Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Luan de lima
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 11 Ago 2013, 13:50
Carro: Gol 1986 ls

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Luan de lima »

aham eu falei com o japones ele falou que aquele intercooler pequenho da conta do recado
Proprietário de um GOL LS 1986.
Avatar do usuário
Danidec
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 334
Registrado em: 05 Mai 2011, 03:32
Carro: Gol 1.9
Localização: Sampa

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Danidec »

Boa didática MacLeod....porém em mais de vintes anos de carro turbo eu particularmente NUNCA vi em nenhuma oficina especializada e renomada em SP colocar intercooler em um Kit básico e ainda com baixa pressão como pretende usar o rapaz.

Na teoria é lindo, mas na prática ainda não acredito em acréscimo nenhum num projeto como esse.

Luam, fique a vontade...se acredita que terá benefícios em usar um cooler pode colocar......mas eu aposto q se testar num dino...com e sem cooler ...vc retira ele antes de voltar para casa.

Essa é minha opnião.

Abs
VW Life Style - Aprecie Sem Moderação !!! |[_]===O===[_]|
This Manga Sucks.... Vw Gol Brasil!
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por MacLeod »

Danidec, as oficinas não costumas utilizar intercooler em pressões menores que 1 bar simplesmente porque esse componente eleva o custo (já alto) do kit. Além disso, nessas pressões o risco de quebra é menor, permitindo se dispensar o intercooler. No entanto, isso não significa, de modo algum, que um intercooler bem dimensionado vá diminuir a potência do motor. Muito pelo contrário, o rendimento só aumenta (junto com o custo).

Não posso dizer isso quanto a projetos mal feitos, entretanto. Existem oficinas pra todos os gostos. De qualquer forma, não há nenhum mistério no uso de intercooler. A prática já é antiga e exatamente conforme a teoria. Mas se nem os fabricantes (que utilizam intercooler em carros originais), nem os bons preparadores (que utilizam intercooler em carros preparados), nem a mídia especializada, nem engenheiros, nem estudiosos da USP, estão qualificados para lhe convencer, quem nesse fórum estaria?

É sempre fácil afirmar uma opinião baseando-se em um ou outro dado empírico, porém, para se derrubar os argumentos teóricos e práticos de tantas autoridades no assunto, é preciso no mínimo um estudo de mesma profundidade e qualidade. No mais, a didática não é minha, somente repito o que outras pessoas que realmente entendem do assunto concluíram (e por isso mesmo citei as fontes).

Luan, se você confia no seu preparador, ele sabe o que está fazendo, e você tem grana pra investir num intercooler, seu conjunto certamente será mais durável e equilibrado. No entanto, se deseja apenas potência, talvez o valor do intercooler possa ser investido em outro componente que lhe trará mais facilmente esse extra.

Até mais! :good:
Luan de lima
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 11 Ago 2013, 13:50
Carro: Gol 1986 ls

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Luan de lima »

Valeu rapaziada vou ver certinho esse intercooler nao sei se eu vou pegar vai aumentar poucos cavalos no motor com esses 350 da pra mim investir em outra coisa abraço rapaziada
Proprietário de um GOL LS 1986.
Avatar do usuário
Danidec
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 334
Registrado em: 05 Mai 2011, 03:32
Carro: Gol 1.9
Localização: Sampa

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Danidec »

MacLeod escreveu:Danidec, as oficinas não costumas utilizar intercooler em pressões menores que 1 bar simplesmente porque esse componente eleva o custo (já alto) do kit. Além disso, nessas pressões o risco de quebra é menor, permitindo se dispensar o intercooler. No entanto, isso não significa, de modo algum, que um intercooler bem dimensionado vá diminuir a potência do motor. Muito pelo contrário, o rendimento só aumenta (junto com o custo).

Não posso dizer isso quanto a projetos mal feitos, entretanto. Existem oficinas pra todos os gostos. De qualquer forma, não há nenhum mistério no uso de intercooler. A prática já é antiga e exatamente conforme a teoria. Mas se nem os fabricantes (que utilizam intercooler em carros originais), nem os bons preparadores (que utilizam intercooler em carros preparados), nem a mídia especializada, nem engenheiros, nem estudiosos da USP, estão qualificados para lhe convencer, quem nesse fórum estaria?

É sempre fácil afirmar uma opinião baseando-se em um ou outro dado empírico, porém, para se derrubar os argumentos teóricos e práticos de tantas autoridades no assunto, é preciso no mínimo um estudo de mesma profundidade e qualidade. No mais, a didática não é minha, somente repito o que outras pessoas que realmente entendem do assunto concluíram (e por isso mesmo citei as fontes).

Luan, se você confia no seu preparador, ele sabe o que está fazendo, e você tem grana pra investir num intercooler, seu conjunto certamente será mais durável e equilibrado. No entanto, se deseja apenas potência, talvez o valor do intercooler possa ser investido em outro componente que lhe trará mais facilmente esse extra.

Até mais! :good:
McLeod,

Não discordo com o uso de cooler em motores preparados ou originais, sem dúvida é um item q só tem benefício para o motor e a performance.....porém no caso do colega aqui, assim como vc mesmo comentou não vejo vantagem alguma em usar num projeto como esse (exceto durabilidade)......existe inúmeras outras coisas que se pode investir para buscar um melhor resultado.

Talvez me expressei mal, quando comentei q ninguém usa cooler em projetos básicos....porém ainda afirmo q a resposta num carro como esse do colega a resposta de não usar um cooler será muito mais rápida do que com um cooler, ou seja, um carro mais rápido para tal configuração.

Abs
VW Life Style - Aprecie Sem Moderação !!! |[_]===O===[_]|
This Manga Sucks.... Vw Gol Brasil!
Luan de lima
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 11 Ago 2013, 13:50
Carro: Gol 1986 ls

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Luan de lima »

Valeu danidec Abraço
Proprietário de um GOL LS 1986.
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por MacLeod »

Danidec escreveu:McLeod,

Não discordo com o uso de cooler em motores preparados ou originais, sem dúvida é um item q só tem benefício para o motor e a performance.....porém no caso do colega aqui, assim como vc mesmo comentou não vejo vantagem alguma em usar num projeto como esse (exceto durabilidade)......existe inúmeras outras coisas que se pode investir para buscar um melhor resultado.

Talvez me expressei mal, quando comentei q ninguém usa cooler em projetos básicos....porém ainda afirmo q a resposta num carro como esse do colega a resposta de não usar um cooler será muito mais rápida do que com um cooler, ou seja, um carro mais rápido para tal configuração.

Abs
Concordo quanto à questão do custo-benefício em se instalar um intercooler num projeto básico, porque existem mesmo outras medidas que renderiam mais pelo mesmo preço.

Todavia, quanto à resposta, o "turbo lag" não é afetado significativamente pela instalação de um intercooler dimensionado. Além disso, o uso do intercooler permite aumentar um pouco o ponto final, e se ter uma mistura mais rica em WOT (wide open throttle), de modo que eventual aumento do lag seria amplamente compensado por esses fatores, tornando o carro mais rápido do que sem o intercooler. É por isso que os fabricantes costumam usar intercooler original de fábrica mesmo em turbinas que rodam com pouca pressão.

Acho que o assunto é polêmico porque muitos preparadores utilizam intercoolers inadequados ao projeto, ou mesmo peças de péssima qualidade, que acabam por gerar lag. Mas isso é a exceção, isto é, projeto mal feito. :good:
Editado pela última vez por MacLeod em 11 Mar 2014, 20:24, em um total de 1 vez.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”