[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por André Pinheiro »

Caro colega, deixa eu ver se te ajudo.

1° Passo.

Uma 3e a Álcool 0km; - UMA BOA AQUISIÇÃO POREM SE NÃO FOR BEM ACERTADO VC VAI GASTAR MUITO E NÃO VAI TE DAR RESULTADO.

Mufla, apenas para poder usar um filtro de melhor qualidade - UMA BOA OPÇÃO POREM VC TEM QUE COMPRAR UMA COM A BOCA DA ADMISSÃO DE 2,5 POLEGADAS CASO CONTRÁRIO SEU CARRO VAI AMARRAR DE ALTA, POIS AS MUFLAS NORMAIS SÃO PEQUENAS, JÁ PASSEI POR ISSO.

Filtro - TEM QUE SER K&N DEPOIS VC ME FALA A DIFERENÇA.

.Escapamento 4x1 ainda não - VC PODE FALAR COM A BINHO ESCAPAMENTOS, ELES TEM BONS PRODUTOS HA UM BOM PREÇO, EXISTEM DIMENSIONADOS MAIS BARATOS NA NET, POREM TEM QUE VER COMO SÃO FEITOS.

Aumentar o ponto em 4 ou 5 graus - O IDEAL SE FOR ANDAR NO ÁLCOOL E TAXADINHO É LIMITAR O PONTO NO DISTRIBUIDOR PARA 15 INICIAIS E 28 FINAIS

2° Passo:

Freio - CARA OS FREIOS ORIGINAIS DO SANTANA, GTS, OS G3, G4 JÁ SÃO DE 254 MM QUE SÃO SUFICIENTES PARA UMA EXCELENTE FRENAGEM, NÃO GASTE GRANA DESNECESSÁRIA AGORA

Barra de torção Superior na Dianteira - CONCORDO COM O AMIGO A INFERIOR É MAIS NECESSÁRIA DO QUE A SUPERIOR, POREM SE FOSSE VC JÁ COLOCARIA AS DUAS PARA AMARRAR BEM A CARROCERIA E EVITAR TORÇÕES E RACHADURAS FUTURAS.

3° Passo:

- Comando 049g - EXCELENTE COMANDO, TEM QUE GARIMPAR MESMO, MAS EXISTEM COMANDOS BONS DE OUTROS FABRICANTES, A SAMCAMS É UM BOM EXEMPLO E VC PODERIA POR UM 276 OU ATÉ UM 284, SÃO COMANDOS CONSERVADORES, COM CIRCULO BASE IGUAL AOS ORIGINAIS E TE DARÃO LENTA QUASE NORMAL E AINDA UM BOM TORQUE DE BAIXA RPM.

- Rebaixar o cabeço em 1mm - SE O SEU CABEÇOTE FOR ORIGINAL 1,0 MM VAI FICAR LEGAL PARA RODAR NA GASOLINA MESMO, POIS SUA TAXA VAI SUBIR 1 PONTO E A NOSSA GASOLINA JÁ TEM UM BOM % DE ÁLCOOL. SE FOR RODAR NO ÁLCOOL SEU CARRO NÃO VAI FICAR IGUAL COMO NA GASOLINA. AGORA SE VC FOR TROCAR OS PISTÕES POR OS DE ÁLCOOL É OUTRA CONVERSA.

- Bobina do MI ou melhor - EXCELENTE BOBINA BOA EXCOLHA.

- Seria interessante colocar cabo de velas de 8 ou 10mm tb - ORIGINAIS

- Nesse momento já cabe uma bomba do GTI? CARA SUA BOMBA MECÂNICA DA CONTA FÁCIL DA SUA PRETENSÃO, USEI MECÂNICA ATÉ 2.1 COM WEBER 40 E UM COMANDO 284

Acho que paro por aki... para o que quero já me atende - CARA EM ASPIRADO NÃO TEM MÁGICA, TAXA, ÁLCOOL E VOLUME CILÍNDRICO, AI VEM COMANDO, 3E, WEBER, INJETADO, CABEÇOTE E ETC...MAS ESSE NÃO É O SEU FOCO.
SE TUDO ESTIVER BEM ACERTADO PODE ESPERAR UNS 125 CV MESMO NA GASOLINA E UNS 135 CV SE TROCAR OS PISTÕES NO ÁLCOOL E UM COMANDO MELHOR COM O SEU 3E.

Escapamento - 2 POL COM DOIS ABAFADORES DE POUCA RESTRIÇÃO

ABRAÇÃO
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Porvadera
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Fev 2015, 19:10
Carro: previamente gl 1.8

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por Porvadera »

um tira duvida ae pessoal ja que sou novo no tópico...

se eu aumentar a taxa de compresão usando pisões do alcool estarei diminuindo a cilindrada do motor ??
Porvadera
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Fev 2015, 19:10
Carro: previamente gl 1.8

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por Porvadera »

Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por André Pinheiro »

De forma nenhuma ... Cilindrada é área do cilindro x curso do virabrequim, portanto sem interferências no tipo de pistão.
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 343
Registrado em: 28 Ago 2008, 02:07
Carro: Gol GTS 1.8s 94
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por PinBall »

André, tenho um GTS com motor original 1.8/s, Gasolina. Ele tem um 2E7, e uma bobina MI. Cabos e velas originais.

O que eu posso fazer com ele mantendo á gasolina sem gastar muito?
Scirocco: Gol, I am your father.
Imagem
leandrosan
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 03 Jul 2013, 22:03
Carro:

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por leandrosan »

To precisando de uma ajuda

Tô fazendo o motor do meu carro passei para 1.9 pistão reto rebaixe o cabecote em 0,8 e quero aliviar o volante mas não sei o quanto tirar dele ... Estou com polia regulavel comando 49h pretendo colocar um maior futuramente 2e e 4x1 fórmula. .. minha dúvida estão em q grau deixar o distribuidor (está travado) seria necessário bomba elétrica e dosador? Velas ?

Acho q por enquanto eh isso dúvidas e mais dúvidas rs

Obrigado
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por André Pinheiro »

leandrosan escreveu:To precisando de uma ajuda

Tô fazendo o motor do meu carro passei para 1.9 pistão reto rebaixe o cabecote em 0,8 e quero aliviar o volante mas não sei o quanto tirar dele ... Estou com polia regulavel comando 49h pretendo colocar um maior futuramente 2e e 4x1 fórmula. .. minha dúvida estão em q grau deixar o distribuidor (está travado) seria necessário bomba elétrica e dosador? Velas ?

Acho q por enquanto eh isso dúvidas e mais dúvidas rs

Obrigado
Cara volante pode deixar com 5,7 kg que vai ficar legal.
Velas usa pode ser as Br8es que vai cair bem e ponto deixa em 15º e 27º finais pois a sua taxa vai ficar moderada para o álcool.

Bom qq dúvida avisa.
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 343
Registrado em: 28 Ago 2008, 02:07
Carro: Gol GTS 1.8s 94
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por PinBall »

PinBall escreveu:André, tenho um GTS com motor original 1.8/s, Gasolina. Ele tem um 2E7, e uma bobina MI. Cabos e velas originais.

O que eu posso fazer com ele mantendo á gasolina sem gastar mais de mil reais?
Andrée !!!
Scirocco: Gol, I am your father.
Imagem
Rodrigo B F
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Abr 2015, 08:33
Carro: Gol TSI

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por Rodrigo B F »

Bom galera....

Ja tive um passat pointer aspirado, motor 1.9, cabeçote taxado, comando g49, a alcool, valvulas do ap 2.0, trabalhei angulo de valvulas dutos, guias de válvula, coletor dimensionado 4x1 com 1 abafador, injeção hardware aspro. Neste carro o resultado foi ótimo, tiramos 130 CV no motor, o carro era um canhão. Combustível alcool.

Investimento: Entre injeção, bobina do MI, coletor MI, velas cabos retifica de motor : Gira em Torno de 6 mil reais.

Ja no segundo, um gol GL argentino completo 1994. Motor todo feito 1.9, a gasolina, cabeçote paula faria, comando 0.27.7 que veio junto com um cabeçote de um santana 2.0 tucho hidráulico. Injeção Hardware Aspro Roda fônica, pistões dos motores AP modernos FLEX, multi bobinas, ou seja, uma bobina para cada cilindro, catch tank, uma bomba de GTI, bicos IWP 0.24 do santana a alcool, regulador de pressão de combustível original, escape 4x1 de ponta a ponta 2,5 pol com 2 abafadores adaptados de santana. Este foi o melhor até hj, veio 150 CV no motor no dinamometro com o corte em 7 mil rpm. Após foi colocado um comando Crower 286 garus. As especificações de lift e levante não lembro, mas o corte foi para 8 mil RPM e teve mais 1 hora em dinâmometro para enquadramento e acerto da injeção. Veio 180 CV no motor a 7500 RPM.

Gasto no motor sem as horas de dinamometro R$: 6 mil (Ja tinha um coletor MI guardado então não introduzi o custo aqui)
Comando Crower: + 1000 reais
Polia regulável: + R$150,00
1 hora dinamometro:+ R$120,00
Mão de obra mecânico: + R$300,00

Hoje tenho um gol TSI 1.8 MI, no caso deste, estou utilizando o comando do golf GTI alemão, o qual necessitou de um trabalho na borda dos encaixes dos tuchos por causa dos cames devido ao seu maior levante. Motor totalmente standart, apenas o cabeçote feito, a injeção é a MI original mesmo e o corte é feito por ela mesmo em 7500 RPM. Cabeçote totalmente hidraulico, apenas com molas de maior carga nas válvulas para não flutuarem. O segredo para quem tem injeção MI, é utilizar comando que não tirem o vácuo da admissão, pois o mapa é feito em cima do MAP.

Custo: 500 reais.
Ganho de potência: Não medi, mas ficou muito bom, não perdeu torque em baixa de forma sensivel e deixou o torque muito forte em alta. Uma boa opção para quem quer manter a injeção MI original e a gasolina. Outra dica é aliar esta preparação a parte de baixo 1.9.

Deixo aqui minha experiência e os resultados que obtive nas preparações....

Espero que ajude de alguma forma...
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 343
Registrado em: 28 Ago 2008, 02:07
Carro: Gol GTS 1.8s 94
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por PinBall »

Quanto custa um cabeçote do GTI alemão?
Scirocco: Gol, I am your father.
Imagem
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por André Pinheiro »

PinBall escreveu:
PinBall escreveu:André, tenho um GTS com motor original 1.8/s, Gasolina. Ele tem um 2E7, e uma bobina MI. Cabos e velas originais.

O que eu posso fazer com ele mantendo á gasolina sem gastar mais de mil reais?
Andrée !!!
Ou arruma um cabeçote de qq 2.0, manda rebaixar em 1,2 mm ou pega o seu e manda trocar as sedes e válvulas por 40 mm Adm e rebaixa 1,2 mm ( isso da altura original do cabeçote ), um coletor 4x1 e um 3E. Se garimpar faz com milão. e vai melhorar bem viu, porem nada de absurdo talvez uns 20 cv.
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 343
Registrado em: 28 Ago 2008, 02:07
Carro: Gol GTS 1.8s 94
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por PinBall »

André Pinheiro escreveu:
PinBall escreveu:
PinBall escreveu:André, tenho um GTS com motor original 1.8/s, Gasolina. Ele tem um 2E7, e uma bobina MI. Cabos e velas originais.

O que eu posso fazer com ele mantendo á gasolina sem gastar mais de mil reais?
Andrée !!!
Ou arruma um cabeçote de qq 2.0, manda rebaixar em 1,2 mm ou pega o seu e manda trocar as sedes e válvulas por 40 mm Adm e rebaixa 1,2 mm ( isso da altura original do cabeçote ), um coletor 4x1 e um 3E. Se garimpar faz com milão. e vai melhorar bem viu, porem nada de absurdo talvez uns 20 cv.
Arrumar a suspensão depois dou início a esse projeto.
Scirocco: Gol, I am your father.
Imagem
cesar H bertini
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Mai 2015, 13:30
Carro: Apollo gls

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por cesar H bertini »

Fala apzeiros.to com uma duvida to colocando um comando 276 num Apollo GLS 1.8 a álcool.meu carbura é um 2e em quanto devo aumentar as giclegens?original é 120 no 1 e 142 no 2.vlw
Avatar do usuário
Mecânico
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 06 Jun 2008, 19:00
Carro:
Localização: Cariacica - ES

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por Mecânico »

Diego / Andre. Muito grato pelo apoio!

Só para fechar a conta no que diz respeito ao 4x1. Tubos de 38, 41 ou 44mm?

VLW!!!
Gol - CL - 1.8 - Gasolina - 1994.
Avatar do usuário
Ludijane
Membro
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: 25 Jun 2009, 14:56
Carro:
Localização: Pedregulho
Contato:

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por Ludijane »

E ae galera,alguem sabe me informar mais ou menos se eu baixar um cabeçote de AP a Gasolina em 1MM qual a taxa que vai ficar aproximadamente?
Grato no Aguardo...
RAFAELBRUNO49
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Ago 2015, 20:39
Carro: GOL 89 1.6 AP

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por RAFAELBRUNO49 »

boa noite galera,,,...
tenho um gol 89 1.6 ap e vou ter que trocar o carbura(TLDZ) ... aproveitando da situação pensei pq não uma preparação leve?!.. :D ,,, Entao gostaria de algumas dicas... nada muito bruto... apenas uma incrementada no golzim... OQUE ACHAM? ALGUMA DICA? agradeço,,, abraços!!
Avatar do usuário
Vavah14
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 402
Registrado em: 06 Mai 2014, 22:54
Carro: Gol CHT 91 Branco

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por Vavah14 »

Fiz uma boa leitura do tópico e achei interessante, gostaria de tirar algumas dúvidas, pessoal mais ativo com o Andre Pinheiro ainda? a Ultima citação faz algum tempo já
Projeto Wire Tuck CHT - Preparação e Injeção Eletronica!

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=34543
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por bleidao »

Acompanhando.
Jussie fabricio
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Out 2015, 23:03
Carro: Gol CL 86
Localização: Caxias do Sul RS

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por Jussie fabricio »

Olá família, alguém pode me dar a receita de acerto do bura 2e no 1.6 a álcool com comando 272 e 4x1, queria saber qual gicle usar.
Gol CL 86/87
Álcool
2e
4x1
49g
bolinhavinho
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Out 2015, 10:32
Carro: Gol 97 cl mi

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por bolinhavinho »

Bom dia galera, tudo bem?

Sou novo aqui no fórum, mas pelo q acompanho o pessoal manja muito aqui.
Agradeço a quem puder me ajudar.
estou com um gol 97 1.6 MI a gasolina. Nele tenho pistões retos do ap a álcool, polia regulável, filtro esportivo com um intake improvisado(kkkk) e escape de 2"com dois abafadores e coletor original MI, injeção original.como rodo com ele só as fds, da pra abastecer com gasolina pódium. o meu problema é q ele esquenta muito quando subo o giro. pesquisei e vi q mudar as velas pras do motor a álcool pode ajuda com isso. vcs têm alguma dica de como melhorar isso?
Outra dúvida é q eu usava nele o comando 037.7(acho q é do Versailles), más retirei por achar q a temperatura do motor era devido a uma mistura pobre demais. tenho tbm aqui guardado um comando 276. Para usa-lo vou precisar dar um up na injeção?como fazer isso?
Desculpa o livro ai. kkkk
muito obrigado a quem puder ajudar.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”