Lampada do Interruptor do Farol não acende

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Hudsonmatos1985
Membro
Membro
Mensagens: 101
Registrado em: 18 Out 2016, 12:37
Carro: Voyage 93 1.6AP

Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por Hudsonmatos1985 »

Boa tarde CDGQ!

Voyage CL 93 1.6 AP
Identifiquei que a lampada do interruptor do farol deixou de acender quando ligo a chave do carro. Procurei no manual e não achei qual seria (e se há) fusível para isso. Substitui a lampada por uma nova e continua sem acender.
Podem me auxiliar a identificar este problema?

Outro problema que tenho ´é que a luz indicadora de farol alto não acende (já comprei assim) e gostaria de reparar isso. Ainda não olhei a malha elétrica, mas como vi estilhaços de lampadas dentro do painel, imagino que tenha queimado. Qual a lampada correta para substituir? Tenho receio de comprar um led pingo e após instalar ficar forte demais.
Jesus é o nosso Rei!
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por SCarrilho »

Meu carro tem painel satélite e desde que comprei não acendia essa lâmpada de dentro do interruptor e eu nem sabia que tinha lâmpada ali, quando descobri eu abri o interruptor e vi que estava queimada, pelo menos no satélite não tem nenhum fusível nem nada... aí troquei por um led azul pequeno (não lembro o resistor que eu usei mas na época eu fiz a conta para descobrir) e voltou a funcionar.

Com relação a luz do farol alto a minha também não acendia e depois que dei uma limpeza no painel e refiz umas trilhas da malha ela voltou a acender, o led em si eu acho muito difícil queimar, pode ser trilha rompida como o meu e você só vai saber abrindo o painel e testando o led.

Se colocar um led pingo vai ser como se tivesse um farol alto na tua cara ali saindo do painel hehe
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por bleidao »

Estranho essa lâmpada não estar acendendo, pois ela é ligada no pós chave. Se não está chegando corrente, nem os farois acendem.
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por SCarrilho »

bleidao escreveu:Estranho essa lâmpada não estar acendendo, pois ela é ligada no pós chave. Se não está chegando corrente, nem os farois acendem.
Pelo que entendi é a lâmpada dentro do interruptor, essa aí quando queima não influencia em nada os faróis acenderem.
Avatar do usuário
Hudsonmatos1985
Membro
Membro
Mensagens: 101
Registrado em: 18 Out 2016, 12:37
Carro: Voyage 93 1.6AP

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por Hudsonmatos1985 »

SCarrilho escreveu:
bleidao escreveu:Estranho essa lâmpada não estar acendendo, pois ela é ligada no pós chave. Se não está chegando corrente, nem os farois acendem.
Pelo que entendi é a lâmpada dentro do interruptor, essa aí quando queima não influencia em nada os faróis acenderem.
Exato é a lampada interna do interruptor.
Faróis funcionam normal (estacionamento, baixo e alto).
Queria conhecer o esquema elétrico deste circuito para entender onde pode está a falha.
Já procurei nos tutoriais de elétrica, mas não encontrei neste nível de detalhe.
Jesus é o nosso Rei!
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por SCarrilho »

Hudsonmatos1985 escreveu:
SCarrilho escreveu:
bleidao escreveu:Estranho essa lâmpada não estar acendendo, pois ela é ligada no pós chave. Se não está chegando corrente, nem os farois acendem.
Pelo que entendi é a lâmpada dentro do interruptor, essa aí quando queima não influencia em nada os faróis acenderem.
Exato é a lampada interna do interruptor.
Faróis funcionam normal (estacionamento, baixo e alto).
Queria conhecer o esquema elétrico deste circuito para entender onde pode está a falha.
Já procurei nos tutoriais de elétrica, mas não encontrei neste nível de detalhe.

Então é 90% de chances de ser a lâmpada queimada, ou você abre o interruptor e substitui a lâmpada ou troca o interruptor por completo. Não conheço o interruptor do CL mas do satélite é meio enjoadinho de abrir, ainda mais plástico velho e ressecado.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por bleidao »

Desculpe o equivoco. Testou se a lâmpada não está queimada?
Avatar do usuário
Hudsonmatos1985
Membro
Membro
Mensagens: 101
Registrado em: 18 Out 2016, 12:37
Carro: Voyage 93 1.6AP

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por Hudsonmatos1985 »

bleidao escreveu:Desculpe o equivoco. Testou se a lâmpada não está queimada?
boa tarde,

Testei sim. (testei no lugar da lampada do cinzeiro e do painel de ventilação e funcionou normal)
Jesus é o nosso Rei!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por João Victor AP »

Hudsonmatos1985 escreveu:Boa tarde CDGQ!

Voyage CL 93 1.6 AP
Identifiquei que a lampada do interruptor do farol deixou de acender quando ligo a chave do carro. Procurei no manual e não achei qual seria (e se há) fusível para isso. Substitui a lampada por uma nova e continua sem acender.
Podem me auxiliar a identificar este problema?

Outro problema que tenho ´é que a luz indicadora de farol alto não acende (já comprei assim) e gostaria de reparar isso. Ainda não olhei a malha elétrica, mas como vi estilhaços de lampadas dentro do painel, imagino que tenha queimado. Qual a lampada correta para substituir? Tenho receio de comprar um led pingo e após instalar ficar forte demais.
Sobre a lâmpada do farol não acender, pode ser problema no encaixe da lâmpada, ou algum mal-contato.

A lâmpada indicadora de farol alto é um led difuso azul. Você encontra esses led's em lojas de eletrônicos.
Veja uma imagem abaixo desse tipo de led.
Imagem
Avatar do usuário
Hudsonmatos1985
Membro
Membro
Mensagens: 101
Registrado em: 18 Out 2016, 12:37
Carro: Voyage 93 1.6AP

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por Hudsonmatos1985 »

Boa tarde Galera,

Nesse final de semana consegui resolver (contornar) as 02 situações:

- Indicador de farol alto: O problema estava na malha do painel com corte no circuito do aterramento. Soldei um fio na malha e liguei diretamente no terminal do meio do estabilizador de tensão. A lampada estava boa e o problema foi resolvido. Só fiquei curioso, pois se o único aterramento de todo o painel estava rompido... então como os outros sistemas funcionavam? Ou os outros sistemas tinham 12V no painel e recebiam o pulso negativo?

- Lampada do interruptor do farol: Este não procurei o defeito, pois já estava cansado de ter trabalhado a tarde toda numa posição incomoda..... e acabei ligando o positivo pós-chave do interruptor no fio da lampada.
Tudo voltou a normalidade....
Jesus é o nosso Rei!
Avatar do usuário
Hudsonmatos1985
Membro
Membro
Mensagens: 101
Registrado em: 18 Out 2016, 12:37
Carro: Voyage 93 1.6AP

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por Hudsonmatos1985 »

Outra situação que está ocorrendo é:

Lampada do acendedor de cigarros:
Quando ligo os faróis a lampada acende. Quando ligo a chave a lampada acende. Mas quando ligo a chave e os faróis juntos a lampada apaga.
Jesus é o nosso Rei!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por João Victor AP »

Hudsonmatos1985 escreveu:Outra situação que está ocorrendo é:

Lampada do acendedor de cigarros:
Quando ligo os faróis a lampada acende. Quando ligo a chave a lampada acende. Mas quando ligo a chave e os faróis juntos a lampada apaga.
Ué, que estranho !
O correto é ela permanecer acesa.
Tem algum problema na fiação.
Avatar do usuário
Hudsonmatos1985
Membro
Membro
Mensagens: 101
Registrado em: 18 Out 2016, 12:37
Carro: Voyage 93 1.6AP

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por Hudsonmatos1985 »

João Victor AP escreveu:
Hudsonmatos1985 escreveu:Outra situação que está ocorrendo é:

Lampada do acendedor de cigarros:
Quando ligo os faróis a lampada acende. Quando ligo a chave a lampada acende. Mas quando ligo a chave e os faróis juntos a lampada apaga.
Ué, que estranho !
O correto é ela permanecer acesa.
Tem algum problema na fiação.
Boa tarde,
Ontem, testando as fiações descobri que a lampada do acendedor de cigarros está possivelmente com polos invertidos, ou polos do próprio acendedor de cigarros. Descobri que não está apagando, simplesmente está funcionando em função contraria ao reostato.
quando diminuo a iluminação do painel, a iluminação do acendedor de cigarros aumenta e vice-versa.
Alguém tem noção do que pode ser?
Jesus é o nosso Rei!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por João Victor AP »

Hudsonmatos1985 escreveu:Boa tarde,
Ontem, testando as fiações descobri que a lampada do acendedor de cigarros está possivelmente com polos invertidos, ou polos do próprio acendedor de cigarros. Descobri que não está apagando, simplesmente está funcionando em função contraria ao reostato.
quando diminuo a iluminação do painel, a iluminação do acendedor de cigarros aumenta e vice-versa.
Alguém tem noção do que pode ser?
Então o fio responsável pela iluminação do acendedor de cigarros está ligado no terminal 58S do botão do farol.
A ligação está errada, pois, o fio que sai do 58S deveria ir para a iluminação do painel.
Avatar do usuário
Hudsonmatos1985
Membro
Membro
Mensagens: 101
Registrado em: 18 Out 2016, 12:37
Carro: Voyage 93 1.6AP

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por Hudsonmatos1985 »

João Victor AP escreveu:
Hudsonmatos1985 escreveu:Boa tarde,
Ontem, testando as fiações descobri que a lampada do acendedor de cigarros está possivelmente com polos invertidos, ou polos do próprio acendedor de cigarros. Descobri que não está apagando, simplesmente está funcionando em função contraria ao reostato.
quando diminuo a iluminação do painel, a iluminação do acendedor de cigarros aumenta e vice-versa.
Alguém tem noção do que pode ser?
Então o fio responsável pela iluminação do acendedor de cigarros está ligado no terminal 58S do botão do farol.
A ligação está errada, pois, o fio que sai do 58S deveria ir para a iluminação do painel.

Boa tarde,

Descobri o ocorrido!
por algum motivo o positivo da lampada estava entrado em contato com o positivo do acendedor de cigarros. quando ligava a chave ele acendia! quando ligava o farol essa lampada apagava e quando girava o reostato diminuindo a iluminação do painel esta lampada voltava a acender por causa da diferença de tensão...
Tirei o console, organizei a fiação e encaixei do modo correto!
Mais um problema resolvido
Jesus é o nosso Rei!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por João Victor AP »

Hudsonmatos1985 escreveu:Boa tarde,

Descobri o ocorrido!
por algum motivo o positivo da lampada estava entrado em contato com o positivo do acendedor de cigarros. quando ligava a chave ele acendia! quando ligava o farol essa lampada apagava e quando girava o reostato diminuindo a iluminação do painel esta lampada voltava a acender por causa da diferença de tensão...
Tirei o console, organizei a fiação e encaixei do modo correto!
Mais um problema resolvido
Eita :OO :O
Que doideira hein KKKK

Bom que o problema foi resolvido :good:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por bleidao »

Nada como um empenho e disposição para colocar a mão na massa kkk
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Nada como um empenho e disposição para colocar a mão na massa kkk
Isso aí :good:
RichardAP95
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Jun 2019, 13:40
Carro: Gol CL 95 AP 1.6

Re: Lampada do Interruptor do Farol não acende

Mensagem por RichardAP95 »

A lâmpada indicadora de farol alto é um led difuso azul. Você encontra esses led's em lojas de eletrônicos.
Veja uma imagem abaixo desse tipo de led.
Imagem[/quote]


Alguém sabe me dizer que tipo de lampada é essa q vai atras do interruptor do farol? (voltagem e especificação)

Valew rapaziada!
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”