Sai ar quente quando a aceleração é maior

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
marciliomoura
Membro
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:51
Carro:
Localização: Belo Horizonte

Sai ar quente quando a aceleração é maior

Mensagem por marciliomoura »

Bom dia pessoal, estou passando por um problema com meu gol que talvez alguém tem conhecimento ou já passou por isso, meu gol é modelo 1000 ano 95 tem ar quente original de fábrica e funciona perfeitamente porém está acontecendo o seguinte, exemplo, o ar pode estar desligado e estou com meio acelerador , sai ar frio normalmente, mas se piso mais forte no acelerador de 2ª ou 3ª marcha automáticamente o ar sai quente dando a impressão de ter ligado o ar quente, folgo o pé do acelerador e o ar volta a sair frio, muido doido, com isso tenho que mater as saidas de ar todas fechadas, alguem já viu isso acontecer ?
Avatar do usuário
baiak
Membro
Membro
Mensagens: 111
Registrado em: 06 Jul 2010, 17:03
Carro:
Localização: Paranaguá-Pr

Mensagem por baiak »

Verifique a válvula que aciona o ar quente,ela pode ter travado em estágio aberto e a água quente pode estar circulando direto pelo painel do carro fazendo com que sempre que vc acelere mais a agua esquente mais e saia ar quente.
GOL CL 89 AP 1.6
AZUL
marciliomoura
Membro
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:51
Carro:
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por marciliomoura »

Valeu pela dica baiak, não tinha a mínima idéia de como começar a pesquisar sobre o problema, eu achava que o ar quente era produzido através de alguma resistência mas sem agua hehehe, outra dúvida, essa válvula fica dentro do painel do carro ?
Avatar do usuário
baiak
Membro
Membro
Mensagens: 111
Registrado em: 06 Jul 2010, 17:03
Carro:
Localização: Paranaguá-Pr

Mensagem por baiak »

marciliomoura escreveu:Valeu pela dica baiak, não tinha a mínima idéia de como começar a pesquisar sobre o problema, eu achava que o ar quente era produzido através de alguma resistência mas sem agua hehehe, outra dúvida, essa válvula fica dentro do painel do carro ?
Procura na parte traseira do motor umas mangueiras de borracha preta que vai pra dentro do carro e plugam na caixa do ar ali embaixo do painel do carro,aew ali por tras do motor mesmo deve ter uma peça que vai plugada num cano que fica pelo lado direito do motor,por onde passa a agua do radiador,e do outro lado dessa peça sai outra mangueira que vai pra dentro do carro,essa peça sería a tal válvula do ar quente,acredito que assim como no meu carro,o seu tbm seja acionamento a vácuo,aew terá mais uma mangueirinha fina ligada a ela,solte as abraçadeiras dessa valvula e veja como esta o estado dela,se não ta travada com muita sujeira dentro dela.


Espero que ajude...flw

O meu está desativado o ar quente porque meu radiadorzinho do ar foi pro espaço,mas já estou providenciando outro rsss...
GOL CL 89 AP 1.6
AZUL
Avatar do usuário
baiak
Membro
Membro
Mensagens: 111
Registrado em: 06 Jul 2010, 17:03
Carro:
Localização: Paranaguá-Pr

Mensagem por baiak »

para fazer um teste mais preciso,voce pode também ir numa loja de peças e pedir uma mangueira pra isolar a valvula do ar quente do seu carro,diz pra ele que ela sai do cano que passa agua do radiador e vai para a parte do cabeçote do motor,aew voce tira as partes da mangueira que eram plugadas na valvula do ar quente e instala essa mangueira que vc comprar,não tem segredo é plug and play,aew vc recoloca agua no radiador neh pois vai vazar agua quando vc tirar a valvula =),aew vc liga a válvula do ar quente apenas pela mangueirinha fininha que sería do vácuo e que faz o acionamento da valvula,deixa o botão do ar na posição ar frio,liga o carro e ve se a valvula fica fechada,aew vai lah e coloca em posição ar quente aew vai lah na frente do carro e ve se a válvula abriu =D...


espero que tenha entendido pois tentei explicar da melhor maneira que me veio na mente :amd:
GOL CL 89 AP 1.6
AZUL
marciliomoura
Membro
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:51
Carro:
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por marciliomoura »

Valeu baiak show de bola, vou segui suas orientações, depois te informo o que rolou .
Avatar do usuário
baiak
Membro
Membro
Mensagens: 111
Registrado em: 06 Jul 2010, 17:03
Carro:
Localização: Paranaguá-Pr

Mensagem por baiak »

marciliomoura escreveu:Valeu baiak show de bola, vou segui suas orientações, depois te informo o que rolou .
Ok,aguardo novidades por aki rss...
GOL CL 89 AP 1.6
AZUL
marciliomoura
Membro
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:51
Carro:
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por marciliomoura »

Boa tarde baiak, sua explicação foi perfeita, dei uma olhada lá e consegui achar a válvula, agora ela tem um diferencial da sua, ao invés de ser a vácuo ela tem um cabo, indo na direção do pedal da embreagem , mais acima um pouco, não é cabo de aço igual do acelerador, é um cabo normal, muda alguma coisa para verificação ?
marciliomoura
Membro
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:51
Carro:
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por marciliomoura »

baiak, olhei lá , esse cabo vai direto no painel de instrumentos no botão que aciona o ar quente, essa mangueira a vacuo que não achei na válvula. ela conecta na valvula e conecta onde na outra ponta ?[/url]
Avatar do usuário
baiak
Membro
Membro
Mensagens: 111
Registrado em: 06 Jul 2010, 17:03
Carro:
Localização: Paranaguá-Pr

Mensagem por baiak »

marciliomoura escreveu:baiak, olhei lá , esse cabo vai direto no painel de instrumentos no botão que aciona o ar quente, essa mangueira a vacuo que não achei na válvula. ela conecta na valvula e conecta onde na outra ponta ?[/url]
Então,é o seguinte,no meu caso como o acionamento é a vácuo,essa mangueirinha fina do vácuo vai ligada uma ponta na valvula e a outra vai no painel de instrumentos,onde tem o botão de acionar o ar,mas no seu caso como vc disse parece ser acionamento a cabo mesmo,daew não vai ter essa mangueirinha,apenas as mangueiras de borracha de cerca de meia polegada que é por onde circula a agua pela valvula...Verifique se nesse cabo que vc disse não esta arrebentado,e se a valvula não esta travada...Se possivel tirar algumas fotos dessa válvula e desse cabo que vc disse passar perto dod pedal da embreagem ficaria mais facil pra eu poder dizer mais alguma coisa que possa ajudar,mas a principio sería isso que lhe disse.... :y:
GOL CL 89 AP 1.6
AZUL
marciliomoura
Membro
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:51
Carro:
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por marciliomoura »

Boa tarde baiak, neste final de semana vou retirar a valvula pra verificar a mesma, estou sem tempo, mas você me deu uma ídeia, o cabo que vc pediu para verificar, o que vai para o painel esta ok, tanto é que o controle funciona quando ligo e desligo o ar, eu estou achando que a pressão da agua está fazendo com que haja passagem de agua pela valvula mesmo estando no ponto fechado, será que pode ser isso ? Tipo, a trava dela cansou sei lá.
Avatar do usuário
baiak
Membro
Membro
Mensagens: 111
Registrado em: 06 Jul 2010, 17:03
Carro:
Localização: Paranaguá-Pr

Mensagem por baiak »

marciliomoura escreveu:Boa tarde baiak, neste final de semana vou retirar a valvula pra verificar a mesma, estou sem tempo, mas você me deu uma ídeia, o cabo que vc pediu para verificar, o que vai para o painel esta ok, tanto é que o controle funciona quando ligo e desligo o ar, eu estou achando que a pressão da agua está fazendo com que haja passagem de agua pela valvula mesmo estando no ponto fechado, será que pode ser isso ? Tipo, a trava dela cansou sei lá.
no caso do seu como parece ser com cabo e não a vácuo,pode ser que essa sua valvula seja um pokinho diferente da minha aqui,quando retirar ela,verifique então se não existe nenhum tipo de mola,algum tipo de sistema que esteja interfirindo no retorno da valvula para o estágio fechado...qualquer duvida estarei a disposição...
GOL CL 89 AP 1.6
AZUL
Avatar do usuário
rg67
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Set 2014, 02:22
Carro: Parati CL 1.8 1992
Localização: Porto Alegre

Re: Sai ar quente quando a aceleração é maior

Mensagem por rg67 »

Minha Parati estava com os mesmos sintomas.Depois de ler o topico resolvi dar uma olhada nas mangueiras fininhas e constatei que duas delas estavam desconectadas,uma fininha do vacuo e outra da valvula.Conectei ambas e voltou a vir o ar fresco,porem qdo acelera forte da fuga,ou seja passagem de ar quente e depois volta a ficar frio :badbad: .abçs
Por todos os roteiros da minha vida a Volkswagem sempre esteve presente Imagem
Avatar do usuário
rg67
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Set 2014, 02:22
Carro: Parati CL 1.8 1992
Localização: Porto Alegre

Re: Sai ar quente quando a aceleração é maior

Mensagem por rg67 »

Testei a valvula e não esta fechando.Comprei outra nova :arrow: :idea:
Por todos os roteiros da minha vida a Volkswagem sempre esteve presente Imagem
Avatar do usuário
rg67
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Set 2014, 02:22
Carro: Parati CL 1.8 1992
Localização: Porto Alegre

Re: Sai ar quente quando a aceleração é maior

Mensagem por rg67 »

Comprei a valvula do ar quente,eu mesmo troquei com ela fria.Muito fácil a troca da mesma.Bem amigos,a passagem ou fuga de ar quente que ocorria quando esticava a 2 e 3 marchas enfim foi solucionada.A Parati esta como se fosse zero KM,nada para fazer.Enfim depois de 5 anos consegui deixar novinha e 100% original.AP 1.8 na veia :arrow: :lol: :bb:
Por todos os roteiros da minha vida a Volkswagem sempre esteve presente Imagem
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Sai ar quente quando a aceleração é maior

Mensagem por João Victor AP »

marciliomoura escreveu:Bom dia pessoal, estou passando por um problema com meu gol que talvez alguém tem conhecimento ou já passou por isso, meu gol é modelo 1000 ano 95 tem ar quente original de fábrica e funciona perfeitamente porém está acontecendo o seguinte, exemplo, o ar pode estar desligado e estou com meio acelerador , sai ar frio normalmente, mas se piso mais forte no acelerador de 2ª ou 3ª marcha automáticamente o ar sai quente dando a impressão de ter ligado o ar quente, folgo o pé do acelerador e o ar volta a sair frio, muido doido, com isso tenho que mater as saidas de ar todas fechadas, alguem já viu isso acontecer ?
Pelo que parece, a portinhola do ar quente não está fechando corretamente.
Ela não está fechando a passagem de água, que vem do motor, e vai para o sistema de ventilação.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Sai ar quente quando a aceleração é maior

Mensagem por bleidao »

Imagem
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”