Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

meison escreveu:Eu iria de 83mm, eu montei assim porque se dar merda ainda da para retificar e abrir para 83.5mm ja 84mm acho muito fina a parede entre cilindros

Com 82.5mm ja veio mais de 300cv com 1.7bar na gasolina
Eu tava pensando em abri para 83,5 ,mas se eu fizer isso ja é o limite do bloco certo ? dai eu vou ser obrigado a comprar outro bloco de AP ,pois o meu nao vai mais da retifica correto?
Lembrando que meu carro é para uso no dia a dia
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mar 2013, 01:19
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Andre Reis »

Aumentar a cilindrada não ganha potência quase nenhuma. O que vai mandar realmente é o trabalho no cabeçote, na alimentação e pressão. Pode pegar o 83,0 mm sim, fica bom tambem.
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por meison »

Andre Reis escreveu:Aumentar a cilindrada não ganha potência quase nenhuma. O que vai mandar realmente é o trabalho no cabeçote, na alimentação e pressão. Pode pegar o 83,0 mm sim, fica bom tambem.
de 1.6 para 1.9 tem potencia de sobre so na cilindrada, porque vem mais torque, torque e potencia. O trabalho no cabecote rende mais se tem mais motor.
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por bleidao »

Exatamente, Meison!!!
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por meison »

bleidao escreveu:Exatamente, Meison!!!
Tem uma fala americana que diz o siguinte, "There's no replacement for displacement" Nao tem substituição para deslocamente (alias cilindrada)

Tudo faz parte da equacao, tudo soma. E algums sao multiplicadores. Cabecote preparado da potencia sim, mais essa potencia se ve multiplicada pelo volume do motor. Quanto melhor e o cabecote, mais facil o motor puxa ar, ai vem o importante, a quantidade de ar. Mais ar, mais combustivel, mais potencia!
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por bleidao »

Esse é o principal fundamento da preparação aspro.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por João Victor AP »

meison escreveu:Eu iria de 83mm, eu montei assim porque se dar merda ainda da para retificar e abrir para 83.5mm ja 84mm acho muito fina a parede entre cilindros

Com 82.5mm ja veio mais de 300cv com 1.7bar na gasolina
Já vi bloco na retífica aberto pra 85mm kkkkkkkk

Acho 83,5mm uma boa medida.
Se der B.O futuuuuuramente passa pra 84,0mm, mas vai tempo demaaaaaaaais.
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mar 2013, 01:19
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Andre Reis »

meison escreveu:
Andre Reis escreveu:Aumentar a cilindrada não ganha potência quase nenhuma. O que vai mandar realmente é o trabalho no cabeçote, na alimentação e pressão. Pode pegar o 83,0 mm sim, fica bom tambem.
de 1.6 para 1.9 tem potencia de sobre so na cilindrada, porque vem mais torque, torque e potencia. O trabalho no cabecote rende mais se tem mais motor.
Nada a ver. No caso dele ele vai estar aumentando menos que 1% da capacidade de queima do motor. Como no caso do AP, o cabeçote é o mesmo, a diferença vai ser menor ainda.
Não entendi o comentário do 1.6 para 1.9? Se fizer o cálculo a diferença é de menos de 15%. Se for considerar o cabeçote, muito pelo contrário, o motor 1.9 precisaria de um redimensionamento maior para suprir a maior capacidade de queima. O certo seria ter um cabeçote maior ou fica um motor amarrado a medida que aumenta a pressão de turbo, com quase a mesma potência de um motor com menor cilindrada. Não é atoa que tá cheio de 1.5, 1.6, 1.6 bielinha andando mais que 1.8 e 1.9 por ai na rua, dando muito mais potência no dino. A turma antigamente já sabia disso, simplificava e colocava o cabeçote de 2.0.
Quanto ao trabalho no cabeçote render mais, é exatamente por causa disso. O motor já está amarrado gerando menos potência do que deveria principalmente pela cilindrada incompatível, dai quando coloca um cabeçote trabalhado, o motor desengasga e gera a potência que deveria mais estava amarrada.
Se quiser aumentar a cilindrada e mudar para 1.9, vale a pena, somente caso futuramente queira melhorar o cabeçote, ai sim. Do contrário o ditado correto é " Menos é mais"
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por meison »

Eu poderia le recomendar varios livros mais nao vou entrar nisso. Um cabecote preparado so serve quando o motor precisa. Se voce colocar esse cabecote std num motor 1.8 ou 1.9 da mais potencia o 1.9, mesmo sendo 1% o motor "maior" o ganho com o cabecote e mais que 1%. O cabecote so ajuda o motor, mas sem comando e cilindrada nao serve para nada. Voce pode super trabalhar um cabecote de um motor stock e pode ate detonar a velocidade dos gases de entrada por trabalhar o cabecote demais. Existe sim exceso de tamanho de dutos e valvulas. Carro aspirado fica procurando ese 1% a vida toda, no turbo e so socar pressao e ja era. Nem precisa de trabalhar cabecote mesmo, eu sei usei cabecote stock e turbo, e depois fiz o trabalho pessoalmente no cabecote para ver o ganho. Mais ele nao impidiu ganho de potencia por manter ele stock. Isso em carro turbo.

Carro aspirado, blz, toca no cabecote, e coloca comando, o maior ganho e o comando que literalmente comandando o tempo de abertura das valvulas, que e o que realmente alimenta o carro. Um misero 1.8 sem um super comando, mesmo mexendo nos condutos nao vai ter um ganho imnenso, mais ajuda. Torque E potencia, ja que a cavalaria vem de um calculo de transformar o torque em HP. Mais vou parar ai

A gente tem um dito no sul, "2.0 cilindrada mata galan", isso significa que "2.0 mata playboy". Torque em arrancada e tudo, cilindrada traiz torque, mexer no cabecote nao, so melhora o fluxo de ar e multiplica o torque QUE DEPENDE DA CILINDRADA, pode mexer tudo que quiser num cabecote 1.6 ou 1.8 com motor stock e comando stock, mais um motor 2.0 com cabecote stock vai ganhar sempre porque torque e vida na arrancada.

Em carro aspirado, aumentar a cilindrada mesmo 1% ajuda, porque vai multiplicar o trabalho no cabecote, e o comando escolhido. Voce acha que 1% e pouco, entao a galera que so ganha 8% no remap ou colocando uma programavel deveriam chorar? Tudo soma e nao deveria ser despreciado
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mar 2013, 01:19
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Andre Reis »

Cara, o tópico aqui é para ajudar o Jhonny, você tá falando de carro aspirado. Não tá falando coisa com coisa, querendo caçar briga, misturando torque no assunto. Já se contradiz quando cita motor 2.0 que têm o cabeçote melhor, melhorar o fluxo de ar então é o que? É exatamente por conta disso que só aumentar a cilindrada não resolve.
Nem todo mundo têm dinheiro pra gastar com cabeçote não, pessoal está aqui pra ajudar o Jhonny. Imagina ele abre o bloco pra 83,5 e acontece algo e perde a retifica? Depois 84 é só com pistão adaptado, vai ficar muito mais complicado, se for pistão forjado nem vai ter outro jeito, dai é só encamisamento ou bloco novo.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por bleidao »

Vamos parando com discussões desnecessárias, galera? Aqui é um fórum onde somos todos colegas e estamos aqui apenas para compartilhar conhecimento.
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por meison »

Entao eu falei para mandar 83mm que vai de boa e buscar potencia no turbo, o resto voces que comecaram com isso. O cara nao tem grana e quer preparar? Entao tai o problema, igual disseram no curso da fueltech, o cara quer potencia, nao gastar e ainda carro economico, cara quer e magico e nao preparador. Eu vim com vontade de ajudar e usei exemplos reais para mostrar que mexer no cabecote nao traz potencia magica MUITO MENOS sem grana para mexer nele corretamente, porque mandar broca em casa tem ganho mais e gambiarra

E ficar especulando que o mano vai quebrar o motor e vai se fuder e coisa horrivel, ninguem monta pensando que vai quebrar e quem recomenda montar pensando na quebra, bom nem vou falar, porque para nao falar nada bom melhor nao falar mesmo
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por bleidao »

Concordo contigo, Meison.

Se quer potência, tem que investir. Fazer um trabalho mal feito, resulta em quebras e retrabalhos, ocasionando um gasto ainda maior do que teria se fosse fazer gastando com o melhor possível.

Entendo a sua colocação e em momento algum vi motivos para que hajam discussões voltadas às ofensas.

Abraço!
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mar 2013, 01:19
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Andre Reis »

Eu me senti ofendido. Ele foi ofensivo falando em livros que ele nem sabe que existe. Não conseguiu explicar nada e fica mudando de assunto.Estou recebendo mensagens particular ofensivas dele no email. E quanto a investir direito num projeto, ninguem aqui sabe o projeto que o cara quer, existe x projetos para x finalidades e nenhum momento falei para investir pouco. Ficar mudando de assunto e colocando palavra na boca dos outros é fácil, quero ver falar alguma coisa de concreto aqui.
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por meison »

Andre Reis escreveu:Eu me senti ofendido. Ele foi ofensivo falando em livros que ele nem sabe que existe. Não conseguiu explicar nada e fica mudando de assunto.Estou recebendo mensagens particular ofensivas dele no email. E quanto a investir direito num projeto, ninguem aqui sabe o projeto que o cara quer, existe x projetos para x finalidades e nenhum momento falei para investir pouco. Ficar mudando de assunto e colocando palavra na boca dos outros é fácil, quero ver falar alguma coisa de concreto aqui.
Agora sim e pessoal, eu sim li os livros, e varios falo 3 idioamos. Tanto assim que depois de comecar a mexer no carro fui para faculdade de ing mecanica aprender mais, porque opinao e igual a c* todo mundo tem.

Para falar sobre preparacao de motores tem que montar motores, nao adianta so dirigir o carro tem que estudar mesmo. Voce nao quer leer o livro que passei, ou se ofendeu porque nao pode, ja que esta em ingles, fo** se. Eu monto motores e estudo muito para respaldar o que faco, voce e bom em funilaria vi o teu post, mais do montagem de motor nao tem nada no seu projeto, eu nao opino de lateria..

Mais vamos todos seguir a palavra magica de Andre Reis o preparador mais conhecido do brasil¿? Se liga galera, tem varios estudantes de ing mecanica nesse foro tentando ajudar a galera, cada vez que tentamos explicar que tem mais atras da preparacao que receita de cozinha feita por X pessoa e cada coisa se adapta a o cliente e tem diversas formas de atinjir o mesmo objetivo sempre alguem vem reclamando mais nunca montou um motor
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Rodrigo Naressi »

Embora o coisa esteja meio pesada aqui, vou pedir uma opinião geral...

Eu ainda não pesquisei sobre comandos de válvulas, cilindrada.... o motor de maneira geral, pois ainda não cheguei nesta etapa.

A opinião que gostaria de ter dos amigos, é referente ao cabeçote que comprei, segundo o preparador que me vendeu, ele monteu um Cabeçote 1.8 com 3 mancais (segundo ele, foi o último modelo fabricado para tuchos mecânicos e é muito bom para preparações), foi alterado ângulos de válvulas para melhorar o fluxo, o comando não recordo, mas acho que é o 026BE

Imagem

Pretendo colocar polia regulável (que não estudei como faz o acerto), o meu motor é 1,8L porém na ultima retífica, então vou passar para 1,9L com pistões e bielas originais 2,0 gasolina (pretendo utilizar alcool), turbina não sei ainda qual utilizar, injeção será speeduino sequencial, roda fônica, 4 bobinas, intercooler...

Que acham desta configuração? consigo uns 220cv com miolo original?
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por meison »

Rodrigo Naressi escreveu:Embora o coisa esteja meio pesada aqui, vou pedir uma opinião geral...

Eu ainda não pesquisei sobre comandos de válvulas, cilindrada.... o motor de maneira geral, pois ainda não cheguei nesta etapa.

A opinião que gostaria de ter dos amigos, é referente ao cabeçote que comprei, segundo o preparador que me vendeu, ele monteu um Cabeçote 1.8 com 3 mancais (segundo ele, foi o último modelo fabricado para tuchos mecânicos e é muito bom para preparações), foi alterado ângulos de válvulas para melhorar o fluxo, o comando não recordo, mas acho que é o 026BE

Imagem

Pretendo colocar polia regulável (que não estudei como faz o acerto), o meu motor é 1,8L porém na ultima retífica, então vou passar para 1,9L com pistões e bielas originais 2,0 gasolina (pretendo utilizar alcool), turbina não sei ainda qual utilizar, injeção será speeduino sequencial, roda fônica, 4 bobinas, intercooler...

Que acham desta configuração? consigo uns 220cv com miolo original?
026BE e para hidraulicos, fizeram multiangulo nas valvulas? para chegar em 220cv de motor chega sim, turbina se quiser pequena vai de 42/48, 4 bobinas nem precisa vai de wastedspark o centelha perdida com bobina de corsa, fica bem mais barato, e o ganho de ignicao sequencial nao e tanta realmente, especialmente nessa potencia que voce quer

Em torno dos 250hp tem perigo da biela quebrar por torque, se puder pega biela de audi 2.0T aguenta de boa uns 350cv
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por Rodrigo Naressi »

meison escreveu:
Rodrigo Naressi escreveu:Embora o coisa esteja meio pesada aqui, vou pedir uma opinião geral...

Eu ainda não pesquisei sobre comandos de válvulas, cilindrada.... o motor de maneira geral, pois ainda não cheguei nesta etapa.

A opinião que gostaria de ter dos amigos, é referente ao cabeçote que comprei, segundo o preparador que me vendeu, ele monteu um Cabeçote 1.8 com 3 mancais (segundo ele, foi o último modelo fabricado para tuchos mecânicos e é muito bom para preparações), foi alterado ângulos de válvulas para melhorar o fluxo, o comando não recordo, mas acho que é o 026BE

Imagem

Pretendo colocar polia regulável (que não estudei como faz o acerto), o meu motor é 1,8L porém na ultima retífica, então vou passar para 1,9L com pistões e bielas originais 2,0 gasolina (pretendo utilizar alcool), turbina não sei ainda qual utilizar, injeção será speeduino sequencial, roda fônica, 4 bobinas, intercooler...

Que acham desta configuração? consigo uns 220cv com miolo original?
026BE e para hidraulicos, fizeram multiangulo nas valvulas? para chegar em 220cv de motor chega sim, turbina se quiser pequena vai de 42/48, 4 bobinas nem precisa vai de wastedspark o centelha perdida com bobina de corsa, fica bem mais barato, e o ganho de ignicao sequencial nao e tanta realmente, especialmente nessa potencia que voce quer
Interessante, referente a bobina, acredito não ser tão crítico, mas no futuro, fazendo um acréssimo na potência isto seria um fator importante?

Vou olhar o comando, se não é este modelo, pode ser 262°, mas não tenho certeza, vou olhar... quanto as válvulas serem multiangulo, me pegou, ele comentou que diminuiu o ângulo para facilitar a entrada de ar e não trocou os molas... ficou original
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por meison »

Rodrigo Naressi escreveu:
meison escreveu:
Rodrigo Naressi escreveu:Embora o coisa esteja meio pesada aqui, vou pedir uma opinião geral...

Eu ainda não pesquisei sobre comandos de válvulas, cilindrada.... o motor de maneira geral, pois ainda não cheguei nesta etapa.

A opinião que gostaria de ter dos amigos, é referente ao cabeçote que comprei, segundo o preparador que me vendeu, ele monteu um Cabeçote 1.8 com 3 mancais (segundo ele, foi o último modelo fabricado para tuchos mecânicos e é muito bom para preparações), foi alterado ângulos de válvulas para melhorar o fluxo, o comando não recordo, mas acho que é o 026BE

Imagem

Pretendo colocar polia regulável (que não estudei como faz o acerto), o meu motor é 1,8L porém na ultima retífica, então vou passar para 1,9L com pistões e bielas originais 2,0 gasolina (pretendo utilizar alcool), turbina não sei ainda qual utilizar, injeção será speeduino sequencial, roda fônica, 4 bobinas, intercooler...

Que acham desta configuração? consigo uns 220cv com miolo original?
026BE e para hidraulicos, fizeram multiangulo nas valvulas? para chegar em 220cv de motor chega sim, turbina se quiser pequena vai de 42/48, 4 bobinas nem precisa vai de wastedspark o centelha perdida com bobina de corsa, fica bem mais barato, e o ganho de ignicao sequencial nao e tanta realmente, especialmente nessa potencia que voce quer
Interessante, referente a bobina, acredito não ser tão crítico, mas no futuro, fazendo um acréssimo na potência isto seria um fator importante?

Vou olhar o comando, se não é este modelo, pode ser 262°, mas não tenho certeza, vou olhar... quanto as válvulas serem multiangulo, me pegou, ele comentou que diminuiu o ângulo para facilitar a entrada de ar e não trocou os molas... ficou original
Se e tucho mecanico, mola dupla ancona e boa e barata, anda bem evitando assim as valvulas flutuarem em altas RPM, mesmo que voce tivese 450cv ignicao sequencial nao e critico! Imagina que os DTC usam 1 bobina so, e tem perto de 450-500cv dependendo do carro. Quando e multiangulo, significa que o do asento da valvula, tem angulos diferentes, e nao e tudo 45° como original, que vem os dois angulos em 45°, geralmente mexem no primero angulo do asento

Com comando bom, turbina media, 1.9 tem que chegar facil nesses 220cv (motor), ja de roda 220cv tamos falando de mais de 250cv de motor dependendo da perda da transmicao
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Passando AP 1.8 gasolina para 1.9 Alcool

Mensagem por bleidao »

Clima pesado em um tópico de grande conteúdo para o fórum.

Acho besteira discutir quem tem o p* maior que o outro.

Acho que todas as dicas são válidas. Vamos evitar direcionar ofensas. Isso torna um clima ruim entre nós. Aqui somos todos amigos, independente de qual país, religião, profissão, idioma ou até mesmo ideologia.

A amizade prevalece. Eu mesmo já tive uma desavença aqui no fórum que, se pudesse, teria evitado alguns comentários. Não gosto de perder amizades. Muito menos por motivos banais.

Espero que me compreendam e que, por favor, evitem direcionar ofensas um para o outro. Não vale a pena.

Abraço!
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”