diegotwim
Membro
Membro
Mensagens: 57
Registrado em: 10 Fev 2015, 16:42
Carro: Parati GL 2.0 Turbo

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por diegotwim »

Nao pode esquecer de usar velas mais frias, acho q um módulo de potencia vai bem tambem, ajudando a queimar a mistura em giros mais altos, onde o tempo entre as centelhas é menor
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por André Pinheiro »

Velas mais frias recomendo as bcpr6es para gasolina e taxadinho, grau 7 para álcool e taxa entre 13 e 14. Essas velas tem o eletrodo projetado e a faísca fica mais dentro da câmara de combustão melhorando a queima, agora nada melhor do que um módulo de ingnição, eu tenho MSD6al-2 em meus carros e é o único upgrade que se paga, pois alem de ficar mais torcudo melhora o consumo.
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Re: [DUVIDA] Troca AP 1.8 por AP 2.0 Compensa?

Mensagem por André Pinheiro »

Para mais taxa grau 8 e turbo 8 ou 9 dependendo da pressão utilizada, Outra vela boa a barata são as br8es do celta flex para rodar no alcool
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”