Motor de Arranque (ou Partida)

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Katriel
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 11 Mar 2016, 08:45
Carro: Breve...

Motor de Arranque (ou Partida)

Mensagem por Katriel »

Bom dia,
Rapaziada,
Seguinte...
Esses dias atrás o meu carro não virava (Motor de arranque quando virava também estava muito pesado)
Foi me avisado assim que comprei o carro que o motor de arranque estava no fim da vida.

Então resolvi comprar outro motor de arranque... (Comprei da EURO)
Peguei o código que estava na peça e pesquisei na internet a peça (que não é tão barato assim).
Efetuei a compra e fui fazer a instalação...

Só que após efetuar a instalação da peça.
Vi que no chicote (que iria para o motor de arranque) deveria ter 2 pontas (2 fios separados)

No chicote realmente tem esse 2 fios só que estão conectados (os 2 fios estão juntos) praticamente um gambiarra que só...

Olhei na antiga peça, e tinha tanta solda e Fios remendados que só Deus ...

Vocês acham que se eu separar esses fios e instalar um terminal na ponta do outro daria certo ?!

Segue foto detalhada abaixo...

Os 2 cabos "juntos" (acredito eu que esteja incorreto)

https://imgur.com/f2ftqU3

O motor de arranque com um "terminal" vazio

https://imgur.com/XEcQk5E

Agradeço desde já...

Att,,
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Motor de Arranque (ou Partida)

Mensagem por João Victor AP »

O fio mais grosso, é corrente direto da bateria (30).
Esse terminal vazio, é onde deve chegara corrente de partida (50), ela deve sair lá do comutador de ignição (atrás do miolo da chave), e ir direto nesse terminal. Você terá que pegar o fio antigo do arranque (o mais fino), colocar um terminal na ponta e ligar no arranque novo.
Tem carros antigos que tem 2 fios finos no arranque, um de corrente de partida, e outro que sai do arranque e vai na bobina, então fique atento a isso.

A pior coisa que você fez foi comprar esse arranque Euro.
Eles são de baixa qualidade, apresentam problemas cedo, e não tem peças de reposição ! Isso mesmo, estragou alguma pecinha, tem que comprar outro Euro.
As peças dos arranques Wapsa, Bosch, não servem nesse Bosch.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Motor de Arranque (ou Partida)

Mensagem por Rodox »

Por essas e outras que eu nunca compro peça paralela...
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Katriel
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 11 Mar 2016, 08:45
Carro: Breve...

Re: Motor de Arranque (ou Partida)

Mensagem por Katriel »

João Victor AP escreveu:O fio mais grosso, é corrente direto da bateria (30).
Esse terminal vazio, é onde deve chegara corrente de partida (50), ela deve sair lá do comutador de ignição (atrás do miolo da chave), e ir direto nesse terminal. Você terá que pegar o fio antigo do arranque (o mais fino), colocar um terminal na ponta e ligar no arranque novo.
Tem carros antigos que tem 2 fios finos no arranque, um de corrente de partida, e outro que sai do arranque e vai na bobina, então fique atento a isso.

A pior coisa que você fez foi comprar esse arranque Euro.
Eles são de baixa qualidade, apresentam problemas cedo, e não tem peças de reposição ! Isso mesmo, estragou alguma pecinha, tem que comprar outro Euro.
As peças dos arranques Wapsa, Bosch, não servem nesse Bosch.

Mano,
São 2 fios mesmo (dei uma olhada lá) um grosso e um um pouco mais fino.
Irei fazer esse trampo no domingo.

e na parte do motor de arranque, Já vi comentários que é bom e ruim...
Mas como você conseguiu definir melhor essa peça da EURO,
Futuramente tentarei achar algum outro original.
Mas é porque por agora to meio sem grana pra gastar.
Editado pela última vez por Katriel em 19 Set 2018, 13:12, em um total de 1 vez.
Katriel
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 11 Mar 2016, 08:45
Carro: Breve...

Re: Motor de Arranque (ou Partida)

Mensagem por Katriel »

Rodox escreveu:Por essas e outras que eu nunca compro peça paralela...
Mano,
Vou ver se é possível recuperar o que tava no carro...
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Motor de Arranque (ou Partida)

Mensagem por SCarrilho »

Os dois fios em um terminal só não tem problema contanto que o terminal aguente a amperagem de demanda e aparentemente o teu está certo ou teria indícios de derretimento ou teria ficado preto mesmo.

O fio de aterramento é mais grosso, acho que quem fez o serviço no teu carro deve ter achado muito fio o fino do positivo e resolveu dobrar o diâmetro

Pra você ter ideia, esse aqui é o meu antes de fazer a retífica no motor... eu não mudei nada, só limpei tudo porque estava um nojo.

O motor gira normal



Imagem



Já que comprou esse EURO eu o usaria até dar defeito mas levaria o outro em um eletricista pra deixar de reserva.


e também tem isso né, arranque pesado pode ser a ignição com ponto errado.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Motor de Arranque (ou Partida)

Mensagem por bleidao »

Cuidado com esse motor de partida da marca EURO.

Eles têm uma durabilidade bastante baixa.

Para cuidar dele e fazer com que não estrague prematuramente, nunca o force demais (quando o carro não quer pegar) e em qualquer situação que você perceber que a bateria está arriando, nem tente dar a partida.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Motor de Arranque (ou Partida)

Mensagem por João Victor AP »

Katriel escreveu:Mano,
São 2 fios mesmo (dei uma olhada lá) um grosso e um um pouco mais fino.
Irei fazer esse trampo no domingo.

e na parte do motor de arranque, Já vi comentários que é bom e ruim...
Mas como você conseguiu definir melhor essa peça da EURO,
Futuramente tentarei achar algum outro original.
Mas é porque por agora to meio sem grana pra gastar.
Trabalho com mecânica... mas as vezes faço alguns serviços de elétrica.
Já presenciei na oficina onde trabalho arranques EURO para AP, eles não tem peças de reposição. O eletricista que estava mexendo tentou colocar um porta-escovas paralelo para arranques de um Bosch para Motor AP, mas é muito diferente... todas as peças dos arranques EURO são diferentes dos arranques BOSCH e WAPSA.
Katriel
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 11 Mar 2016, 08:45
Carro: Breve...

Re: Motor de Arranque (ou Partida)

Mensagem por Katriel »

Fala rapeize,
valeus os conselhos...
Consegui resolver e coloquei o motor de arranque (original) pra revisar e acertar o que tiver de acertar pra colocar de volta...
O da euro até que ta me servindo bem
Mas aquilo né, pela marca tem muita relamação pela duração mesmo (como citaram acima)
Mas vou ficar de olho.
Resolvido.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Motor de Arranque (ou Partida)

Mensagem por Rodox »

Maravilha! :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Motor de Arranque (ou Partida)

Mensagem por João Victor AP »

Katriel escreveu:Fala rapeize,
valeus os conselhos...
Consegui resolver e coloquei o motor de arranque (original) pra revisar e acertar o que tiver de acertar pra colocar de volta...
O da euro até que ta me servindo bem
Mas aquilo né, pela marca tem muita relamação pela duração mesmo (como citaram acima)
Mas vou ficar de olho.
Resolvido.
Arranque original é sempre a melhor opção... mantenha ele :good: !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Motor de Arranque (ou Partida)

Mensagem por bleidao »

Isso aí! Original sempre!
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”