Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

E aí galera do CDGQ, hoje vamos aprender a como fazer a ligação das lanternas conhecidas também como faroletes.
No tutorial anterior mostrei a função de cada relê e fusível, se você quer apreender a fazer a ligação das lanternas será necessário ver todos meus tutoriais anteriores.
Então vamos lá

PARTE 5 : LIGAÇÃO DAS LANTERNAS DO GOL QUADRADO

O fusível das lanternas é o fusível 6 e 7 da caixa de fusíveis. O fusível 6 é a lanterna do lado direito, o fusível 7 é a lanterna do lado esquerdo.
Para a ligação das lanternas é necessário conhecer primeiramente a chave de luz,
Imagem

Atrás da chave de luz existe muitos terminais, cada um possui uma função, fiz um esquema elétrico para explicar melhor os terminais da chave de luz :
Imagem

Lembra do plug número 5 da caixa de fusíveis, nele existe um chicote com muitos fios, todos esses fios vão para um soquete, nesse soquete é conectado a chave de luz.
Imagem

Nesse soquete existe muitos fios mas como estamos falando da lanterna, vamos utilizar apenas 3 fios da chave de luz, que são os fios vermelho e fio cinza com listra vermelha.
O fio cinza com listra vermelha é o fio das lanternas dianteira e traseira esquerda e direita, esse fio sai da chave de luz e chega até o plug vermelho que vai conectado no terminal 5 da caixa de fusíveis. Esse fio sai da chave de luz com a cor cinza com listra vermelha e chega no plug 5 com a mesma cor (cinza com listra vermelha). Quando o plug vermelho do terminal 5 for conectado, automaticamente ele vai mandar corrente no fusível 6 e 7. Quando o plug vermelho for encaixado vai sair corrente em outro terminal da caixa de fusíveis através de pontes que existem dentro da caixa, irá sair corrente no terminal 1 onde é encaixado o plug preto, no plug 1 são as lanternas traseiras, e vai sair também corrente também nos plugs verde do terminal 2 e estará saindo corrente também no plug amarelo do terminal 3, no plug amarelo e verde são as lanternas dianteiras.
A lanterna dianteira direita sai no plug amarelo do terminal 3, e o fio da lanterna dianteira direita é cinza com listra vermelha, esse fio vai encaixado é plug.
A lanterna dianteira esquerda sai no plug verde do terminal 2, e o fio da lanterna dianteira esquerda é cinza com listra preta, esse fio vai encaixado é plug.
No terminal 1 da caixa de fusíveis vai encaixado um plug preto, nesse plug existe alguns fios, o fio cinza com listra preta é a lanterna traseira esquerda, o fio cinza com listra vermelha é a lanterna traseira direita.
Fiz um esquema elétrico incluindo os fios acima, não coloquei os soquetes das lanternas e os fios terras para não confundir vocês :
Imagem

No plug amarelo do terminal 3 existe um fio roxo que possui soquetinho verde na ponta, esse soquetinho é da lanterna de iluminação do cofre do motor, esse soquetinho é do tipo fêmea, e no chicote do plug amarelo e verde existe outro soquetinho verde do tipo macho, esses dois soquetes verdes devem ser conectados juntos, na outra ponta do chicote existe um soquete maior com coloração preta com roxo (essa cor preta com roxo é a cor do soquete e não do fio) se eu não me engano esse soquete preto com roxo também possui um fio roxo, lá no cofre do motor existe a lâmpada e essa lâmpada possui outro soquete preto com roxo então eles vão conectados juntos para ligar a lâmpada. (nos tutoriais mais para a frente vou mostrar a ligação dessa lâmpada de um modo mais detalhado, por enquanto vamos apenas levar o fio para o cofre do motor).

Imagem

No plug preto do terminal 1 da caixa de fusíveis já está passando corrente, essa corrente vai passar nos fios do plug preto, esses fios vão passar no espaguete e sair na outra ponta ligado em um soquete branco, esse soquete branco ''achatado'' é o soquete que vai ligado nas lanternas traseiras, nas lanternas traseiras existe outro plug ''achatado'' esses plugs são conectados juntos. No chicote do plug preto existe 2 fios marrons e 2 fios pretos com um terminal do tipo olhal na ponta, esses terminais devem ser afixados na lataria do carro, passe uma lixa e retire a tinta no local onde for afixar s terminais do tipo olhal.

Imagem

Quando você conectar os plugs verde e amarelos nos seus terminais, vai entrar corrente nesses plugs, passar pelo espaguete do chicote e vai sair corrente em dois soquetes brancos pequenos com formato redondo na ponta, esse soquete liga os faróis e as lanternas, um liga as lanternas da direita e o outro liga as lanternas da esquerda. Preste bem atenção na ligação, se o soquete tiver um fio cinza com listra vermelha esse soquete vai ligar a lanterna e os faróis da direita. Se o soquete tiver um fio cinza com listra preta esse soquete vai ligar a lanterna e os faróis da esquerda.

Imagem

E aí galera gostou, então poste um comentário aí embaixo.
No próximo tutorial vou mostrar a ligação da luz de cortesia, iluminação do porta-malas e cofre do motor
Flw galera ! Abraço !

TUTORIAL ANTERIOR : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37134
PRÓXIMO TUTORIAL : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37148
Editado pela última vez por João Victor AP em 09 Abr 2016, 21:23, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por bleidao »

Primeira vez que fico com uma dúvida nos seus tutoriais, que são muito bem explicados!!!

No botão de farol, os plugs 58L não seriam os que enviam corrente para farolete e lanterna lado Esquerdo e 58 R alimentação lado direito?

Tirando essa dúvida, como sempre, tutorial nota 1000!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Primeira vez que fico com uma dúvida nos seus tutoriais, que são muito bem explicados!!!
No botão de farol, os plugs 58L não seriam os que enviam corrente para farolete e lanterna lado Esquerdo e 58 R alimentação lado direito?
Tirando essa dúvida, como sempre, tutorial nota 1000!
Não amigo, a chave de luz no terminal 58L leva corrente para todas as lanternas, assim chega na caixa de fusíveis, é a caixa de fusíveis que distribui para as lanternas da traseira, e plug amarelo dianteira direita e plug verde dianteira esquerda.
Na chave de luz existe um outro terminal o 58 R, é um fio apenas cinza que leva corrente para a luz do porta-malas e porta-luvas.
A ligação original da Volkswagen 1987 até 1996 é essa.
Mas muitos eletricista automotivos trocam esse padrão.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por bleidao »

Eletricistas "meia-boca" existem muitos.

Valeu por esclarecer minhas dúvidas.
Apesar de que fico tentando ver alguma semelhança com o 1986.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Eletricistas "meia-boca" existem muitos.

Valeu por esclarecer minhas dúvidas.
Apesar de que fico tentando ver alguma semelhança com o 1986.
Depois dá uma olhada e vê se seu Gol possui uma chave de luz com 5 terminais !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por bleidao »

Tem nada. Acho que tem apenas 3 KKKKKKKKKKK Isso contando com a do Reostato.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Tem nada. Acho que tem apenas 3 KKKKKKKKKKK Isso contando com a do Reostato.
Depois dá uma olhada no seu Gol.
Na chave de luz do Gol 1980 até 1986 existe alguns terminais :
*Terminal 30 : são dois terminais e eles são ligados em uma corrente direta da bateria
*Terminal 56 : Farol
*Terminal 58 : Lanterna
*Terminal lateral : Vai sobrar um terminal do lado oposto do terminal 30, esse terminal que sobrou é o terminal do reostato.

Já porocurei fotos de esquemas elétricos do arranque do Gol, Comutador, Bobina, farol, etc. E nunca encontrei, por isso decidi fazer esses tutoriais aqui no CDGQ.

Depois olha a chave do seu Golzinho.
Abraço !
Avatar do usuário
Vavah14
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 402
Registrado em: 06 Mai 2014, 22:54
Carro: Gol CHT 91 Branco

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por Vavah14 »

Desse jeito vou montar uma apostila elétrica para o Gol rsrsrs

A luz do cofre é aquela que fica no meio do capô por dentro? É que o meu não possui essa luz e vi em alguns, tem o sensor também que fica perto do corta-fogo, acho que serve para acender automaticamente ao abrir o capô. Tem a luz do porta-malas também com esse sensor onde o meu também não funciona. Na proxima aula pra ficar completa da uma olhada nesses detalhes também.

Parabens mais um vez!
Abraço
Projeto Wire Tuck CHT - Preparação e Injeção Eletronica!

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=34543
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

Vavah14 escreveu:Desse jeito vou montar uma apostila elétrica para o Gol rsrsrs

A luz do cofre é aquela que fica no meio do capô por dentro? É que o meu não possui essa luz e vi em alguns, tem o sensor também que fica perto do corta-fogo, acho que serve para acender automaticamente ao abrir o capô. Tem a luz do porta-malas também com esse sensor onde o meu também não funciona. Na proxima aula pra ficar completa da uma olhada nesses detalhes também.

Parabens mais um vez!
Abraço
A luz de cortesia é acionada por um interruptor que fica perto do painel, quando a porta encosta no interruptor a luz desliga e quando a porta não está encostada a luz ascende.
A luz do cofre é aquela que fica no meio do capô, para iluminar quando o capô é levantado. A luz do capô é ligada por meio de um interruptor no mesmo esquema da luz de cortesia
A luz do porta-malas é o mesmo esquema.
Na próxima aula vou explicar todos esses detalhes, vou falar dos fios que existem nesse interruptor e como ligar essas luzes.

Que bom que muitos estão gostando, isso me motiva a fazer mais tutoriais.
Abraço !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por bleidao »

Opaaaa... então já que você não tem imagens, tenho o chicote da frente inteiro, caixa de fusíveis e alguns botões fora do carro. Querendo imagens, tiro fotos e te envio.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Opaaaa... então já que você não tem imagens, tenho o chicote da frente inteiro, caixa de fusíveis e alguns botões fora do carro. Querendo imagens, tiro fotos e te envio.
Vlw Bleidão.
Eu acho que estou sendo o primeiro a fazer uma série escrita de como montar a parte elétrica do Gol Quadrado e todos os esquemas elétricos.
Fui procurar em outros sites esquemas elétricos de ligações de faróis, buzina, lanterna, alternador do Gol Quadrado e não encontrei nenguma imagem ou texto mostrando como fazer a ligação.

Abraço, Vlw Bleidão !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por bleidao »

Estou vendo isso! Até então eu não fazia ideia kkkk
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Estou vendo isso! Até então eu não fazia ideia kkkk
KKKK, eu acho que sou o primeiro a fazer o tutorial completo. Hoje de tarde irei postar a parte 7 de ligação dos farois alto e baixo.
Avatar do usuário
Vavah14
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 402
Registrado em: 06 Mai 2014, 22:54
Carro: Gol CHT 91 Branco

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por Vavah14 »

Jaum... faz um com farol de milha junto, ou o kit de farol de milha pode varias a parte do kit que compra? A ligação acho que é unica não?
Projeto Wire Tuck CHT - Preparação e Injeção Eletronica!

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=34543
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por bleidao »

Aguardando a sétima parte. kkk
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Aguardando a sétima parte. kkk
Sétima parte na área : http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 25&t=37158
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por bleidao »

Opa... partiu conferir! kkk
Avatar do usuário
LucasFN
Membro
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 05 Ago 2013, 18:32
Carro: Gol CL 1.6 1992 Azul
Localização: Mirassol-SP

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por LucasFN »

Desse jeito você está formando eletricistas de GQ cara! Obrigado denovo! x]
Alguns gostam de carro. Eu amo os Quadrados!
x]
Imagem
Meu GQ:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =6&t=33141
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por João Victor AP »

LucasFN escreveu:Desse jeito você está formando eletricistas de GQ cara! Obrigado denovo! x]
Quem tem um VW Quadrado não vai mais precisar levar o carro no eletricista, e vai resolver tudo sozinho. :D .

Obrigado !
Abraço !
Avatar do usuário
kubano
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 07 Nov 2014, 18:40
Carro: Gol 1988 Cl reforma

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 5.

Mensagem por kubano »

João Victor AP escreveu:
LucasFN escreveu:Desse jeito você está formando eletricistas de GQ cara! Obrigado denovo! x]
Quem tem um VW Quadrado não vai mais precisar levar o carro no eletricista, e vai resolver tudo sozinho. :D .

Obrigado !
Abraço !
Joao , ve se pode em ajudar, to trocando o painel cl pelo satelite, e to com um problema no reostato, pq no do satelite so tem 3 fios, eles se dividem com o botao do farol e um botao especifico pro reostato. queria saber qual fio vai em qual botao.
otimo post , valeu.
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”