[RESOLVIDO]Barulho alto de motorzinho na partida
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[RESOLVIDO]Barulho alto de motorzinho na partida
Galera, Me ajuda a identificar esse problema, seguinte...
...As vezes, quando viro a chave faz um barulho "tipo um motorzinho", mas não roda o motor, ai faço o seguinte tiro a chave viro ela ou balanço ela dentro do tambor da chave mesmo ou ainda mexo no volante ai tento virar a chave e funciona o motor de arranque normalmente, como disse é as vezes, mas estou observando que esta ficando mais frequente, não é o arranque já desmontei ele e esta ok, bateria e alternador também estão ok.
Estou desconfiado de ser a chave que esta gasta(realmente e não tenho reserva) e pode não esta dando o contado direito ou ser o próprio tambor da chave, um chaveiro falou que o tambor tem uma especie de escova que fica gasta, mas ele é chaveiro ai fiquei com receio. Estava pensando em fazer um chave e pedir o chaveiro para deixar um pouco mais grossa que a minha, só para testar.
...As vezes, quando viro a chave faz um barulho "tipo um motorzinho", mas não roda o motor, ai faço o seguinte tiro a chave viro ela ou balanço ela dentro do tambor da chave mesmo ou ainda mexo no volante ai tento virar a chave e funciona o motor de arranque normalmente, como disse é as vezes, mas estou observando que esta ficando mais frequente, não é o arranque já desmontei ele e esta ok, bateria e alternador também estão ok.
Estou desconfiado de ser a chave que esta gasta(realmente e não tenho reserva) e pode não esta dando o contado direito ou ser o próprio tambor da chave, um chaveiro falou que o tambor tem uma especie de escova que fica gasta, mas ele é chaveiro ai fiquei com receio. Estava pensando em fazer um chave e pedir o chaveiro para deixar um pouco mais grossa que a minha, só para testar.
Editado pela última vez por Schubert em 24 Fev 2014, 12:26, em um total de 1 vez.
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Re: [AJUDA] Barulho de motorzinho ao tentar dar a partida
Meu esse barulho que vc diz de motorzinho, o meu tb mas no meu é a partida a frio funcionando, n pode ser isso no seu tb? Ql combustivel vc usar?
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Re: [AJUDA] Barulho de motorzinho ao tentar dar a partida
malentachi1,
Ele é a Gasolina e só uso Gasolina comum e sempre nos postos BR, mas não acho que pode ser o combustível, creio que seja algo na parte elétrica especificamente no tambor tipo um mal contato da chave mesmo.
OBS.: o barulho é de motorzinho, mas é auto.
Ele é a Gasolina e só uso Gasolina comum e sempre nos postos BR, mas não acho que pode ser o combustível, creio que seja algo na parte elétrica especificamente no tambor tipo um mal contato da chave mesmo.
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- Rodrigo Naressi
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Re: [AJUDA] Barulho de motorzinho ao tentar dar a partida
olha, até onde eu sei quando gira a chave tu libera corrente para dar a partida, isto aciona o motor do arranque e o bendix ao mesmo tempo... não tem duas linhas a partir do tambor da ignição... parece sintoma do motor de arranque... ou o bendix está travando no avanço ou o solenoide está sem força ou até com contato ruim
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Re: [AJUDA] Barulho de motorzinho ao tentar dar a partida
Rodrigo Naressi, Desculpa a ignorância, mas o que é o bendix? O solenoide que fala é a bobina? Se sim, não tem muito tempo que ela foi trocada nem um ano, e ainda consegue ligar o carro, mesmo com o som ligado sem desligar o som.Rodrigo Naressi escreveu:olha, até onde eu sei quando gira a chave tu libera corrente para dar a partida, isto aciona o motor do arranque e o bendix ao mesmo tempo... não tem duas linhas a partir do tambor da ignição... parece sintoma do motor de arranque... ou o bendix está travando no avanço ou o solenoide está sem força ou até com contato ruim
Obs.: Som é básico só ambiente alto-falantes original, nada além disso.
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Re: [AJUDA] Barulho de motorzinho ao tentar dar a partida
Scub, qnd eu perguntei do combustivel, pq no caso do alcool a maioria dos carro em partida fria, e o meu em especifico faz um barilinho de motor eletrico funcionando qnd dou partida, referente a partida fria funcionando.
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Re: [AJUDA] Barulho de motorzinho ao tentar dar a partida
malentachi1,malentachi1 escreveu:Scub, qnd eu perguntei do combustivel, pq no caso do alcool a maioria dos carro em partida fria, e o meu em especifico faz um barilinho de motor eletrico funcionando qnd dou partida, referente a partida fria funcionando.
Entendi, no caso do seu, o barulho é do motor daquele reservatório que fica ali na frente, tipo o da água do para-brisa, certo? Ainda não tive a oportunidade de andar em um a Álcool. Eu vou ver se consigo fazer uma gravação depois e posto ai para ajudar, só vai demorar um pouco, porque estou de cama devido a um acidente que tive e quebrei a perna, mas assim que estiver ok, faço o vídeo e posto, enquanto isso, vão me questionando ai quem sabe descobrimos antes.
Desde já, agradecido.
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Re: [AJUDA] Barulho de motorzinho ao tentar dar a partida
Rodrigo Naressi escreveu:olha, até onde eu sei quando gira a chave tu libera corrente para dar a partida, isto aciona o motor do arranque e o bendix ao mesmo tempo... não tem duas linhas a partir do tambor da ignição... parece sintoma do motor de arranque... ou o bendix está travando no avanço ou o solenoide está sem força ou até com contato ruim
Rodrigo Naressi,
Estou pesquisando freneticamente aqui na net e agora entendi e acho que pode ser a solenoide que você falou. Acho que o barulho de motorzinho se deve ao fato do motor de arranque girar, mas a solenoide não avançar a engrenagem(Bendix), ai faz o barulho do motorzinho que é o arranque girando livre, top de mais, tomara que seja isso mesmo.
Pelo que pude entender também vai apenas uma alimentação no polo 50 do arranque e dele é derivado para o "automático"(Solenoide) e para o motor em si, se fosse algum problema de mau contato do tambor ou chave o arranque nem iria girar.
Depois vejam esse video: http://www.youtube.com/watch?v=IlVDjEadP00
Vacilei confundindo a solenoide com a Bobina.
Será que fácil trocar esse automático(solenoide)? Já tirei o motor de arranque uma vez são três parafusos até ai eu sei? Alguém ai no fórum já fez isso? Agora que entendi melhor estou com forte convicção que é isso.
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- Rodrigo Naressi
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Re: [AJUDA] Barulho de motorzinho ao tentar dar a partida
exato amigo... quando dá partida manda corrente para um relé que aciona a partida (aciona o motor do arranque e avança o bendix na cremalheira do volante), se ele não avançar por travamento ou com o induzido fraco o motor do arranque gira em falso, quando ocorrer com frequência, bate de leve com o cado de madeira de um martelo (de lado) para tentar soltar e bate arranque, se liberar já tem idéia do defeito....
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Re: [RESOLVIDO]Barulho alto de motorzinho na partida
E ae galera, demorou um pouco, mas depois que a galera ai sitou a possibilidade de ser o bendix, comecei a pesquisar bastante e depois que vi o preço para revisar o motor de arranque decidi fazer o serviço eu mesmo, fiz limpeza de turo, troquei as escovas e o bendix, fitou top, não esta fazendo o barulho mais.
Referente ao barulho, depois de pesquisas e perguntas, ficou claro o seguinte... O induzido(motor) só roda depois que o automatico avança o bendix (engrenagem) na cremalheira do volante, poois depois que ele avança ele fecha um contato para o induzido(motor), então no meu caso se tinha barulho de motorzinho ou de algo raspando significa que o induzido(motor) estava rodando então o automatico estava avançando o bendix, mas o bendix patinava e não rodava a cremalheira do volante do motor, então problema no bendix.
Resumindo quando é um barulho alto de motorzinho ou algo raspando é o Bendix e quando é um barulho tipo "Tec,Tec" ai é o automatico e quando é o automatico nem chega a rodar o induzido(motor).
Segue ai umas fotos do serviço:
Já fora do carro, para tirar são 3 parafusos
2 parafusos de fenda 2 porcas 13 e tira a parte de trás. Estava bem sujo.
Tem que dar leves batidas no ressalto que tem na bobina de campo(parte do meio do motor de arranque) para sair
Na mão é a alavanca do automatico, tem um parafuso com uma porca que segura ela.
Parte de frente do arranque onde é presa na caixa com 3 parafusos. Tinha muita graxa por dentro isso é errado, pois acaba agarrando muita sujeira junto
Parte do meio, bobina de campo, tinha muito pó.
Decidi trocar as escovas também já que estava fazendo o serviço, estavam gastas também
Na direita o bendix novo, manualmente não da para verificar o seu defeito. Descobri que o bendix que estava era aquele que tem uma proteção de plastico entre a mola e a parte da frente ai o vendedor me falou que os mecanicos costuma quebrar a proteção e usar esse mesmo ai ele me deu o certo que não tem a proteção.
Escovas Novas
Serviço de solda que fiz, mais a esquerda da foto são as soldas da bobina de campo, para isolar utilizei fita isolante e tubo termoretratil
Montado de novo. Acabou que esqueci de tirar fotos dele limpinho por dentro. Soprei tudo no compressor caseiro, o induzido eu limpei com querosene, o resto com thiner e para finalizar um pouco de descarbonizante. no contato das escovas lixei com lixa bem fininha limpei entre os contatos com estilete e passei um pano com queroseno
Na frente do bendix tem uma trava, essa trava foi o que me fez mais raiva para tirar, tem que ter um alicate que abre invertido, mesmo assim vai ser difícil, mas não impossível, ele não nasceu ali,rsrs.
As dificuldades mesmo foi essa trava do bendix e na hora de tirar o motor de arranque do carro, pois o movimento da chave para tirar os parafusos é pequeno devido ao escapamento, então tem que ter paciência mesmo e ir tirando devagarzinho e depois de solto o compressor do ar condicionado dificultou um pouco, mas consegui tirar e por.
Bom pessoal é isso,gastei R$32,00 no bendix e R$8,00 nas 4 escovas, só para um mecânico desmontar eles cobram R$70,00 fora as peças e o que eles inventam. Utilizei o video do Tonella abaixo como referencia também, ajudou muito:
https://www.youtube.com/watch?v=klnOCP1CbXw
Bom galera é isso, problema resolvido.
Referente ao barulho, depois de pesquisas e perguntas, ficou claro o seguinte... O induzido(motor) só roda depois que o automatico avança o bendix (engrenagem) na cremalheira do volante, poois depois que ele avança ele fecha um contato para o induzido(motor), então no meu caso se tinha barulho de motorzinho ou de algo raspando significa que o induzido(motor) estava rodando então o automatico estava avançando o bendix, mas o bendix patinava e não rodava a cremalheira do volante do motor, então problema no bendix.
Resumindo quando é um barulho alto de motorzinho ou algo raspando é o Bendix e quando é um barulho tipo "Tec,Tec" ai é o automatico e quando é o automatico nem chega a rodar o induzido(motor).
Segue ai umas fotos do serviço:
Já fora do carro, para tirar são 3 parafusos
2 parafusos de fenda 2 porcas 13 e tira a parte de trás. Estava bem sujo.
Tem que dar leves batidas no ressalto que tem na bobina de campo(parte do meio do motor de arranque) para sair
Na mão é a alavanca do automatico, tem um parafuso com uma porca que segura ela.
Parte de frente do arranque onde é presa na caixa com 3 parafusos. Tinha muita graxa por dentro isso é errado, pois acaba agarrando muita sujeira junto
Parte do meio, bobina de campo, tinha muito pó.
Decidi trocar as escovas também já que estava fazendo o serviço, estavam gastas também
Na direita o bendix novo, manualmente não da para verificar o seu defeito. Descobri que o bendix que estava era aquele que tem uma proteção de plastico entre a mola e a parte da frente ai o vendedor me falou que os mecanicos costuma quebrar a proteção e usar esse mesmo ai ele me deu o certo que não tem a proteção.
Escovas Novas
Serviço de solda que fiz, mais a esquerda da foto são as soldas da bobina de campo, para isolar utilizei fita isolante e tubo termoretratil
Montado de novo. Acabou que esqueci de tirar fotos dele limpinho por dentro. Soprei tudo no compressor caseiro, o induzido eu limpei com querosene, o resto com thiner e para finalizar um pouco de descarbonizante. no contato das escovas lixei com lixa bem fininha limpei entre os contatos com estilete e passei um pano com queroseno
Na frente do bendix tem uma trava, essa trava foi o que me fez mais raiva para tirar, tem que ter um alicate que abre invertido, mesmo assim vai ser difícil, mas não impossível, ele não nasceu ali,rsrs.
As dificuldades mesmo foi essa trava do bendix e na hora de tirar o motor de arranque do carro, pois o movimento da chave para tirar os parafusos é pequeno devido ao escapamento, então tem que ter paciência mesmo e ir tirando devagarzinho e depois de solto o compressor do ar condicionado dificultou um pouco, mas consegui tirar e por.
Bom pessoal é isso,gastei R$32,00 no bendix e R$8,00 nas 4 escovas, só para um mecânico desmontar eles cobram R$70,00 fora as peças e o que eles inventam. Utilizei o video do Tonella abaixo como referencia também, ajudou muito:
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Bom galera é isso, problema resolvido.
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Re: [RESOLVIDO]Barulho alto de motorzinho na partida
é isso ai... pode ocorrer de o cabo entre a bateria e o automatico causar resistência, mas teu caso está resolvido...
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Re: [RESOLVIDO]Barulho alto de motorzinho na partida
Estava acontecendo com mais frequência ai meti a mão na massa, melhor do que ficar em algum lugar ou ter que fazer o bicho pegar no tranco.
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Re: [RESOLVIDO]Barulho alto de motorzinho na partida
ah certamente....
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