O fio da minha bobina torrou, =(

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
lucasrfreie
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 04 Abr 2019, 18:08
Carro: Voyage 1982

O fio da minha bobina torrou, =(

Mensagem por lucasrfreie »

Pessoal, preciso de uma ajuda, enquanto voltava pra casa final de semana passado o meu voyage parou de centelhar, quando encostei o carro até achei que fosse falta de combustível, quando vi que não era isso, tentei da a partida novamente, ali próximo da bobina e o reservatório de água do esguichador começou a fumaçar bastante, removi o polo positivo da bateria correndo
O Grande problema é que os fios grudaram um no outro não sei ainda o nível do prejuízo e nem a causa disso
Queria saber como faço para testar minha bobina para ver se ela não está em curto ou algo do tipo, é possível testar de forma fácil?
A minha bobina é a do MI, uso ela já faz uns 3 meses, nunca tinha dado problema

Tava vendo no aqui no fórum os tutoriais de parte elétrica, estava pensando em refazer a fiação da bobina em casa mesmo, além da grana curta, perto de onde eu moro não tem ninguem que meche com elétrica, então eu teria que dar um jeito de puxar ele pra longe,
será se a caixinha de ignição pode ter dado problema também?

estou achando estranho pq nessa imagem http://i.imgur.com/wJPISIj.jpg que achei aqui no forum tem 2 fios conectados na bobina os 2 vindo da caixa de ignição, mas na minha bobina tem 4 fios, 2 fios em cada polo da bobina, e antes de entrar a bobina do MI também era desse jeito, 4 fios, 2 em cada polo
lucasrfreie
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 04 Abr 2019, 18:08
Carro: Voyage 1982

Re: O fio da minha bobina torrou, =(

Mensagem por lucasrfreie »

Galera, resolvi meu problema, venho passar o feedback
Felizmente não deu problema na bobina nem na caixa de ignição, fiz uma checagem nos fios que torraram e nos fios que estavam ligados na bobina, como disse no tópico achei estranho pq tinha 2 fios em cada polo, no polo onde vai o pós chave.. tinha um pós chave e um fio na cor vermelha indo em direção ao motor de partida, fui seguindo o mesmo e vi que ele estava grudado no bloco do motor
Então provavelmente esse fio aqueceu grudou no bloco pegando o aterramento e por isso deu curto no pós chave que estava ligado junto com ele na bobina
pra resolver o problema eu tirei todo os fios comprometido, substituindo deu muito trabalho, o pós chave como na caixa de ignição tinha um na cor preta eu puxei de lá, o carro ta vivo novamente só falta ligar o esguichador de água, pois faltou fio rs
Gostaria de saber oq vcs usam para proteger o chicote pois o meu ta sem proteção no momento
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: O fio da minha bobina torrou, =(

Mensagem por bleidao »

O fio pode ter encostado no coletor de escape e derretido a proteção. Aí, fechou curto por estar desencapado e encostando em partes aterradas.

Pode acontecer.
lucasrfreie
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 04 Abr 2019, 18:08
Carro: Voyage 1982

Re: O fio da minha bobina torrou, =(

Mensagem por lucasrfreie »

Exatamente isso que deve ter acontecido,
Ainda bem que o prejuízo não foi tão grande, o aprendizado foi bom, nas próximas aquisição de veículo irei dar mas atenção para os chicotes
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: O fio da minha bobina torrou, =(

Mensagem por bleidao »

Na verdade todo o conjunto merece atenção. Seja de veículo antigo ou veículo moderno.
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”