Aprenda a regular o Freio automático de mão do Tambor trasei
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Aprenda a regular o Freio automático de mão do Tambor trasei
Atenção: Siga os passos, literalmente, passo a passo, senão o sistema vai falhar e seu freio ficará forçando o pistão do freio das rodas frontais e freará apenas com eles.
1) Solte o cabo do freio de mão de baixo do carro, fixado pela alavanca através de uma porca.
2) Tirando os Pneus traseiros e a campana do Tambor, cuidado com os rolamentos, você verá todo seu lindo sistema de freio a tambor (Veja se a Campana e as Lonas estão em bom estado = não gastas... Caso contrário, troque)
3) Depois com um alicate e um martelo, jogue o martelinho de regulagem automática do freio de mão todo para cima (pois ele entrará em ação logo logo), se você não sabe qual deles é, procure no Google ou apenas deduza: É o único Vertical com uma Molinha esticada.
4) Com uma marreta de borracha ou com um martelo e um pedaço de madeira, para não danificar as peças internas, regule as lonas a ponto de ficarem Justas no tambor quando você repor a Campana, mas não a ponto de travar as rodas, apenas fazendo um leve ruido de raspagem, se fazer o som em apenas uma parte da roda, está perfeito, deixe assim, feche a campana, coloque o rolamento, cupilha e etc... O Tambor está pronto.
5) Agora vamos para a regulagem “automática”:
6) Quando você puxa o freio de mão, as molas afastam as lonas para frear apenas na parte superior das lunas, mas quando você usa o freio de pé, o “burrinho” empurra todas as lonas para a lateral da campana travando o carro.
7) Dessa forma, fechada a campana e pronta as rodas, lembrando que seu freio de mão está QUASE TOTALMENTE SOLTO embaixo do carro, entre no carro e escolha quantos dentes do freio você quer que fique preso para frenar o carro, 3, 4 ou 7 dentes, eu recomendo 3, pois depois de regular ele vai para uns 5 dentes. (Se isso ocorrer, e o carro ficar com um Ótimo freio de Mão = Parabéns, você fez um excelente serviço)
Estará bem fácil de puxar a alavanca, então puxe lentamente contando os dentes, conte três, no exemplo.
9) Agora que regulou a quantia de dentes que você quer, ligue seu carro e aperte o freio de pé com força até o final algumas vezes, (para o Hidrovácuo fazer todo sistema de óleo pressionar por igual o sistema e regulagem automática em todas as rodas), 10 por exemplo, para o regulador e as lonas se ajustarem exatamente onde precisam estar ajustadas... Não mexa na quantia de dentes do Sistema de freio, você já regulou os 3 que gostaria.
10) Feito isso, basta entrar embaixo do carro novamente e reapertar a porca do freio de mão até o momento que ela ficar BEM firme, não exagerada para você não destruir a porca, mas presa o suficiente para você falar: está bem apertada!. E coloque uma contra porca para evitar trepidações e a porca começar a sair do seu devido lugar.
11) Pronto: Seu freio está regulado, sua lona não travará a roda enquanto você não puxar o freio, mas ela estará bem próxima para ser ativada quando necessário, seus rolamentos não esquentarão por regulagem errada e, caso não esteja freando da forma correta, refaça o serviço analisando cada aspecto que você está fazendo.
Obs: Ao fazer esse procedimento, lembre-se de analisar o estado do “burrinho” e trocar o cabo de freio, pois com o tempo ele vai se desentrelaçando...
Obs2: Caso você ver que os dentes desejados no freio de mão estejam acima do que você quer: Significa que o “forte o bastante” não foi tão forte assim quanto a porca embaixo do carro... Aperte-a mais.
Ps: Comprei meu carro em 1998, e nenhum mecânico até hoje conseguiu regular esse Sistema... Falam "ah, tem que ser automático"... Mentira, eles que não sabem, pois poucos carros usam um sistema desses... Até os Gols Quadrados poucos possuem esse sistema.
1) Solte o cabo do freio de mão de baixo do carro, fixado pela alavanca através de uma porca.
2) Tirando os Pneus traseiros e a campana do Tambor, cuidado com os rolamentos, você verá todo seu lindo sistema de freio a tambor (Veja se a Campana e as Lonas estão em bom estado = não gastas... Caso contrário, troque)
3) Depois com um alicate e um martelo, jogue o martelinho de regulagem automática do freio de mão todo para cima (pois ele entrará em ação logo logo), se você não sabe qual deles é, procure no Google ou apenas deduza: É o único Vertical com uma Molinha esticada.
4) Com uma marreta de borracha ou com um martelo e um pedaço de madeira, para não danificar as peças internas, regule as lonas a ponto de ficarem Justas no tambor quando você repor a Campana, mas não a ponto de travar as rodas, apenas fazendo um leve ruido de raspagem, se fazer o som em apenas uma parte da roda, está perfeito, deixe assim, feche a campana, coloque o rolamento, cupilha e etc... O Tambor está pronto.
5) Agora vamos para a regulagem “automática”:
6) Quando você puxa o freio de mão, as molas afastam as lonas para frear apenas na parte superior das lunas, mas quando você usa o freio de pé, o “burrinho” empurra todas as lonas para a lateral da campana travando o carro.
7) Dessa forma, fechada a campana e pronta as rodas, lembrando que seu freio de mão está QUASE TOTALMENTE SOLTO embaixo do carro, entre no carro e escolha quantos dentes do freio você quer que fique preso para frenar o carro, 3, 4 ou 7 dentes, eu recomendo 3, pois depois de regular ele vai para uns 5 dentes. (Se isso ocorrer, e o carro ficar com um Ótimo freio de Mão = Parabéns, você fez um excelente serviço)
Estará bem fácil de puxar a alavanca, então puxe lentamente contando os dentes, conte três, no exemplo.
9) Agora que regulou a quantia de dentes que você quer, ligue seu carro e aperte o freio de pé com força até o final algumas vezes, (para o Hidrovácuo fazer todo sistema de óleo pressionar por igual o sistema e regulagem automática em todas as rodas), 10 por exemplo, para o regulador e as lonas se ajustarem exatamente onde precisam estar ajustadas... Não mexa na quantia de dentes do Sistema de freio, você já regulou os 3 que gostaria.
10) Feito isso, basta entrar embaixo do carro novamente e reapertar a porca do freio de mão até o momento que ela ficar BEM firme, não exagerada para você não destruir a porca, mas presa o suficiente para você falar: está bem apertada!. E coloque uma contra porca para evitar trepidações e a porca começar a sair do seu devido lugar.
11) Pronto: Seu freio está regulado, sua lona não travará a roda enquanto você não puxar o freio, mas ela estará bem próxima para ser ativada quando necessário, seus rolamentos não esquentarão por regulagem errada e, caso não esteja freando da forma correta, refaça o serviço analisando cada aspecto que você está fazendo.
Obs: Ao fazer esse procedimento, lembre-se de analisar o estado do “burrinho” e trocar o cabo de freio, pois com o tempo ele vai se desentrelaçando...
Obs2: Caso você ver que os dentes desejados no freio de mão estejam acima do que você quer: Significa que o “forte o bastante” não foi tão forte assim quanto a porca embaixo do carro... Aperte-a mais.
Ps: Comprei meu carro em 1998, e nenhum mecânico até hoje conseguiu regular esse Sistema... Falam "ah, tem que ser automático"... Mentira, eles que não sabem, pois poucos carros usam um sistema desses... Até os Gols Quadrados poucos possuem esse sistema.
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- bleidao
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Re: Aprenda a regular o Freio automático de mão do Tambor tr
legal... parabéns pelo DIY...
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http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
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Re: Aprenda a regular o Freio automático de mão do Tambor tr
Bom dia pessoal! Eu tenho um Voyage 1.8 1990 e o freio de mão tá muito ruim...não tá macio...ta bem "seco" vc puxa ele bem facil daí chega num ponto que endurece de tudo e uma roda freia e a outra fica meio solta...to achando que o cabo deve estar enroscado e não consegue esticar. Queria saber como faz para soltar o cabo de freio de mão la nas rodas traseiras...queria saber como o cabo é preso lá pois pretendo trocar o cabo ou verificar esse mesmo pra ver o que aconteceu.
Obrigado!
Obrigado!
Re: Aprenda a regular o Freio automático de mão do Tambor tr
Muito bom, segui os passos e o freio nunca ficou como esta agora, show de bola, nem sabia que no tambor dos quadrados tinha regulagem automática(pingente). Essa questão do pingente é importante e muitos não entende como funciona.
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 45#p405545
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Tópico: http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 13&t=34077
Ultimo DIY Tópico: http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=34917
- bleidao
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Re: Aprenda a regular o Freio automático de mão do Tambor tr
legal Schubert!!!
Postei no seu tópico...
Abraço!!!
Postei no seu tópico...
Abraço!!!
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: Aprenda a regular o Freio automático de mão do Tambor tr
Topico maneirissimo Bruno Fumes!!! Eu regulava o freio de outro jeito, mas esse seu é mais Giraya!!! Gostei!! Vou fazer no meu!!!
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Re: Aprenda a regular o Freio automático de mão do Tambor tr
Já fiz isso tudo, regulei o martelinho lá em cima.. beleza. A roda do lado do carona ficou perfeita. A do lado do motorista, trava de uma forma que fica impossível girar a roda com a mão, após puxar o freio de mão e pisar no pedal. Já era. Praticamente trava e não solta. =S
Parati 1989 CL 1.6
Re: Aprenda a regular o Freio automático de mão do Tambor tr
Munizlg, trova total? a montagem das sapatas de freio esta ok? O cabo de freio esta ok? Estranho é o fato de tanto pelo freio de mão como pelo petal a roda travar, é bom conferir a montagem da sapara e tambor. Se possível posta fotos ai.MunizIg escreveu:Já fiz isso tudo, regulei o martelinho lá em cima.. beleza. A roda do lado do carona ficou perfeita. A do lado do motorista, trava de uma forma que fica impossível girar a roda com a mão, após puxar o freio de mão e pisar no pedal. Já era. Praticamente trava e não solta. =S
Dê uma olhada neste topico as vezes pode ajudar também: http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... or#p406171
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Ultimo DIY Tópico: http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=34917
- williamcar
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Re: Aprenda a regular o Freio automático de mão do Tambor tr
Opa blz...
Troquei as lonas a pouco tempo e regulei o freio de mão, mas estou com um problema em paradas em ladeira. O carro não seguro.
Pode ser regulagem do cabo? ele esta com 4 dentes na regulagem, não vai mais que isso.
Troquei as lonas a pouco tempo e regulei o freio de mão, mas estou com um problema em paradas em ladeira. O carro não seguro.
Pode ser regulagem do cabo? ele esta com 4 dentes na regulagem, não vai mais que isso.
- Ricardo RCR
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Re: Aprenda a regular o Freio automático de mão do Tambor tr
Até você, Ricardo? kkkkRicardo RCR escreveu:
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- Ricardo RCR
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Re: Aprenda a regular o Freio automático de mão do Tambor tr
bleidao escreveu:Até você, Ricardo? kkkkRicardo RCR escreveu:
Ué... como assim jovem? O cara mandou bem no tópico...
No meu verde sigo em frente!!!
- bleidao
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Re: Aprenda a regular o Freio automático de mão do Tambor tr
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sou a favor de fixar tópicos interessantes como esse! Mas pelo menos fazer um tópico fixo de Links úteis.
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