[TUTORIAL] Hodômetro

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Andre Moya
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 31 Jul 2014, 14:56
Carro: Parati CL 89
Localização: Sao Bernardo do Campo

[TUTORIAL] Hodômetro

Mensagem por Andre Moya »

E ai, pessoal, blz?
Andei procurando por todo o fórum e não encontrei nada a respeito. Eis que hj me injuriei com o negocio e resolvi meter as caras.
E não é que deu certo?!!!!

Vamos lá... Meu painel da Paratosa 89 marca td certinho, menos o hodômetro. Fui em uma casa especializada em painéis aqui em SBC e adivinha?
quase fui mal educado com o cara pelo preço exorbitante que ele disse. Então, como bom entusiasta, xereta, apaixonado e doido que sou, resolvi meter as caras e fazer eu mesmo e deu certinho. O problema era apenas uma engrenagem que estava fora do lugar por ter trincado sua sede.

Como já percebi que é muito recorrente esse defeito nos painéis dos quadrados, vou deixar aqui exposto pra vocês como eu fiz.
Não é bicho de sete cabeças, só é necessário um pouco de paciência e cuidado (muito cuidado).

1º - Vc vai precisar de algumas ferramentas.

- Alicate de bico (se não tiver, creio que uma pinça funcione)
- Chave de 6mm
- Chave de fenda
- Chave Philips
- Super Bonder. (Vai depender de como estará a situação da engrenagem.)


Imagem

1º - Retire tudo o que há de carenagem por volta do painel e volante.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Cuidado, muito cuidado com esta, pois quebra com facilidade (como podem ver. RS)

2º - Retire os botões da moldura do painel.

Imagem

Imagem

3º - Retire a moldura do painel

Imagem

4º - Retire o painel, é necessário tirar os conectores na parte inferior, basta pressionar (levemente) as travas e puxar.

Imagem

Para retirar o cabo do velocímetro é preciso apenas pressionar sua trava. é bem difícil visualizar, mas no tato mesmo dá tranquilo para encontra-la.

5º - Com o painel em mãos, solte os 8 parafusos de 6mm e desencaixe a parte de tras. Cuidado com a placa eletronica pra não danificar.
Não é preciso retira-la pois há espaço de sobra pra fazer o que precisa.

Imagem

6º - Visualize as engrenagens que fazem o hodômetro funcionar e avalie o estado delas. Verifique se é preciso sua troca ou apenas seu encaixe.

Imagem

Lubrifique com graxa banca, oleo de maquinas ou algum lubrificante delicado que não resseque o plástico das engrenagens.
Se for preciso a troca de algo, ai sim terá que recorrer a casas de reparo em painéis, mas garanto que será MUITO mais barato do que deixar pra fazer o trampo.

Pronto, remonte tudo com extremo cuidado e seja feliz com seu painel funcionando perfeitamente e sem aquele "rock rock rock rock rock" que fica quando existe algo fora do lugar por ali.

Espero ter iluminado quem precisa de tal reparo no quadrado.
Qualquer duvida da um toque ai!.

Abraço.
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [TUTORIAL] Hodômetro

Mensagem por Schubert »

Andre Moya, bom de mais ter compartilhado, a sua engrenagem estava era meio fora do lugar? Todos os paineis dos quadrados são da mesma forma ai no hodometro? O meu outro dia estava a 70 ai derrepente ele foi lá no 60 e voltou no 70, achei engraçado, mas não aconteceu novamente não. Parabéns pelo tuto.
Avatar do usuário
Occy
Membro
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Abr 2013, 22:01
Carro: Saveiro CL 1.8 95

Re: [TUTORIAL] Hodômetro

Mensagem por Occy »

Bom tutorial! Bem didático!
Andre Moya
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 31 Jul 2014, 14:56
Carro: Parati CL 89
Localização: Sao Bernardo do Campo

Re: [TUTORIAL] Hodômetro

Mensagem por Andre Moya »

Opa, e ai Schubert, blz?

Então, a engrenagem do meu tinha escapado pq o miolo dela trincou e não deu mais assentamento no eixo onde ficam os números todos lá.
Em relação a ser igual os painéis dos quadrados. creio que seja sim pois o que difere é apenas os que tem conta-giros ou relógios no lado direito.

Valeu, abraço.
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [TUTORIAL] Hodômetro

Mensagem por Ricardo RCR »

Andre Moya escreveu:Opa, e ai Schubert, blz?

Então, a engrenagem do meu tinha escapado pq o miolo dela trincou e não deu mais assentamento no eixo onde ficam os números todos lá.
Em relação a ser igual os painéis dos quadrados. creio que seja sim pois o que difere é apenas os que tem conta-giros ou relógios no lado direito.

Valeu, abraço.

Parabéns Andre, pela iniciativa de fazer o serviço e mais ainda por compartilhar com este tutorial, q está muito bem feito tb. :clapaa: :good:
Ahhhhhh e agora vc atropelou meus planos pro fds, pois tenho q fazer este serviço no meu painel tb :pard: :D kkkkkkkkk

Flw :bb:

Abçs
No meu verde sigo em frente!!!
André Anderson
Membro
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 14 Fev 2014, 22:40
Carro: Parati GL 92/93 gas

Re: [TUTORIAL] Hodômetro

Mensagem por André Anderson »

Cara Parabéns pelo tuto muito bom mesmo!!!

Na verdade eu já tinha feito isso no meu tbém ia trocar a lampada que tinha queimado, e como vc diz somos muitos curiosos e ousados ai fui desmontando, acabei tirando tudo do lugar e vi que no meu não tinha essa engranagem redondinha, deve ter ido para algum aspirador da vida (ou o alguém tirou pq lá dentro é tudo fechado não deveria ter ido para o chão). Mas ai é que esta o meu problema.... minha kilometragem parou nos 97.000 kkkk zerado para uma Parati 93. Se alguém tiver ela para venda me avise que eu compro...
Andre Moya
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 31 Jul 2014, 14:56
Carro: Parati CL 89
Localização: Sao Bernardo do Campo

Re: [TUTORIAL] Hodômetro

Mensagem por Andre Moya »

Opa. Dps diz se deu certo, Ricardo.
André Anderson, de onde vc é? Procure por essa engrenagem em casas especializadas em painel. Não deve custar caro. O curioso é que o meu tinha parado nos 72 mil. Kkkkkk
Agora por quantas vezes passou por essa quilometragem..... É outro departamento, rs.

Sempre que eu for executar alguma aventura vou postando aqui pra trocarmos experiências


Abraço a tds.
Avatar do usuário
luckhiratuka
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1485
Registrado em: 18 Abr 2011, 23:22
Carro: Gol CL
Localização: Bauru / SP

Re: [TUTORIAL] Hodômetro

Mensagem por luckhiratuka »

Parabéns pelo tutorial, muito bem elaborado e intuitivo.
Também tenho esse problema no painel do meu Gol, cheguei a fazer orçamento em uma loja especializada aqui da minha cidade, mas me cobraram 200$ pela revisão. Sabendo que o problema é só no hodometro, achei um pouco salgado o valor.

Vou dar uma olhada nesse final de semana, se der certo, eu publico aqui hehehe'

Obrigado e abraços !
[align=center]Imagem
Gol CL 92/92" | Gol CL 90/91"[/align]
Andre Moya
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 31 Jul 2014, 14:56
Carro: Parati CL 89
Localização: Sao Bernardo do Campo

Re: [TUTORIAL] Hodômetro

Mensagem por Andre Moya »

Luck!.
Eu tbm fui ver quanto ficava pra realizar tal reparo em loja especializada. CARA, o rapaz da loja só poderia ter usado algum tóxico no dia,
350 Dilmas pro serviço. Agradeci o tempo dele e fui embora.... RS.

O que pode acontecer é precisar comprar as engrenagens nessas casas, e não é possível que seja caro assim. A mão de obra que é caro, pois é muito delicado o negocio e demorado. (Muito embora eu tenha realizado o trampo no meu painel em uma hora e vinte minutos).

Posta mesmo o resultado ai.... Fico feliz em estar ajudando a manter os caixas em pleno funcionamento.

Abraço!.
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”