Obs: o tutorial se refere ao óleo do motor (que é o mais frequentemente trocado).
Os outros óleos como de freio e cambio eu aconselho trocar com um profissional.
(parte desse tutorial peguei na net)
Coloque seu carro em um local plano. Para facilitar na hora da sangria você pode utilizar um macaco hidráulico com os suportes para acessar o cárter principalmente se seu carro for rebaixado, porem na hora de colocar o óleo já com o bujão no local o carro deve ficar plano.
Materiais necessários:
* Óleo: Certifique-se em comprar o óleo certo para o seu motor, geralmente um motor pega 3,5L de óleo caso você troque o filtro também (o que é recomendado).
* Filtro de óleo: Certifique-se de comprar o modelo adequado para o modelo de seu Gol.
* Funil: um funil irá ajudar na hora de colocar o óleo no motor.
* Saca Filtro: caso você não consiga retirar o filtro com a mão compre essa chave, é de grande auxilio pode ser encontrada no mercado livre por um preço BEM acessível, coisa de R$ 20,00.
* Bacia: Pegue uma bacia para colocar o óleo na hora da sangria, depois disso coloque em garrafas pet e descarte em locais apropriados, geralmente alguns postos tem esses locais de descarte.
* Chave: olhe antes de tudo se você tem a chave certa para retirar o bujão do cárter da sua caranga.
Passo 1:

Agora que você está em poder de todas as ferramentas e suprimentos necessários, e estacionado no local escolhido para a troca, é hora de iniciar a tarefa. Assegure-se que o motor esteja aquecido (o que torna o óleo menos viscoso e, assim, a troca demora menos tempo pois o lubrificante escoa mais facilmente). Desligue a ignição, e tenha certeza de ter estacionado o carro em um lugar perfeitamente plano. Puxe o freio de mão. Se o seu carro é daqueles – tunados ou originalmente – rebaixados, você talvez tenha de elevá-lo um pouco usando um macaco para conseguir colocar a bandeja para receber o óleo. Se você não sabe como usar um macaco, não é aqui que você vai aprender.
Passo 2:

Abra o capô e abra a tampa do compartimento de óleo do motor. É de suma importância que se faça isso antes da drenagem do óleo velho. Não é ideia das mais brilhantes escoar todo o óleo do motor e depois descobrir que a tampa do compartimento de óleo está emperrada. Aí o que acontece? Você fica sem poder dirigir para buscar ajuda.
Passo 3:

Posicione a bandeja para o óleo abaixo do bujão do cárter, tomando cuidado para não tirar do ângulo de escoamento do bujão. Isso porque quando você retirar o bujão, o óleo vai espirrar com certa força, e, para manter o mínimo de limpeza do local de troca, é melhor não errar a beira da bandeja e deixar o lubrificante se espalhar pelo chão. Caso contrário a sujeira vai ser tamanha que, em vez de parecer alguém que sabe cuidar e entende de carros, você vai acabar passando por burro e desastrado.
Passo 4:

Usando a certa, desatarraxe o bujão do cárter. Lembrando-se da regrinha básica: sentido horário, aperta; anti-horário, solta. Ou seja, gire a chave sempre para a esquerda. Se o bujão estiver muito apertado, você pode acoplar uma segunda ferramenta no outro orifício da chave e fazer uma alavanca, o que deve ajudar para soltar o bujão. Assim que ele estiver solto, é provável que você consiga desatarraxá-lo até o fim com as mãos. Quando chegar a esse ponto, vá girando a peça aos poucos e faça pressão contra o cárter, para que, quando ele já estiver solto, não vá cair óleo quente por entre seus dedos. Se isso acontecer, provavelmente seu primeiro reflexo será deixar o bujão cair dentro da bandeja. Tudo bem, não é um grande problema. Quando você acabar a troca, é só você “pescar” a peça e limpá-la antes de colocar de volta no lugar.
Passo 5:

Uma vez que todo o óleo tenha sido drenado, deixe-o respingar um pouco até as últimas gotas, e aí coloque o bujão do cárter de volta em seu lugar, e aperte-o. Faça isso logo após do processo de drenagem. Se você esquecer, vai acabar enchendo o motor com lubrificante novo, que vai escoar rapidamente pelos componentes internos do propulsor e cair direto na bandeja, misturando-se ao óleo velho.
Passo 6:
Localize o filtro do óleo, e use suas próprias mãos ou a chave saca-filtro para desacoplá-lo. É bem provável que isso faça com que um pouco de óleo esparrame, mais até do que quando você tirou o bujão do cárter, então certifique-se de estar com a bandeja à postos para recolher o excesso no momento que ele começar a derramar.
Passo 7:

Pegue o filtro novo. Abra um dos frascos de óleo e mergulhe o dedo no líquido. Depois, esfregue o dedo com óleo no anel de borracha de vedação do filtro, para facilitar o seu trabalho na hora de atarraxá-lo (veja a imagem). Dessa forma, também, quando você colocar o filtro novo no lugar, ele estará devidamente acoplado ao cárter. Antes que você prenda o novo filtro em seu devido lugar, certifique-se de que a vedação do filtro antigo não ficou grudada no orifício. Se isso ocorrer, uma vedação irá se sobrepôr à outra, e aí o resultado será um enorme vazamento.
Passo 8:

Atarraxe o novo filtro no lugar. Isso não deve ser algo difícil de fazer, e você pode tranquilamente apertá-lo com suas próprias mãos.
Passo 9:

Munido da informação que você conseguiu a respeito da quantidade certa de óleo que o seu carro usa nas trocas, comece a esvaziar lentamente os frascos deixando o líquido escoar pelo bocal de compartimento de lubrificante localizado no topo do bloco do motor. Aguarde dois minutos e puxe a vareta de óleo, limpe-a com um pedaço de pano velho e coloque-a de volta. Puxe-a novamente e cheque se o nível de óleo está correto (lembrando que o nível tem de estar entre as duas marcas paralelas na ponta da vareta). Caso esteja muito baixo, coloque mais óleo, cerca de 500 mililitros por vez. No entanto, se estiver muito alto, você terá de drenar novamente o óleo e repetir todo o processo até aqui. Conforme dito antes, colocar óleo demais lhe custará muita grana gasta em consertos.
Passo 10:
Coloque a tampa do reservatório de óleo do motor em seu lugar e rosqueie-a. Confira se não há nenhuma chave, ferramenta ou peça solta ou largada que possa se enroscar na correia da ventoinha ou nos terminais da bateria. Dê a partida no veículo. A luz indicadora (ou manômetro) da pressão do óleo deverá indicar que está tudo ok após alguns segundos.