Turbo AP 1.6

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Milinove9
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Abr 2017, 16:39
Carro: GOL Quadrado 1.6 AP

Turbo AP 1.6

Mensagem por Milinove9 »

Eai pessoal, tudo certo com vocês?

Bom, sou novo aqui no clube, andei pesquisando dias e dias pra ver se achava algo que sanasse minha duvida, porém não encontrei, desculpa qualquer erro que venha a cometer,

Então vamos ao ponto, tenho um GOL quadrado AP 1.6 89 Álcool, queria dar um up no motor da minha caranga. Como será meu carro principal, almejo uma preparação leve, que seja firme pra andar na rua e na pista quando necessitar. Em questão de cavalaria, algo entre 200 cv de roda, já está de bom tamanho pra mim.

No momento não tenho pretensões de montar um injetado ainda, prefiro deixar no carburador por enquanto, tenho um 2E.
Ouvi dizer que pra deixar original e turbinar com 1,0 1,2kg de pressão não tem como, devido ao motor já ser álcool e ser taxado demais.
Minha duvida em questão é seguinte, por ser taxado, usar 0,6 kg de pressão com o motor original, teria algum projeto que rendesse a minha meta de 200cv ? Estive em mente com uma .42/48 mas não chegaria.

Ou realmente pra chegar nessa cavalaria só forjando o motor mesmo? Sou leigo no assunto, mas entendo uma pouco. No caso se não tivesse como, usando o motor original, pretenderia juntar mais dinheiro e montar o famoso milinove de uma vez.

O foco no momento é deixar o motor mais original beirando esses 200cv se possível.

Toda dica de projeto para o motor é bem vindo.

Agradeço desde já.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

Motor a Álcool não pode usar pressão acima de 0,5Bar, porque a taxa é alta.
O correto é abrir o motor, instalar pistões do modelo gasolina, e usar uma junta de aço grossa para judar destaxar. E você vai rodar no Álcool mesmo com os pistões do modelo gasolina, não caia no erro de usar gasolina.

Não mano... não chegará nos 200 cv com 0,5Bar.
AP 1.6 com 0,5Bar e uma APL .42/48 a cavalaria chegará próximo aos 140 cavalos no motor.

Você pode usar tranquilamente pistões MetalLeve / Mahle em um motor Turbo, até os 250 ~ 280 cavalos eles aguentam de boa.
Bielas aguentam até em torno de 250cv, passou disso tem chances de elevado nível de entortá-las.
Câmbio aguenta tranquilo, mas se ficar fritando, arrancando forte, vai quebrar rapidinho !
Milinove9
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Abr 2017, 16:39
Carro: GOL Quadrado 1.6 AP

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por Milinove9 »

Entendi, já previa isso. Um amigo tinha me passado esse projeto pra chegar aos 200 cv. Achei algumas peças bem acima do necessário. O que seria de melhor para meu objetivo? Acrescentaria algo a mais nisso?
Pistão 83 mm LAPEL
Virabrequim 86,4mm STD VW
Bielas Forjadas 144mm Ancona
Turbina .50/58 Master Power
Comando 49G
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

Milinove9 escreveu:Entendi, já previa isso. Um amigo tinha me passado esse projeto pra chegar aos 200 cv. Achei algumas peças bem acima do necessário. O que seria de melhor para meu objetivo? Acrescentaria algo a mais nisso?
Pistão 83 mm LAPEL
Virabrequim 86,4mm STD VW
Bielas Forjadas 144mm Ancona
Turbina .50/58 Master Power
Comando 49G
Acredito que você ao falar "Lapel" se refere aos pistões forjados da IAPEL
Se for usar eles de 83mm melhor já passar logo para 83,5... e a resposta é simples :
Pistões para 1.9 de 82,5mm - 83,0mm - 83,5mm tem quase o mesmo preço. E Com pistões de 82,5mm ou 83mm você não chega a ter 1.900cc.
Tenho uma tabela, que retirei aonde falavam de preparação dos AP's onde mostra que só os pistões com 83,5mm chegam próximo á 1.900cc.
Com o 82,5mm por exemplo você não passa nem de 1850cc.

Virabrequim com esse curso é do Motor 1.8.
Cara, ótima escolha, para passar motor 1.6 para 1.8 só trocar virabrequim e pistão, no caso os pistões já serão trocados hehehe, e lembre-se de comprar os pistões de 83,5m próprios para projetos 1.9, ele tem o diâmetro de 83,5mm mas a mesma altura dos pistões do 1.8, assim não precisa rebaixar o bloco.

Projeto de 200cv dispensa uso de bielas forjadas.
Basta fazer a equalização do peso das suas bielas e já vai ajudar e muito o motor.
Tem vários vídeos mostrando isso, no canal do Tonella também tem.

Turbina .50/58 é muito grande mano, vai demorar muito para encher.
Para esse projeto, te indico, a .42/48, ela enche mais rápido, bem melhor para seu caso.

Comando 049G é sim um bom comando para projetos, comandos maiores que ele são legais apenas em projetos com cavalaria alta.
Caso use um 288 em Motor com Turbo Kit Padaria, só terá aquele torque, aquela pegada, em alta, isso porque ele desloca muito a faixa de torque.
049G já é bom para projetos Turbo que não irão passar de 300cv.
gabrielg267
Membro
Membro
Mensagens: 212
Registrado em: 24 Jan 2017, 14:21
Carro: Gol quadr. 86 ap 1.6
Localização: Barretos - SP

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por gabrielg267 »

Gostei desse projeto, acompanhando e anotando :bb: kkk
Milinove9
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Abr 2017, 16:39
Carro: GOL Quadrado 1.6 AP

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por Milinove9 »

João Victor AP escreveu:
Milinove9 escreveu:Entendi, já previa isso. Um amigo tinha me passado esse projeto pra chegar aos 200 cv. Achei algumas peças bem acima do necessário. O que seria de melhor para meu objetivo? Acrescentaria algo a mais nisso?
Pistão 83 mm LAPEL
Virabrequim 86,4mm STD VW
Bielas Forjadas 144mm Ancona
Turbina .50/58 Master Power
Comando 49G
Acredito que você ao falar "Lapel" se refere aos pistões forjados da IAPEL
Se for usar eles de 83mm melhor já passar logo para 83,5... e a resposta é simples :
Pistões para 1.9 de 82,5mm - 83,0mm - 83,5mm tem quase o mesmo preço. E Com pistões de 82,5mm ou 83mm você não chega a ter 1.900cc.
Tenho uma tabela, que retirei aonde falavam de preparação dos AP's onde mostra que só os pistões com 83,5mm chegam próximo á 1.900cc.
Com o 82,5mm por exemplo você não passa nem de 1850cc.

Virabrequim com esse curso é do Motor 1.8.
Cara, ótima escolha, para passar motor 1.6 para 1.8 só trocar virabrequim e pistão, no caso os pistões já serão trocados hehehe, e lembre-se de comprar os pistões de 83,5m próprios para projetos 1.9, ele tem o diâmetro de 83,5mm mas a mesma altura dos pistões do 1.8, assim não precisa rebaixar o bloco.

Projeto de 200cv dispensa uso de bielas forjadas.
Basta fazer a equalização do peso das suas bielas e já vai ajudar e muito o motor.
Tem vários vídeos mostrando isso, no canal do Tonella também tem.

Turbina .50/58 é muito grande mano, vai demorar muito para encher.
Para esse projeto, te indico, a .42/48, ela enche mais rápido, bem melhor para seu caso.

Comando 049G é sim um bom comando para projetos, comandos maiores que ele são legais apenas em projetos com cavalaria alta.
Caso use um 288 em Motor com Turbo Kit Padaria, só terá aquele torque, aquela pegada, em alta, isso porque ele desloca muito a faixa de torque.
049G já é bom para projetos Turbo que não irão passar de 300cv.
Muito obrigado pela atenção João, é de extrema importância opiniões de quem entende ao assunto, como você, tenho algumas duvidas e poréns aqui ainda kkkkk.
Em questão dos pistões. A tabela que eu possuo seria essa, correto?

Motor AP 1.8 (original) = 1.780 cm³ – com Pistão de 81,0mm
Virabrequim com curso de 86,4 + Pistão 82,5 = 1.847 cm³
Virabrequim com curso de 86,4 + Pistão 83,0 = 1.869 cm³
Virabrequim com curso de 86,4 + Pistão 83,5 = 1.892 cm³

Como você disse, partir logo ao pistão 83,5mm em vez do 83mm. O motivo de não ter ido direto para a maior medida é que eu preferi deixar a possibilidade de retíficas no meu bloco, você acha viável ou não? Em questão de marca e custo beneficio, IAPEL mesmo ou algo melhor? Encontrei por R$ 1,410,00 os pistões forjados AP 1.9 8v. Obs: Os pistões 1.9 IAPEL já são fabricados pro vira do 1.8, não precisa rebaixar o bloco conforme você disse.

Em questão do virabrequim, tudo certo então, já está fixo para compra. É um investimento necessário.

Estive pensando no seguinte, já que vou abrir o motor, já não seria melhor colocar bielas forjadas, caso futuramente tenha o desejo de aumentar a cavalaria do motor? As bielas originais não seguram a bronca até uns 300 cv né? O preço das bielas forjadas ancona de 144mm é de R$ 1,650.00 Não teria nada mais em conta ou mais custo beneficio até os 300cv né?

Turbina .42/48 segue no projeto se almejarmos futuramente os 300cv?

De resto tudo certo. Comando 49G e Virabrequim 86,4mm serão comprados em breve
corujao 1.8
Membro
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 16 Jan 2017, 12:16
Carro: cl 1.8

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por corujao 1.8 »

acompanhando eu nesse projeto colocaria um comando mais bacana pra da uma embrulhada no motor e mais agresividade no cabeçote acho que um 292 ou 288 cairia bem no projeto
AndAr De gOL É arTE !!!

FaZeR FrItÃO fAz pArTe ...

1.9 aSpiradO fORte
Milinove9
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Abr 2017, 16:39
Carro: GOL Quadrado 1.6 AP

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por Milinove9 »

corujao 1.8 escreveu:acompanhando eu nesse projeto colocaria um comando mais bacana pra da uma embrulhada no motor e mais agresividade no cabeçote acho que um 292 ou 288 cairia bem no projeto
Então corujao, queria mesmo dar aquela boa embaralhada na lenta, é o charme dos turbos né? Comando não sei quase nada, creio que o 49G não vai dar esse charme né? Esqueci de mencionar isso. Voltando ao assunto do comando, qual usar no projeto? 288, 292 ou outro?
corujao 1.8
Membro
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 16 Jan 2017, 12:16
Carro: cl 1.8

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por corujao 1.8 »

cara o 288 e 292 sao para arrancada amigo eu se eu fosse vc colocaria um 274 que ja ficava lindo eu tenho um 274 e fica bacana tinha um 49g e ficava reloginho mais o 274 ja deu outra cara
AndAr De gOL É arTE !!!

FaZeR FrItÃO fAz pArTe ...

1.9 aSpiradO fORte
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

corujao 1.8 escreveu:acompanhando eu nesse projeto colocaria um comando mais bacana pra da uma embrulhada no motor e mais agresividade no cabeçote acho que um 292 ou 288 cairia bem no projeto
Milinove9 escreveu:Então corujao, queria mesmo dar aquela boa embaralhada na lenta, é o charme dos turbos né? Comando não sei quase nada, creio que o 49G não vai dar esse charme né? Esqueci de mencionar isso. Voltando ao assunto do comando, qual usar no projeto? 288, 292 ou outro?
Não... não é assim galera !
Quanto maior a graduação, mais a faixa de torque é deslocada, e o motor fica mais fraco em arrancada e retomada.
Quem quer preparar o motor já vê esses números bonitos 288, 292 e já pensa que o carro vai ficar melhor... nada, dependendo, se o motor não tiver torque suficiente para aproveitar, vai é piorar

Você não está errado em querer um comando de alta graduação. O que pode estar errado é em qual motor será instalado o comando.
Um exemplo é o seguinte :
Repara que motores AP 1.6 usam comando ZBA de 254°, e o 1.8S usa comando 049G que possui uma graduação de 266°, que todo mundo paga uma nota para ter um comando desse.
E porque o GTS ganha comando de alta graduação ? É porque ele é um motor de 1.800cc, tem um câmbio curto (o mais curto de todos câmbios de AP), ou seja, muito torque, e para explorar melhor o desempenho dele, optaram por usar um comando com graduação um pouco mais alta... muito ?... não !... apenas 12° a mais, você pode achar pouco, mas não é !
O que o motor precisa para trabalhar bem com comando maior é torque... ele não precisa de potência para ter comando maior... precisa é de torque.
Meu pai mesmo, já teve um Gol GL 1.8, quando era novo e tinha por volta de 20 anos (eu nem era nascido KKKK), ele conta que esse comando era muito cobiçado, e dava para adquirir ele zerado sem uso na Volkswagen, mas a galera não entendia e colocava ele em motores 1.6, e ainda tinha cara que colocava câmbio longo em 1.6... era uma salada... e aí ficava aquele motor frouxo com a faixa de torque bem deslocada.

A faixa se desloca de uma certa forma... (vou definir valores fictícios apenas para explicar, não são exatos, mas é para explicar)...
Faixa de melhor aproveitamento torque Comando 049G = de 1.200Rpm á 6.200Rpm
Faixa de melhor aproveitamento torque Comando 292 = de 1.900 á 7.300Rpm

Então o que concluímos... com comando menor, o torque, a pegada, a força do motor é atingida em rotação menor, e sua faixa é até 6Mil Rpm. Já o comando 292 a faixa foi deslocada (os números dos dois lados aumentaram, deslocou a faixa), assim pra andar com ele na rua não fica bom, vai ter que pisar muito para arrancar.
Então pra que usar comando de maior graduação ? Resposta é : Para quem vai ter um motor bruto, com muito torque que consiga aproveitar a faixa de deslocamento que o comando proporciona, e que irá girar rotações mais altas.
Como compensar o deslocamento da faixa de torque ? Resposta é : Com preparação, tenha um ganho significativo de torque, e assim se quiser opte por usar um comando com graduação um pouco maior.
Mas o Zelão da esquina colocou um 288° em motor AP 1.8 original, porque? Pois é, mas o motor dele então perdeu um torque louco, CHT 1.0 sobe uma rua de terceira, enquanto o AP do Zelão tem que reduzir para Segunda, afundar o pé e mesmo assim o motor não consegue girar para desenvolver.

Use um desses 288, 292 em motor com 200cv e você só terá "motor", torque, em torno de 2.500 Rpm.
Já dirigi carros com comandos 300° pra cima, fica muito ruim mano, perde a pegada, e os caras pensam que quanto maior, mais o carro vai melhorar, eu também pensava assim até ver na prática, e estudar mais em materiais (págias, revistas, PDF, sobre preparação). Comando acima de 300° não fica muito bom para carros que andam na rua, fica ruim, só pra pista mesmo.

Eu estou em busca de um GTi Vermelho Collorado (já tem uns 2 anos que tô procurando KKKK), para montar uma preparação aspirada (2.100cc + Câmbio curto PX ou PV), jamais montaria um comando acima de 276° e fiquei dias e dias estudando qual comando se encaixa melhor com o projeto.
corujao 1.8
Membro
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 16 Jan 2017, 12:16
Carro: cl 1.8

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por corujao 1.8 »

é disso que eu to falando meus amigos tem gente que nem sabe e que coloca um comando bravo kkkk no motor original isso que vc falo é certinho joão .
oque penso so que como ele quer um carro com uns 200 cv ate mais dependendo do exagero dele axo que um 274 ia fica bom não é um comando muito longo de curso e eu achei muito bom no meu eu ia coloca o 292 ou 288 mas eu vi esse e me apaixonei pela embrulhada em baixa ele da tipo umas falhada como voce falow ate uns 1500rpm mas quando pisa pra da uma pegada monstra ele ja responde de uma maneira que me agradou muito e é isso msm vai da preparação se for forte comando forte se for meia boca comando meia boca tudo no mesmo padrão ....acompanhando
a lembrando o meu projeto é outro e o meu é aspiro ai pode ter diferença tbm João ???
AndAr De gOL É arTE !!!

FaZeR FrItÃO fAz pArTe ...

1.9 aSpiradO fORte
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

Milinove9 escreveu: Muito obrigado pela atenção João, é de extrema importância opiniões de quem entende ao assunto, como você, tenho algumas duvidas e poréns aqui ainda kkkkk.
Em questão dos pistões. A tabela que eu possuo seria essa, correto?

Motor AP 1.8 (original) = 1.780 cm³ – com Pistão de 81,0mm
Virabrequim com curso de 86,4 + Pistão 82,5 = 1.847 cm³
Virabrequim com curso de 86,4 + Pistão 83,0 = 1.869 cm³
Virabrequim com curso de 86,4 + Pistão 83,5 = 1.892 cm³

Como você disse, partir logo ao pistão 83,5mm em vez do 83mm. O motivo de não ter ido direto para a maior medida é que eu preferi deixar a possibilidade de retíficas no meu bloco, você acha viável ou não? Em questão de marca e custo beneficio, IAPEL mesmo ou algo melhor? Encontrei por R$ 1,410,00 os pistões forjados AP 1.9 8v. Obs: Os pistões 1.9 IAPEL já são fabricados pro vira do 1.8, não precisa rebaixar o bloco conforme você disse.

Em questão do virabrequim, tudo certo então, já está fixo para compra. É um investimento necessário.

Estive pensando no seguinte, já que vou abrir o motor, já não seria melhor colocar bielas forjadas, caso futuramente tenha o desejo de aumentar a cavalaria do motor? As bielas originais não seguram a bronca até uns 300 cv né? O preço das bielas forjadas ancona de 144mm é de R$ 1,650.00 Não teria nada mais em conta ou mais custo beneficio até os 300cv né?

Turbina .42/48 segue no projeto se almejarmos futuramente os 300cv?

De resto tudo certo. Comando 49G e Virabrequim 86,4mm serão comprados em breve
Sim mano !
Sua tabela está certinha... pistão de 82,5mm ou 83mm não é um 1.9, e sim motor que usa pistão no mínimo de 83,5mm.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

corujao 1.8 escreveu:é disso que eu to falando meus amigos tem gente que nem sabe e que coloca um comando bravo kkkk no motor original isso que vc falo é certinho joão .
oque penso so que como ele quer um carro com uns 200 cv ate mais dependendo do exagero dele axo que um 274 ia fica bom não é um comando muito longo de curso e eu achei muito bom no meu eu ia coloca o 292 ou 288 mas eu vi esse e me apaixonei pela embrulhada em baixa ele da tipo umas falhada como voce falow ate uns 1500rpm mas quando pisa pra da uma pegada monstra ele ja responde de uma maneira que me agradou muito e é isso msm vai da preparação se for forte comando forte se for meia boca comando meia boca tudo no mesmo padrão ....acompanhando
a lembrando o meu projeto é outro e o meu é aspiro ai pode ter diferença tbm João ???
Faaaala Corujão !
Beleza mano !?

288 e 292 se o motor não for muito cascudo... vai perder muito torque.
Mas aí você que sabe se usa ou não !

Não mano... 274 jamais !
Pelo jeito, se ele optou pelo comando 049G, o cabeçote dele é de tuchos mecânicos.
274 só se for cabeçote com tuchos hidráulicos.
corujao 1.8 escreveu:cara o 288 e 292 sao para arrancada amigo eu se eu fosse vc colocaria um 274 que ja ficava lindo eu tenho um 274 e fica bacana tinha um 49g e ficava reloginho mais o 274 ja deu outra cara
Opa Corujão...

Comando 49 é para cabeçote de tuchos mecânicos.
Comando 274 é para cabeçote de tuchos hidráulicos.

Jamais pode testar esses dois no mesmo motor.
Se o motor está com cabeçote de tucho mecânico pode usar o 49G, mas não pode usar o 274.
Se for tucho hidráulico pode usar o 274, mas não pode usar o 49G.
Ou seja, jamais um motor pode usar dois tipos de comando (o mesmo cabeçote usar um hidráulico e depois usar um mecânico, ou vice-versa).

Se usa o 049G, em um cabeçote de tucho mecânico, e decidiu colocar um 274° tem que trocar os tuchos também pelos hidráulicos.
Milinove9
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Abr 2017, 16:39
Carro: GOL Quadrado 1.6 AP

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por Milinove9 »

Exatamente, escolhi o 49G justamente por ser tucho mecânico mesmo. Perguntei a um amigo mais experiente em preparação. Ele disse que tanto o 276º ou 274º não da aquela embaralhada, teria de ser 288º, porém comando para aspirado que embaralha não roda em motor turbo destaxado, vai ter mega consumo e tardar o turbo em pressurizar, visando isto ele me indicou o 276º o qual vai proporcionar potencia. Oque vocês dizem a respeito, 276º ou o 49G mesmo?
Em questão ao projeto de 200, 250cv no AP 1.6 fechamos assim?

Pistões Forjados AP 1.9 8v IAPEL -> R$ 1.410,00
Bielas Forjadas Ancona de 144m -> R$ 1.650,00
Virabrequim AP 1.8 STD -> R$ 600,00
Comando (?) -> (?)
Kit Turbo Master Power .42/48 Carburado Pulsativo no Farol -> R$ 2.430,00
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

Milinove9 escreveu:Exatamente, escolhi o 49G justamente por ser tucho mecânico mesmo. Perguntei a um amigo mais experiente em preparação. Ele disse que tanto o 276º ou 274º não da aquela embaralhada, teria de ser 288º, porém comando para aspirado que embaralha não roda em motor turbo destaxado, vai ter mega consumo e tardar o turbo em pressurizar, visando isto ele me indicou o 276º o qual vai proporcionar potencia. Oque vocês dizem a respeito, 276º ou o 49G mesmo?
Em questão ao projeto de 200, 250cv no AP 1.6 fechamos assim?

Pistões Forjados AP 1.9 8v IAPEL -> R$ 1.410,00
Bielas Forjadas Ancona de 144m -> R$ 1.650,00
Virabrequim AP 1.8 STD -> R$ 600,00
Comando (?) -> (?)
Kit Turbo Master Power .42/48 Carburado Pulsativo no Farol -> R$ 2.430,00
Exatamente mano !
Seu amigo está correto, é desse jeito mesmo.

Então mano... 49G tem graduação de 266°, e tem esse comando de 276°.
Acho uma boa ideia o uso de comando 276°, fica bom, o motor não fica "frouxo" em baixa rotação.
corujao 1.8
Membro
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 16 Jan 2017, 12:16
Carro: cl 1.8

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por corujao 1.8 »

esse 276 tbm é bom ouvi falar dele em opala tbm diz que fica bom mesmo ....
AndAr De gOL É arTE !!!

FaZeR FrItÃO fAz pArTe ...

1.9 aSpiradO fORte
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

corujao 1.8 escreveu:esse 276 tbm é bom ouvi falar dele em opala tbm diz que fica bom mesmo ....
276° fica bom, mas dependendo da preparação do Opala, tem que ser de pista, e bem bruto mesmo.
Andar com um carro desses na rua nem dá, isso porque o motor só vai acordar acordar mesmo só acima de 3.000Rpm.

Enquanto o 266° (049G) do AP é um comando, que não é tão grande para o AP.
Um 268° para Opala já é um comandão :D
Isso porque a engenharia deles são totalmente diferentes.
corujao 1.8
Membro
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 16 Jan 2017, 12:16
Carro: cl 1.8

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por corujao 1.8 »

entendi João caso eu fosse aspirado mas com comando 276° ia fica liso então dependendo dos tuchos ,,,
AndAr De gOL É arTE !!!

FaZeR FrItÃO fAz pArTe ...

1.9 aSpiradO fORte
Milinove9
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Abr 2017, 16:39
Carro: GOL Quadrado 1.6 AP

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por Milinove9 »

E ai galera, tudo certo com vocês? Estou revivendo o tópico pois aconteceu algumas coisas... Depois de quase tudo certo com o projeto. Infelizmente tive um imprevisto pessoal, e com muita tristeza tive que usar o dinheiro. Em mente tinha que gastaria ai com uma margem de sobra R$ 9.000,00, com o projeto 1.9, comando, .42/48 carburado... Porém agora ficou apertado. Minha dúvida é o seguinte. Com pistão a álcool, do AP 1.6, será que compensa turbinar com 0,5 ou 0,6 de pressão, utilizando a .42/48? No máximo, apertando bem a renda, um comando junto. Em quesitos de cv com 0,5 0,6 deve vir lá pelos 130cv?
Minha intenção é realmente andar turbo, mas não sei se vale a pena turbinar com o pistão a álcool inicialmente ou juntar a grana e mais pra frente abrir o motor pra 1.9 de vez e quem sabe já colocar uma FuelTech.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Turbo AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

Que pena hein amigo !
Mas não desanima não mano, também tô enfrentando alguns problemas, mas pode desanimar não.

Mano, Turbinar motor com pistão a Álcool, motor taxado, não compensa.
Isso porque vai ter que gastar para montar, e acertar, e depois futuramente vai ter que desmontar novamente para montar os pistões côncavos/cavados/modelo gasolina.

Sei que é complicado, mas aguarda mais um pouco, e monta com pistão Forjado próprio para 1.9 (83,5mm).
Tem que ser no mínimo 83,5mm, que a cilindrada chaga a ser 1.900cc.
Pistões de 84,00mm ou superior aí passa de 1.900cc, bom também, ou seja, tem que ser no mínimo 83,5mm.

Injeções programáveis como a FuelTech é muito bom, cara.
Eu aprendi acertar carros com injeção programável na prática, em fóruns de preparação, e seguindo materiais da FuelTech.
Basta ter um WideBand e Datalogger instalados no carro, o conversor USB-CAN para ligar em um Notebook ali para ver os gráficos.
É muito fácil mano.

Abraço !
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”