Troca de Motor

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
zezinho93
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Mar 2019, 11:27
Carro: gol cl 93/94 branco

Troca de Motor

Mensagem por zezinho93 »

Eai galera blz, tenho uma duvida
Quero trocar o motor do meu gol, é um CHT 1.6 e vou mudar pra AP 1.6 com IE 4 bicos
Ja li em varios topicos e nao tive a resposta que queria... Qto a caixa de marcha posso manter a mesma do cht ou teria que troca-la tbm?
A caixa seca sei que terei de trocar, mas qto a caixa de marchas?
Avatar do usuário
CwbCasagrande
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 27 Ago 2018, 14:01
Carro: GOL CL 1992 CHT 1.6

Re: Troca de Motor

Mensagem por CwbCasagrande »

Eu também sou dono de um CHT 1.6 e comprei um motor AP 1.8 . Estou prestes a instalar mas vou fazer uns ajustes no motor e pintar o meu cofre.

você vai ter que trocar, homocinéticas, caixa, alternador, carburador (caso fosse carburado), etc...

agregado radiador do CHT sao os msm
Editado pela última vez por CwbCasagrande em 28 Mar 2019, 12:35, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca de Motor

Mensagem por bleidao »

zezinho93 escreveu:Eai galera blz, tenho uma duvida
Quero trocar o motor do meu gol, é um CHT 1.6 e vou mudar pra AP 1.6 com IE 4 bicos
Ja li em varios topicos e nao tive a resposta que queria... Qto a caixa de marcha posso manter a mesma do cht ou teria que troca-la tbm?
A caixa seca sei que terei de trocar, mas qto a caixa de marchas?
Eu não faria essa troca.

Mas a caixa de marchas pode manter sim. Você só vai precisar trocar a capa seca dela, pois é a única coisa que diferencia a caixa do CHT para o AP.
zezinho93
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Mar 2019, 11:27
Carro: gol cl 93/94 branco

Re: Troca de Motor

Mensagem por zezinho93 »

Aaah sim, agora vou poder fazer a troca mais tranquilo
Nao que o CHT seja ruim, mas meu motor ta esquentando demais e tem q ta soltando na banguela pra resfriar, e sem falar q ja ta ficando dificil achar peças... Ja com o AP vou poder sair viajar sem ter mtos problemas com peças e consumo, sem falar na direção hidráulica
Mas agradeço pelas respostas, boa tarde
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca de Motor

Mensagem por bleidao »

Mano... a junta pode estar queimada. Seria algo extremamente fácil de resolver.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca de Motor

Mensagem por bleidao »

Se esse for o problema, te adianto que o motor AP é o maior queimador de junta que já vi kkkkkkkkkkkkkkkk
zezinho93
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Mar 2019, 11:27
Carro: gol cl 93/94 branco

Re: Troca de Motor

Mensagem por zezinho93 »

Pois é hahaha eu bati o carter e quebrou a bomba de oleo e travou o vira, ai ja fiz todas as juntas, troquei bomba dagua e fiz td certinho, antes disso acontecer ja estava assim, creio eu q possa ser o radiador entupido
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de Motor

Mensagem por Rodox »

O segredo pra não queimar junta é não neguigenciar a manutenção do sistema de arrefecimento, essa dica vale não somente para motores AP mas pra qualquer motor. O meu carro mesmo quando era do meu pai queimou a junta algumas vezes porque faltou água no motor... se meu pai tivesse o hábito de checar o nível da água pelo meno uma vez por semana ou antes de pegar estrada não teria queimado a junta.

Outra dica é ficar sempre atento ao ponteiro da temperatura do motor... principalmente nas subidas fortes ou quando se está andando em altas velocidades. Pois se o ponteiro passar do meio se deve aliviar o pé, senão a junta de cabeçote queima mesmo...

Estou com o meu Gol 1990 1.8AP desde 2008, comprei do meu pai... ele por sua vez comprou ele em 1997, ou seja este carro está na família a 22 anos. Desde que comprei este carro devido a ter o hábito de checar o nível da água conforme o acima explicado nunca tive problemas de superaquecimento ou queima de junta de cabeçote.

Previnir é melhor do que remediar!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Mack Matsu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 497
Registrado em: 20 Jun 2009, 02:53
Carro: GOL 1.8/ SAVEIRO 1.8
Localização: INTERIOR - SP

Re: Troca de Motor

Mensagem por Mack Matsu »

bleidao escreveu:Se esse for o problema, te adianto que o motor AP é o maior queimador de junta que já vi kkkkkkkkkkkkkkkk

Eu que o diga...

já devo ter trocado mais de 7 vezes os dos meus carros...

Ano passado quando acabei de pagar a retífica completa do gol, tive que fazer o cabeçote da saveiro...

Agora tirei toda a água do radiador e troquei por água desmineralizada com aditivo... vamos ver até onde aguenta
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Troca de Motor

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Se esse for o problema, te adianto que o motor AP é o maior queimador de junta que já vi kkkkkkkkkkkkkkkk
Já acho bem raro ver um AP com junta queimada.
De vez em quando pinta um AP com junta queimada lá na oficina que trabalho, mas não é por causa do motor, e sim descuido do proprietário, ou válvula travou... algo assim.

Infelizmente Motor AP está sumindo aos poucos... motor que tomou o espaço dele foram os AT, VHT (EA111), TEC (EA211), são bem comuns, mas não gosto muito desses motores novos da Volks, o motor é muito frágil em comparação ao AP.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca de Motor

Mensagem por bleidao »

Mack Matsu escreveu:

Eu que o diga...

já devo ter trocado mais de 7 vezes os dos meus carros...

Ano passado quando acabei de pagar a retífica completa do gol, tive que fazer o cabeçote da saveiro...

Agora tirei toda a água do radiador e troquei por água desmineralizada com aditivo... vamos ver até onde aguenta
Eu devo ser cupim pq já queimei 3 vezes junta de AP. kkkkkkkkkkkk
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca de Motor

Mensagem por bleidao »

João Victor AP escreveu:
Já acho bem raro ver um AP com junta queimada.
De vez em quando pinta um AP com junta queimada lá na oficina que trabalho, mas não é por causa do motor, e sim descuido do proprietário, ou válvula travou... algo assim.

Infelizmente Motor AP está sumindo aos poucos... motor que tomou o espaço dele foram os AT, VHT (EA111), TEC (EA211), são bem comuns, mas não gosto muito desses motores novos da Volks, o motor é muito frágil em comparação ao AP.
esses motores novos da VW são originados do AP.

São excelentes construções, mas visando se adequar às normas de poluição e outras coisas.
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Troca de Motor

Mensagem por DanielGT »

bleidao escreveu:
João Victor AP escreveu:
Já acho bem raro ver um AP com junta queimada.
De vez em quando pinta um AP com junta queimada lá na oficina que trabalho, mas não é por causa do motor, e sim descuido do proprietário, ou válvula travou... algo assim.

Infelizmente Motor AP está sumindo aos poucos... motor que tomou o espaço dele foram os AT, VHT (EA111), TEC (EA211), são bem comuns, mas não gosto muito desses motores novos da Volks, o motor é muito frágil em comparação ao AP.
esses motores novos da VW são originados do AP.

São excelentes construções, mas visando se adequar às normas de poluição e outras coisas.
alguns sim, outros não. A maioria veio das versões europeias. são evoluções do EA111 que por si é do AT, que veio da VW alemã. A VW alemã abandonou o AP (EA837) acho que no golf MK3 1997 foi o último. Tivemos o APzaum até 2011 nos gol G4 e parati. Esse motores são bem mais eficientes, mas não foram feitos para durar
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Troca de Motor

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:
João Victor AP escreveu:
Já acho bem raro ver um AP com junta queimada.
De vez em quando pinta um AP com junta queimada lá na oficina que trabalho, mas não é por causa do motor, e sim descuido do proprietário, ou válvula travou... algo assim.

Infelizmente Motor AP está sumindo aos poucos... motor que tomou o espaço dele foram os AT, VHT (EA111), TEC (EA211), são bem comuns, mas não gosto muito desses motores novos da Volks, o motor é muito frágil em comparação ao AP.
esses motores novos da VW são originados do AP.

São excelentes construções, mas visando se adequar às normas de poluição e outras coisas.
Assim como o DanielGt disse...
"uns sim, outros não"
O EA113 do Jetta, é um AP melhorado, muitos ainda chamavam ele de AP.
Mas o EA111, e EA211 é evolução do AT, que por sua vez, o AT é motor da linha alemã.
Mas essa linha EA111 e EA211 não tem ligação nenhuma com o Motor AP que é totalmente distinto da linha do AT.

Esses motores novos como EA111, EA211 não tem semelhança com o AP.
Não tem nada que lembre as peças do AP, a construção dele, cabeçote, bloco, disposição da bomba de água, a parte interna, em nada lembra o AP.
Eles são uma evolução daquele AT que saia no Bola 1.000, o bloco do AT com EA111 são iguais. Mas não são evolução do AP, e sim do antigo AT.

Mano... eu não gosto muito desses motores novos EA111 e EA211.
Já foram Vááááááááários lá onde eu trabalho, foram muitos mesmos, Gol G6, Voyage, zero, com 50.000Km rodados, uns com 40.000, batendo tuchos, batendo biela... e tem 2 anos que trabalho lá. E contam que na época que lançou o G5, em meados de 2009 "chovia" Gol G5 na oficina com defeito em motor.
O último que foi lá, foi um Voyage G6, com 80 Mil, pra fazer troca de anel. Acho um absurdo isso.
Tem até matéria de jornal, onde relata donos de VW G5 e G6 reclamando da qualidade dos novos motores VW, no YT mesmo tem centenas de vídeos.

Sim, eles poluem menos, talvez tenha maior eficiência, mas não tem a mesma durabilidade do velho AP.

Prefiro o bom e velho APzão.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca de Motor

Mensagem por bleidao »

O motor AP era realmente resistente. Tinham Taxis que, com manutenção em dia, passavam de 400mil km.
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”