Luz do alternador não acende

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
zero.cpt
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Fev 2017, 15:59
Carro: CLi 1.6 1996

Luz do alternador não acende

Mensagem por zero.cpt »

Fala galera, beleza aí?

Estou com um problema na luz de bateria (alternador) do Golzinho. A um bom tempo atrás fiz a besteira de deixar a vareta de óleo solta e o motor tomou aquele belo banho de óleo (inclusive o alternador). O problema aconteceu pela primeira vez nesse dia. Não mexi em nada e depois voltou a normal. "O óleo secou e ficou tudo de boa", pensei. Um depois aconteceu de novo. Fui na auto-elétrica. Cheguei lá, a maledita ligou. O cara me disse que era mau contato na lâmpada do painel. Beleza, ele mexeu no soquete, deu uma apertada e boa, não deu mais problema. Na semana passada achei um painel bacana com RPM e tal e resolvi comprar e colocar no goleta. Tudo funcionou perfeitamente, mas essa semana voltou o problema, porém só de manhã acontece. Ontem vim trampar mesmo com o carro "a pilha". Cheguei desliguei o motor, bati meia-chave ligou a luz. Liguei e deixei carregando um tempo. Na hora de ir embora, tudo normal também. Hoje de manhã fui dar partida e nada da luz. Dei voltas com o carro parando e ligando pra ver se voltava e nada. Fui pra casa, peguei o multimetro e medi a bateria com o carro funcionando. 12V, não estava carregando. Aí resolvi desmontar o painel pra ver. Antes que pudesse tirar o painel resolvi bater a chave de novo e a luz acendeu. Mexi no chicote pra ver se era mau contato e nada, ela permaneceu acesa. Vim trabalhar e tudo normal, inclusive tenho um voltímetro no carro e permaneceu sem alterações. Peço a opinião dos amigos: alternador ou mau contato no chicote/lâmpada do painel? Agradeço aos que leram até aqui.

Abraço.
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: Luz do alternador não acende

Mensagem por Bill »

Amigo, vc checou o regulador de voltagem ???
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
zero.cpt
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Fev 2017, 15:59
Carro: CLi 1.6 1996

Re: Luz do alternador não acende

Mensagem por zero.cpt »

Bill escreveu:Amigo, vc checou o regulador de voltagem ???
Ainda não, mestre. Há algum modo "caseiro" de se fazer isso? É aquela peça retangular que tem um fio, certo? Aliás, me lembrei, há um corte no fio, que fechei com fita isolante. Pode ser ele o vilão da história?

[EDIT]

Tirei umas fotos. Dá pra ver na imagem o fio que eu passei fita isolante. Tá feio porque fiz na pressa de sair. Só cortou a capa, o fio parecia intacto.

Imagem

Mas vejam que há uma espécie de "arame" indo de um lado ao outro do conector. Eu já tinha visto ele, mas nunca parei pra pensar.

Imagem

Imagem

Procurei fotos de alternadores montados na internet e não achei nada parecido. Alguém já viu isso ou é alguma gambiarra?
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: Luz do alternador não acende

Mensagem por Bill »

Então, o regulador aparece bem na segunda foto, é preso por dois parafusos nas pontas .....
Tá escrito bosch nele em branco .....
Tira ele fora e veja se as escovas ( Carvões) estão ainda compridos ......
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
zero.cpt
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Fev 2017, 15:59
Carro: CLi 1.6 1996

Re: Luz do alternador não acende

Mensagem por zero.cpt »

Bill escreveu:Então, o regulador aparece bem na segunda foto, é preso por dois parafusos nas pontas .....
Tá escrito bosch nele em branco .....
Tira ele fora e veja se as escovas ( Carvões) estão ainda compridos ......
Fala Bill,

Rapaz, ainda não tirei regulador pra ver mas acho que descobri. O problema parece ser mesmo naquele arame das fotos. O que parece é quele sai de um lado e fecha no último conector que é o fio da lâmpada. Eu mexi nele, deixei bem preso e sem encostar em nada e o problema não aconteceu mais, desde sexta. Mas ainda não tenho certeza se é isso mesmo. Como eu disse, andei vendo fotos de outros alternadores e nenhum tem nada parecido. Se os amigos que já viram puderem opinar eu agradeço.

Abraço.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Luz do alternador não acende

Mensagem por bleidao »

Utilize solda no fio e isole-o.
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”