Adiantar ponto de ignição 1 a 3 graus além do especificado

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Adiantar ponto de ignição 1 a 3 graus além do especificado

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Estou pensando em dar um "ligeiro" aumento do ponto de ignição de 1 a 3 graus em relação ao ponto especificado no manual do proprietário (15 graus a 1000 rpm) do meu Gol 1.8AP ano 90 - Gasolina , considerando:

1)

O motor tem todas as características originais de fábrica: a mesma taxa de compressão de 8,5:1, comando original, etc. Essa taxa de 8,5:1 é considerada muito baixa para os padrões de taxa de compressão dos carros de hoje em dia. E ainda o Gol GTI 1988 a gasolina já tinha taxa de 10:1 em 1988. Logo, o risco do meu motor ter pré-ignição com 1 a 3 graus a mais é muito baixo.


2)

Eu uso gasolina de qualidade, ou seja, só abasteço no posto de gasolina da minha confiança que é o mais caro do meu bairro por sinal.

E quando viajo para outras cidades e tenho que abastecer nas cidades que eu me hospedo eu sempre pergunto nas pousadas e restaurantes qual é o melhor posto da região, e só assim abasteço o carro para não correr o risco de abastecer com gasolina "batizada".

Assim praticamente eu não tenho o risco de abastecer com uma gasolina batizada com solventes, o que acaba com a octagem da gasolina e dá o risco de pré-ignição.


3)

A gasolina de hoje em dia tem maior octanagem que de quando nossos carros foram fabricados (de 1980 a 1994), assim temos uma maior margem de segurança contra a pré-ignição. Pois antes a gasolina era praticamente pura e hoje ela tem 27% de etanol, o que aumenta a sua octanagem.

"Até o advento do álcool combustível, no fim da década de 1970, era com gasolina que se abasteciam todos os carros no Brasil — o diesel ficava restrito a veículos pesados e utilitários, mesmo assim em menor percentual que o de hoje, a ponto de várias marcas oferecerem caminhões a gasolina. Já na época, sua qualidade e regularidade eram fontes de preocupação para os motoristas.

A octanagem, que expressa a resistência da gasolina à detonação, era um problema sério naquele período: mesmo motores com baixíssima taxa de compressão comparada às de hoje apresentavam “batida de pino” com certa frequência. Além disso, já havia adição de álcool à gasolina nos anos 60, com o agravante de que seu teor variava de tempos em tempos entre 2% e 7%, conforme os interesses dos produtores de cana em relação ao preço do açúcar no mercado internacional. Como se vê, não é recente o poder de influência desse grupo sobre o que você coloca no tanque.

Para evitar a detonação havia a alternativa da gasolina Azul, disponível nos postos desde 1955, com 90 octanas pelo método RON ante 80 da comum (existem ainda o método MON e a média entre os dois, ou IAD, o que leva muita gente à confusão entre os números; o Best Cars prefere usar apenas RON). Muitos misturavam as gasolinas comum (“amarela”) e Azul até que desaparecesse o fenômeno prejudicial ao motor. O uso exclusivo da Azul era necessário apenas em motores de alto rendimento, como nos Willys Interlagos e 1093, no Dodge Charger R/T e no Alfa Romeo 2300. Essa gasolina superior saía do mercado em 1982.

Nas últimas décadas a octanagem da gasolina brasileira subiu de maneira considerável, a ponto de alcançar nos anos 90 o patamar das oferecidas aos europeus, com 95 octanas RON. Com o lançamento em 1997 da gasolina premium, fornecida pela Petrobras a diferentes distribuidoras, o índice RON subiu para 98, o mesmo da super europeia. E em 2002 veio a Podium, exclusiva da rede de postos Petrobras, que com 102 octanas RON é considerada a melhor do mundo em octanagem".


Fonte:

http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-s ... e-avancar/


"Nossa gasolina comum (ou aditivada) tem 91 octanas (medição RON) ou 87 (IAD).

Fonte:

http://jornaldocarro.estadao.com.br/blo ... -do-mundo/



4)

A câmara de combustão não está carbonizada, pois somente uso gasolina aditivada (tirei as velas e vi que a cabeça de todos os pistões estão limpas, assim como as velas), assim o motor não dará pré-ignição devido a carbonização da câmara de combustão.



5)

"Grosso modo, não levando em conta o combustível, o motivo mais comum de “batida de pino” é mesmo a estratégia de avanço de ignição. No recente artigo técnico sobre motores explicamos a diferença entre o avanço de ponto de ignição MBT e o BDL. O MBT é o ponto no qual o motor produz o máximo de torque possível para aquela condição de carga e rotação. Quanto maior a taxa de compressão e menor a octanagem do combustível, porém, maior a chance de detonação nesse ponto ideal, o que obriga a central eletrônica a atrasar o ponto para evitar que o fenômeno continue. Há diversas estratégias de como a central determina o ponto, ou seja, o ajuste para o tempo correto da centelha da vela para obter o máximo de eficiência.

Nos tempos do carburador e do distribuidor, o avanço de ignição tinha uma enorme margem de segurança, pois o sistema era incapaz de se autocorrigir: não havia fatores de correção nem sensor de detonação. Com o advento da injeção eletrônica e sua integração à ignição, pôde-se criar uma tabela que tem em um eixo a rotação e no outro a carga do motor (em geral, pressão no coletor de admissão)".


Fonte:

http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons ... mo-evitar/

No texto acima o autor diz: "Nos tempos do carburador e do distribuidor, o avanço de ignição tinha uma enorme margem de segurança, pois o sistema era incapaz de se autocorrigir: não havia fatores de correção nem sensor de detonação".

Assim para carros carburados existe uma margem de segurança para não bater pino... salvo melhor juízo.


Em teoria adiantar o ponto de ignição pode dar aumento de rendimento ao motor dando assim mais potência e torque e ao mesmo tempo economia de combustível, porém se adiantar muito o ponto de ignição ocorre a pré-ignição que pode destruir literalmente o motor.

Assim pretendo alterar o ponto de ignição do meu motor de 15º para até 18º graus no máximo. Diante do exposto, o que vocês acham de eu adiantar 1 a 3 graus no motor do meu carro com todas as considerações acima citadas?

* Vale lembrar que para um dado motor, por exemplo VW 1.8AP, o ponto de ignição varia conforme o ano de fabricação do carro e o tipo de combustível utilizado (gasolina ou álcool). Consulte sempre o manual do proprietário do seu veículo ou uma tabela de ponto de ignição como por exemplo a do link abaixo:

http://kitest.com.br/pdf/tabelas/tabela ... -ponto.pdf


Aproveitando a oportunidade, vejam que super aula e teste em dinamômetro sobre variação do avanço de ignição:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?time_cont ... 2orZOM60Rk[/BBvideo]

Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 02 Mai 2018, 15:25, em um total de 15 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Vandinho
Membro
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 27 Mar 2018, 13:12
Carro: Gol cl 91 1.8 ap gas

Re: Adiantar ponto de ignição 3 graus além do especificado

Mensagem por Vandinho »

Creio que fica bom sim se ficar bom posta o resultdo o meu e um ap 1.8 gasolina 91 e o mesmo ponto 15 graus se ficar bom vou adianta o meu tbm
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Adiantar ponto de ignição 3 graus além do especificado

Mensagem por Rodox »

Vandinho escreveu:Creio que fica bom sim se ficar bom posta o resultdo o meu e um ap 1.8 gasolina 91 e o mesmo ponto 15 graus se ficar bom vou adianta o meu tbm
Muito obrigado pelo apoio! :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Vandinho
Membro
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 27 Mar 2018, 13:12
Carro: Gol cl 91 1.8 ap gas

Re: Adiantar ponto de ignição 3 graus além do especificado

Mensagem por Vandinho »

Disponha mano afinal o tema do clube e esse fazer amizade e trocr ideias
Vandinho
Membro
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 27 Mar 2018, 13:12
Carro: Gol cl 91 1.8 ap gas

Re: Adiantar ponto de ignição 3 graus além do especificado

Mensagem por Vandinho »

E ai rodox ja adiantou o ponto de igniçao se ja fez ficou bom
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Adiantar ponto de ignição 3 graus além do especificado

Mensagem por João Victor AP »

Pra saber se vai ficar bom só testando na prática mesmo !
Vamos aguardar o Rodox nos relatar se ficou bom ou ruim.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Adiantar ponto de ignição 3 graus além do especificado

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Eu estava com 12º de avanço a 1000 rpm... pedi para o mecânico que trocou a minha correia dentada em janeiro deste ano por o ponto nos 15º, mas ele deixou nos 12º... ele me disse que a pistola de ponto dele não estava muito boa.

Então como no final do ano passado eu já tinha comprado uma pistola de ponto com avanço, eu mesmo passei de uma vez de 12º para 18º ontem...

A princípio ví que parece que o motor ficou mais forte em baixa rotação... estiquei 2a marcha até 70 km/h o que dá uns 4.800 rpm, e não escutei nenhuma batida de pino (pré-ignição). Aqui no meu bairro não dá pra passar disso, aliás na minha cidade não dá para correr... São Paulo/SP, tem radar a cada esquina praticamente, mas eu gostei muito do resultado.
Editado pela última vez por Rodox em 02 Mai 2018, 08:53, em um total de 6 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Adiantar ponto de ignição 3 graus além do especificado

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:Pra saber se vai ficar bom só testando na prática mesmo !
Vamos aguardar o Rodox nos relatar se ficou bom ou ruim.
Muito obrigado pelo apoio! :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Adiantar ponto de ignição 3 graus além do especificado

Mensagem por Ricardo RCR »

Rodox escreveu:Pessoal,

Eu estava com 12º de avanço a 1000 rpm... pedi para o mecânico que trocou a minha correia dentada em janeiro deste ano por o ponto nos 15º, mas ele deixou nos 12º... ele me disse que a pistola de ponto dele não estava muito boa.

Então como no final do ano passado eu já tinha comprado uma pistola de ponto com avanço, eu mesmo passei de uma vez de 12º para 18º ontem...

A princípio ví que parece que o motor ficou mais forte em baixa rotação... estiquei 2a marcha até 70 km/h o que dá uns 4.800 rpm, e não escutei nenhuma batida de pino (pré-ignição). Aqui no meu bairro não dá pra passar disso, aliás na minha cidade não dá para correr... São Paulo/SP, tem radar a cada esquina praticamente, mas eu gostei muito do resultado.

Muito bem Rodox! Mais uma vez fica a prova de que "Se quer algo bem feito faça você mesmo!" :good:
Parabéns! :bb:
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Adiantar ponto de ignição 3 graus além do especificado

Mensagem por Rodox »

Ricardo RCR escreveu: Muito bem Rodox! Mais uma vez fica a prova de que "Se quer algo bem feito faça você mesmo!" :good:
Parabéns! :bb:
Muito obrigado, Ricardo! :friend:

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Adiantar ponto de ignição 3 graus além do especificado

Mensagem por Rodox »

Estavendo um tópico aqui do forum e o Bill deu uma ótima dica :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa: :

"Vejo que ainda restam algumas dúvidas, vamos lá .....
Esse esquema de adiantar o ponto realmente o carro anda um pouco mais, mas, temos que ter cuidado ....
O tal "grilar" ou "bater pino" que o Digo falou realmente acontece, só que eu não faria desse jeito que ele descreveu não ....pois se ele grilar parado, qdo vc for andar então danou-se vai grilar de cabo a rabo .....
O melhor é adiantar um pouco e sair para ver como ficou, pegar uma subida e esticar uma segunda por exemplo e ficar bem atento pra ver se ele não vai grilar qdo o motor começar a encher, se grilar vc atrasa um pouquinho e aí vai acertando .....
Vc pode tb sair com ele em primeira forte, esticar legal e jogar uma quarta, se ele apenas ficar fraco, ok, mas se ele grilar vc atrasa um pouco ......
Com a lâmpada é o modo correto, só que vc nunca vai chegar "no limite" do ponto .......
vale lembrar que uma atenção especial com a água e temperatura do motor tb é aconselhável nos primeiros passeios depois da adiantada ....."

Fonte:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... hp?t=10027


Então vou por 15º (valor especificado no manual do meu carro) e ver como fica na estrada... Se der tudo certo depois coloco 16º... e na próma mais 1º até chegar nos 18º novamente.

Pois não sei quando foi a última vez que meu motor andou com 15º... pois a 1a vez que fiquei sabendo ele estava com 9º :o0 ... e então mandei por 15º.... e ficou na realidade nos 12º como eu disse logo acima.

No meu bairro não deu problema 18º, mas vai que na estrada com o carro carregado de bagagens e com 4 pessoas ele dá xabu... Afinal previnir é melhor que remediar


Já vou avisando que vai ficar meio longo este teste, pois eu pego estrada pelo menos uma vez por mês.

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Adiantar ponto de ignição 1 a 3 graus além do especifica

Mensagem por Rodox »

Eu estava regulando o ponto agora a pouco... umas 19:30 hs e o porteiro do meu prédio pediu para eu parar porque estava subindo cheiro de gás e fazendo muito barulho... segundo a reclamação de uma vizinha, acho que agora ferrou. Acho que se eu for inventar mexer no carro vou ser multado pelo síndico.

Morar em prédio é bom, mas tem as suas desvantagens... o carro não ficou como eu queria... 15º. Agora ficou no 12º novamente. Tenho que pegar a manha de segurar bem o distribuidor para ele não alterar o ponto enquanto aperto o parafuso dele. Sei lá quando vou poder agora mexer nisso novamente...
Editado pela última vez por Rodox em 03 Mai 2018, 08:22, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Adiantar ponto de ignição 1 a 3 graus além do especifica

Mensagem por Rodox »

Notei também que no momento que se está alterando o avanço o ronco do motor fica agradável em marcha-lenta até 12º... passando disso fica mais barulhento em marcha-lenta, pois o giro da marcha-lenta sobe junto quando se adianta o ponto.

Outra preocupação é que o meu marcador de temperatura só funciona quando quer, e nenhum autoelétrico aqui perto de casa quer mexer em painel. :choro: :choro: :choro: Então é preocupante aumentar o ponto de ignição sem ter o controle exato da temperatura a todo instante.

Diante de tudo isso, sei lá quando vou poder agora mexer nisso novamente... teria que mandar um autoelétrico arrumar o marcador de temperatura primeiro.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Adiantar ponto de ignição 1 a 3 graus além do especifica

Mensagem por Ricardo RCR »

Rodox escreveu:Notei também que no momento que se está alterando o avanço o ronco do motor fica agradável em marcha-lenta até 12º... passando disso fica mais barulhento em marcha-lenta, pois o giro da marcha-lenta sobe junto quando se adianta o ponto.

Outra preocupação é que o meu marcador de temperatura só funciona quando quer, e nenhum autoelétrico aqui perto de casa quer mexer em painel. :choro: :choro: :choro: Então é preocupante aumentar o ponto de ignição sem ter o controle exato da temperatura a todo instante.

Diante de tudo isso, sei lá quando vou poder agora mexer nisso novamente... teria que mandar um autoelétrico arrumar o marcador de temperatura primeiro.
Poxa Rodox é uma pena, mas realmente é melhor ficar na margem segura! :good:

Obs.: Sobre o marcador de temperatura, no meu carro deu problema no marcador de combustível, (testei boia e etc...) daí eu comprei outro lá na Av. Duque de Caxias em SP, infelizmente ñ me recordo a loja, pois faz um tempinho já, mas troquei eu mesmo e está funcionando até hj... Provavelmente vc encontre o marcador de temperatura por lá tb... :good:

Flw :bb:
Abçs :good:
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Adiantar ponto de ignição 1 a 3 graus além do especifica

Mensagem por Rodox »

Ricardo RCR escreveu:
Rodox escreveu:Notei também que no momento que se está alterando o avanço o ronco do motor fica agradável em marcha-lenta até 12º... passando disso fica mais barulhento em marcha-lenta, pois o giro da marcha-lenta sobe junto quando se adianta o ponto.

Outra preocupação é que o meu marcador de temperatura só funciona quando quer, e nenhum autoelétrico aqui perto de casa quer mexer em painel. :choro: :choro: :choro: Então é preocupante aumentar o ponto de ignição sem ter o controle exato da temperatura a todo instante.

Diante de tudo isso, sei lá quando vou poder agora mexer nisso novamente... teria que mandar um autoelétrico arrumar o marcador de temperatura primeiro.
Poxa Rodox é uma pena, mas realmente é melhor ficar na margem segura! :good:

Obs.: Sobre o marcador de temperatura, no meu carro deu problema no marcador de combustível, (testei boia e etc...) daí eu comprei outro lá na Av. Duque de Caxias em SP, infelizmente ñ me recordo a loja, pois faz um tempinho já, mas troquei eu mesmo e está funcionando até hj... Provavelmente vc encontre o marcador de temperatura por lá tb... :good:

Flw :bb:
Abçs :good:
Muito obrigado pela dica!

A loja por acaso seria a "Bino"?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Adiantar ponto de ignição 1 a 3 graus além do especifica

Mensagem por Ricardo RCR »

Rodox escreveu:
Ricardo RCR escreveu:
Rodox escreveu:Notei também que no momento que se está alterando o avanço o ronco do motor fica agradável em marcha-lenta até 12º... passando disso fica mais barulhento em marcha-lenta, pois o giro da marcha-lenta sobe junto quando se adianta o ponto.

Outra preocupação é que o meu marcador de temperatura só funciona quando quer, e nenhum autoelétrico aqui perto de casa quer mexer em painel. :choro: :choro: :choro: Então é preocupante aumentar o ponto de ignição sem ter o controle exato da temperatura a todo instante.

Diante de tudo isso, sei lá quando vou poder agora mexer nisso novamente... teria que mandar um autoelétrico arrumar o marcador de temperatura primeiro.
Poxa Rodox é uma pena, mas realmente é melhor ficar na margem segura! :good:

Obs.: Sobre o marcador de temperatura, no meu carro deu problema no marcador de combustível, (testei boia e etc...) daí eu comprei outro lá na Av. Duque de Caxias em SP, infelizmente ñ me recordo a loja, pois faz um tempinho já, mas troquei eu mesmo e está funcionando até hj... Provavelmente vc encontre o marcador de temperatura por lá tb... :good:

Flw :bb:
Abçs :good:
Muito obrigado pela dica!

A loja por acaso seria a "Bino"?
Então, sinceramente eu ñ lembro mais do nome exatamente aonde comprei, pq no dia (à uns 5 anos atrás) eu fui em trocentas lojas por lá pra pesquisar o botão do pisca alerta e o puxador do afogador tb... :verg:
Mas olhei agora aqui no Google e achei essa "Auto Peças Albino" e reconheci q passei nela tb hehehe :relax:
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Adiantar ponto de ignição 1 a 3 graus além do especifica

Mensagem por Rodox »

Ricardo RCR escreveu: Então, sinceramente eu ñ lembro mais do nome exatamente aonde comprei, pq no dia (à uns 5 anos atrás) eu fui em trocentas lojas por lá pra pesquisar o botão do pisca alerta e o puxador do afogador tb... :verg:
Mas olhei agora aqui no Google e achei essa "Auto Peças Albino" e reconheci q passei nela tb hehehe :relax:
Um dia desses vou passar lá na Av. Duque de Caxias.

Muito obrigado! :friend:

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Adiantar ponto de ignição 1 a 3 graus além do especifica

Mensagem por Ricardo RCR »

Rodox escreveu:
Ricardo RCR escreveu: Então, sinceramente eu ñ lembro mais do nome exatamente aonde comprei, pq no dia (à uns 5 anos atrás) eu fui em trocentas lojas por lá pra pesquisar o botão do pisca alerta e o puxador do afogador tb... :verg:
Mas olhei agora aqui no Google e achei essa "Auto Peças Albino" e reconheci q passei nela tb hehehe :relax:
Um dia desses vou passar lá na Av. Duque de Caxias.

Muito obrigado! :friend:

Abraços,

Opa, disponha!
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Adiantar ponto de ignição 1 a 3 graus além do especifica

Mensagem por bleidao »

Vou acompanhando. Rapaz... Se seu cabeçote é STD e gasolina é boa, adiantar 3° não vai fazer bater pino.

Só precisa ficar atento ao líquido do radiador e o marcador de temperatura.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Adiantar ponto de ignição 1 a 3 graus além do especifica

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Vou acompanhando. Rapaz... Se seu cabeçote é STD e gasolina é boa, adiantar 3° não vai fazer bater pino.

Só precisa ficar atento ao líquido do radiador e o marcador de temperatura.
Muito obrigado, Bleidão! :friend:

Mas como falei acima terei antes que concertar o indicador de temperatura do meu painel.

Você já fez isso com carro a gasolina de adiantar uns 3 graus a mais que o especificado?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”