Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

kubano escreveu: Joao , ve se pode em ajudar, to trocando o painel cl pelo satelite, e to com um problema no reostato, pq no do satelite so tem 3 fios, eles se dividem com o botao do farol e um botao especifico pro reostato. queria saber qual fio vai em qual botao.
otimo post , valeu.
E aí Kubano ! Blz !?

Então man, os fios que fazem parte da lanterna vão ligados no botão do farol/lanterna, e os fios do reostato vão ligados no botão do reostato do painel satélite.
As numerações que tem nos botões do painel satélite é as mesma que tem nos botões do painel CL, a diferença é que o satélite tem dois botões, um é da lanterna e o outro apenas do reostato.
Para ligar é fácil, pois, a numeração é a mesma.
No botão do painel satélite tem o terminal 56, e no botão do CL tem o mesmo terminal 56, então é só retirar o fio do 56 do botão atual e colocar no 56 do botão do satélite, ou retire o fio do plug do botão do CL e coloque no plug do botão do satélite, e faça uma solda com estanho.
No botão do CL tem o terminal 58S que é do reostato, e no botão do reostato do satélite vai ter esse mesmo 58S, assim basta retirar de um e colocar no outro.
Se a numeração mudar ou tiver alguma dúvida, basta me chamar por MP, aqui no fórum mesmo.
Se cada um dos dois botões tiver um terminal + ou X que é o pós-chave, você vai ter que colocar um fio pós-chave para um botão e outro pós-chave para outro botão, e é a mesma coisa para os terminais 30 que são de corrente direta.

Ah...e lembrando, que cada botão do satélite tem um terminal a mais, é um fio terra, isso mesmo um terra no botão, pois, o botão do satélite possui iluminação, e para essa luz ascender é necessário um pós-chave e um terra (negativo).
É só ligar todos os terminais como eu disse, e o terminal que sobrar é o terra, para fazer a luz que fica dentro do botão ascender.

Abraço !
Avatar do usuário
kubano
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 07 Nov 2014, 18:40
Carro: Gol 1988 Cl reforma

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por kubano »

Valeu mesmo cara,
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

kubano escreveu:Valeu mesmo cara,
Já é, Tamo Junto ! :good:
Avatar do usuário
Fatcho
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 12 Fev 2017, 22:18
Carro: Gol GTi
Localização: Curitiba - PR

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por Fatcho »

@João Victor AP
Vc acha que para as lâmpadas traseiras posso utilizar fios 0,5mm?
Pois calculei que elas usam no max 21w, e os fios 0,5 aguentam até 6A, pelo calculo poderia utilizar até 72w (6A x 12V)
Levando em consideração que eu passaria um fio para cada lâmpada traseira.
Gol GTi
1993 - Cinza Spectrus
Em fase de reconstrução
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

Fatcho escreveu:@João Victor AP
Vc acha que para as lâmpadas traseiras posso utilizar fios 0,5mm?
Pois calculei que elas usam no max 21w, e os fios 0,5 aguentam até 6A, pelo calculo poderia utilizar até 72w (6A x 12V)
Levando em consideração que eu passaria um fio para cada lâmpada traseira.
Fio de 0,5 pode sim, ele suporta a corrente, mas eu acho muito fino 0,5mm.
Recomendo usar fio de 1,5mm.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por bleidao »

Mas pq cabos tão finos assim?

Mano... se vai comprar pega logo de 1,5mm e evite futuros problemas.

Melhor pecar por sobrar do que faltar e gerar um retrabalho.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Mas pq cabos tão finos assim?

Mano... se vai comprar pega logo de 1,5mm e evite futuros problemas.

Melhor pecar por sobrar do que faltar e gerar um retrabalho.
Assim como eu disse... 0,5mm aguentam mas... eu recomendo no mínimo 1,5mm.

0,5 é fino. Eu acho bom o uso de fios mais grossos.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por bleidao »

Sim... eles comportam uma corrente maior.
Viper90
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 30 Ago 2017, 11:30
Carro: Gol CL 1.6 1992
Localização: Ijuí - RS

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por Viper90 »

Buenas! Vocês ainda tem o conector de 4 pinos do soquete central traseiro? Eu pesquisei na internet e não consegui encontrar, acho que vou ter que usar aqueles conectores individuais mesmo. É que dá a impressão de que o conector original não escapa tão fácil do soquete, no caso de pegar muita trepidação nas ruas.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

Viper90 escreveu:Buenas! Vocês ainda tem o conector de 4 pinos do soquete central traseiro? Eu pesquisei na internet e não consegui encontrar, acho que vou ter que usar aqueles conectores individuais mesmo. É que dá a impressão de que o conector original não escapa tão fácil do soquete, no caso de pegar muita trepidação nas ruas.
Não entendi sua pergunta, colega !
Viper90
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 30 Ago 2017, 11:30
Carro: Gol CL 1.6 1992
Localização: Ijuí - RS

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por Viper90 »

João Victor AP escreveu:
Viper90 escreveu:Buenas! Vocês ainda tem o conector de 4 pinos do soquete central traseiro? Eu pesquisei na internet e não consegui encontrar, acho que vou ter que usar aqueles conectores individuais mesmo. É que dá a impressão de que o conector original não escapa tão fácil do soquete, no caso de pegar muita trepidação nas ruas.
Não entendi sua pergunta, colega !
Esse conector do soquete da lanterna traseira:

https://www.google.com.br/imgres?imgurl ... mrc&uact=8

Não to conseguindo encontrar na internet, queria saber se alguém já comprou em alguma loja na internet ou sabe de uma loja que vende.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

Viper90 escreveu:
Esse conector do soquete da lanterna traseira:

https://www.google.com.br/imgres?imgurl ... mrc&uact=8

Não to conseguindo encontrar na internet, queria saber se alguém já comprou em alguma loja na internet ou sabe de uma loja que vende.
Eu já vi esses conectores das lanternas traseiras para comprar, mas só no MercadoLivre.
Mas talvez você encontre em alguma autopeças esse conector. Se eles procurarem e não encontrarem o conector, peça para dar uma olhada no catálogo de conectores deles, vá até na parte da linha Volkswagen e procure o código do conector no catálogo, se existir é só pedir para o vendedor fazer o pedido do conector.
Viper90
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 30 Ago 2017, 11:30
Carro: Gol CL 1.6 1992
Localização: Ijuí - RS

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por Viper90 »

João Victor AP escreveu:
Viper90 escreveu:
Esse conector do soquete da lanterna traseira:

https://www.google.com.br/imgres?imgurl ... mrc&uact=8

Não to conseguindo encontrar na internet, queria saber se alguém já comprou em alguma loja na internet ou sabe de uma loja que vende.
Eu já vi esses conectores das lanternas traseiras para comprar, mas só no MercadoLivre.
Mas talvez você encontre em alguma autopeças esse conector. Se eles procurarem e não encontrarem o conector, peça para dar uma olhada no catálogo de conectores deles, vá até na parte da linha Volkswagen e procure o código do conector no catálogo, se existir é só pedir para o vendedor fazer o pedido do conector.
Buenas! Cara to mexendo, fuçando devagarinho nas lanternas traseiras, já comprei o soquete do circuito central, minha ideia é tirar aquela gambiarra que estava parafusada no suporte da lanterna. Mas daí surgiu uma dúvida com a ligação nesse soquete. Eu vi na web uma foto com a ligação no soquete, e nessa foto o negativo estava nas extremidades.

https://www.google.com.br/imgres?imgurl ... ..i&w=1000

Minha dúvida é se o negativo vai na parede da lâmpada, onde faz o encaixe. Porque daí se for assim, acho que o soquete que tenho é para outro modelo de gol, ou então essa foto não está correta. No caso o negativo pra mim seria o segundo terminal (aquele que aparece na cor laranja, onde diz que é a seta), porque é onde faz contato com a parede da lâmpada.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

Viper90 escreveu: Buenas! Cara to mexendo, fuçando devagarinho nas lanternas traseiras, já comprei o soquete do circuito central, minha ideia é tirar aquela gambiarra que estava parafusada no suporte da lanterna. Mas daí surgiu uma dúvida com a ligação nesse soquete. Eu vi na web uma foto com a ligação no soquete, e nessa foto o negativo estava nas extremidades.

https://www.google.com.br/imgres?imgurl ... ..i&w=1000

Minha dúvida é se o negativo vai na parede da lâmpada, onde faz o encaixe. Porque daí se for assim, acho que o soquete que tenho é para outro modelo de gol, ou então essa foto não está correta. No caso o negativo pra mim seria o segundo terminal (aquele que aparece na cor laranja, onde diz que é a seta), porque é onde faz contato com a parede da lâmpada.
Cara... essas parte dos soquetes das lanternas eu não lembro de cabeça.
Infelizmente é muito difícil achar um esquema elétrico delas.

Mas é simples... ligue só o fio negativo, no terminal mostrado na foto, e teste com uma caneta de polaridade se chega corrente negativa em todas as "paredes" ali onde vão encaixadas as lâmpadas.
Se não for aquele o soquete... vá testando até encontrar o terminal, que quando o fio negativo é conectado, deixa todos encaixes com corrente negativa.

Você encontrando o terminal negativo fica fácil... depois é só pedir alguém para pisar no freio, e ir ligando o fio do freio por exemplo nos terminais, até a lâmpada correspondente a posição do freio ascender... e o mesmo com a ré, seta e farolete.

Mas antes de sair testando os positivos nos terminais, identifique se existe outro terminal que também tenha corrente negativa.
Pode ser que no circuito exista outros terminais que também fiquem com corrente negativa, ao conectar um só fio negativo, isso porque podem existir terminais interligados.
Depois que você encontrar o fio negativo, verifique com a caneta de polaridade se todos os outros terminais estão neutros... se todos estiverem, pode seguir testando os positivos a todo vapor :yahoo: . Mas se encontrar um terminal que esteja negativado, marque ele com alguma coisa, pinte com um pincel, ou passe uma fita para você não confundir e acabar encostando os fios positivos (ré, seta, farolete, freio) nele.
Viper90
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 30 Ago 2017, 11:30
Carro: Gol CL 1.6 1992
Localização: Ijuí - RS

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por Viper90 »

João Victor AP escreveu:
Viper90 escreveu: Buenas! Cara to mexendo, fuçando devagarinho nas lanternas traseiras, já comprei o soquete do circuito central, minha ideia é tirar aquela gambiarra que estava parafusada no suporte da lanterna. Mas daí surgiu uma dúvida com a ligação nesse soquete. Eu vi na web uma foto com a ligação no soquete, e nessa foto o negativo estava nas extremidades.

https://www.google.com.br/imgres?imgurl ... ..i&w=1000

Minha dúvida é se o negativo vai na parede da lâmpada, onde faz o encaixe. Porque daí se for assim, acho que o soquete que tenho é para outro modelo de gol, ou então essa foto não está correta. No caso o negativo pra mim seria o segundo terminal (aquele que aparece na cor laranja, onde diz que é a seta), porque é onde faz contato com a parede da lâmpada.
Cara... essas parte dos soquetes das lanternas eu não lembro de cabeça.
Infelizmente é muito difícil achar um esquema elétrico delas.

Mas é simples... ligue só o fio negativo, no terminal mostrado na foto, e teste com uma caneta de polaridade se chega corrente negativa em todas as "paredes" ali onde vão encaixadas as lâmpadas.
Se não for aquele o soquete... vá testando até encontrar o terminal, que quando o fio negativo é conectado, deixa todos encaixes com corrente negativa.

Você encontrando o terminal negativo fica fácil... depois é só pedir alguém para pisar no freio, e ir ligando o fio do freio por exemplo nos terminais, até a lâmpada correspondente a posição do freio ascender... e o mesmo com a ré, seta e farolete.

Mas antes de sair testando os positivos nos terminais, identifique se existe outro terminal que também tenha corrente negativa.
Pode ser que no circuito exista outros terminais que também fiquem com corrente negativa, ao conectar um só fio negativo, isso porque podem existir terminais interligados.
Depois que você encontrar o fio negativo, verifique com a caneta de polaridade se todos os outros terminais estão neutros... se todos estiverem, pode seguir testando os positivos a todo vapor :yahoo: . Mas se encontrar um terminal que esteja negativado, marque ele com alguma coisa, pinte com um pincel, ou passe uma fita para você não confundir e acabar encostando os fios positivos (ré, seta, farolete, freio) nele.
Valeu João! Bem mais fácil assim. Acho que dá pra usar um multímetro naquela posição que dá um "bip" pra teste de continuidade, né?
Tipo eu encosto uma ponta na parede de encaixe das lâmpadas e a outra nos terminais, até descobrir quais são.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

Viper90 escreveu: Valeu João! Bem mais fácil assim. Acho que dá pra usar um multímetro naquela posição que dá um "bip" pra teste de continuidade, né?
Tipo eu encosto uma ponta na parede de encaixe das lâmpadas e a outra nos terminais, até descobrir quais são.
Também vai funcionar sim, você encosta o fio terra/negativo em um terminal e uma ponta de prova do multímetro, e encosta a outra ponta de prova ali na "parede" aonde vai a lâmpada, e encontra o negativo.
E depois o mesmo esquema para ver se não tem outro terminal negativo interligado como disse acima.

É mais trabalhoso, mas dá certo.
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por meison »

Joao o post ta show de bola, eu tenho uma duvida, apos voltar da lataria mexeram nos fios das lanternas traseras e tem 2 fichas faltando uma de cada lado nas luces do meio. Apos deixar tudo certo, percebi que com a luces curtas e o pisca pisca ascendido, as luces de posicao atras parecem que oscilam, como que a intensidade sobe e baixe dacordo com o pisca pisca, o que sera que esta errado no meu carro? E muito pouco mais da para notar de perto
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por bleidao »

As lâmpadas são de mesmo fabricante?

Já comprei lâmpada de qualidade ruim que alterou no funcionamento do relé de pisca.
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”