Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por João Victor AP »

E aí galera do CDGQ, hoje estou trazendo um novo tutorial e nele vou falar dos fios do painel de instrumentos dos Quadrados 1988 até 1994(1996)

PARTE 15 : FIOS PAINEL DE INSTRUMENTO

Vamos falar primeiramente do painel.
No lado esquerdo do painel de instrumentos existe um chicote, nesse chicote estão os fios do mesmo.
Primeiramente vamos falar da função de cada fio :

*Fio vermelho com listra azul : Fio pós chave
*Fio preto com listra branca e verde : fio que faz ascender a seta (pisca-alerta ou pisca-pisca)
*Fio azul claro : luz do alternador (ascende um símbolo de bateria no painel) fio ligado no alternador
*Fio azul escuro com listra verde : fio da luz de óleo, ligado na cebolinha de óleo que fica atrás do cabeçote
*Fio azul claro com listra branca : que indica farol alto no painel
*Fio vermelho escuro com listra azul : carga direta da bateria
*Fio vermelho com listra preta : Conta-Giros
*Fio amarelo com listra vermelha : fio da temperatura
*Fio roxo com listra preta : marcador de combustível
*Fio marrom : Fio terra
*Fio cinza com listra azul : iluminação do painel

Os fios ficam assim :
Imagem

O Fio azul claro do alternador vai ligado ao plug do alternador. Na ponta desse fio existe um soquetinho verde, e no plug do alternador existe outro fio com um soquetinho verde, assim irá mandar sinal para o painel de instrumentos, e se o carro estiver em funcionamento e o alternador estiver carregando a bateria, a luz do painel vai apagar-se.
Imagem

O fio azul escuro com listra verde é o fio da luz de óleo, esse fio é ligado na ''cebolinha'' de óleo que fica atrás do cabeçote.

O fio preto com listra branca e verde é fio que faz ascender a seta (pisca-alerta ou pisca-pisca), nos tutoriais anteriores sobre a seta e pisca-alerta eu mostro como esse fio é ligado.

Fio vermelho com listra preta é o fio do Conta-Giros, é ligado no polo negativo da bobina (fio verde). Mas o correto é ligar no fio verde do módulo de ignição, ele que faz a bobina a gerar a centelha no instante correto.
Imagem

Fio amarelo com listra vermelha é fio do manômetro de temperatura, esse fio é conectado na ''cebolinha'' de temperatura que fica no conector do cabeçote de entrada D' água.

Fio roxo com listra preta é marcador de combustível, é conectado no terminal ''G'' da boia.

Fio cinza com listra azul é da iluminação verde do painel, o fio não precisa ser ligado separadamente, ele já é ligado automaticamente, se a iluminação não ligar, é só ligar esse fio em alguns ponto positivo pós-chave do carro.

LIGAÇÃO DO SHIFT LIGHT E DO ECONÔMETRO

Essa ligação é muito complicada. O problema é que no gol GT, Santana, Quantum tem um chicote que sai do câmbio, esse chicote é o interruptor do câmbio PS que faz a medição do consumo, que é um soquete de 4 fios e vai para o painel. Se seu carro não tiver câmbio PS, ele não vai ter a ligação para o interruptor, não vai ter esse chicote no carro, muito menos no câmbio, então não vai funcionar mesmo.
Existe também um interruptor de vácuo, que vai no distribuidor, esse interruptor não tem pra comprar paralelo, não tem originais de reposição, vai ter que ir em um ferro-velho/desmanches e retirar de algum Quantum ou GT.
Então aí vai um tutorial no YouTube : https://www.youtube.com/watch?v=I6_hbD3Jshk

É isso aí...........Qualquer dúvida poste um comentário aí em baixo que assim podemos debater sobre o assunto.
Se gostou do tutorial poste um comentário !
Espero ajudar !
Flw ! Abraço !

Tutorial Anterior : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37370
Próximo Tutorial : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37499
Editado pela última vez por João Victor AP em 09 Abr 2016, 19:29, em um total de 4 vezes.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por bleidao »

Top demais!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Top demais!
Vlw amigo !
Abraço !
Avatar do usuário
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 357
Registrado em: 27 Dez 2014, 11:17
Carro: Gol 93

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por Walessan »

Shoooow! Queria ter pelo menos 10% dessa inteligência que vc, Bleidão e o resto dessa galera do clube tem! Vcs são os melhores caras! E concerteza seu tutorial vai me salvar pra instalar o meu painel kkkk acho que só vou ficar agarrado agora na parte do kit translucido da painel show que vou colocar junto kkk valeeeu caras!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por bleidao »

Ow, mano... todos aqui entramos crus... não sabemos muitas coisas. Aprendemos com o tempo. Eu entrei aqui apenas com a curiosidade, comprei o meu quadrado por paixão à primeira acelerada e aqui estou há quase 6 anos. Aprendendo sempre.

Abraço!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por João Victor AP »

Vlw Walessan !

Sei que depois de algum tempo aqui no CDGQ você irá aprender muito.

A alguns anos atras eu também não entendia muito sobre mecânica do AP, então descobri o canal do Youtube chamado DCVídeos.
A anos atrás deacobri o canal do Tonella e aprendi muito sobre os VW refrigerados a Ar com o Tonella.

É um prazer poder ajudar todos aqui do fórum sobre a parte elétrica e mecânica.
Eu não sei tudo, sempre tem algo a mais para aprender, mas estamos aqui para ensinar, e aprender.

Se você quiser aprender sobre elétrica dos Quadrados eu tenho mais tutoriais de elétrica.

Flw Walessan !
Abraço !
Avatar do usuário
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 357
Registrado em: 27 Dez 2014, 11:17
Carro: Gol 93

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por Walessan »

show de bola Bleidão e João Victor! Aliás..vou dar uma olhada nesses canais do youtube que tu passou aí, to cansado de ter que pedir '' aquela ajudinha'' as pessoas, por mais que sejam meus amigos tenho a sensação que estou explorando kkk e nem se fala os mexanicos né! cada um que aparece..kkkkk só queria saber de mais uma coisa, se souber como montar aquele kit da painel show pode dar uma ajuda? acho que 90% das pessoas sofrem com aquele kit translucido kkk principalmente pq nem todo mundo tem loja especializada em painéis por perto né..valeeu! abração a todos vcs amigos quadradeiros!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por João Victor AP »

Walessan escreveu:show de bola Bleidão e João Victor! Aliás..vou dar uma olhada nesses canais do youtube que tu passou aí, to cansado de ter que pedir '' aquela ajudinha'' as pessoas, por mais que sejam meus amigos tenho a sensação que estou explorando kkk e nem se fala os mexanicos né! cada um que aparece..kkkkk só queria saber de mais uma coisa, se souber como montar aquele kit da painel show pode dar uma ajuda? acho que 90% das pessoas sofrem com aquele kit translucido kkk principalmente pq nem todo mundo tem loja especializada em painéis por perto né..valeeu! abração a todos vcs amigos quadradeiros!
Vlw Walessan !

É bom a gente mesmo fazer as manutenções; tem sempre algumas pessoas que dizem que fazer a gente mesmo a manutenção é uma prática que nunca deve ser feita; não escute pessoas assim.

Faça como o Bleidão sempre diz, a gente mesmo fazer as manutenções nos carros, o serviço fica mais caprichoso, você economiza algumas dilmas e a gente ganha experiência.

Em falar nisso, tem 3 canais no YouTube que eu recomendo.
DCVídeos : Canal que fala sobre manutenção, dicas e preparação do motor AP.
Marcelo Tonella : O canal mais famoso do YouTube sobre mecânica automotiva, fala de quase todos os motores brasileiros antigos (AP, CHT, 6CC, etc)
Silvio Carburadores : Canal relacionado a manutenções, acertos e montagens de Carburadores como o 3E, 2E, TLDZ, etc. Fala sobre peças de ignição também e dicas para carros carburados.

Se a cada dia você ver 2 vídeos do canal DCVídeos sobre manutenção de Motores AP; e depois no seu tempo livre ver alguns vídeos do Tonella e do Sílvio, você vai adiquirir muito conhecimento e aprender muito.
Tudo que eu sei sobre carros eu aprendi no YouTube, fóruns, revistas 4Rodas, lendo manuais da VW, Ford, GM, conversando com amigos, etc.

Flw Walessan !
Abraço !
Avatar do usuário
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 357
Registrado em: 27 Dez 2014, 11:17
Carro: Gol 93

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por Walessan »

Valeeu cara! abração e concerteza vou ver esses canais que vc me indicou! sabe algum que fala sobre parte elétrica e talz?
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por Rodrigo Naressi »

Dae gurizada, vou ter problemas para ligar o sistema de econômetro e shift do meu GT, o câmbio tem o sensor e tem o chicote mas o sensor que vai no distribuidor, nem sinal, até tem como fazer uma ponte nos fios certos e o econômetro funciona em todas as marchas, ignorando o sensor da caixa, mas o sensor do distribuidor é indispensável, entendendo como ele funciona acredito ser possível reproduzir e quem sabe disponibilizar no mercado, mas é muito difícil obter informações detalhadas do funcionamento deste... pelo que entendi, é um sensor\interruptor de vácuo, quando atinge um valor ele manda sinal para o LED acender...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por João Victor AP »

Rodrigo Naressi escreveu:Dae gurizada, vou ter problemas para ligar o sistema de econômetro e shift do meu GT, o câmbio tem o sensor e tem o chicote mas o sensor que vai no distribuidor, nem sinal, até tem como fazer uma ponte nos fios certos e o econômetro funciona em todas as marchas, ignorando o sensor da caixa, mas o sensor do distribuidor é indispensável, entendendo como ele funciona acredito ser possível reproduzir e quem sabe disponibilizar no mercado, mas é muito difícil obter informações detalhadas do funcionamento deste... pelo que entendi, é um sensor\interruptor de vácuo, quando atinge um valor ele manda sinal para o LED acender...
Boa Tarde Rodrigo !

Isso mesmo, esses sensores a VW não vendia como peças de reposição e não existe os paralelos para comprar.
Editado pela última vez por João Victor AP em 04 Mar 2016, 12:29, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por João Victor AP »

Walessan escreveu:Valeeu cara! abração e concerteza vou ver esses canais que vc me indicou! sabe algum que fala sobre parte elétrica e talz?
O Tonella fala de elétrica, mecânica e funilaria. O Tonella não fala apenas dos VW Refrigerados a AR o Tonella também fala do AP, 6CC, etc.

O CanalDCVídeos também fala um pouco de elétrica (alternador, farol de neblina, farol, comando de seta, etc) se tiver alguma dúvida sobre elétrica é só postar um comentário que o DCVídeos te responde dentro de poucas horas.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por João Victor AP »

Alguém aí sabe de algum site bom e confiável para armazenar fotos ????
O 4shared.com era bom, mas agora está cobrando pelas fotos enviadas e está apagando o link dos meus esquemas elétricos !!!
Desde já agradeço pelas respostas !!!!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por bleidao »

postimage.org
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:postimage.org
Vlw Amigo, mas já fiz o Upload no IMGUR.COM, o Vavah14 me indicou ele.
Gostei do site, muito simples e tranquilo de usar.
Já atualizei os 15 tutoriais e meus tópicos.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por bleidao »

Isso ai, brother!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Isso ai, brother!
:good: :good:
mmalex
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 22 Mai 2016, 23:49
Carro: santan quantum 89 cl

Chave do Golf no Quadrado

Mensagem por mmalex »

Alquem poderia me ajudar a identificar a pinagem desta chave de farol do Golf 2002,pois pretendo instalar na minha santana quantum.
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por João Victor AP »

Amigo...A elétrica do Golf é meio complicada, eu não entendo tudo sobre ela, mas a parte de faróis e iluminação eu entendo bastante :

A função de cada terminal da chave de luz do Golf :

NSL: faróis de neblina traseiros
NL: Faróis de neblina
56 : Luz para os passageiros
560: NÃO USADO.
56: Faróis
TFL: carga de volta ao painel de instrumentos
Xr: Ao painel de instrumentos w / fusível 15A, nº 36 para os de faróis de neblina.
Xz: Ignição de energia

58d: Conexão para o painel de instrumentos.
58: Energia positiva para as luzes de nevoeiro da frente
30: Energia positiva
58R: luz de estacionamento
58L: luzes de estacionamento.
NÃO USADO SEM TERMINAL: *****
SRA: Carga positiva
31: Terra (negativo)

Cara, que eu saiba e de acordo com minha apostila de esquemas elétricos, é assim.
É muito difícil eu achar um esquema elétrico para conferir se estou totalmente certo, e se não errei nada.
É muito difícil de encontrar informações sobre a parte elétrica dos carros, por isso decidi fazer esses tutoriais da linha VW Quadrada.

Qualquer dúvida é só postar um comentário !
Abraço !
mmalex
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 22 Mai 2016, 23:49
Carro: santan quantum 89 cl

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 14.

Mensagem por mmalex »

Vixe vc é muito bom mesmo,parabéns,pois observando sua tabela DIN,consegui identificar 31,,30,depois o 58 r,l,agora pretendo ligar atras do interruptor original da santana,interruptor que vai ser eliminado.Então é só desconectar um a um e ligando conforme a pinagem.Muito obrigado
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”