[RESOLVIDO] Motor de Partida

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
prata2004
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 11 Nov 2008, 11:57
Carro: Gol 89 AP 1.6 Gasosa
Localização: São Paulo

[RESOLVIDO] Motor de Partida

Mensagem por prata2004 »

Boa tarde, quando fica de um dia pro outro (ou mais) e vou dar a partida, giro a chave, acende as luzes, faz um "tac" mas não dá nem sinal de virar o motor (como se tivesse sem bateria), depois de algumas tentativas ele vira e pega. Já faz alguns dias isso, mas tentava umas duas ou três vezes e pegava, hoje pegou depois de umas 20 vezes. Alguém sabe o que pode ser ou por onde começara inspecionar.

Lembrando que com o carro quente não aparece o problema.

Obrigado.
Editado pela última vez por prata2004 em 10 Fev 2019, 10:09, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
mellão
Membro
Membro
Mensagens: 56
Registrado em: 14 Jun 2017, 10:17
Carro: Gol CL 92 1.8

Re: [DÚVIDA] Partida

Mensagem por mellão »

O meu fazia isso, era a bateria ruim mesmo. Eu achava que não tava ruim pq ela aguentava dar partida umas 10x. Até que um dia esqueci o farol aceso e já era, troquei e agora o motor vira muuuuuuito mais forte e pega de 1ª
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DÚVIDA] Partida

Mensagem por Rodox »

Uma vez eu estava em Ibiúna/SP em um Carnaval, e a minha bateria Moura arriou... estava tudo fechado na cidade e só encontrei um autoelétrico que tinha uma bateria que tinha que por água destilada :bum: :bum: :bum: :bum: comprei essa porcaria de bateria e coloquei no meu carro. Então uma semana depois de comprá-la dava este pipino igual ao teu com motor frio e quente...

Fui em um autoelétrico aqui de São Paulo/SP e ele fez os testes, mas não sabia o que era. Então meu pai disse que isso era sintoma de bateria defeituosa/ruim. Troquei a bateria porcaria por uma Moura 0 km e nunca mais tive dor de cabeça. Logo depois de raiva comprei cabo de chupeta e carregador de bateria para se um dia precisasse... e precisei... valeu cada centavo.

Moral da história: "Quem não tem cabo de chupeta ou carregador de bateria é igual a andar com carro sem estepe!"
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
prata2004
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 11 Nov 2008, 11:57
Carro: Gol 89 AP 1.6 Gasosa
Localização: São Paulo

Re: [DÚVIDA] Partida

Mensagem por prata2004 »

Problema de bateria está descartado, é uma Moura com menos de dois anos e com carga suficiente para dar a partida (12,5V). Então o defeito poderia ser no comutador, fiação isolada, automático ou no próprio motor de arranque (escovas ou induzido). Pelo sintoma que descrevi imaginava que alguém já pudesse matar a charada, mas vou ter que descobrir como testar item por item.

Obs. Hoje de manhã por exemplo o carro já pegou de primeira.

Obrigado.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DÚVIDA] Partida

Mensagem por Rodox »

Disponha!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
prata2004
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 11 Nov 2008, 11:57
Carro: Gol 89 AP 1.6 Gasosa
Localização: São Paulo

Re: [RESOLVIDO] Motor de Partida

Mensagem por prata2004 »

Problema resolvido e caso alguém tenha o mesmo problema deixo aqui meus comentários. Como já havia testado a bateria e descartado problema nesta dei sequência aos testes iniciando pelo comutador que estava ok (passando corrente), chequei cabos e também ok, então sobrou retirar o motor de arranque para checar. Escovas ok e no induzido além do visual, fiz um teste simples com um multímetro para ver se havia algum ponto isolado no coletor e tudo ok, sobrou então o automático. Difícil encontrar um Bosh original (já que tanto motor de arranque como automático são ainda originais Bosch), mas coloquei um paralelo mesmo e tudo Ok.

Abs.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [RESOLVIDO] Motor de Partida

Mensagem por Rodox »

Maravilha! :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [RESOLVIDO] Motor de Partida

Mensagem por bleidao »

Show de bola... mas quando é bateria, o motor gira pesado. Quando é o comutador, nem passa corrente. Estava com cara de ser o automático mesmo.
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”