Painel marcando alta temperatura quando estaciono no sol

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
boss
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Ago 2019, 22:47
Carro: Gol GL 1.8 Álcool 94

Painel marcando alta temperatura quando estaciono no sol

Mensagem por boss »

Bom dia amigos!

Recentemente troquei o painel do meu gol por um modelo com conta giros, que foi montado e revisado em uma casa de velocímetros aqui da minha cidade. Porém, desde que troquei o painel venho sofrendo com um problema: em alguns dias o ponteiro de temperatura sobe muito pra cima do meio (quase fervendo) e em outros dias marca normalmente. Levei o painel nesta casa de velocímetros e começamos os testes, medimos a resistência do sensor do painel (cebolinha), cebolão, e também a temperatura da água: não achamos nada de anormal! Meu sistema de arrefecimento é inteiro novo, há um ano troquei cebolinha, cebolão, termostática, bomba d'água, radiador e fiz uma retífica de cabeçote, o motor está impecável hehe. Mas mesmo assim fui orientado pelo profissional do painel a trocar a cebolinha por desencargo de conciência. Troquei por uma marca diferente, mas mesmo assim o problema continua, tem dias que a temperatura sobe muito, e tem dias que marca normalmente (faixa central). O profissional do painel revisou tudo e chegou colocar um resistor no marcador de temperatura para amenizar o problema, mas mesmo assim ele acontece.

Olhando o catálogo de sensores da VDO (original) vi que a cebolinha do painel tem que ter 79ohms de resistência à 90°C. Então no carro fiz as medições tanto nos dias que o painel indicava temperatura alta quanto nos dias que indicava temperatura normal e em ambos os casos as medições foram as mesmas: no momento em que a ventoinha arma (92°C) a cebolinha marca aproximadamente 77ohms, ou seja, está mais do que provado que o motor de fato não está superaquecendo.

Intrigado com esse problema que vem tirando meu sono rsrsr acabei descobrindo um detalhe crucial: descobri que quando deixo meu carro estacionado no sol, o ponteiro da temperatura sobe (um pouco) sozinho, com a chave desligada!!! Ele chega até no meio daquela parte branca inicial. Descobri também que é nestes dias que estaciono o carro no sol que ele marca temperatura elevada!!! Nos dias que está estacionado na sombra, o marcador de temperatura trabalha normal. Desliguei o fio da cebolinha para ver se teria alguma relação, mas mesmo assim o ponteiro sobe sozinho quando o carro ta no sol.

Depois que descobri esse novo detalhe não voltei mais na casa de velocímetros devido a quarentena, mas alguém pode me dar uma luz do que pode estar acontecendo com o meu painel? Algum componente eletrônico defeituoso? Algum problema elétrico?

Obrigado.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Painel marcando alta temperatura quando estaciono no sol

Mensagem por bleidao »

Se está subindo a temperatura mesmo quando está no sol a sua dúvida está sanada.

O problema está no instrumento.

Faça o teste. Pegue com algum colega um painel emprestado e coloque para testar.

Caso contrário, é fazer o que você fez... medir a resistência.
Avatar do usuário
boss
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Ago 2019, 22:47
Carro: Gol GL 1.8 Álcool 94

Re: Painel marcando alta temperatura quando estaciono no sol

Mensagem por boss »

Você tem razão bleidao, tudo está indicando problema no instrumento.

Atualizando, retirei a capela que recobre o painel, com a chave desligada usei um secador de cabelos e fui soprando UM POUCO de ar MORNO nos componentes para ver se a temperatura subia. Primeiro soprei no regulador de tensão, nada aconteceu. Depois nos resistores da malha, nada aconteceu. Por último soprei na parte de trás do marcador de temperatura e bingo! O ponteiro começou subir sozinho.

Depois disto consegui falar com o profissional da casa de painéis, relatei as novidades e ele me disse que é meio que normal o ponteiro subir um pouco quando está no sol, por se tratar de uma resistência bimetálica e tal. Enfim, estamos a procura de um outro marcador de temperatura para realizar o teste. Surgindo novidades postarei aqui para ajudar algum amigo que futuramente tenha o mesmo problema, abraço a todos!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Painel marcando alta temperatura quando estaciono no sol

Mensagem por bleidao »

Isso aí, irmão...

Mas de qualquer forma, se estivesse por perto, era moleza para nós testarmos esse instrumento.
Avatar do usuário
JorgeLuizFilho
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 472
Registrado em: 06 Jul 2011, 17:03
Carro: Gol CL 2.0 Turbo
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Re: Painel marcando alta temperatura quando estaciono no sol

Mensagem por JorgeLuizFilho »

Showww!!!

Manda aí o resultado!
Jorge Luiz Filho
Sorocaba - SP - Brasil

Gol CL Bege 1992 - 2.0T - FT200
Gol GTS Preto 1993 - 1.8s Aspirado
:badbad:
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”