GOL 1000 CHT

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educrel
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GOL 1000 CHT

Mensagem por educrel »

Salve rapaziada, sou novo ai no fórum.

Bom, primeiramente dei uma boa garimpada no fórum, atrás de informações do motor CHT.

Bom, resumindo, achei tudo picado, então vou tentar unir tudo aqui!

Faz mais ou menos uns 2 meses que peguei meu quadrado. Antes mesmo de fazer a aquisição teve uma amigo que me falou, não pegue Gol com motor CHT por que é uma merda!

Foi quando apareceu o meu quadrado, original, lacrado frente e trás, porém CHT. Pelas condições do carro acabei pegando ele.

Tive que fazer alguns reparos no motor, as válvulas estavam travadas, alguns vazamentos no motor, regulagem e limpeza de carburador, troca de algumas mangueiras, distribuidor e vela!

Resumindo, o motos ficou show, rodando lisinho. Lembrando, meu motor é 1.0 com Kit 1.6.

Na oficina que dei esse Up, o mecânico me deu uma boa explicada a respeito do motor CHT e como ele funciona com esse KIT 1.6, ele elogio muito meu carro e o motor que se encontrava e bom estado!

Porém, começaram a surgir muitas dúvidas, e comecei a achar o carro fraco, mesmo com o Kit 1.6. Tipo assim, eu andando sozinho o desenvolvimento do carro é até bom, mais quando estou com minha mulher e filho ele já dá muita perda de potência, principalmente em subidas. E isso começou a me incomodar de certa forma! Não sou aquele cara que anda com o pé tochado, mais quando preciso ele não se encaixa nessa necessidade.

Li muito, até mesmo aqui no fórum sobra a preparação desse motor, mais nada que ainda tenha me convencido.

Então vamos lá as dúvidas.

Kit 1.6 está fora de cogitação, pois ele já possui. E levando em consideração que a potência que esse Kit dá a ele, não é dos melhores.

Então pensei em trocar o motor e deixar ele mais nervoso. Só que ai pensei, pra um cara mexer no carro pra trocar o motor e fazer uma adapção de outro motor, tem que ser um cara bom, que saiba o que esteja fazendo!

Ai apareceu um motor, AP 1.8 com tudo do 2.0 e aspirado. Ou seja, um motor forte. O valor que o cara me pediu é de 1.300, porém ele está sem a caixa!

Valeu a pena?

Alguém já fez essa alteração de motor CHT pra AP? Quais foram os resultados? Valeram a pena o dinheiro investido? ( Lembrando, não tenho intenção em vender o carro)

Qual é o valor em media que vou gastar com isso?


Outa opção que li muito aqui no fórum e em outras páginas na internet, é passar ele pra 1.6 mesmo. Qual é o procedimento? Vale a pena? Qual é a faixa de preço que vol gastar com isso e pra quantos cavalos o carro vai?

Essa opção de passar ele pra 1.6 me pareceu viável. Porém continuaria com motor CHT e se mais pra frente eu quiser colocar um turbo, fica fora de cogitação por ser motor CHT, ou eu passando ele pra 1.6 o motor aguentar um kit turbo?

Bom, acho que as dúvidas são essas.

Sou de Curitiba, e ficaria grato se alguém me indicasse um cara bom, que mecha com preparação e que seja de confiança.
Fico muito grato se alguém puder me ajudar com essa questão.


Muito obrigado e bom começo de ano a todos
:bb:
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Marcelo 91CHT
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Re: GOL 1000 CHT

Mensagem por Marcelo 91CHT »

O tópico e muito útil pra galera do 1000cht, porém você quer tirar mais potência do motor e nesse quesito o cht fica atrás do ap, pois acho que como vc já deu uma pesquisada o cht é mais "chatinho" pra fazer adptações, as opções são mais restritas...

Agora não chegaria ao ponto de dizer que CHT é uma merda, pois no meu ponto de vista só deixa a desejar nesse quesito de adptações e transformações..

Se você deseja mesmo mais pra frente colocar um turbo ia atrás de um motor AP então que daí além do turbo fica mais fácil e viável de fazer outras coisas que vc queira...

Quanto ao preço não tenho noção de valores pra dizer se vale a pena !

Seja bem vindo no fórum!
educrel
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Re: GOL 1000 CHT

Mensagem por educrel »

Pois é, vou esperar mais pouco pra ver o que a galera fala, quais são as dicas, não vou me precipitar, até ter uma certeza conqueta com o que da ou não pra fazer, até tomar um decisão.

Valeu Marcelo.
Gabriel_CHT
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Re: GOL 1000 CHT

Mensagem por Gabriel_CHT »

Educrel, tudo blz? Cara posso garantir que CHT não é uma merda e tão pouco frágil e difícil de achar peças ou caro como dizem... Isso é papo de APzeiro... Considerando um motor original e até um certo nível de preparação, o CHT é um ótimo motor e não podemos cair nas comparações que vejo na internet: CHT 1000 ou 1.6 comparado com AP 2.0, nunca vi APzeiro comparar CHT 1.6 com AP 1.6 que a briga seria mais parelha... Você precisa em 1º lugar decidir se deseja um carro original pra andar de boa, trabalho, passear com a família ou quer um motor para brincar um pouco. Se quer um carro pra trabalho e passeios com a família, vai de CHT 1.6 mesmo (pistão, biela e virabrequim 1.6, terá um de uns 72cv), deixa a caixa do 1000 e o carro ficará esperto de arrancada e uma boa potência pra subidas. Agora se for pra ter potência mesmo parte pro AP (1.8 ou 2.0, que ai terá uma enorme gama de preparações), mas lembre-se que não é qualquer estado que legaliza troca de motor c/ aumento de potência.

Andei 4 anos de CHT 1000, passando raiva em cada arrancada de sinaleira, mas depois da arrancada o carro era esperto e aprendi a explorar bem o cambio dele (que por sinal acho que é um dos melhores que já dirigi). Depois de 3 anos e 6 meses com ele, acabei deixando faltar óleo (fatores externos me levaram a essa falha), o motor acabou trancando após umas aceleradas fortes na rua... Derreteu as bronzinas de bielas, na época estava sem grana, então seguindo uma dica, abri o motor embaixo (nunca havia mexido em um motor), tirei as bronzinas derretidas, tentei comprar novas stander com era, mas não achei (era domingo só tinha 1 loja aberta), peguei uma esmerilhadeira e tirei toda rebarba meio derretida da bronzina, lixei o virabrequim com a pior lixa de ferro que tinha, recoloquei a bronzina de volta bem gasta (verdade até falando pedaço), fechei o carter, botei óleo, o motor pegou e assim rodei mais 7 meses, andando diariamente, batendo biela (com B12 diminuiu bastante o ruido), andava c/ roda 17 (pesada), acabei moendo muito o motor nesses 7 meses, testei pra ver o quanto aguentava esse motor "fraco". No final desse tempo acabou soltando um parafuso da capa de biela , ai a biela escapou do virabrequim e trancou o motor, chegou a entortar a biela...kkk

Bom fiz tudo isso não por raiva do motor e sim pois sempre planejei fazer ele 1.6, então já que estava com os dias contatos quis ver até onde aguentava e o bicho foi valente até o fim. Nessa última quebra eu já tinha o Kit 1.6 da Metal Leve, Cabeçote de XR3 (valvulas de admissão grande), comprei virabrequim e bielas do 1.6. Carrinho ficou show, subidas que antes eram só em 1ª marcha com pé embaixo, subia de 3ª com metade do curso do acelerador. Arrancada tinha ficado boa, mas não exigi muito dele até os 2.000km pois estava amaciando ainda, só que quando fechou os 2.000km roubaram o carro. Recuperei todo depenado, to a 2 anos com ele parado, atualmente tá quase pronto, agora coloquei um coletor de escapamento 4x1 e instalando injeção eletrônica monoponto c/ módulo programável da Megasquirt. Gosto do motor, gosto do carro e como aqui no RS não legaliza nada, vou ficar brincando com o que tenho... Talvez até arrisque um turbo esse ano...

Desculpa o texto que escrevi, mas queria dividir minha experiência, acho um ótimo motor, porém muito injustiçado. Mas digo se quer algo que venha potência substancial parte pra um AP, agora se não quer se incomodar com documentação e quer algo diferente brinca com o CHT. Procura no facebook a Street Preparações, os caras tem 1 gol e 1 saveiro CHT Turbo e mais 1 Belina CHT aspirada feita por eles...

Abraço e boa sorte.
educrel
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Re: GOL 1000 CHT

Mensagem por educrel »

Gabriel_CHT escreveu:Educrel, tudo blz? Cara posso garantir que CHT não é uma merda e tão pouco frágil e difícil de achar peças ou caro como dizem... Isso é papo de APzeiro... Considerando um motor original e até um certo nível de preparação, o CHT é um ótimo motor e não podemos cair nas comparações que vejo na internet: CHT 1000 ou 1.6 comparado com AP 2.0, nunca vi APzeiro comparar CHT 1.6 com AP 1.6 que a briga seria mais parelha... Você precisa em 1º lugar decidir se deseja um carro original pra andar de boa, trabalho, passear com a família ou quer um motor para brincar um pouco. Se quer um carro pra trabalho e passeios com a família, vai de CHT 1.6 mesmo (pistão, biela e virabrequim 1.6, terá um de uns 72cv), deixa a caixa do 1000 e o carro ficará esperto de arrancada e uma boa potência pra subidas. Agora se for pra ter potência mesmo parte pro AP (1.8 ou 2.0, que ai terá uma enorme gama de preparações), mas lembre-se que não é qualquer estado que legaliza troca de motor c/ aumento de potência.

Andei 4 anos de CHT 1000, passando raiva em cada arrancada de sinaleira, mas depois da arrancada o carro era esperto e aprendi a explorar bem o cambio dele (que por sinal acho que é um dos melhores que já dirigi). Depois de 3 anos e 6 meses com ele, acabei deixando faltar óleo (fatores externos me levaram a essa falha), o motor acabou trancando após umas aceleradas fortes na rua... Derreteu as bronzinas de bielas, na época estava sem grana, então seguindo uma dica, abri o motor embaixo (nunca havia mexido em um motor), tirei as bronzinas derretidas, tentei comprar novas stander com era, mas não achei (era domingo só tinha 1 loja aberta), peguei uma esmerilhadeira e tirei toda rebarba meio derretida da bronzina, lixei o virabrequim com a pior lixa de ferro que tinha, recoloquei a bronzina de volta bem gasta (verdade até falando pedaço), fechei o carter, botei óleo, o motor pegou e assim rodei mais 7 meses, andando diariamente, batendo biela (com B12 diminuiu bastante o ruido), andava c/ roda 17 (pesada), acabei moendo muito o motor nesses 7 meses, testei pra ver o quanto aguentava esse motor "fraco". No final desse tempo acabou soltando um parafuso da capa de biela , ai a biela escapou do virabrequim e trancou o motor, chegou a entortar a biela...kkk

Bom fiz tudo isso não por raiva do motor e sim pois sempre planejei fazer ele 1.6, então já que estava com os dias contatos quis ver até onde aguentava e o bicho foi valente até o fim. Nessa última quebra eu já tinha o Kit 1.6 da Metal Leve, Cabeçote de XR3 (valvulas de admissão grande), comprei virabrequim e bielas do 1.6. Carrinho ficou show, subidas que antes eram só em 1ª marcha com pé embaixo, subia de 3ª com metade do curso do acelerador. Arrancada tinha ficado boa, mas não exigi muito dele até os 2.000km pois estava amaciando ainda, só que quando fechou os 2.000km roubaram o carro. Recuperei todo depenado, to a 2 anos com ele parado, atualmente tá quase pronto, agora coloquei um coletor de escapamento 4x1 e instalando injeção eletrônica monoponto c/ módulo programável da Megasquirt. Gosto do motor, gosto do carro e como aqui no RS não legaliza nada, vou ficar brincando com o que tenho... Talvez até arrisque um turbo esse ano...

Desculpa o texto que escrevi, mas queria dividir minha experiência, acho um ótimo motor, porém muito injustiçado. Mas digo se quer algo que venha potência substancial parte pra um AP, agora se não quer se incomodar com documentação e quer algo diferente brinca com o CHT. Procura no facebook a Street Preparações, os caras tem 1 gol e 1 saveiro CHT Turbo e mais 1 Belina CHT aspirada feita por eles...

Abraço e boa sorte.

Fala Gabriel, beleza mano?

Então, esse termo usado "merda" foi meu amigo que citou, eu particularmente não tenho o que dizer do motor, até porque, meu motor está filé!
Mais quero algo mais forte, que não "sofra" tanto e que futuramente também quero colocar uma turbina e deixar o bicho monstro. Mais ainda sou leigo no assunto e não quero dar o passou maior que a perna, demorei mais de 25 anos pra ter meu primeiro carro e não quero errar no que vou fazer, pra não jogar dinheiro fora!

Quando peguei ele, o cara me falou que o carro tava filé, que o motor tava filé e peguei ele seco, sem nada. Já dei um bom up nele, coloquei umas rodas 15 acapulco, coloquei um som ambiente bom, gastei uma graninha pra deixar o motor filé, vou mexer na suspensão.. Ontem levei ele pra oficina pra fazer uns pequenos reparos na lata, pois eu sou o tipo de cara que fico agoniado com qualquer risquinho, rsrsrs, mais acho que qualquer pessoa que curta seu carro e tenha um carinho por ele é assim!

Enfim, até o momento, já gastei 2,200 nele. Contando com o de agora, vai pra 3 mil. E assim vai, mais creio que com o tempo vou pegando experiência e vou ficando mais espeto, mais assim que começar a mexer no motor, vou mostrar o passo a passo desde o começo até o termino.

Mais é isso ai cara, boa sorte pra nós, sucesso ai com seu quadrado e valeu as dicas. Abraço
educrel
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Re: GOL 1000 CHT

Mensagem por educrel »

Bom, como tinha aberto o tópico então segue!

Pesquisei muito sobre os motores, vi muitos videos que me deixaram com mais vontade pra montar um motor top seguindo a ideia inicial.

Bom, achei muita coisa mascada sobre isso e aquilo, ou o que seria melhor ou não!

Lembrando, meu motor é um CHT 1000 com kit 1.6 (Motor tá filé)

Comprei um motor, AP 1.8, já está forjado e com peças do 1.9
Vou reunir mais coisas e sobre a preparação dele passo a passo e vou postando aqui.
Depois que terminar faço um resumo bem detalhado sobre tudo.

Ainda assim, aceito dicas para a preparação dele, lembrando que vou colocar um turbo nele!

Valeu galera, até mais!
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