[DICA] Como economizar combustível em carro carburado

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

[DICA] Como economizar combustível em carro carburado

Mensagem por Rodox »

Como economizar combustível em carro carburado

A economia de combustível depende basicamente dos seguintes fatores:
- estado de conservação do carro;
- qualidade do combustível;
- maneira de dirigir;
- tipo de terreno ;
- condições de tráfego;
- carga de bordo.

Com relação ao estado de conservação do carro se deve sempre manter toda a mecânica do automóvel em ordem, trocando-se peças quando as mesmas já chegaram no fim da sua vida útil ou quando for dado o prazo de troca da peça. Por exemplo, as velas de um Gol Quadrado a recomendação de troca pela VW é a cada 20.000 km.

E de forma geral sempre mantenha os pneus calibrados, direção alinhada, sistema de ignição em ordem (vela, cabo de vela, tampa do distribuidor e rotor), filtros de ar e combustível limpos e carburador limpo e regulado. E verifique a compressão do motor, pois compressão ruim implica em alto consumo de combustível, tem gente que troca de tudo para reduzir o consumo de combustível e nada adianta, então quando vai ver o problema é a compressão dos cilindros. Vejam no link abaixo o tópico que eu fiz sobre como medir a compressão dos cilindros do motor:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... ess%C3%A3o

Gasolina com mais etanol que o permitido por lei (27%) faz o carro consumir mais, assim como etanol muito aguado prejudica o consumo. Vale abrir um parênteses aqui sobre o risco do combustível batizado com solvente (tanto etanol quanto a gasolina), pois o solvente degrada qualquer parte de borracha que ele encontrar e ainda degrada o óleo do motor em pouquíssimos quilômetros formando a temida borra de óleo que pode até fundir o motor.

Quanto a maneira de dirigir procure pisar pouco no acelerador, e acelere de forma gradual, sem pressa... a pesquisa do link abaixo concluiu que reduzir o tempo de viagem em 33% pode significar um aumento de 103% no gasto com combustível, ou seja, andar a 120 km/h ao invés de 80 km/h. Eu mesmo já cheguei na marca de 15 km/litro na estrada com meu Gol GL 1.8AP 1990 – Gasolina, a uma média de 80 km/h.

https://quatrorodas.abril.com.br/auto-s ... e-consumo/

Outra variável é o tipo de terreno, ou seja, se a região ou estrada tem muita subida, então o consumo é maior nesses casos. A condição do tráfego, nas grandes metrópoles como São Paulo-SP o constante anda e para gera um grande aumento de consumo dos nossos carros carburados. Se possível só use o seu carro nos horários que o trânsito é mais brando, eu por exemplo só pego estrada nos horários que tem pouca gente.

Por fim a carga de bordo é o peso a mais que o carro leva, desde peso morto (tranqueiras no porta-malas) a quantidade de passageiros. Faça uma operação 5 S no seu porta-malas :bb:

Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 20 Dez 2017, 09:23, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [DICA] Como economizar combustível em carro carburado

Mensagem por Ricardo RCR »

Sim, vdd Rodox... :good:

Inclusive tratamos uma pouco deste assunto nesse tópico tb:
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 22&t=36415

:bb:
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Como economizar combustível em carro carburado

Mensagem por bleidao »

Isso aí!
sambulski
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Jun 2015, 11:56
Carro: Gol GL 1988
Localização: Curitiba - Pr

Re: [DICA] Como economizar combustível em carro carburado

Mensagem por sambulski »

Legal! Procuro seguir o que você disse aí e meus números batem com o seu inclusive. Viajando a 80km/h, ida e volta, com serra, marquei 15km/l no meu, no caso um Gol GL 1.6 com carburador TLDZ. O carro está bem em dia com a mecânica, mas também nada exagerado, então é uma marca bem alcançável.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Como economizar combustível em carro carburado

Mensagem por Rodox »

Ricardo RCR escreveu:Sim, vdd Rodox... :good:

Inclusive tratamos uma pouco deste assunto nesse tópico tb:
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 22&t=36415

:bb:
Valeu Ricardo! :bb:

Bem lembrado o seu tópico! É muito bom estar sempre passando estas dicas aqui no forum.
Editado pela última vez por Rodox em 20 Dez 2017, 09:21, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Como economizar combustível em carro carburado

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Isso aí!
Valeu Bleidão! :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Como economizar combustível em carro carburado

Mensagem por Rodox »

sambulski escreveu:Legal! Procuro seguir o que você disse aí e meus números batem com o seu inclusive. Viajando a 80km/h, ida e volta, com serra, marquei 15km/l no meu, no caso um Gol GL 1.6 com carburador TLDZ. O carro está bem em dia com a mecânica, mas também nada exagerado, então é uma marca bem alcançável.
Valeu Sambulshi! :bb:

O meu é 1.8AP aí bebe um pouco mais que o seu, mas nada que seja demais.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
sambulski
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Jun 2015, 11:56
Carro: Gol GL 1988
Localização: Curitiba - Pr

Re: [DICA] Como economizar combustível em carro carburado

Mensagem por sambulski »

Rodox escreveu:
sambulski escreveu:Legal! Procuro seguir o que você disse aí e meus números batem com o seu inclusive. Viajando a 80km/h, ida e volta, com serra, marquei 15km/l no meu, no caso um Gol GL 1.6 com carburador TLDZ. O carro está bem em dia com a mecânica, mas também nada exagerado, então é uma marca bem alcançável.
Valeu Sambulshi! :bb:

O meu é 1.8AP aí bebe um pouco mais que o seu, mas nada que seja demais.
Na verdade, eu acho que deve ficar elas por elas, Rodox. Porque com o 1.8 vc deve conseguir manter a mesma velocidade acelerando menos por conta do torque vir mais cedo, principalmente na estrada... Agora na cidade deve dar uns diferençazinha pequena haha
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Como economizar combustível em carro carburado

Mensagem por João Victor AP »

Show essas dicas :clapclap:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Como economizar combustível em carro carburado

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:Show essas dicas :clapclap:
Valeu, João! :good:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Kleverson Lima
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 14 Abr 2017, 03:13
Carro: Parati GL 94.Gol G4
Localização: Dourados- MS

Re: [DICA] Como economizar combustível em carro carburado

Mensagem por Kleverson Lima »

Rodox escreveu:Como economizar combustível em carro carburado

A economia de combustível depende basicamente dos seguintes fatores:
- estado de conservação do carro;
- qualidade do combustível;
- maneira de dirigir;
- tipo de terreno ;
- condições de tráfego;
- carga de bordo.

Com relação ao estado de conservação do carro se deve sempre manter toda a mecânica do automóvel em ordem, trocando-se peças quando as mesmas já chegaram no fim da sua vida útil ou quando for dado o prazo de troca da peça. Por exemplo, as velas de um Gol Quadrado a recomendação de troca pela VW é a cada 20.000 km.

E de forma geral sempre mantenha os pneus calibrados, direção alinhada, sistema de ignição em ordem (vela, cabo de vela, tampa do distribuidor e rotor), filtros de ar e combustível limpos e carburador limpo e regulado. E verifique a compressão do motor, pois compressão ruim implica em alto consumo de combustível, tem gente que troca de tudo para reduzir o consumo de combustível e nada adianta, então quando vai ver o problema é a compressão dos cilindros. Vejam no link abaixo o tópico que eu fiz sobre como medir a compressão dos cilindros do motor:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... ess%C3%A3o

Gasolina com mais etanol que o permitido por lei (27%) faz o carro consumir mais, assim como etanol muito aguado prejudica o consumo. Vale abrir um parênteses aqui sobre o risco do combustível batizado com solvente (tanto etanol quanto a gasolina), pois o solvente degrada qualquer parte de borracha que ele encontrar e ainda degrada o óleo do motor em pouquíssimos quilômetros formando a temida borra de óleo que pode até fundir o motor.

Quanto a maneira de dirigir procure pisar pouco no acelerador, e acelere de forma gradual, sem pressa... a pesquisa do link abaixo concluiu que reduzir o tempo de viagem em 33% pode significar um aumento de 103% no gasto com combustível, ou seja, andar a 120 km/h ao invés de 80 km/h. Eu mesmo já cheguei na marca de 15 km/litro na estrada com meu Gol GL 1.8AP 1990 – Gasolina, a uma média de 80 km/h.

https://quatrorodas.abril.com.br/auto-s ... e-consumo/

Outra variável é o tipo de terreno, ou seja, se a região ou estrada tem muita subida, então o consumo é maior nesses casos. A condição do tráfego, nas grandes metrópoles como São Paulo-SP o constante anda e para gera um grande aumento de consumo dos nossos carros carburados. Se possível só use o seu carro nos horários que o trânsito é mais brando, eu por exemplo só pego estrada nos horários que tem pouca gente.

Por fim a carga de bordo é o peso a mais que o carro leva, desde peso morto (tranqueiras no porta-malas) a quantidade de passageiros. Faça uma operação 5 S no seu porta-malas :bb:

Abraços,
Excelente tópico :clapaa: :clapclap:
Cada um no seu Quadrado!
Das Auto!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Como economizar combustível em carro carburado

Mensagem por Rodox »

Kleverson Lima escreveu: Excelente tópico :clapaa: :clapclap:
Valeu, Kleverson! :good:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”