[DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
williamcar
Membro
Membro
Mensagens: 222
Registrado em: 28 Mar 2010, 10:36
Carro: Gol GL 1.6
Localização: São Paulo

[DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por williamcar »

Gostaria de saber se é possível adaptar direção Elétrica na Golzera?
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mar 2013, 01:19
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por Andre Reis »

É possível sim, mas falta alguem corajoso pra fazer isso. O pessoal que têm gol já prefere pular direto pra colocar uma hidraulica mesmo, porque é mais fácil e original, mas ai pela internet já li de gente que colou em Jeep, Toyota Bandeirantes, carros que não têm a opção da direção hidraulica. Acho que futuramente esse tipo de adaptação vai ser mais comum, principalmente porque os ganhos da direção elétrica são bem maiores.
Avatar do usuário
williamcar
Membro
Membro
Mensagens: 222
Registrado em: 28 Mar 2010, 10:36
Carro: Gol GL 1.6
Localização: São Paulo

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por williamcar »

Eu li que a direção elétrica é melhor devido ao consumo de combustível já que a hidráulica acaba consumindo devido a polia a bomba hidráulica.
Avatar do usuário
Pagliarelli
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 04 Mai 2014, 12:06
Carro: Gol CL 1.6 1988

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por Pagliarelli »

Esses dias estava conversando sobre o assunto com um camarada, tendo em vista o fato de estar querendo um conforto pro meu quadrado. Ele estava me falando que tem um amarada dele que colocou em um fusca direção elétrica do nissan march, e que conversando com esse sujeito ele disse que daria pra colocar no quadrado também. Estou bem pensativo quanto ao assunto.
Imagem
Avatar do usuário
Vavah14
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 402
Registrado em: 06 Mai 2014, 22:54
Carro: Gol CHT 91 Branco

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por Vavah14 »

O tópico está parado mas procuro informações sobre a direção eletrica, alguem sabe passar alguma informação?
Projeto Wire Tuck CHT - Preparação e Injeção Eletronica!

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=34543
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por bleidao »

Opa... acompanhando.
Avatar do usuário
Vavah14
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 402
Registrado em: 06 Mai 2014, 22:54
Carro: Gol CHT 91 Branco

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por Vavah14 »

bleidao escreveu:Opa... acompanhando.
Opa companheiro.. ó nois aki em mais um tópico rsrsr.

Viu.. tava pesquisando sobre Direção Elétrica e o conjunto fica todo na coluna de direção é a barra o modulo e o motor... deixando assim de usar reserv, oleo, ligação com a polia do vira, mangueira... nada... tudo engloba na coluna mesmo... Quanto a sugestão do parceiro em cima que comento do Nissan March que adapto o fusca.. a coluna completa seminova acha por R$700... preciso so confirmar com o preparador aki pra v c ele encara o trampo... fora que o Wire Tuck meu vai fica mais clean ainda... a DH não vai rouba desempenho e consumo... vamu v.. preciso de mais sugestões.
Projeto Wire Tuck CHT - Preparação e Injeção Eletronica!

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=34543
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por bleidao »

Mas fico pensando no sistema que acionará as ponteiras.
Avatar do usuário
Bruno Ruiz Francisco
Membro
Membro
Mensagens: 157
Registrado em: 15 Set 2014, 20:31
Carro: Gol CL 1.6

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por Bruno Ruiz Francisco »

Eu já pesquisei tbm sobre o assunto, o grande problema é justamente o tanto de adaptações, mas se o Vavah inventar de mexer com isso, em breve teremos um tutorial completo e detalhado kkkkkk
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por bleidao »

Opa... estou apostando nesse tutorial, pois Vavah é disposição!
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por Rodrigo Naressi »

tópico interessante, vejo o pessoal adaptando o do fiat stilo, tem um botão que deixa mais macio para manobras, o grande problema no stilo é que o setor é mecânico e o sistema bem leve dai os motoristas ao manobrar giram o volante com o carro parado e sobrecarrega o setor... no caso do hidráulico não existe sobrecarga na cremalheira pois os pistões fazem o esforço.... com ter isto em mente... tenho interesse na adaptação... acompanhando
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
Vavah14
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 402
Registrado em: 06 Mai 2014, 22:54
Carro: Gol CHT 91 Branco

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por Vavah14 »

Que isso Bruno e Bleidao, aqui eu mais aprendo do que passo aprendizado, claro que a garimpada na internet ajuda bastante, quando o meu motor foi desmontado para fazer e nem pensava em chegar esse nivel de aprendizado, sendo maior em CHT mas nada de mais, só a ousadia, carinho e empenho do meu projeto que ajuda a melhorar mais assim acabei gostando da coisa e se tornando um entusiasta.

Mas quanto a direção, cheguei a ver um video um um Gol quadrado com Direção elétrica... mas não vi mais detalhes pois o cara falou e mostrou pouco, ia fazer outros videos mas era daqueles videos de Facebook que vc v e depois não acha mais onde tava, acabei não salvando nos Favoritos, vo da uma caçada depois. Quanto ao tipo de direção já que vai adaptar seria interessante a eletrica mesmo, como o amigo disse acima o do Nissan MArch sae por uns 700 no ML,

Imagem

Tipo adaptando esse coluna usaria a mesma Caixa e tal... vamos ver se tem mais algum que posso informa agent.. ou vou caçar tbm mais informações... que achar tbm traz aki pra nois
Projeto Wire Tuck CHT - Preparação e Injeção Eletronica!

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=34543
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por Rodrigo Naressi »

cara perfeito este do nissan, o do stilo é bem maior... acredito que a alavanca é alguma regulagem... o ideal seria não alterar nada na barra por segurança tudo depende do comprimento total...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por bleidao »

Interessante essa barra do March!!!

Mais interessante ainda é eu ver que nada mais é do que uma simples adaptação.

Vamos acompanhando. Quero ver no que vai dar.

Lembrando que o meu Gol é 1986 e por incrível que pareça, tem a direção extremamente leve, o diferenciando de todos os outros Gols que já dirigi.
Avatar do usuário
Bruno Ruiz Francisco
Membro
Membro
Mensagens: 157
Registrado em: 15 Set 2014, 20:31
Carro: Gol CL 1.6

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por Bruno Ruiz Francisco »

Tem q ver tbm a parte do acionamento das rodas(acho q é a caixa de direção)
Como seria a adaptação das duas partes, pq a caixa de direção penso q seja mais difícil de adaptar. Ou não?
Paulo Picello
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Jan 2016, 21:40
Carro: Gol S 85

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por Paulo Picello »

Entrei recentemente aqui e busco informações sobre direção elétrica no quadrado até agora não achei nada mas irei pesquisar mais e em breve compartilho novas informações estou verificando adotar coluna e caixa do UP até mais
Avatar do usuário
Daigou
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 07 Set 2014, 20:55
Carro: Gol 1000 1995 CHT

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por Daigou »

Tava pesquisando sobre a coluna da direção do Nissan March e caio de novo nesse tópico. :D
É a terceira ou quarta vez que pesquiso sobre esse assunto.
Bom não sei se essa coluna pode ser adaptada mecanicamente no goleta, pelo que disseram até parece ser fácil e li pela internet que colocaram em uma Kombi (e colocaram a coluna de direção do Stilo em um fusca) PORÉM não achei nada como adaptaram a parte elétrica da direção. :find:
Essas direções elétricas "sentem" quando você quer virar a direção e também monitoram a velocidade para saber o quanto de assistência ela pode aplicar. Procurando no eBay vi módulos que simulam o que a ECU envia para a direção mas infelizmente nenhum que achei era pra coluna de direção do Nissan March.

Nos piores dos casos da pra arrancar a ECU da direção (sim a direção tem uma ECU só pra ela) e criar uma que controle de acordo com a velocidade do goleta. :D
Avatar do usuário
Vavah14
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 402
Registrado em: 06 Mai 2014, 22:54
Carro: Gol CHT 91 Branco

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por Vavah14 »

Olha esse video de uma Direção Elétrica adaptada no quadrado..

https://www.facebook.com/nilton.tatarug ... 234244223/

Esse video ja é com as rodas no chão
Pelo que andei falando com o cara me disse q é coluna do I30, tem que fazer um trampo nela, tem q trocar as pontas do encaixo pra encaixar direito e a fixação também. Acionada por pós-chave, não precisa estar com o carro ligada, falo q fica melhor que hidraulica mas colocou uma chave pois o carro é turbo pra desliga e deixar dura pra não perder a estabilidade

Ele não postou um tutorial, falou em particular comigo, não deu tanto detalhes, diz que foi ele mesmo que fez pois mexe com isso, não sei
Vendo o video da pra sentir que fico muito leve mesmo, oque acham
Projeto Wire Tuck CHT - Preparação e Injeção Eletronica!

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=34543
Avatar do usuário
Daigou
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 07 Set 2014, 20:55
Carro: Gol 1000 1995 CHT

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por Daigou »

Vavah14 escreveu:Olha esse video de uma Direção Elétrica adaptada no quadrado..

https://www.facebook.com/nilton.tatarug ... 234244223/

Esse video ja é com as rodas no chão
Pelo que andei falando com o cara me disse q é coluna do I30, tem que fazer um trampo nela, tem q trocar as pontas do encaixo pra encaixar direito e a fixação também. Acionada por pós-chave, não precisa estar com o carro ligada, falo q fica melhor que hidraulica mas colocou uma chave pois o carro é turbo pra desliga e deixar dura pra não perder a estabilidade

Ele não postou um tutorial, falou em particular comigo, não deu tanto detalhes, diz que foi ele mesmo que fez pois mexe com isso, não sei
Vendo o video da pra sentir que fico muito leve mesmo, oque acham
Não consegui ver o vídeo, deve estar privado. :nop:
Avatar do usuário
Vavah14
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 402
Registrado em: 06 Mai 2014, 22:54
Carro: Gol CHT 91 Branco

Re: [DUVIDA] DIREÇÃO ELÉTRICA ADAPTADA

Mensagem por Vavah14 »

Ta dentro do grupo "Motor AP Turbo" no face, entra no grupo, provavelmente é isso que não deixou tu ver
Projeto Wire Tuck CHT - Preparação e Injeção Eletronica!

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=34543
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”